Detalhes de fachadas

por Mariana Lombardi - 24 de janeiro de 2011

Uma das grandes dúvidas de quem está construindo ou reformando a casa é na hora de definir os acabamentos da fachada.

Em alguns casos, o que é o ideal, o projeto da casa já foi pensado com alguns recursos favoráveis à fachada, com esquadrias, vãos e aberturas que contribuem para um desenho mais interessante. Outras vezes, o desenho não tem grandes atrativos, e a fachada deve ser resolvida com outros elementos que dão charme e beleza.

Defina algum ponto de partida. Veja muitos projetos e descubra qual o seu estilo e as características que mais te agradam. Sua casa vai ou não ter telhado aparente? Para mim, esta escolha já define alguns itens. Casas com telhado geralmente são tradicionais, clássicas ou rústicas. Casas sem telhado são mais contemporâneas, modernas ou minimalistas. Não é regra definida, mas é maioria.

Independente da sua escolha, existem vários tipos de acabamentos possíveis para todos os estilos. Os mesmos materiais podem ser usados de maneiras diferentes criando efeitos surpreendentes. Neste momento a minha preferência está nas diferentes texturas (pintura , textura, pedra, tijolinho, madeira) usadas com iluminação direcionada.

Selecionei algumas imagens com ideias para te inspirar e deixar a sua casa ainda mais bonita!

Tijolinho aparente na fachada inteira com iluminação de baixo + porta de madeira + pórtico com pintura branca + detalhes em pedra empilhada. Projeto Márcio Kogan, via site.

Pórtico em tijolo aparente + esquadrias em madeira que quando fechadas formam um painel cego. Lindo efeito, parece um que mostramos aqui! Projeto Márcio Kogan, via site.

A cobertura de acesso a porta principal recebeu acabamento em madeira ripada e vidro. A parede em concreto aparente tem frisos marcados e iluminação no piso, o que destacou ainda mais o material. Projeto Nave Arquitetos Associados, via site.

——–> A textura no concreto aparente resulta da utilização de fôrmas feitas com tábuas de pínus de diferentes tamanhos e espessuras. Uma camada de silicone garante acabamento e proteção ao material.

Uma solução interessante para quem prefere a privacidade e a segurança da fachada toda fechada. Aqui a fachada é de aço cortén com um portão que dá acesso a um hall de entrada com o muro é em pedra empilhada + piso em madeira + vegetação bem escolhida + iluminação no piso. Projeto Bernardes e Jacobsen, via site.

——–> Um outro projeto dos mesmos aquitetos e com a mesma ideia: uma moderna casa em São Paulo.

Casa com fachada composta por vários caixotes revestidos em madeira. Numa das fachadas a madeira aparece na face externa; na outra, aparece em todas as faces internas (teto, parede, piso). Projeto Isay Wenfeld, via site.

Nesta varanda a fachada é em tijolo aparente + esquadrias em madeira ripada com tamanhos parecidos + pórtico em madeira.  Projeto Raul Penteado, foto revista Casa Mix.

Casa com fachada toda branca e alguns detalhes em madeira, formando uma faixa. Na foto mais de perto deu para ver que alguns detalhes foram feitos com frisos em baixo relevo. Projeto Aline Cangussu e Mário Figueiredo, revista Casa Mix.

Vários volumes e vários acabamentos: pintura branca + pintura vermelha + concreto aparente. Projeto Alice Martins e Flávio Butti, revista Arquitetura e Construção Dez. 2010.

Este é um caso que o projeto por si só é lindo e que seria difícil deixar esta fachada feia! Mas o tchan ficou por conta do acabamento escolhido: acho que é mármore travertino bruto assentado como tijolinho. Foto: Arch Daily.

Duas casas estreitas e geminadas com acabamentos parecidos: esquadrias em madeira + pintura tipo concreto aparente. Projeto Nave Arquitetos Associados, via site./ Projeto Ana Spina, site Casa.

Um belo painel de madeira foi colocado na parede e no teto deixando a área da churrasqueira super valorizada. Foto Contemporist.

A casa de praia em Paraty teve uma das fachadas feitas em concreto aparente texturizado. Projeto Márcio Kogan.

O frontão e as colunas, típicos do estilo neoclássico, dão imponência à fachada da casa. Projeto Roberto de Pace, foto revista Casa Mix.

.

+ fachadas aqui

Comente Aqui (33)
Comente Aqui

  1. Minelle
    24 de janeiro de 2011 às 18:01

    Meninas, acho o trabalho de vcs o máximo. Parabénss!!!
    Sempre pego as dicas.
    Bjinhos.

  2. Mari
    25 de janeiro de 2011 às 16:16

    Adorei. quero mudar a fachada da minha casa hahahaha.
    Tá difícil. Tudo de lindo que aparece aqui no blog eu também quero…
    Parabéns pelas dicas sempre lindas e atuais.
    Beijos

  3. carol moraes
    28 de janeiro de 2011 às 14:52

    Gostaria de saber como é feita a fachada da casa de praia em Paraty, aquela que teve uma das fachadas feitas em concreto aparente texturizado, do Márcio Kogan. A textura é feita no próprio cimento ou é uma tinta específica?
    obrigada!
    carol

    • Mariana Lombardi
      28 de janeiro de 2011 às 17:03

      Oi Carol,
      O efeito é obtido da mesma maneira do outro que expliquei: utiliza-se fôrmas feitas com tábuas de diferentes tamanhos e espessuras, no caso daqui, madeiras com espessura bem fininhas. Uma camada de silicone garante acabamento e proteção ao material.
      Lembrando que isso é feito durante a obra, é um método construtivo.
      Bjos
      Mariana

      • carol moraes
        01 de fevereiro de 2011 às 08:45

        obrigada pela resposta!

  4. Carolina
    08 de fevereiro de 2011 às 22:43

    Oi!
    Tenho uma curiosidade… Ali nas casas geminadas vocês falam em pitura tipo concreto aparente… Como conseguimos aquele efeito?
    Beijos

    • Mariana Lombardi
      08 de fevereiro de 2011 às 23:29

      Oi Carolina,
      Estou preparando um post sobre concreto aparente, vou dar todas as dicas!
      Bjos
      Mari

      • Carolina
        14 de fevereiro de 2011 às 21:25

        Oi Mari! Legal, vou aguardar… Estou terminando de construir minha casa e queria este efeito nas molduras das janelas! Beijão

  5. Tatiana Alvim
    10 de março de 2011 às 22:17

    Cris,

    Estou a todo vapor pensando na reforma daqui de casa. Cada vez mais olho as fotos e dicas do blog. Vocês estáo de parabéns!!!!

    Tenho uma sugestão. Acho super difícil achar salas com o pé direito duplo. Quem sabe uma matéria sobre essas salas…eheheheh, preciso ver a melhor forma de vestir a minha!!!! que vc conhece, está literalmente NUA!

    BEIJÁO

    • Cris Campos
      10 de março de 2011 às 23:08

      Oi Tati,
      Pode deixar, vou pesquisar e fazer esse post pensando na sua sala! Pé-direito duplo é sempre lindo, mas a decoração é um desafio…
      Beijos,
      Cris

  6. 27 de julho de 2011 às 23:10

    oi! gostei muito das fotos ,gostaria de ver algumas de muro …..

  7. 09 de setembro de 2011 às 09:37

    A VOCES MEUS SINCEROS PARABENS, LINDOS PROJETOS DE MUROS E FACHAS, GOTARIA DEIDEIS PRA REFORMAR O MEU. ABRACO. ESTER TEREZA.

  8. GIOVANA TOSTA
    22 de setembro de 2011 às 13:14

    ADOREI ESSAS FACHADAS COM ESTILO MODERMO!!!!

  9. Fernanda Araujo
    22 de novembro de 2011 às 00:05

    Queria uma cor off white bem para pintar meu sobrado. Tens alguma sugestão de cor que tenha usado e ficado bem bonito. Pensei num bege clarinho

    • Mariana Lombardi
      22 de novembro de 2011 às 09:20

      Oi Fernanda,
      Aqui tem uma lista de tons off-white:
      http://assimeugosto.com/2011/09/06/parede-da-semana-10/
      Lembrando que o sol “clareia” a cor na fachada, ou seja, sua casa vai ficar quase branca!
      Se quiser, escolha uma destas cores e escureça um pouco mais.
      bjo
      Mari

  10. Maria Abadia de Moura Pereira
    19 de dezembro de 2011 às 09:01

    Gostei muito das fachadas das casas sem telhado aparente! Vamos mudar pra chacara -(bem proximo da cidade) Vamos construir, uma vez que compramos apenas o terreno, porem tem muitas arvores, a minha preocupacao e com folhas que irao acumular no telhado. Pode haver problemas de infiltracao?

    Abadia

  11. vilmara
    03 de abril de 2012 às 15:13

    olá meninas,adooorooo as dicas de vcs. Vcs são otimas e criativas. por isso venho pedir uma sugestão, estou construindo um sobrado de 2 aguas e estou com muitas dificuldades de decorar a fachada. meu terreno é largo e os quartos ficaram todos na frente. podem me ajudar???? bjs parabens……….

  12. GIOVANA TOSTA
    24 de junho de 2012 às 21:08

    OLA MENINAS ADOREI AS ULTIMAS FACHADAS !!!

  13. 09 de julho de 2012 às 16:19

    Achei lindo o Projeto Eduardo Bevilacqua, revista Casa Mix. vcs podem me dar uma dica ou site para que eu faça a compra de arandelas, lâmpadas, etc

  14. gerson araujo de castro
    14 de agosto de 2012 às 17:58

    Estou pretendo mudar a fachada de uma loja que funcionara como sorveteria e lanche
    A minha ideia e colocar 4 portas de 1,20m om detalhes de tijolinhos a vista em formato de arco.
    Agradeceria ajuda nas cores da fachada
    Atenciosamente
    Gerson

    • Mariana Lombardi
      22 de agosto de 2012 às 00:11

      Evite usar o tijolo aparente com arcos, não é atual…
      *OBS: Estamos com muitos comentários pendentes e queremos colocar tudo em dia, portanto, nesta semana as repostas serão breves.

  15. Gislaine
    26 de setembro de 2012 às 14:32

    Cris e Mari… Parabéns pelo trabalho de vocês e que ótimo os posts!!!
    Eu tenho uma grande duvida para alterar a fachada da minha casa. É uma casa simples dentro de um condominio e portanto, optamos em não fechar com muro. Fiz desenho no Promob simulando com janleas verticais para dar um ar de moderninha sabe… mas, tenho duvida em que altura eu começo essas duas janelas. Eu queria para dar impressão de pé direito alto e começar com um peitoril de 30 cm… quase no chão. Fica feio? Eu gostaria muito se eu pudesse enviar a imagem que fiz pra vocês darem uma dica, pode ser? Como poderia mandar?
    Grande beijo e muito obrigada!!

    • Cristina Campos
      29 de outubro de 2012 às 09:52

      Oi Gislane,
      Pode fazer com essa altura sim, é esse tipo de janela é muito usado em casas, principalmente no térreo, pois não tem o problema da altura mínima. Se for usar no segundo andar, aí sim precisaria deixar uma parte fixa até a altura de 90cm por questões de segurança. Nosso e-mail é blogassimeugosto@gmail.com.
      Beijos,
      Cris

  16. 04 de dezembro de 2012 às 09:57

    Bom dia!!!!
    Estou muito chateada,contratamos um arquiteto para reforma fachada do predio. Ele apresentou um projeto com a sacada toda em granito preto,vidro do quarto fume e o restante grafiato branco. Tem muito detalhe preto estou com medo de ficar muito pesado,ele garantio que nao iria esquentar por que o granito nao pega temperatura. nao estou conseguindo visualizar, no papel estou achando muito preto. Por favor me ajuda?

    • Cristina Campos
      05 de dezembro de 2012 às 10:50

      Oi Camila,
      O granito realmente não esquenta. Confie na opinião do profissional, que deve projetar de acordo com o estilo do prédio e demais necessidades. Se você nãos gostar, exponha sua opinião e pergunte quais seriam as alternativas.
      Beijos,
      Cris

      • adilson holanda da silva
        08 de fevereiro de 2013 às 21:36

        oi tudo bom gostaria de sabe se aparede de tijolos aparete suporta uma laje ou não.

        • Mariana Lombardi
          09 de fevereiro de 2013 às 13:04

          Adilson,
          O que suporta uma laje são os pilares.
          Bjos,
          Mari

  17. Claudio
    21 de junho de 2013 às 10:48

    Primeiramente parabens pelo trabalho. Se eu mandar uma foto da fachada da minha casa, vcs me dão uma idéia para deixa-la mais moderna???

    Grato

    Claudio

  18. Déa
    31 de agosto de 2013 às 19:18

    Olá, gostaria de uma acessoria, estou pensando em colocar canjiquinha, ela é bem clara, queria saber o que fica legal mesclar na fachada por exemplo com pocelanato madeira em alguns pontos. Quais revestimentos se armonizam e ficam bonitos, vou revestir a lateral tbém!

  19. 22 de abril de 2015 às 09:07

    Parabéns. Lindas Fotos. Bjos:-)

  20. luciano
    21 de Maio de 2015 às 18:44

    Parabens pelo trabalho , tudo muito bonito estou fazendo uma casa e queria deixar a fachada mais moderna esta muito basico , sera que voce poderia me dar algumas dicas para modernizar.
    bjos

    • Mariana Lombardi
      22 de Maio de 2015 às 11:15

      Oi Luciano,
      Dá uma olhada no post de hoje! É sobre casa modernas!
      bjos,
      Mari