Churrasqueiras (1)

por Mariana Lombardi - 28 de outubro de 2010

Cada vez mais, as varandas com churrasqueiras são pensadas como áreas de lazer feitas para receber, como se fossem uma extensão da Sala (feitas as devidas adaptações, claro!). Os acabamentos combinam com o estilo do resto da casa, principalmente o da fachada, no caso de casas.

Pesquisando sobre churrasqueiras, procurei por projetos com acabamentos nobres e sofisticados. Descobri o quanto é difícil encontrar  idéias atuais e que fujam do estilo mais rústico. Durante muito tempo, o tijolo aparente (tijolo refratário) foi o tipo de acabamento mais usado nas churrasqueiras tradicionais; hoje em dia, elas são revestidas em diversos materiais e tem desenhos mais retos. Em alguns projetos mais novos, tem se usado modelos industrializados (elétricos ou a gás) e com coifas. Vale ressaltar que como não sou “entendida” de churrascos, não sei se o resultado do churrasco é o mesmo!

Churrasqueiras de casa

1- Esta churrasqueira parece uma sala de jantar! Além da enorme mesa em madeira de demolição, tem bancada com cooktop e churrasqueira Viking, armários em madeira cumaru ripada e pedra filetada nas paredes. Projeto Rocco e Associados, foto site casa.

2- Uma opção diferente: a churrasqueira é metálica, com um enorme exaustor, e tem a lateral protegida por um vidro. Nos acabamentos predominam a madeira e um material sintético bege claro. Foto: Casa Mix.

—–> Em cozinhas e churrasqueiras não se deve usar mármore (Travertino, Bege Bahia, Branco) na bancada ou no piso, pois são materiais muito porosos, que absorvem a gordura e mancham com facilidade. Assim, quando vemos materiais claros sendo usados nas bancadas dessas áreas, eles são sintéticos (artificiais): Silestone, Caesar Stone, Marmol, Robstone, Marmoglas, Corian…

3- A churrasqueira desta casa de praia tem uma coifa convencional escondida por uma caixa de aço inox. A ilha  é revestida de mármore branco com tampo em madeira cumaru. Projeto de Daniel Fernandes, foto site Casa.

4- Ambiente em tons de bege, com piso em porcelanato e acabamentos em madeira freijó. Projeto Andréa Barroso, revista DCasa.

5- Já falamos desta varanda aqui, que tem churrasqueira revestida em granito Preto Absoluto, o mesmo usado nas bancadas. Projeto Ana Paula  e Sanderson, revista DCasa.

6- Quando falei da Casa Cor Paraná, este foi um dos meus ambientes favoritos! Todo bege+madeira, tem churrasqueira em mármore Bege Bahia. Projeto Flávia Caldeira e André Bertolucci.

7- A churrasqueira foi revestida em pedra canjiquinha (São Tomé filetada), tem bancada de granito e alguns detalhes em madeira. Achei interessante esse carrinho com rodízios que serve de apoio para a bancada e é uma boa solução para a falta de espaço. Foto revista Casa e Jardim.

—–> O piso em granito levigado (sem polimento) é indicado para áreas externas, pois não escorrega e tem preço bom, porém ele absorve muita gordura na área próxima à churrasqueira.

8- Varanda toda branca com churrasqueira em concreto aparente, ficou linda! As bancadas são em Marmoglas branco, os armários em madeira ripada e o piso em cerâmica clara. Foto: revista DCasa.

9- A churrasqueira é toda de concreto aparente com detalhes em madeira. Projeto Iris Carneiro, revista Arquitetura e Construção.

10- Churrasqueira revestida em mármore Travertino Navona com acabamentos em granito preto nas bancadas e na borda da churrasqueira. O mármore também foi usado filetado nas paredes. A mesa de madeira solta é uma boa solução e combinou com os acabamentos escolhidos. Foto: revista Casa e Jardim.

11- Adorei a churrasqueira feita de pedra empilhada com estrutura em aço corten. Muito diferente e atual! Tinha essa foto armazenada e não tenho referências.

12- Ambiente leve e descontraído, com piso de porcelanato antiderrapante que imita pedra natural, armários brancos, banquetas de acrílico e mesa com tampo de Marmoglass branco. Projeto Oscar Mikail, revista DCasa.

13- Bem minimalista, esta churrasqueira tem acabamentos em madeira com bancadas em granito preto. É o projeto mais diferente desta seleção, queria mais fotos neste estilo, mas não encontrei! Projeto Valéria Gontijo, site da arquiteta.

Churrasqueiras de apartamento

14- Esta varanda possui um cantinho super gostoso ( já falamos dela aqui) com uma churrasqueira que deve ser original do prédio e muitos detalhes em madeira de demolição. Observem que na sala os acabamentos são os mesmos. Projeto Cilene Monteiro Lupi, revista DCasa 11.

15- Outra varanda clarinha com churrasqueira em madeira de demolição. Projeto Débora Aguiar, Revista DCasa 8.

16- Duas churrasqueiras muito parecidas: granito cinza e acabamentos em madeira freijó ripada. A diferença é que numa a churrasqueira é convencional e na outra é uma câmara de fogo (caixa de tijolos onde fica o carvão) e a coifa metálica.  Projeto: Camila Vieira Santos /  Gimenes & Marcondes Ferraz.  Fotos: site casa.

CONTINUA AQUI

 

Comente Aqui (39)
Comente Aqui

  1. 29 de outubro de 2010 às 10:36

    To curiosa pra saber qual vcs gostaram pro meu apt novo!!Pra variar eu gosto mais das com madeira, só não sei se é funcional!
    Mari, vc tem que colocar a foto da minha churrasqueira é mais bonita que todas essas e vcs que fizeram!!
    O blog tá cada dia mais lindo!!
    Beijão,

    • 29 de outubro de 2010 às 11:04

      Tá vendo Rê, como a pesquisa da sua churrasqueira nova tá saindo?! São muitas idéias, vai ficar linda!!!!
      Na verdade, o seu apê inteiro tem que sair aqui no blog, vou selecionar as fotos e preparar este post. Faz tempo que tá faltando ele por aqui…
      Bjão,
      Mari

  2. virginia
    29 de outubro de 2010 às 22:43

    Esqueceram de colocar a minha,projeto da Duetto,a mais bonita de todas!Bjs Vi

  3. Meirieli Martins
    10 de agosto de 2011 às 18:12

    As ideias são maravilhosas! todas com um ar aconchegante.Amei a varanda (revista DCasa 11).

  4. Pedro Sousa Gonçalves
    13 de outubro de 2011 às 15:03

    São todas lindas, o meu questionamento é: Posso construir uma churrasqueira em ambiente com pouca ventilação? É verdade que construindo uma churrasqueira com “tijolinhos” com apoio em parede da residência, quando a churrasqueira tiver funcionando esta esquenta toda a parede ao ponto de rachá-la? Qual o melhor local para se construir uma churrasqueira sem risco de aquecimento de todo o ambiente?

    • Cristina Campos
      11 de novembro de 2011 às 00:46

      Oi Pedro,
      É perigoso construir uma churrasqueira em lugar com pouca ventilação, fora que ninguém vai aguentar ficar perto dela. O ideal é construir na varanda, ou em um salão bem ventilado. Se for encostar em uma parede já existente, construa outra parede contígua, para isolar o calor.
      Beijo,
      Cris

  5. angela sobral
    07 de janeiro de 2012 às 15:26

    fiz uma churrasqueira com pia e mais so que o fogao ficou perto da churrasqueira tem poblema pelo gas

    • Mariana Lombardi
      18 de janeiro de 2012 às 09:31

      Oi Angela,
      Que eu saiba não…
      bjo,
      Mari

  6. sara de souza paim rodrigues
    20 de janeiro de 2012 às 14:22

    Gostaria que vcs me mandasse fotos de modelos de area de lazer,pois estou para construir em minha casa,muito obrigada..Sara.

  7. 28 de janeiro de 2012 às 22:16

    Tudo de muito bom gosto , gastaria de participar com nossos produtos.
    Abraço.

  8. Cleusa
    05 de abril de 2012 às 16:57

    Gostaria de saber se essa churrasqueira com lateral de vidro compra pronta, ou tem como eu aproveitar a minha eletrica e só fazer os vidros? Obrigada!

    • Cristina Campos
      05 de abril de 2012 às 21:07

      Oi Cleusa,
      Dá pra aproveitar sim, os vidros podem ser encomendados à parte e em qualquer vidraçaria.
      Beijos,
      Cris

  9. Daniela
    10 de abril de 2012 às 16:26

    Adorei as dicas.

  10. Daniela
    10 de abril de 2012 às 16:28

    Podem me dizer qual a metragem de um forno de pizza a lenha e de uma churrasqueira pequena, e se tem problema ficarem ao lado.

    Bjos.

  11. Keila Azevedo
    19 de abril de 2012 às 18:23

    São todas lindas, porém o granito racha com o aquecimento. Gostaria de saber qual revestimento sofisticado seria ideal para não ocorrer esse problema.

    • Cristina Campos
      19 de abril de 2012 às 20:43

      Oi Keila,
      O granito pode trincar com o calor quando são usadas peças muito grandes e/ou quando não é bem assentado, usando a argamassa correta. Um desenho utilizando peças menores resolve esse problema e pode ficar muito interessante.
      Beijos,
      Cris

  12. Adriana
    05 de junho de 2012 às 19:11

    Este blog só tem coisas de bom gosto, ADORO!!!! Vocês sabem me dizer de onde são as cadeiras da primeira foto acima (churrasqueiras de casa) e o ventilador de teto?
    Obrigada

  13. Adriana
    06 de junho de 2012 às 20:43

    Este blog tem coisas de muito bom gosto!!!Adorei!!! Vocês sabem me dizer de onde são as cadeiras e o ventilador de teto da primeira foto de churrasqueiras de casa?

  14. Eduardo Jambiski
    21 de junho de 2012 às 23:31

    Olá Mari,

    Estou fazendo o quiosque de minha churrasqueira, tenho pouco espaço 4,75×4,90 mas gostaria de aproveitar toda a area disponivel, já comprei uma churrasqueira a gás Chair Broill de inóx, pensei em telão e home theater, oque vc acha?
    vc tem algum projeto para area deste tamanho?
    pastilha de vidro ma parede atraz da churrasqueira é uma boa?
    e decoração tipo barzinho?
    há, outra coisa o tenhado eu fiz de policarbonato, como manter a area toda fresca?

    Att.

    Eduardo
    Maringá PR

    • Mariana Lombardi
      25 de junho de 2012 às 15:14

      Oi Eduardo,
      Não acho que telão funciona para áreas de churrasqueira, pois qq luminosidade interfere na qualidade da imagem, colocaria uma tv de tamanho grande. As pastilhas atrás da churrasqueira podem exigir manutenção constante nos rejuntes, colocaria um material de tamanho maior. Esses dias fiz um post sobre bares aqui no blog, procure por BAR EM CASA. PAra manter o ambiente fresco, já que vc usou policarbonato, talvez sejam necessários colocar alguns tecidos no teto como o que usamos num detalhe do ESPAÇO ZEN (procure aqui no blog tb) e talvez colocar ventilador de teto…
      bjos
      Mari

  15. ronaldo rodrigues
    10 de julho de 2012 às 10:45

    Ola, bom dia!
    aqui na minha casa vou usar a parede da churrasqueira revestida de madeira, e gostaria de saber se ficaria legal, eu revestir a churrasqueira com aquele material que fica parecendo cimento, ou no caso fazer um granelle na churrasqueira.

    • Mariana Lombardi
      28 de julho de 2012 às 13:55

      Oi Ronaldo,
      Sim, as suas duas ideias combinam com a parede de madeira.
      Bjo
      Mari

  16. rafaella panazio
    14 de agosto de 2012 às 06:07

    gostaria de saber qual o tamanho padrão de churrasqueira e o menor tamanho que poderia ser utilizado . Tenho um espaço de de 2,30 m de extensão para churrasqueira e bancada mas pouco espaço de profundidade.

    • Mariana Lombardi
      22 de agosto de 2012 às 00:23

      Mínimos mais ou menos assim: profundidade 60cm e largura 70cm
      *OBS: Estamos com muitos comentários pendentes e queremos colocar tudo em dia, portanto, nesta semana as repostas serão breves.

  17. Iracema R. Ivankio
    10 de novembro de 2012 às 22:52

    Boa noite Mariana! Foi feito uma churrasqueira aqui em casa, mas o problemas que ela está esquentando na parte externas, não trincou ou rachou só esquenta, como temos forro na garagem fico preocupada.
    O que da para fazer, têm algum produto para aplicar dentro dela, sendo que já está construida? Se puder me ajudar lhe agradeço, pois estou bem preocupada, nunca vi uma churrasqueira esquentar tanto nas partes externas. Ela funciona muita bem, puxa bem a fumaça e acende bem o fogo a unica coisa e que esquenta aonde não deve.
    Obrigada

  18. cesar ribeiro
    26 de dezembro de 2012 às 19:24

    Gostei muito dos projetos, mas gostaria de saber qual o tipo de piso adequado para churrasqueira, que não mancha e não seja escorregadio. Obrigado pela atenção.

    • Cristina Campos
      26 de dezembro de 2012 às 20:15

      Oi Cesar,
      Não existe piso perfeito, mas na minha opinião os porcelanatos ainda estão em primeiro lugar. Escolha um tipo intermediário, nem polido demais pra não escorregar, nem rústico demais, pra facilitar a limpeza.
      Beijos,
      Cris

  19. Eline B
    17 de fevereiro de 2013 às 11:02

    Estou concluindo minha casa e falta fazer a churrasqueira e eu gostaria muito que fosse semelhante a foto 7- A churrasqueira revestida em pedra canjiquinha (São Tomé filetada). Independente do tipo de revestimento, busquei na internet o projeto desse modelo de churrasqueira com as especificações de medidas e materiais indicados para não aquecer demais e nada consegui.
    Deixamos um espaço de 1,20 de parede e a tubulação para chaminé.
    Vcs podem me ajudar? Pois moro numa cidade onde esse modelo ainda não é comum então precisarei orientar meu pedreiro. Obrigada!

  20. mauricio quntino
    02 de abril de 2013 às 22:08

    oi mari boa noite eu gostaria de saber se vc tem algum progeto linear ate 2 metros ao comprido para uma churrasqueira de vidro com uma mini pia ao lado desde ja agrdeço

  21. 10 de abril de 2013 às 13:15

    Oi tudo bem? Gostaria de saber se posso revestir por dentro da churrasqueira com granito ou piso, e se é necessario uma argamassa especial. Aguardo sua resposta por email, um abraço

    • Mariana Lombardi
      15 de abril de 2013 às 12:43

      Oi Márcia,
      Dentro da churrasqueira somente deve ser usado tijolo refratado, por causa da alta temperatura.
      Beijo,
      Mari

  22. Paulo
    14 de abril de 2013 às 20:31

    Olá, tô na dúvida se coloco na área da churrasqueira uma mesa (10 lugares) de madeira ou de fibra sintética c/ vidro (8 mm). Embora eu ache até bonito, não tenho muita confiança no vidro pra uma mesa deste tamanha (2,90 x.0,90 m aprox) na área de churrasqueira que possui fogão a lenha, por conta do calor das panelas, descontração dos convidados, crianças etc…. o que vcs acham? Grato! Paulo

    • Mariana Lombardi
      15 de abril de 2013 às 12:22

      Oi Paulo,
      A mesa deste tamanho fica melhor com um vidro de 20mm. Embora acho que fique mais interessante uma mesa de madeira para esta área.
      Beijos,
      Mari

  23. Dinda
    27 de abril de 2013 às 18:48

    Parabéns pelos excelentes post.
    Estou com dúvidas quanto ao revestimento da churrasqueira do meu apto. Gostaria que fosse em madeira. Pergunto? pode ser usada madeira no revestimento? que tipo de madeiras? há necessidade de algum produto especial nas paredes internas da churrasqueira? Os vendedores me desaconselharam o uso desse material em razão do calor. Aceito sugestões de outros revestimentos. Agradeço se solucionarem minha dúvida.

    Abraços

  24. sergio de jesus arandas
    27 de julho de 2013 às 18:26

    Boa noite …estou construindo uma churrasqueira porem quero uma com marmore e vidros ..esse modelos novos com coifa …minha duvida posso usar uma coifa cata de 90cm ..coifa de cozinha na churrasqueira ela daria conta da fumaça ???

  25. Valdelice Limberg
    23 de outubro de 2013 às 18:25

    Ola Cris,

    Gostaria de saber se é perigoso colocar cimento queimado na area de churrasqueira, pois a piscina esta na frente e as crianças vao correr para dentro molhados.

  26. Michelle
    24 de outubro de 2013 às 11:02

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, quero fazer uma churrasqueira e fazer um acabamento com porcelanato ravena noce que imita madeira, minha duvida é como fazer, pois tenho medo do porcelanato tricar, como fazer este acabamento, obrigada pela ajuda!

  27. Pablo Bittencourt
    08 de janeiro de 2014 às 22:49

    Simplesmente sensacional o post. Gostaria de pedir uma ajuda, pois estou cotando para fazer uma churrasqueira na minha varanda e estou encontrando uma dificuldade enorme sobre a pedra que será utilizada. Os profissionais de churrasqueira falam que não devo utilizar Silestone porque ele vai trincar, por outra lado tenho visto que granito também trinca. Desta forma, minha pergunta derradeira é: Qual o melhor tipo de pedra que posso utilizar para acompanhar uma dessas churrasqueira de vidro? Silestone, Granito ou Mármore?
    Fico muito agradecido de puder me ajudar, pois esta extremamente difícil, pois como não conheço muito do assunto fico vendido com o que os vendedores falam.
    Muito obrigado e um Super feliz 2014 para todos.
    Abraços,
    Pablo

  28. Ivania
    29 de março de 2016 às 21:51

    Olá. Estou querendo revestir minha churrasqueira c madeira, será que vai ser bom? Devido ao calor.