Portas de correr

por Mariana Lombardi - 20 de fevereiro de 2015

Portas de correr são ótimas aliadas da decoração; funcionais e bonitas, podem ser usadas em todos os tipos e tamanhos de ambientes, separando ou integrando os espaços. Em ambientes pequenos elas ainda têm a vantagem de otimizar o aproveitamento do espaço.

Atualmente, os modelos mais usados são os de tamanhos grandes, fixadas no teto e sem trilho na parte de baixo (só uma guia bem discreta no cantinho da parede). Podem ser feitas de diversos materiais, como madeira ou mdf com acabamento laqueado, madeira natural (lisa ou com frisos), vidro de diversas cores,…

Dentre as desvantagens: são feitas sob medida, com marceneiro ou loja especializada, por isso o custo é mais alto do que portas menores ou painéis fixos. No caso de portas fixadas no teto, o trilho deve ser instalado ainda durante a obra, pois para o gesso não trincar deve ser feito um reforço entre a laje e o trilho. Portas maiores e mais pesadas exigem a manutenção dos trilhos e roldanas.

Selecionamos vários projetos com portas de correr na decoração:

Portas brancas

portas de correr de laca branca

decoracao com portas de correr

Sala multifuncional (já mostramos o projeto completo aqui) com grandes portas de correr brancas que escondem a cozinha quando fechadas. Observem que com portas tão grandes sobram poucas paredes, por isso o quadro foi pendurado na porta mesmo! Projeto Ouriço Arquitetura.

portas de correr home integrado

sala integrada in house

Sala grande, com móveis generosos, e portas de correr de laca branca que quando fechadas isolam o escritório. Projeto House In Rio.

arquiteta de brasilia

projeto ana paula barros

Sala de estar com portas de correr de laca branca que quando abertas mostram a sala de jantar. Observem que aqui a intenção não foi criar um painel, tanto que os puxadores das portas são de tamanho grande e chamam a atenção, o que não ocorre no caso dos painéis, onde os puxadores são do tipo cavilha e bem discretos. Projeto Ana Paula Barros.

projeto debora aguiar

sala debora aguiar

Sala com proposta parecida com o projeto anterior: portas de correr brancas separando a sala de estar do home. Projeto Débora Aguiar.

apartamento pequeno e integrado

apartamento pequeno portas de correr

Apartamento pequeno com portas de correr de laca branca com frisos que separam a sala de tv da sala estar. Observem que para dar continuidade, além das portas, outras paredes receberam painéis de laca branca com o mesmo desenho. Projeto Paula Neder e Alexandre Monteiro.

porta banheiro guto requena

porta para isolar o banheiro

Banheiro moderno e semi-integrado ao quarto por portas de correr de laca branca extra brilho que quando fechadas formam um belo painel. Projeto Guto Requena.

projeto bloco arquitetos

projeto casa w3 sul

Copa e cozinha são separadas por portas de correr tipo treliça – o efeito é o mesmo de um painel vazado, só que nesse caso ele pode ser aberto para dar acesso à cozinha. Reparem que no teto foi usado o mesmo material e o efeito ficou tipo uma clarabóia. Achei muito lindo! Projeto Bloco Arquitetura.

Portas de madeira

escritorio arquitetura brasilia

arquiteta valeria gontijo

Sala grande com portas de correr de madeira ripada que isolam a churrasqueira quando fechadas e formam um lindo painel. Projeto Valéria Gontijo.

porta de correr de madeira

como usar porta de correr decoracao

Essa sala de jantar pode ser isolada da cozinha através de uma enorme porta de correr de madeira, formando um painel. Amo a mistura do branco + madeira! Projeto Ateliê de Arquitetura.

parede lousa na cozinha

porta madeira cumaru

Cozinha isolada através de duas portas de correr de madeira cumaru que vão do piso ao teto e quando abertas ocupam o espaço da parede da lateral, permitindo a integração completa com a sala de jantar. Pra mim o modelo mais legal de porta de correr é assim: do piso ao teto e correndo para alguma lateral fixa. Projeto de Sandra Sayeg.

cozinha americana com porta de correr

Sala de jantar com porta de correr tipo painel de madeira ripada, que quando aberta mostra a cozinha americana. Observem que num ambiente todo claro, as portas de madeira criam contraste e aquecem. Lindo! ♥

sala de tv com portas de correr

portas de correr de madeira

Móvel de tv formado por um painel central de laca branca com frisos + 2 portas de correr de madeira nas laterais, que, quando abertas, dão acesso ao escritório e à cozinha. Projeto Ivana Seabra.

Portas de vidro

consuelojorge-apartamento-gourmet-04

consuelojorge-gourmet-03

Sala de jantar linda em tons de branco+cinza+madeira, com 2 grandes portas de correr de vidro cinza que quando abertas integram a cozinha, que tem as mesmas cores da sala. Projeto Danielle Magero.

sala de jantar semi integrada com portas de correr

Sala de jantar que pode ser integrada com a cozinha através das portas de correr de vidro branco. Observem que o piso e os acabamentos são os mesmos nos dois ambientes, o que é fundamental para deixar o resultado bonito e harmônico. Projeto Cristina Bezamat.

* A Cinex é uma das marcas de vidro mais usadas para essas portas de tamanho grande. A empresa revende o vidro para várias lojas, sempre com as mesmas referências de cor e qualidade, e essas lojas que fazem as portas e instalam.

Portas coloridas

portas de correr coloridas

decoracao com portas de correr

Projeto diferente e ousado, com destaque nas portas de correr coloridas (bordô, rosa e lilás) que separam a sala de estar e jantar do Home. Projeto Super Limão.

.

+ portas aqui

Comente Aqui (47)
Veja Também:
Comente Aqui

  1. 21 de fevereiro de 2015 às 22:05

    Olá meninas adoro o blog de vcs,parabéns!
    Então meninas estou construído e a minha casa e toda integrada,só queri a cozinha da pra sala e a sala de jantar fica a esquerda.sala
    Quis toda integrada,mais agora bateu aquele medinho ,já estou pensando em colocar uma pporta de correr,e adorei essa de vidro,só que fume pra combinar com os meus vidros,o queri vcs acham,.
    Só que a abertura é de 4.58,talvez fosse melhor diminuir um pouco,o que vcs acham?essa
    Bjs

    • Mariana Lombardi
      22 de fevereiro de 2015 às 12:37

      Oi Márcia, muito obrigada!
      Não tem regra, a decisão de colocar ou não a porta de correr fica a seu critério, de acordo com seu uso no dia a dia. Se você acha que a cozinha toda integrada vai funcionar bem,não precisa de porta! Mas se quiser colocar, eu deixaria o vão do tamanho que está e tentaria 2 ou 3 portas grandes, fica mais atual. Sobre a cor, pode ser fumê, mas acho o vidro com cor mais bonito e moderno, ao invés do fumê usaria o cinza.
      bjos,
      Mari

  2. CAROLINE SULZ
    23 de fevereiro de 2015 às 17:45

    Olá Cristina e Mariana!
    Sou arquiteta e começarei agora a construir minha própria casa. Amei o blog de vocês e estou tendo muitas inspirações com os seus posts!
    Parabéns!

    • Mariana Lombardi
      23 de fevereiro de 2015 às 18:45

      Que bom, Caroline!
      Esse feedback é muito importante para nós, saber que nosso trabalho rende tanta inspiração nos incentiva a fazer cada vez mais e melhor.
      Passe por aqui sempre que precisar!
      bjos,
      Mari

  3. Adriana Figueiredo
    23 de abril de 2015 às 08:41

    Oi meninas, o blog de vcs ‘e muito completo, cheio de referencias lindas! Parabens Uma duvida: colocar o mesmo piso na sala de jantar, cozinha e área de serviço não fica esquisito? Na minha casal não sera integrado – teremos uma cozinha gourmet e a cozinha de dia a dia separados. Gosto de ter uma unidade visual, mas estou com receio de o piso da gourmet ficar muito simples ou da cozinha muito sofisticado. O que vcs acham? Muito obrigada desde ja!!

    • Mariana Lombardi
      04 de maio de 2015 às 08:19

      Oi Adriana,
      Não vejo problema nenhum!
      Pode usar o mesmo piso e fique tranquila que vc não vai desvalorizar nada. A única restrição é que seja um piso retificado e de tamanho grande, no mínimo 60x60cm.
      Bjos,
      Mari

  4. Marcelo
    26 de abril de 2015 às 19:53

    Olá, tudo bem?
    Gostei muito das ideias de porta de correr para separar os ambientes. Tenho uma sala em “L” e gostaria de dividi-la com esta ideia de porta de correr, sendo que a parte maior ficaria a sala de estar e jantar e a menor um escritório. Poderia indicar qual loja ou profissional que faz este trabalho? Muito obrigado! Marcelo

    • Mariana Lombardi
      28 de abril de 2015 às 14:39

      Oi Marcelo,
      Para portas de correr de madeira o ideial é procurar por marceneiros. Se forem de alumínio com vidro você pode ir em lojas de cozinhas planejadas.
      Bjo,
      Mari

  5. Juliana Andrade
    13 de maio de 2015 às 15:36

    Adorei o blog! Muitas idéias bacanas, projetos lindo e funcionais! Para se inspirar de verdade!

    • Mariana Lombardi
      15 de maio de 2015 às 10:55

      Obrigada, Juliana!!!
      bjos

  6. mirtes Rejane maldaner
    15 de maio de 2015 às 09:36

    Lindo o blog. Quero opiniáo:
    No meu apto o hall é junto com estar. Na parede do home coloquei nas laterais espelhos bronze. Quero colocar um aparador no hall, que fica no mesmo lado do home, posso colocar um espelho em cima do aparador ou será que fica muito espelho? Adoro espelho, mas não quero exagerar!

    • Mariana Lombardi
      16 de maio de 2015 às 09:06

      Oi Mirtes,
      Não vejo problema em colocar o aparador com espelho no hall, use espelho com moldura, ficará lindo!
      bjos,
      Mari

  7. Lilian
    15 de maio de 2015 às 16:01

    Olá Mariana, adorei o blog. Preciso criar uma divisória de vidro entre a cozinha que tem a parede branca, piso de porcelanato cinza e pastilhas vermelhos, e a área de serviços. Porém não quero perder a claridade que vem da área. Vi sua sugestão do vidro cinza, ele escurece? Já vem pintado? E o adesivado?

    • Mariana Lombardi
      15 de maio de 2015 às 16:53

      Oi Lilian,
      O vidro cinza é opaco, não permite passagem de luz. O vidro adesivado na cor cinza também não. Para ter claridade, tem que ser o vidro + película jateada, que pode ser aplicada no vidro todo ou formando algum desenho.
      Obrigada pela visita!
      bjos,
      Mari

  8. Kelly
    17 de maio de 2015 às 19:19

    Oi Mari td bem? Tenho um cômodo bem pequeno em casa que pretendo transformar em escritório. Para aproveitar melhor o cômodo vou optar por uma porta de correr. Como essa porta ficará no corredor para nao perder centímetros do escritório pensei em colocá-lá com o trilho superior embutido no gesso. Você aconselha? Como é feito o acabamento?

    • Mariana Lombardi
      18 de maio de 2015 às 07:11

      Oi Kelly,
      Sim, acho que funcionará super bem! Sobre o acabamento do trilho, o ideal é que seja feito durante a obra, pois primeiro se instala o trilho no nível do gesso (pode ser fixado na parede) e depois faz o acabamento. Um marceneiro (que vai executar as portas) coloca o trilho e o gesseiro finaliza. Se vc não quiser fazer essa obra, pode colocar o trilho aparente, esses cromados e com roldanas, também ficam lindos!
      bjos,
      Mari

  9. Renata Trindade
    08 de junho de 2015 às 21:59

    Ola Mariana! Parabens pelo blog! Estou a procura de um marceneiro q faca essa porta de correr p separar a minha cozinha da sala de jantar, mas ainda nao consegui um que faca c trilho no teto apenas e apenas a guia no chao. Vc teria alguma indicacao p me dar? Sou do RJ. Grata

    • Cristina Campos
      10 de junho de 2015 às 11:35

      Oi Renata,
      Não tenho essa indicação no Rio, mas quem sabe alguém aqui pode te indicar?!
      Você pode procurar também alguma loja especializada, elas têm a vantagem da garantia…
      Beijos,
      Cris

  10. KATIA
    03 de julho de 2015 às 15:57

    Dupla talentosa!! Parabéns!! Estou apaixonada pelo blog! As portas coloridas recebem que tipo de pintura? Gostei muito desse mini painel em cima das portas pintado de roxo… que material deve ser? e a pintura?… parece diferente das portas!
    Bjs, Ká.

    • Cristina Campos
      07 de julho de 2015 às 11:50

      Oi Kátia,
      As portas podem receber laca, pintura com esmalte sintético ou fórmica colorida. Nessa foto, a parte de cima parece uma ventilação de ar-condicionado e parece ser fórmica, mas não tenho certeza.
      Bjs,
      Cris

  11. Cristina
    27 de julho de 2015 às 11:35

    Adorei o blog de vocês! Quero uma opinião: gostaria de fazer em meu apartamento uma área integrada entre cozinha, sala de jantar, sala e escritório, penso em usar porta de correr de vidro para separar sala de jantar e cozinha e painel com trilhos superior para separar a sala do escritório; meu problema é que a sala de jantar e a sala possuem tacos de madeira antigo e desenhados (não pretendo mexer neles) e não tenho a mínima ideia de qual piso colocar na cozinha e no escritório. Piso diferenciado interfere na ideia de ambiente integrado? Qual piso devo usar na cozinha e no escritório lembrando que na sala tenho taco antigo com sinteco? Desde já agradeço a vocês.
    Cris

    • Cristina Campos
      31 de agosto de 2015 às 16:54

      Oi Cristina,
      Colocar o mesmo piso em tudo reforça a integração, mas não é obrigatório. A cozinha necessita de um piso prático, então a diferença se justifica aí! Você pode usar o mesmo na cozinha e no escritório. Um porcelanato clarinho e neutro fica ótimo, não briga com o piso de madeira.
      Bjs,
      Cris

  12. 14 de novembro de 2015 às 10:42

    Olá,tudo bem?
    Estou querendo mudar a porta da cozinha que faz divisa com a sala de jantar.Gostaria de colocar uma porta de correr com a medida mais ou menos de 1 metro.As portas da sala são de madeira e vidros quadriculados. Como poderia ser essa porta na divisoria e que também entre claridade nas duas salas estar e jantar.E também que fique em harmonia com o ambiente.

    • Mariana Lombardi
      01 de dezembro de 2015 às 10:51

      Oi CAtarina,
      A porta pode seguir o mesmo padrão das outras existentes, vidro e madeira quadriculados. Ou pode ser toda de madeira, no mesmo tom das existentes, só que não passará claridade. Ou pode ser toda de vidro, com película jateada e acabamentos de madeira.
      Bjs
      Mari

  13. 30 de novembro de 2015 às 21:30

    Nao recebi resposta da sugestão que pedi até o momento. Estou no aguardo da resposta. certa de sua atençao desde já agradeço. CARARINA

    • Mariana Lombardi
      01 de dezembro de 2015 às 10:52

      Já respondi!

  14. 29 de dezembro de 2015 às 15:38

    Obrigada Mari. Adorei a sugestão.

  15. 29 de dezembro de 2015 às 15:38

    Adorei a sugestão. Obrigada.

  16. 05 de janeiro de 2016 às 16:33

    moro em um sobrado, e como não tínhamos banheiro na parte de baixo, fui obrigada a fazer um banheiro na cozinha, tenho a sala de estar em seguida o banheiro e em seguida a cozinha, posso colocar uma porta de correr após o banheiro, separando a cozinha para dar a impressão que o banheiro fica na sala? qual tipo de material?? obrigada

    • Mariana Lombardi
      08 de janeiro de 2016 às 20:36

      Oi Lúcia,
      Acho uma boa ideia! A porta de correr pode combinar com os outros acabamentos da sua casa, se as portas forem de madeira, faça uma porta de correr de madeira também. Ou uma porta branca se as suas esquadrias forem brancas.
      bjos,
      Mari

  17. luicelia
    07 de janeiro de 2016 às 12:24

    olá, vou reformar minha cozinha e quero separar a copa da cozinha, e gostaria de saber se fica melhor eu separar assim com porta de correr, com uma parede inteira ate o teto ou fazer so um balcão separando? porque o espaço é de 3 de largura por 5 de comprimento , a mesa de jantar seria de 1,20 no maximo e redonda com 4 cadeiras e do outro lado ficaria a cozinha bem funcional. O que devo fazer como separa esses dois ambientes parede , porta de correr ou balcão? me ajudem . e paraéns pelo blog!

  18. adriana
    03 de fevereiro de 2016 às 13:22

    Oi estou vendo o blog de vocês e tenho uma dúvida para fazer duas folhas de portas com mdf o ideal seria usar placa com 18mm ou 25mm ou então fazer a estrutura em aluminio e aplicar a placa de 06 mm como revestimento ? para que as portas de correr não sofram com empena.

  19. Rogério Ferreira
    09 de abril de 2016 às 11:33

    Bom dia,

    Estou construindo minha casa, e queria deixar a cozinha semi integrada com a sala de jantar. Pra isso pensei nessa porta de vidro cinza… Tem mais alguma informação sobre ela? principalmente se essa cor é do vidro ou foi aplicado alguma película?
    Obrigado!

    • Mariana Lombardi
      09 de abril de 2016 às 16:44

      Oi Rogério,
      Todas as informações que tenho já estão no post, mas você pode entrar em contato com a arquiteta que fez o projeto (Danielle Magero) e pedir mais informações.
      Acredito que essa porta seja de vidro temperado laminado!
      bjo
      Mari

  20. Ana lucia
    10 de junho de 2016 às 00:05

    Tenho uma sala , e qdo chego de fora e abro a porta da para ver o quarto a cama e nao gosto, na divisao da sala tem um pqueno corredor bem pequeno, quero colocar uma porya de correr entre a sala e o corredor para tapa o quarto , fica legal? Me ajuda

  21. Janice
    14 de junho de 2016 às 05:13

    Olá adorei a reportagem sobre as portas de embutir. Preciso colocar uma dessas para fechar minha lavanderia como se fosse um armário mas funcionando com um painel já que a sala de jantar cozinha e lavanderia e tudo integrado. Queria uma porta que fosse embutida no teto de alvenaria. Você sabe onde posso encontrar isso? Já fui em várias lojas aqui em Ribeirão Preto mas nenhuma tem esse sistema. Se puder me ajudar agradeço demais.

  22. Helen
    10 de julho de 2016 às 23:23

    Olá! Primeiramente quero parabenizá-las pelo blog, é sensacional e as dicas são excelentes!
    Gostaria de saber que tipo de profissional ou loja devo procurar para fazer a porta painel embutida no forro? Obrigada!

  23. Hernandez
    30 de outubro de 2016 às 15:54

    Gostaria de um orçamento para porta de correr
    Desde já obrigada

  24. Clenia
    18 de dezembro de 2016 às 17:50

    Vou mandar uma foto quando vocês responderem

  25. MARIA FERNANDA BARBOSA COELHO
    01 de março de 2017 às 16:51

    Meninas,
    adorei o site de vocês!
    Gostaria de uma opinião: na cozinha, há porta convencionais e quero alterar para porta de correr.
    Posso utilizar a mesma porta?
    Obrigada

    • Mariana Lombardi
      11 de março de 2017 às 10:27

      Oi Maria Fernanda,
      Não é possível aproveitar, pois o tamanho da porta de correr é um pouco maior que o vão, ela passa um pouquinho.Já a porta convencional é exatamente da largura do vão, tanto que ela fica dentro dele quando fechada.
      bjos
      Mari

  26. Andreza Silva
    07 de março de 2017 às 23:44

    Estou construindo minha área gourmet no espaço externo ,não há ligação direta com a minha casa ,e a grande dúvida do momento é a porta do lavabo ,posso colocar ela abrindo para um jardim ,para evitar constrangimentos com as pessoas q estarão sentadas nas mesas próximas ?

  27. Rita de Cássia
    21 de março de 2017 às 20:58

    olá, gostaria de colocar uma porta de correr dividindo cozinha sala de jantar,mas queria no laca ofwait onde posso encontrar?

  28. Jaqueline Dantas
    06 de abril de 2017 às 11:56

    Oi Mariana!
    Amei a sua ideia de fazer o painel do rack junto com a porta que quando fechada parece o painel da TV. Vou fazer assim na minha casa tb, e gostaria de seconder com o gesso igual está na foto, porem meu marceneiro falou que vai ficar muito alta e não tem como fixar no teto (2,90 de altura). a porta muito alta realmente costuma dar problema. O que vc me sugere? Muito Obrigada!

  29. aleicyr pereira lima
    18 de maio de 2017 às 00:36

    Gostaria de saber como decorar uma sala de jantar que será separada dacozinha por uma area.

  30. Claudia Rosante
    09 de junho de 2017 às 21:21

    Amei tudo do site e estou reformando minha humilde casa. Tenho uma parede na entrada principal de 4,70cm posso usar uma porta de correr em madeira? Ou acha melhor por essas portas novas gdes?obg desde ja bjo

  31. 17 de setembro de 2017 às 18:23

    Amei as fotos. Porém no momento achei interessante os modelos de fechaduras.