Pisos para área externa

por Cris Campos - 28 de abril de 2011

Uma das dúvidas mais frequentes de quem está construindo ou reformando é decidir qual o piso ideal para colocar na varanda, em volta da piscina e na churrasqueira. Isso porque não existe nenhum material perfeito para as exigências dessas situações, ou seja, antiderrapante e fácil de limpar e que não necessite de manutenção frequente.

Essas características são incompatíveis, já que pisos fáceis de limpar são lisos e escorregadios, já os pisos antiderrapantes têm superfícies porosas e irregulares que facilitam o acúmulo de sujeira e dificultam a limpeza, necessitando ainda de impermeabilizações constantes.

Tendo em mente que não existe uma especificação ideal, pra cada caso existe uma solução. O desafio é escolher o material mais adequado avaliando as vantagens e desvantagens de cada um, levando em consideração o custo, os aspectos físicos e estéticos, mão de obra disponível e frequência de manutenção. Opções não faltam!

Cimentícios

piso de cimenticio

Esse é o material mais usado atualmente nas áreas de lazer. São fabricados em concreto de alto desempenho, possuindo  resistência mecânica e durabilidade. Os modelos indicados para áreas externas são antiderrapantes e atérmicos (não esquentam), possuem variedade de padrões e medidas e podem ser usados inclusive para o acabamento das bordas de piscina, uniformizando o espaço.

É um produto que exige impermeabilização para reduzir a absorção de água e gordura, facilitando a limpeza. Também é necessário o uso de uma cera que deve ser reaplicada a cada 2 meses.  Outra desvantagem são as juntas, que precisam ser de no mínimo 4mm. (São largas, juntam sujeira e são mais complicadas de limpar).

A limpeza deve ser frequente e com produtos especiais indicados pelo fabricante, nunca com produtos ácidos, pois os cimentícios não resistem à abrasão. Recomenda-se o uso de lavadoras de alta pressão com jato d’água tipo leque.

Mármore levigado

piso de marmore area externa

O mármore sempre é um revestimento nobre e para áreas externas os mais usados são o Travertino e o Bege Bahia, exatamente por seu aspecto rústico-sofisticado (lindo!), principalmente quando levigados. O levigamento é um acabamento semi-polido com resultado anti-derrapante sem ficar rústico demais. Por serem claros eles também não esquentam muito.

A impermeabilização é feita no contrapiso e nas peças no momento da colocação. Depois disso a única manutenção é a limpeza bem frequente, já que o mármore é um material poroso que encarde com facilidade. A limpeza é feita com produtos próprios à base de ácido muriático e com a ajuda de vassoura de piaçava. Se optar por esse material na área da churrasqueira proteja-o da gordura, os mármores são altamente absorventes e podem manchar.

–> tem um post completo sobre o Mármore Travertino aqui.

Madeira

piso de madeira area externa

Adoro os decks de madeira, são rústicos e deixam a área de lazer com clima de praia, já que remetem à navegação.  A madeira tem a vantagem de não impermeabilizar o solo, já que não exige contrapiso. Deve-se optar pela madeira de reflorestamento (sustentável) tratada.

Ao contrário do que muita gente pensa, a madeira tratada adequadamente é resistente ao tempo. O processo de autoclave (já falamos dele aqui) evita o apodrecimento e ao ataque de fungos e insetos.  A manutenção deve ser feita com o uso de stain, um fluido que penetra na madeira e protege contra a chuva e o sol.  A reaplicação deve ser feita a cada 2 anos e dispensa a raspagem, já que ele não forma uma película na superfície, o que mantem a madeira com aspecto natural. ( Nada daqueles vernizes brilhantes que se usava antigamente e davam uma trabalheira para lixar e reaplicar todo ano!)

—> aqui falamos sobre a madeira de verdade ou o porcelanato tipo madeira aqui.

Fulget

area externa piso de fulget piscina

O fulget (também conhecido como uma  granilite rústica) é uma massa de cimento misturada com aditivos e granulados de pedras moídas, como granitos, mármores, quartzos, entre outros. Possui uma grande variedade de cores, é resistente, não deixa a sujeira aparente e é fácil de limpar, não exigindo nenhuma manutenção específica.

Altamente antiderrapante, tem a desvantagem se ser muito áspero (um pouco desconfortável para pisar descalço).  Sua instalação requer mão de obra especializada e exige a colocação de juntas regulares, para evitar fissuras. Outra desvantagem é que sua superfície uniforme não admite remendos no caso de ser necessário quebrar pra fazer algum reparo em instalações que fiquem embaixo dele.

Pedras naturais

piso piscina pedra mineira mesclada

As pedras (São Tomé, Pirenópolis, Miracema, Mineira, etc) têm aspecto rústico e são um dos materiais mais adequados e utilizados em áreas externas. São naturalmente antiderrapantes por causa da superfície irregular, porém, dependendo da tonalidade, elas podem esquentar.

Como são porosas, absorvem água e gordura, podendo manchar. Alimpeza com água e detergente neutro deve ser frequente, com ajuda de esfregão. De tempos em tempos, é necessária uma limpeza mais profunda com ácido muriático, que deve ser feita com empresas especializadas.

piso piscina lajoes quartzito

Os “lajões“, como são chamados a pedras vendidas em formatos irregulares e em grandes tamanhos, formam bonitos desenhos e podem ser assentados com contrapiso ou entremeados com a grama. Sua instalação requer uma boa mão de obra devido aos encaixes que devem ser pensado um a um, como um quebra-cabeça.

Pedra portuguesa

piso pedra portuguesa piscina

A pedra portuguesa (ou mosaico português) tem a vantagem de ser permeável, pois sua instalação não necessita de contrapiso, apenas de uma camada de areia. As pedras de pequena dimensão são adaptáveis às ondulações do terreno, também não sendo necessário o nivelamento do mesmo. Porém, a colocação é trabalhosa e requer mão de obra especializada.

Cerâmicas rústicas

piso piscina ceramica rustica

Ambientes com uma proposta mais rústica ficam lindos com esse revestimento. As cerâmicas são materiais resistentes e duráveis e possuem diversos acabamentos e tonalidades. Na hora de escolher, fique atento a duas siglas: quanto maior o PEI  (Porcelain Enamel Institute), maior a resistência à abrasão e produtos com CA (Coeficiente de Atrito) maior que 0,4 são consideradas antiderrapantes.

O contrapiso deve ser impermeabilizado e se o acabamento for poroso, é necessário aplicar produtos hidrorrepelentes e oleofugantes. Assim como as pedras, cerâmicas porosas sofrem a ação do tempo e podem manchar. A limpeza é feita com água e detergente neutro.

Porcelanatos

piso piscina porcelanato antiderrapante

Por possuírem baixo índice de absorção de água, os porcelanatos são mais resistentes que as cerâmicas e as pedras naturais, não sendo necessária a impermeabilização. A junta fina dificulta o acúmulo de limo e limpeza pode ser feita com detergente neutro.

Os porcelanatos indicados para áreas externas são os de superfície natural (sem polimento) e há no mercado uma diversidade enorme de cores e modelos. Devem ser observados as mesmas siglas da cerâmica (PEI e CA).

Mistura de pisos

A tendência atual é uniformizar os ambientes externos com o mesmo piso, que envolve a piscina, passa pela varanda e muitas vezes entra pela casa… Mas nem sempre o mesmo piso é o mais adequado para todos os espaços. Cada uso tem exigências específicas e misturar os materiais pode ser uma boa solução.

assim eu gosto piso de cimento queimado e madeira
A área da varanda e cozinha gourmet recebeu o piso de cimento queimado e em volta da piscina foi utilizado um deck de madeira, criando um contraste e delimitando bem as áreas.

assim eu gosto piso de pedra portuguesa e cimenticio

A pedra portuguesa aqui revestiu toda a volta da piscina, mas a borda recebeu peças de cimentícios, pensadas exatamente para esse fim, com acabamento arredondado e superfície atérmica.

assim eu gosto piso de porcelanato e cimenticio

O porcelanato que reveste a varanda é o mesmo do restante da casa e deve ser antiderrapante, pois é comum as pessoas saírem da piscina e entrarem na varanda ainda molhadas… O cimentício, mais uma vez, fez o acabamento da borda da piscina.

assim eu gosto piso de granito e madeira

Na primeira foto o deck de madeira foi a opção para o piso da varanda, mas dentro da churrasqueira foi colocado um piso de granito, facilitando a manutenção dessa área sujeita à gordura.  / Na segunda imagem o deck de madeira se mistura com o piso de granito bruto. Na borda, cimentício com acabamento arredondado.

Observações:

– Independente do material que você escolher, siga sempre as recomendações do fabricante para a instalação, limpeza e manutenção.

– Não brigue com o envelhecimento natural dos materiais, todos sofrem a ação do tempo, a tonalidade muda e algumas manchas sempre aparecem.

– Opte por cores claras, mas não o branco total! O encardido do tempo fica mais evidente, e além disso, nos horários de muito insolação, eles refletem a luz e podem ofuscar. É sério, numa Casa Cor do Rio uma vez usaram um cimentado bem branquinho em toda a área externa. Resultado? Vários visitantes caíram na piscina porque não conseguiam enxergar nada. #fail.

Muita gente pergunta sobre os materiais que imitam a madeira… Isso vai ser assunto pra um outro post! Vejam aqui!

.

Comente Aqui (150)
Veja Também:
Comente Aqui

  1. Mari
    28 de abril de 2011 às 14:04

    Só faltou dizer que o piso cimentício atérmico é incompatível com cachorros!
    O post está excelente, super completo. Adorei, e já escolhi pra minha área extena a pedra portuguesa…assim que der.
    Beijos

    • Ana B.
      07 de janeiro de 2012 às 21:00

      Humm… gostaria de saber: porque esse tipo de piso, cimentício, é incompatível com cachorros? Estou pesquisando qual piso colocar no meu quintal com corredor e psicina (e eventualmente, garagem descoberta), e adorei as dicas desse post, enviado por uma amiga arquiteta. Estou inclinada a escolher alguma combinação de fulget e pedra portuguesa, mas marido aqui resiste, pq acha que são pisos que vão dar trabalho na lida/lavagem diárias, com 2 cachorros, ou na temporada de chuvas (estou numa área meio úmida demais)… O qu vcs acham?

      • Cristina Campos
        23 de janeiro de 2012 às 23:07

        Oi Ana,
        É por causa da sujeira que eles fazem espalhando barro quando chove ou fazem buracos na grama. O cimentício, como todo piso poroso, pode encardir. Mas a impermeabilização com resina resolve o problema da sujeira, só que tem precisa ser retocada periodicamente. O fulget e a pedra portuguesa são as opções que apresentam menos problemas, pois a própria coloração disfarça o encardido. Por fim, quem tem cachorro deve privilegiar as cores mais escuras em qualquer piso que escolher para a área externa.
        Beijos,
        Cris

        • Patricia
          20 de agosto de 2012 às 15:56

          Gostaria de saber se o cimento queimado pode realmente ser aplicado em área externa. Alguns profissionais me informaram que ele escorrega e acaba sendo prerigoso colocá-lo no quitnal.

          Obrigada e parabens pelo post, muito interessante.

        • Andreia
          28 de novembro de 2013 às 13:17

          Olá gostaria de saber o certo qual produto devo passar p/ limpeza da borda cimenticia da piscina!!Para que fique sempre branquinha como na revista…..beijos.

  2. NEILA RIBEIRO
    28 de abril de 2011 às 14:29

    EXCELENTE MATERIA!!!
    PISOS E ACABAMENTOS SÃO SEMPRE DUVIDAS.
    MAIS COM ESTE ARTIGO DEU PARA TIRAR MUITAS!
    BEM LEGAL

  3. Carolina Nathair
    28 de abril de 2011 às 17:30

    PERFEITO O POST! Super informativo!! Parabéns meninas!!! Fico cada dia mais admirada com o cuidado e a criatividade de vocês na montagem dos posts!!
    A-d-o-r-o!!
    Beijos!!

  4. Aline
    28 de abril de 2011 às 21:25

    Concordo com a Neila, o post está excelente!! É difícil encontrar sites que se disponham a fazer um apanhado sobre o mesmo tema, e sempre encontro posts desse tipo por aqui! Parabéns e obrigada!

  5. Tiago e Marcela
    02 de maio de 2011 às 23:38

    Oi Cris,
    Adoramos o post!!! Nao sei como voces conseguem arrumar tantas informacoes…muito bom mesmo. Aproveitamos bastante e tiramos varias duvidas. Parabens!! Beijos

  6. Camila Castro
    03 de maio de 2011 às 17:16

    Queridas, adorei o post!!!!
    Estou visitando pela primeira vez e encontrei vocês ao pocurar dicas sobre porcelanato para área social da cobertura que estamos planejando.
    Simplismente amei as informações que vocês passaram, mas estou muito curiosa sobre os porcelanatos que imitam madeira, pois a idéia inicial é usar o modelo Extint da Ceusa no deque do spa e na área da churrasqueira.
    Ficaria muuuito feliz se tivesse uma resposta.
    Sou do interior do Rio Grande do Sul
    Obrigada pela atenção,
    Camila

    • Cris Campos
      04 de maio de 2011 às 00:05

      Oi Camila,
      Vamos preparar o post e em breve postaremos aqui. Volte sempre!
      Beijo,
      Cristina

      • Marici
        08 de setembro de 2011 às 21:44

        Um trabalho bem feito. Mostra de forma simplificada a utilizaçao dos diversos revestimentos. Atende a necessidade de pessoas que buscam alternativas. Com tanta opcao, existe muita duvida e os vendedores nao estao aptos a dar grandes informacoes…pena….querem apenas vender!Me ajudou a decidir sobre o que preciso! Obrigado!

  7. iara salome
    23 de julho de 2011 às 08:29

    Adorei a matéria ,esclareceu bastante minhas duvidas.

  8. Vanessa
    02 de agosto de 2011 às 10:28

    O que vocês sugerem para uma área de lazer, em relação à cobertura: teto em madeira ou gesso, que fica mais como um espaço gourmet??

    • Cristina Campos
      02 de agosto de 2011 às 22:15

      Oi Vanessa, depende muito do estilo que você quer. O gesso fica mais moderno, enquanto a madeira dá um ar mais rústico e aconchegante… Beijos, Cristina

  9. Lucelia Andrade
    18 de agosto de 2011 às 11:38

    O que vcs acham de piscina branca? (seria de Fibra de vidro, pois a grana é curta) Vcs acham que fica refletindo demais o sol? Pode trazer inconvenientes? Melhor não arriscar e ficar com a azul? (mais convencional e mais sem graça tb)

    • Mariana Lombardi
      31 de agosto de 2011 às 18:30

      Oi Lucelia,
      Eu não arriscaria uma piscina branca, ainda mais com o orçamento apertado, escolha uma azul que depois vc nao se arrepende!
      Bjos
      Mari

    • rosangela acosta roldan dos santos
      03 de novembro de 2012 às 21:22

      gostaria de saber qual o melhor procedimento para revestir o piso em volta da minha piscin, pois como ela tem uma aba além da borda os pisos acabam levantando

  10. maria elisia de santana
    21 de setembro de 2011 às 05:49

    Quero sua sugestão.
    Estou reformando a area de lazer do meu condominio .
    vou colocar pedra de pirinopolis no deck levigada na escada e borda, Estou escolhento um porcelanato claro 60/60 no restante ,nas area coberta não coberta e churrasqueira. esta dicil encontrar revertimento que combine,para lateral da piscina, parede do balcão da churrasqueira e parede acima das bancadas. Balcão e bancadas verde ubatuba.para dar um contrarte..
    O que coloco na parede da ducha pedra ou revestimento???
    Onde estou errando???? Elisia

    • maria elisia de santana
      21 de setembro de 2011 às 05:57

      Ah esqueci o que acha das pastilha verde para piscina??
      Elisia

      • Mariana Lombardi
        23 de setembro de 2011 às 12:11

        Humm… não sou muito fã!
        Prefiro a tradicional azul, clara ou escura.
        bjos

        • Flavio Macedo
          30 de janeiro de 2012 às 21:53

          OI Mariana, por experiencia propria percebi que se vc deixar sua piscina sem limpeza por um periodo curto alem do recomendado, a com pastilhas azul clara mostrar’a muito mais a sujeira. A azul escura mostrar’a pouco. E a verde (escuro ou claro) quase nao mostrar’a.
          Apenas um enfoque pr’atico da questao, deixando de lado a questao est’etica.

          (desculpem-me pelos acentos..estou aprendendo a usar este Ipad)

    • Mariana Lombardi
      23 de setembro de 2011 às 12:11

      Oi Maria Elisia,
      Não consegui entender muito bem… desculpa!
      Mas veja esses posts sobre área externa, quem sabe tem alguma coisa parecida com o seu condomínio?
      http://assimeugosto.com/2011/05/11/area-externa-3/
      bjos
      Mariana

  11. Elaine
    14 de outubro de 2011 às 14:56

    Olá, estou construindo uma piscina, e na outra casa em que morava colocamos caco em volta de pedra, mas ficou muito ruim, pois encarde, e não ficou legal, agora estamos pensando em colocar piso de cerâmica, quero saber se posso fazer, pois algumas pessoas falam que esquentam demais, outras falam que escorregam, vi alguns pisos de cerâmica que possuem ondulações, o que acredito eu, impede algum escorregão…

    • Cristina Campos
      04 de novembro de 2011 às 19:24

      Oi Elaine,
      Apesar de existirem no mercado modelos de cerâmica antiderrapantes, eles não são 100% seguros depois de molhados. Por isso, costumo sugerir os pisos cimentícios, que são antitérmicos, as pedras ou a madeira. Atualmente existem linhas de cerâmica que imitam o aspecto do deck de madeira, com ranhuras que deixam a água escorrer e evitam os escorregões. Essa também é uma boa opção.
      Beijos,
      Cristina

  12. 04 de novembro de 2011 às 21:49

    Adorei seu artigo, parabéns. Mas tenho uma dúvida, estou terminando minha casa, e não teremos piscina. Já estamos na fase de escolher o piso externo que será na edícola, calçadas e garagem e estamos com dúvidas a respeito do porcelanato, encontramos um bonito com tom bege e marrom, não é liso tem uma elevações imitando pedra, mas estou com medo de ser um piso que encarde e de difícil limpeza, o que acha?

    • Cristina Campos
      05 de novembro de 2011 às 01:22

      Oi Luciana,
      Acho que o porcelanato, mesmo o rústico, funciona melhora para áreas internas. Para o exterior, ele mancha e encarde com o tempo, principalmente perto das emendas. Por esse motivo, prefiro as pedras naturais, que até podem encardir, mas uniformemente, e são mais duráveis.
      Beijos,
      Cristina

  13. Roseli Valli
    14 de novembro de 2011 às 10:29

    Adoro visitar o site de vocês! É excelente!

    Estou em fase de construção e tenho dúvidas com relação ao piso que utilizarei em volta da piscina. Algumas pessoas indicam a pedra São Tomé, mas me lembra área de piscina de clube. Outra opção seria o piso cimentício, eu gosto de cor clara. Qual seria a sugestão de vocês? No espaço da varanda e gourmet o porcelanato é uma boa opção?

    • Cristina Campos
      14 de novembro de 2011 às 21:00

      Oi Roseli,
      O cimentício é uma ótima opção, mas deve ser impermeabilizado! Não usaria o branco, porque pode ofuscar, mas os tons de areia ou fendi são bem bonitos. Para varanda e cozinha gourmet existem ótimas opções de porcelanato no mercado, escolha os de acabamento natural, pra não ficar escorregadio. Obrigada pela visita!
      Beijos,
      Cris

      • Roseli
        27 de novembro de 2011 às 22:30

        Qual piso vocês recomendam para parte externa da piscina que é prático, não demanda manutenção constante e fica bonito? Ainda estou em dúvida…
        Em um dos lados da piscina tínhamos a ideia de colocar deck de madeira, mas li um dos seus comentários sobre revestimentos que imitam madeira e são muito bonitos, acho que vale a mais a pena devido a manutenção, não é?
        Abraços,

        • Cristina Campos
          07 de dezembro de 2011 às 21:07

          Oi Roseli,
          Gosto muito da pedra portuguesa e das pedras Pasinato, cuja única manutenção está na limpeza. Para o deck, sugiro a linha Madeyra da Castelatto. Esse piso é um cimentado antiderrapante e vem na cor do cimento, mas com a textura igual à madeira. Depois de instalado você passa uma cera especial, que tem o tom das madeiras. Essa cera deve ser reaplicada depois de 2 ou 3 anos, e essa é a única manutenção! Em Brasília você encontra o Pasinato e o Castelatto na Dom Gabriel – (61)3221-9001. http://www.domgabriel.com/
          Obrigada pela visita!
          Beijos,
          Cris

  14. 11 de dezembro de 2011 às 18:28

    materia fabulosa, era tudo o que eu estava precisando, eu estou construindo e muita dúvida sobre o revestimento da piscina.Agora bem mais claro sob as opçoes que existem vou a luta buscar preço. obrigada

    • Cristina Campos
      11 de dezembro de 2011 às 20:39

      Oi Tais,
      Que bom que você gostou! Estamos sempre em busca de novas dicas pra quem está construíndo ou reformando. Volte sempre!
      Beijos,
      Cris

  15. Marcos
    19 de dezembro de 2011 às 02:01

    Minha piscina não terá deck…tem apenas a borda… que material me aconselharia usar na borda? obrigado!

  16. Mario
    04 de janeiro de 2012 às 02:22

    Parabéns pelo post, de muito bom gosto, preciso, conciso e utilíssimo. Estava há algum tempo procurando esse tipo de informação, pois pretendo remover a grama de minha área externa (adoro gramados, mas com dois cães grandes – pastor alemão – não há grama que resista; no inverno vira um lamaçal). Gostei do cimentício e do porcelanato. Quanto ao primeiro, em um dos comentários é dito que é incompatível com cães, só não explica o porquê. Vocês confirmam isto??
    Quanto ao porcelanato, não sabia que se usava em área externa. Vou procurar nas lojas para conhecer o produto.
    Vocês poderiam me ajudar na escolha, tendo sempre em mente que os cachorros passam boa parte do dia no quintal? Quintal este que, além da grama, tem um bonito deck de madeira em volta da piscina. Facilitaria se eu enviasse uma foto da área?
    Obrigado,
    Mário.

    • Mariana Lombardi
      18 de janeiro de 2012 às 09:39

      Oi Mário,
      O comentário falou sobre a manutenção, não tem jeito, piso poroso requer cuidado constante para não encardir, seja ele um cimentício ou um porcelanato antiderrapante.
      Se vc quiser uma consultoria, entre em contato com o escritório: 61 3248-2549.
      bjo,
      Mariana

  17. CARLOS CESAR
    17 de janeiro de 2012 às 20:54

    FIZ UMA CALÇADA COM CIMENTO POLIDO E A MESMA FICOU MUITO INCLINADA, QUE PRODUTO POSSO USAR COMO ANTI-DERRAPANTE, JÁ QUE A CALÇADA TEM FLUXO GRANDE DE PEDRESTRE, E O RISCO DE CAIR QUANDO CHOVE.

  18. Ana Lúcia
    20 de janeiro de 2012 às 10:50

    Prezadas! Muito bom o post! E já vi em um dos comentários que não indicam porcelanato natural para área externa. Já coloquei o São Tomé bem claro na garagem, área gourmet e quintais. Realmente suja muito mas de limpeza superficial fácil e não escorrega nada. O que pra mim é muito importante. Quero saber se indicam aplicação de cera própria ou seladora para evitar as manchas superficiais(roda de pneu, terra,etc).E qual é o produto ou linha melhor para a limpeza de ferrugens,crostas(pós obra) e limpeza pesada de manutenção para não encardir.Obrigado! Ana de São Paulo.

    • Mariana Lombardi
      25 de janeiro de 2012 às 14:36

      Oi Ana,
      Não sei te responder com certeza… O ideal é entrar em contato com o fabricante e perguntar sobre a aplicação desta cera. Se conseguir as respostas, conta aqui pra gente? Obrigada!
      Bjos
      Mari

  19. Keily Rezende Pantaleão
    24 de janeiro de 2012 às 15:01

    Olá, gostei muito do post de vocês, parabéns!
    Gostaria de tirar uma dúvida, estou construindo e minha varanda será com cimento queimado, gostaria de fazer o deck de madeira, mas tenho receio em relação à manutenção, vocês acham que a manutenção em relação ao deck de pedra e melhor do que em relação ao deck de madeira?! Obrigada

  20. Rosangela
    31 de janeiro de 2012 às 23:17

    Olá,parabéns pela matéria !
    Gostaria de sua sugestão,por favor.Estou morando numa chacara no interior de São Paulo e, tenho por aqui terra muito vermelha .Pensei em calçar em volta da casa com pedra (miracema).Pensei em utilizá-la também na entrada da casa ,mas a rua ainda não está asfaltada.Ainda tenho a piscina para fazer e terminar o gramado no quintal.Pode me ajudar ?Poderia me enviar a resposta por email?
    Ah !Sem querer ser indelicada espero que me responda pois outros sites não se importaram com minha dúvida.Muito obrigada,Deus te abençoe.

    • Cristina Campos
      01 de fevereiro de 2012 às 18:24

      Oi Rosangela,
      A pedra é sempre uma boa opção de calçada, e a miracema, por ser mais escurinha, disfarça a sujeira inevitável… Outra opção é o revestimento da marca Pasinato, dá uma olhadinha nele.
      Beijos,
      Cris

  21. Sergio Soprano
    18 de fevereiro de 2012 às 22:11

    Ola. Em primeiro lugar, parabens pela matéria.
    Tenho uma dúvida com relação à harmonia de minha futura sala de estar.
    Gostaria de colocar filetes (canjiquinhas) de pedras S. Tome na parede atras do rack da TV (sem painel) e, no piso, colocar porcelanato polido 60×60. Essa combinação fica boa, ou não é recomendada?
    Obrigado.

    Abraço

    • Cristina Campos
      19 de fevereiro de 2012 às 20:58

      Oi Sergio,
      Fica bom sim, pode usar sem medo!
      Obrigada pela visita.
      Beijos,
      Cris

      • Sergio Soprano
        10 de março de 2012 às 21:55

        Oi Cristina,
        Muito obrigado pelo retorno.

        Abraço

  22. Rosemere
    09 de março de 2012 às 22:21

    Adorei as dicas, mais ainda gostaria de saber sobre o que poderia usar
    no quintal com garagem se já coloquei pedra são tomé próximo a piscina
    e acho que colocando a pedra em todo o quintal ficaria pesado, nao acha?

    • Cristina Campos
      13 de março de 2012 às 20:04

      Oi Rosemere,
      Você pode intercalar pedra e grama, pra ficar mais leve, ou usar um porcelanato apropriado para esse uso.
      Beijos,
      Cris

  23. Dr. Bonifácio - Advogado
    22 de março de 2012 às 04:16

    A minha piscina é de alvenaria, e é suspensa a 04:00 metros do chão. Na mesma tem 03 degraus feitos do próprio concreto em que foi feita. A piscina está sendo revestida de cerâmica própria para piscina. Gostaria de saber qual o piso ou o material antederrapante que posso colocar nos degraus da mesma e, se possível alguma sugestão onde encontrá-los uma vez que na minha cidade isto é difícil de se encontrar.
    Obrigado, Dr. Bonifácio – Advogado.

  24. osvaldir
    25 de março de 2012 às 00:25

    ola eu moro em balneario camboriu sou mestre de obras e gostaria se possivel receber de voces fotos e modelos de colocaçoes de pisos ceramicos pois faço mta reformas em apartamentos e tbm modelos para mostrar aos clientes e como fazer pedidos com vcs. obrigado

    • Cristina Campos
      25 de março de 2012 às 23:12

      Oi Osvaldir,
      As fotos colocadas no blog estão à disposição!
      Obrigada pela visita!
      Beijos,
      Cris

  25. 25 de março de 2012 às 09:05

    ola fiz o contra piso na laje e estufou meio centimetro e deu vazamento na casa de baixo o que fazer agora? posso usar um impermeabilizante e colocar o piso por cima? e qual o impermeabilizante certo pois essa area vai ficar descoberta.

    • Cristina Campos
      25 de março de 2012 às 23:08

      Oi Reis,
      Com certeza você vai precisar impermeabilizar antes de colocar o piso…
      Obrigada pela visita!
      Beijos,
      Cris

  26. 26 de março de 2012 às 22:15

    qual o nome do impermeabilizante ? , e é só aplicar por cima desse contra piso? e colocar o piso ?

    • Cristina Campos
      28 de março de 2012 às 20:05

      Oi Reis,
      Não sei te responder, existem muitos no mercado. No seu caso, como já teve problemas, o ideal é buscar uma empresa especializada nesse tipo de problema.
      Beijos,
      Cris

  27. Leatriz
    05 de abril de 2012 às 23:51

    Gostei nuito das suas inf. Se morasse + perto gostaria de 1a consultoria então gostaria de saber o q coloco na entrada entre o portao e a porta de entrada tem uma area externa 5m de 1,50 de larg e + dos 2lados tem canteiro, atualm tem niracema e ardosia na diagonal e 2 miracemas contornando os canteiros. Obrigada
    Leatriz

    • Cristina Campos
      06 de abril de 2012 às 11:03

      Oi Leatriz,
      O material depende muito do estilo da casa – se é mais moderna, mais rústica… A própria pedra miracema é muito usada, assim como a são tomé ou a pedra portuguesa.
      Beijos,
      Cris

  28. Ana Paula
    10 de abril de 2012 às 16:12

    Posso colocar porcelanato (imitando madeira) na área externa, pegando chuva e sol. Moro em uma cidade que faz muito calor e o sol é implacável. Há opções antiderrapantes?????

    • Cristina Campos
      14 de abril de 2012 às 16:29

      Oi Ana Paula,
      Pode sim, inclusive existem no mercado opções próprias para isso…
      Beijos,
      Cris

  29. Patricia
    18 de abril de 2012 às 16:04

    Meninas que hs vcs dormen? Pq vcs atendem seus clientes e ainda mantém esse blog super atualizado e lindo.que maratona. Parabéns estou encantada.

    • Cristina Campos
      18 de abril de 2012 às 16:44

      Hahaha, pois é Patricia, é muita dedicação… Mas gostamos muito disso tudo, então não é trabalho, né?
      Muito obrigada pela visita e pelo carinho!
      Beijos,
      Cris

  30. SILVANA SILVA
    19 de abril de 2012 às 22:51

    ADORA AS DICAS.SO Q ALUGUEI UMA CASA E PRECISO DE UMA DICA CLARO MAIS EM CONTA PARA O PISO DA VARANDA E GARAGEM Q ESTA NO PISO GROSSO.SEI Q VCS VAO MIM IMPRESSIONAR.BJOS!!

  31. Ana
    21 de abril de 2012 às 21:41

    Olá Cristina e Mariana, parabens pelo blog! Gostaria de saber que tipo de piso vcs indicam para a garagem, que fica na frente da casa, e está muito exposta a sol e chuva mesmo sendo coberta.

  32. Vania Crotti
    29 de abril de 2012 às 14:47

    Olá amei seu blog! tenho duvidas coloque dentro da minha casa tacos 40×20 e estufou e soltou o que eu faço? estou construindo uma varanda aproveitando o corpo da casa qual o melhor acabamento ?
    ceramica rustica / e o melhor telhado para ficar fresco lambril ou laje ? bjos fico no aguardo

  33. Elisangela
    16 de maio de 2012 às 09:13

    Adorei suas dicas agora preciso saber que tipo de piso e que cor fica melhor colocar na varanda? e na escada que fica descoberta?

  34. Elena
    21 de maio de 2012 às 13:37

    Estou pensando em colocar um piso de ceramica antiderrapante, em volta da piscina, pois é mais barato e é o que posso no momento pois são 60 metros de contrapiso, acha muito arriscado e escorregadio ?

    Muito obriga pela atenção

    Elena

    • Cristina Campos
      02 de julho de 2012 às 17:18

      Oi Elena,
      A cerâmica nunca é muito antiderrapante depois de molhada… Eu optaria por alguma pedra, a pedra Pirenópolis não tem custo alto, acho mais seguro!
      Beijos,
      Cris

  35. SANDRA
    21 de maio de 2012 às 14:53

    Parabens por este post., preciso da ajuda de vcs, minha varanda no meio é coberta com madeira toda de itauba, mas na entrada ela tem uma subida para carro e é descoberta, e na outra ponta também é descoberta. E quero agora colocar piso, mas não sei qual colocar, pois preciso de um piso onde irá subir carro, moto, e que não seja de muita limpeza, manutenção, e que fosse de rejuntes estreitos por causa das sujeiras, pois moro sozinha e trabalho o dia todo, e sou eu que faço limpeza. Estou super preocupada para não poder errar na escolha. Moro em campo grande, ms e aqui a terra é vermelha, suja muito.
    Mais uma vez, vcs estão de parabens….Obrigada desde ja.

    • Cristina Campos
      02 de julho de 2012 às 17:21

      Oi Sandra,
      Procure algum porcelanato atinderrapante ou granito em um tom mais escurinho, que disfarce a sujeira que sempre encarde os pisos de área externa. Lembre-se que os pisos de fácil limpeza são os escorregadios, por isso não existe nenhum perfeito…
      Beijos,
      Cris

  36. catia de paula
    27 de maio de 2012 às 22:26

    Ola! tenho uma duvida!!
    Tenho uma varanda em bege bahia,um deck de madeira,uma piscina azul com borda de bege bahia levigado!!
    O que devo usar em volta da piscina?

    Pedra portuguesa.
    pedra sao tome ou uma pedra que se chama jacobina?
    Estou completamente perdida!!!
    Obigada!!!

    • Mariana Lombardi
      18 de julho de 2012 às 09:14

      Oi Catia,
      Os 3 opções são ótimas! Agora a decisão vai depender do efeito que vc quer, pois a pedra portuguesa fica com mais rejuntes, mais marcada, já as outras pedras podem criar um piso mais lisinho se forem usadas em grandes tamanhhos.
      Bjos
      Mari

  37. Sandra Virginia Souza Piovezan
    29 de maio de 2012 às 16:17

    Olá queridas,

    Primeiramente parabéns pelo profissionalismo e a qualidade que apresentam os assuntos do blog! Gostaria de uma indicação de revestimento de piso para área externa. Em minha nova casa tenho uma rampa cuja a inclinação é bem acentuada e estou com dificuldades para definir o que utilizar.
    Ficarei no aguardo de suas sugestões.
    Obrigada.

    • Cristina Campos
      29 de maio de 2012 às 21:44

      Oi Sandra,
      Rampas muito inclinadas exigem muito cuidado no assentamento, as pedras e cerâmicas podem soltar ou quebrar com mais facilidade. Te sugiro conhecer o concreto estampado, acho que pode ser uma boa solução pra você.
      Beijos,
      Cris

  38. Irenilza Martins Tassar
    13 de junho de 2012 às 23:56

    Parabéns, vocês se propuseram a prestar informações valiosas aos que sonham com materiais bonitos e práticos, e creiam, conseguiram, legal demais. Sou leiga no assunto, estou construindo uma casa em um condomínio rural, na frente está sendo planejado um pequeno espaço goumert, onde terá também uma banheira tipo spa. Qual piso vocês acham + conveniente? e qual revestimento na parede da churrasqueira? O chaminé da churrasqueira pretendo instalar um de aço inox. Devo fazer um pequeno degrau no spa? Desde já agradeço pela atenção. Um grande abraço. E mais uma vez, parabéns, vocês são show!!!!

  39. Cecilia
    16 de junho de 2012 às 17:20

    Adorei suas dicas. Optei pelo fulget. Gostaria de saber se é fácil encontrá-lo e se realmente fiz a escolha certa, pois tenho cachorro de porte grande. Obrigada Bjus

  40. Cecilia
    17 de junho de 2012 às 00:10

    Adorei suas dicas.Optei pelo fulget para garagem e quintal.Gostaria de saber se fiz a escolha certa, pois preciso de um piso que não escorregue de jeito nenhum mesmo molhado e além disso tenho um cachorro de porte grande. Um abraço

    • Cristina Campos
      27 de junho de 2012 às 20:41

      Oi Cecilia,
      Você fez uma boa escolha sim. Como explicamos no post, não existe um piso perfeito para a área externa. O fulget não escorrega de jeito nenhum, mas pode dar uma trabalhinho a mais para limpar, e vai encardir com o tempo, o que não quer dizer que vai ficar feio.
      Beijos,
      Cris

  41. Paulo
    25 de junho de 2012 às 19:59

    Olá!
    Eu estou pesquisando um piso antiderrapante para varanda e estou em dúvida em qual escolher, pois li que alguns ficam muito encardidos ou marcados com o tempo.
    Como escolher um bom piso antiderrapante?
    Obrigado!

  42. Paulo
    29 de junho de 2012 às 10:10

    Eu estou pesquisando para escolher o piso para minha varanda e eu gostaria de escolher um que fosse antiderrapante/antideslizante.

    Vocês poderiam indicar algum piso com preço de até 20,00 o m2?

  43. Roberta
    01 de julho de 2012 às 17:50

    Ola Cris,
    Adoro este Blog, vou construir uma casa e sempre venho aqui para ter idéias!! Parabéns!
    Gostaria de tirar uma duvida. A pedra portuguesa é muito quente para colocar em volta da piscina? E o cimenticio que imita madeira e o porcelanato que imita madeira são atermicos?
    Vc poderia me dar uma sugestão para eu colocar na fachada da minha casa, na parede, ao invés de colocar madeira, qual destes revestimentos que imitam madeira que vc acha que ficaria mais bonito, ja que a casa é moderna?
    Obrigada.

  44. Marcon Regis de Lima
    03 de julho de 2012 às 03:20

    Mariana e Cristina,

    Estou em reforma e surgiu uma duvida: tenho uma rampa de 20 a 25 graus de inclinação e comprimento de 18 metros. Pergunto: posso instalar pedra miracema tipo lajinha nesta rampa? Pois quando comprei o sitio havia pedras miracema mas dispostas intercaladas formando somente o caminho para a roda do carro. Agora quero fechar todo o espaço da rampa com essa pedra. Consigo fazer isso?? Tem algum risco de carro não subir?

  45. 16 de julho de 2012 às 13:58

    Olá.
    Estou reformando minha cada da praia (sul). Gostaria de informações sobre a fibra que imita madeira. É mais durável? Aquece muito? Cria limo?
    Aguardo retorno. Obrigada.
    Andréa

  46. Robson Medeiros
    16 de julho de 2012 às 19:18

    Ola, parabens pelo post! Seu site é fantastico! Estamos em fase de acabamento da nossa casa dos sonho, e gostaria de uma dica… Estou finalizando a area externa, onde fica piscina e churrasqueira… estou na duvida de qual material usar… O projetista da piscina, me sugeriu utilizar Miracema inclusive na volta na piscina…. Todo o restante em torno da casa e nas outras areas externas sao da mesma miracema… pesquisei bastante e nao encontrei nenhuma referencia sobre miracema aplicada em entornos de piscina… porem as caracteristicas da propria miracema me parece ser muito proxima das outras pedras comumente utilizadas, pois todas sao quartizitos… o que vcs acham? alguma sugestao sobre isso?

    Obrigado

  47. Ricardo Morais
    25 de julho de 2012 às 12:09

    Olá boa tarde, vi que vcs colocaram o marmore bege bahia como opção para área externa. Estou construindo e estive escolhendo as pedras estes dias, porém o dono da marmoraria me disse que não é aconselhável que o bege bahia fique exposto. O que vcs acham. Obrigado.

    • Ricardo Morais
      07 de agosto de 2012 às 16:41

      Parabéns pela página!!

      • Mariana Lombardi
        08 de agosto de 2012 às 08:47

        Obrigada, Ricardo!

  48. dilza cardoso
    01 de agosto de 2012 às 19:05

    adorei os comentários !!! me ajudaram bastante com a escolha dos pisos na minha churrasqueira e no deck da piscina!!!!

    • Mariana Lombardi
      02 de agosto de 2012 às 07:58

      Que bom, Dilza!
      Bjos

  49. Ricardo
    03 de agosto de 2012 às 15:24

    Boa tarde, parabéns pelo blog!
    Estou pensando em colocar o mármore bege bahia na minha casa, escada e soleiras porém nas marmorarias que pesquisei o pessoal não me indicou este mármore para áreas externas (soleiras). O que vcs acham? Eu queria muito esta pedra, mas agora estou na dúvida, tem algum problema ficar expostas?

  50. inolan
    05 de agosto de 2012 às 23:35

    PARABÉNS

  51. Ricardo Morais
    10 de agosto de 2012 às 11:10

    Bom dia. Estou com uma dúvida, nas marmorarias que estou olhando as pedras para a minha casa eles não indicaram o mármore bege bahia para áreas externas, vcs acham que tem algum problema?
    Obrigado.

    • Mariana Lombardi
      22 de agosto de 2012 às 00:44

      Não vejo problema… Estamos preparando um post sobre isso.
      bjo
      *OBS: Estamos com muitos comentários pendentes e queremos colocar tudo em dia, portanto, nesta semana as repostas serão breves.

  52. Ronaldo
    16 de agosto de 2012 às 19:28

    olha eu denovo aqui, rs

    gostaria de uma dica!
    na minha area externa, tem uma piscina de 12 metros mais hidro, (é enormeeee) a borda eu fiz com granito, com a largura de 60cm (ficou linda) mas como meu espaco é grande eu opitei em nao colocar grama, ate pq tenho cachorro, pensei em colocar deck, mas como o espaco é grande, acho que dará mt trabalho. entao a pergunta….. eu posso mistuuraar outro tipo de material, como o cimento queimado, com as bordas de granito e um espaco ainda com deck?

    Obrigado!

    Ronaldo
    Tres Lagoas-MS

    • Cristina Campos
      19 de agosto de 2012 às 22:09

      Oi Ronaldo,
      Fica sim! A diferença desses materiais preeenche o espaço. Mas já que não tem grama, decore com vasos pra ficar mais charmoso!
      Beijos,
      Cris

  53. Maria Elizabete Marcatti Ventura
    26 de agosto de 2012 às 10:30

    Troquei meu piso externo (300m)por um porcelanato Buschellini anti derrapante.Triste idéia,pois desde então não passo um dia sem lavar.
    O que posso passar sobre ele para aliviar meu arrependimento?
    Existe alguma tinta? Por favor me ajudem…
    Grata,
    Elizabete marcatti

  54. Viviane
    06 de setembro de 2012 às 12:10

    Gostaria de um opinião a respeito de que tipo de piso seria interessante colocar nos fundos de meu sobrado, é uma área não muito grande, aprox. 6m x 2m, do lado direito fica a churrasqueira, bancada c/ fogão e pia, do lado esquerdo fica a área de serviço. Cobrimos toda a área com cobertura retrátil em vidro incolor, para não perder a luminosidade. Pensamos em colocar o mesmo porcelanato do interior da casa, polido na cor areia, mas acredito que não seja possível pois a área de serviço é molhada, outra possibilidade que estamos levantando seria colocar um deck de madeira em toda a área incluindo na de serviço, será que ficaria bom? Tenho receio que escureça muito o ambiente, e não sei se seria adequado colocar madeira na área de serviço (molhada), poderíamos talvez colocar o deck somente em uma parte, na área da churrasqueira, ou desta forma estaríamos dando a sensação de redução do ambiente?

    Desde já agradeço. Viviane

    • Mariana Lombardi
      06 de setembro de 2012 às 12:55

      Oi Viviane,
      Gosto da opção de ter um deck de madeira menor e o resto em cerâmica. Uma boa opção é tentar alguma cerâmica parecida com a que vc esta usando na casa, mas ao invés de polida, use alguma anti-derrapante.
      Bjos,
      Mari

  55. Leila Beatriz
    09 de setembro de 2012 às 18:39

    Olá gurias… lindo o blog de vocês!
    Bom, preciso de uma ajudinha! Eu e meu namorido estamos terminando nossa obra, e para as áreas externas mas cobertas compramos o procelanato portinari grand canyon white… ele quer colocar este também na parte que não tem cobertura, que ligará a passagem do carro/varanda (casa) a garagem que também servirá com pequeno salão de festas mas tenho medo de encardir, enfim, não ser a melhor opção. Aqui no inverno é muito frio e o sol muda de posição, sendo assim, tem lugares que não pega sol. O que vocês sugerem? Abraços!!!

  56. Alan Marcelo Polacchini de Oliveira
    19 de setembro de 2012 às 09:26

    Me encontro num dilema:
    Com a reforma que minha mãe está fazendo na casa dela, precisamos decidir o revestimento da escada de entrada da casa. A garagem, que fica em primeiro plano será revestida de paver de cimento cinza-claro, com a retirada do jardim da frente para dar lugar a garagem, foram descobertas as pedras de fundação da casa (construída a mais de 50 anos) que são matacões de basalto preto rejuntadas com cimento. Minha mãe não quer que a fachada da casa seja muito fria, num tom de cinza como seria de esperar com essa combinação de cinza/preto/e o branco das grades. Pensei num granito levigado ou flameado, que tivesse tos que pudessem dar opção de cor na fachada. Vocês tem alguma sugestão?

  57. Vívian m b Netto
    06 de novembro de 2012 às 22:10

    Adorei o blog de vocês. Queria pedir uma ajuda. Comprei uma casa e estou reformando o quintal onde haverá uma piscina de fibra, área de churrasqueira coberta, uma edícula, e dois corredores laterais. Pensei em pedra mineira ao redor da piscina e o restante? Tenho 2 filhos e 3 cães. Queria que fosse algo que não absorvesse o xixi dos cães como a ardósia e anti derrapante pelas crianças, sem precisar de impermeabilizastes de 2-2meses. Separo churrasqueira do resto? Obrigada pela ajuda. Vívian.

  58. José Carlos
    17 de novembro de 2012 às 15:39

    Olha, gostei muito do site.. só me deixou com uma grande dúvida… pois estava pensando em reformar todo meu quintal que está com um piso velho e feio, retirando tudo, refazendo um contrapiso de qualidade, e por a pedra miracema em toda área externa..
    Sempre imaginei que ela era uma das mais resistentes, porém ao ler que um porcelanato é mais resistente que as pedras, fiquei na dúvida, embora seja mais caro!
    Parabéns pelo blog, coloquei no meu favoritos! 😀

    • Cristina Campos
      19 de novembro de 2012 às 15:26

      Oi José Carlos,
      Os porcelanatos são mais resistentes a manchas, pois absorvem menos água e gordura, porém a pedra também é bem resistente e muito adequada para áreas externas. Pode usar a miracema sem medo. Lembre-se apenas que ela esquenta, por isso seria bom usar um piso atérmico perto da piscina.
      Volte sempre!
      Beijos,
      Cris

  59. Donato Calderaro Jarque
    25 de novembro de 2012 às 12:56

    Bom dia, Voce poderia me dar um conselho????
    Preciso impermeabilizar e colocar piso em um terraço de quase 100 m²,
    Quanto a parte dee impermeabilização, já tive resposta, agora quanto ao piso, gostaria de saber qual piso uso para não pasar agua e que não solte com o calor do sol, pois o terraço pega sol o dia inteiro. Lembro que é sol no Rio de Janeiro – mais de 40º C. Não estou muito preocupado com a beleza, e sim com a resistencia a agua e ao calor…. Tambem não pode ser escorregadio, pois minha mãe é idosa e anda nesse terraço.
    Obrigado,
    Donato

  60. Angela Araujo
    28 de novembro de 2012 às 23:07

    Estou impressionada com este blog; tudo que a gente procura,tem aqui! Vi a matéria sobre áreas de seviço e quase morri …. que lindas! Estou reformando a casa toda (por partes), claro, e as dicas são demais. Parabéns,meninas, e obrigada!

    • Mariana Lombardi
      17 de janeiro de 2013 às 18:51

      Que bom, Angela!
      Volte sempre…
      bjos

  61. Javan Barbosa Fontes
    02 de dezembro de 2012 às 12:21

    Qual seria o tipo ideal de piso para evitar a formação de calos em cães?. Uns falam em piso cimentado desempenado, outros com cerâmica anti-derrapante e até pedra de ardósia colocados em todo o quintal, pois é nesse local que passam a maior parte do tempo.
    Parabéns pelo blog e obrigado.

    • Cristina Campos
      03 de dezembro de 2012 às 11:05

      Oi Javan,
      Não faço ideia! O ideal nesse caso é perguntar para um veterinário qual seria o mais adequado antes de fazer uma opção.
      Beijos,
      Cris

  62. Maria Lucia Bretas
    15 de janeiro de 2013 às 20:32

    Boa noite, estou reformando a fachada do prédio e vou mudar o piso da entrada. Hoje temos pedra de ardósia, 36m2. Gostei muito do piso fulget,mas fica encardido com o tempo. Qual outra vcs podem indicar? Tem alguma indicação em Belo Horizonte? Aguardo retorno, Maria Lucia

  63. Ana Paula lamounier
    04 de fevereiro de 2013 às 13:38

    Gostaria de tirar uma dúvida, estou querendo colocar na minha grama
    a pedra miracema, no caminho aonde passa o carro, há necessidade de fazer o contra piso, ou só fazer a colocação da pedra direto na grama? Tenho medo da pedra começar a quebrar.

    • Mariana Lombardi
      09 de fevereiro de 2013 às 14:14

      Oi Ana Paula,
      Com o contrapiso funciona bem melhor!
      Bjos
      Mari

  64. Fernanda
    20 de fevereiro de 2013 às 10:04

    Meninas, este post é excelente! Só achei que faltou detalhar um pouco mais o cimento queimado… ele seria adequado para varanda coberta (porém aberta na lateral, ou seja, podendo molhar com chuva)? Ou escorrega? Tenho filha pequena e este é meu receio na escolha.
    Na área descoberta, vou colocar deck de madeira e seixos, então acho que a combinação com o cimento queimado ficaria legal, mas não sei se é funcional. Outra coisa que me preoucupo são as rachaduras que podem aparecer neste tipo de piso… alguma sugestão? Obrigada. bjs,
    Fernanda

  65. Fabiana
    04 de março de 2013 às 11:49

    Bom dia. Há 3 meses, procurando ideias para fazer a piscina aqui de casa encontrei seu post. Ele foi definitivo na minha escolha pois além das opções e das fotos ainda tem dicas importantes.
    Agora eu cheguei num ponto e não consigo ir adiante pois ninguém sabe como resolver apesar de corriqueiro: instalamos uma piscina de fibra e agora na preparação do Deck (pedra pirenópolis + madeira) não sabemos o que usar para colar a pedra na borda de fibra que deve ser recoberta.
    Já pesquisei e liguei para vários lugares e ninguém sabe qual produto usar. Resultado: minha obra está parada há duas semanas…
    Vocês poderiam me dar essa luz? Pensei num adesivo epóxi tipo a Sika Epóxi, mas ao ligar no 0800 os técnicos informaram que, a princípio, esse uso não seria adequado….
    Por favor, vcs podem ajudar?

  66. Ana Laura
    27 de março de 2013 às 19:09

    Adorei todas as informações e acho que já escolhi o mosaico português para revestir minha área externa. Mas tenho uma dúvida… ele serve para revestir degraus? Digo isso porque minha piscina fica em um nível abaixo da varanda e churrasqueira. Não fica estranho?

  67. Milene Kobayashi
    03 de abril de 2013 às 15:45

    Olá Mariana.

    Tenho uma aréa externa de 60m2 aproximadamente, sendo metade dessa aréa coberta e a outra aberta. Minha dúvida é, entre o cimentício, fulget e cimento queimado qual seria mais recomendado sendo que essa aréa pode vir a ficar molhada ( portanto deve ser pelo menos um pouco antiderrapante), tenho cães ( quanto a higienização qual é mais fácil). Tb vi que a durabilidade e manutenção de todas são “Faceis” e bem parecidas. Qual vc indicaria?
    E parabéns pelo post muito bem escrito!!!

    Abraços

    • Mariana Lombardi
      15 de abril de 2013 às 14:07

      Oi Milene,
      Acho o fulget uma melhor opção… Tanto pode ser usado em áreas internas quanto externas.
      Beijo,
      Mari

  68. Cláudia Gonçalves de Freitas Martins
    07 de abril de 2013 às 22:08

    Olá,Cristina e Mariana
    Em primeiro lugar,parabéns pelo blog.Nunca vi algo com tantas informações e de maneira carinhosa e profissional.Estou em dúvida quanto ao piso que vou colocar na área da garagem da casa ,que também vai servir de área de lazer,quando não estiverem os carros e próximo fica a piscina,onde já optamos pelo atérmico da Castelato.Vi um da Incepa antiderrapante e o mesmo modelo abs.O vendedor sugeriu o abs,por não escorregar,mas um amigo nos falou que está arrependido,pois tem esse piso e tem que esfregar o tempo todo.Poderia colocar só o antiderrapante,ou é muito perigoso ?
    Abraços
    Cláudia

  69. 09 de abril de 2013 às 20:21

    Achei tudo muito lindo ,pena que vcs nãp publicão opções para baixa renda!

  70. Maria Tereza
    15 de maio de 2013 às 23:58

    Olá Mariana e Cristina. Primeiro, gostaria de dizer que sou fã de voces. Seu blog e de muito bom gosto! Parabéns.
    Gostaria de pedir sua opinião sobre duas coisas.
    1- minha casa será em estilo contemporâneo para minimalista, branca com esquadrias bem grandes brancas de alumínio. A proposta de acabamento seria colocar detalhes de Porcelanato imitando Madeira, da Portinari, na fachada da casa, nas laterais e no fundo e para destacar alguns volumes, uma pintura cinza claro. Também colocaria no entorno da piscina um Porcelanato imitando deck de Madeira, todo riscadinho. O que voce acha?
    2- outra coisa seria o material ideal para a escada externa de entrada da casa. Estou pensando em concreto aparente. Voce acha que fica escorregadio?
    Obrigada e um grande abraço.
    Maria Tereza.

  71. 08 de julho de 2013 às 12:15

    Oi Cris!
    Parabéns pelo excelente post!! Amei a matéria e suas dicas!
    Estou numa enorme dúvida em qual piso usar na minha fachada, na frente da garagem, da porta de entrada e na calçada. Gostaria de um piso claro, com pouca manutenção de limpeza, que não prolifere fungos e que seja mais barato. Usei na minha garagem porcelanato esmaltado retificado A, 62×62 e peguei R$ 26,90 o m². Seria ideal usar que tipo de pedra ou porcelanato na fachada? Se possível me responde lá no blog! Assim você pode aproveitar para conhecer e minha fachada e indicar o piso que mais combine. Obrigada desde já!!
    Beijos!

    “Construindo Minha Casa Clean”

  72. solange
    30 de julho de 2013 às 11:55

    Bom dia! Gostaria de uma sugestão sobre qual piso correto devo colocar no quintal, vi um piso com imitação de grama será que é de boa qualidade? Por favor aguardo sua resposta. Obrigada.

  73. joice
    10 de agosto de 2013 às 00:05

    Ola,
    Boa noite.
    Gostaria de tirar uma duvida. Quero por a pedra portuguesa,(trabalhando mais com o branco) e bege na calçada,poderia dar sequencia ate a garagem na porta de entrada,acho ela pratica pra limpeza,não escorrega e pode ser lavada com maquina de pressão,mas penso nas crianças por ser um material bruto?
    Desde de já agradeço .
    Beijos!!!.

    • joice
      10 de agosto de 2013 às 00:46

      Me esqueci de completar o comentário,vocês postaram sobre trabalhos novos que reuna as especificações simultâneas sobre pisos externos.
      Tem no mercado um trabalho de piso cimentício em forma de deck e outros desenhos, sao muitos bonitos e da para ser substituido pois nao precisa de manutençao é colocado o cimento fresco no espaço e passado uma tinta ou feito um tratamento na cor de madeira e com os frizos. Já saiu matéria na televisão sobre empresas de sucesso!!!.
      Nao sei se ajudaria.
      Beijos novamente!!!.

      • Mariana Lombardi
        12 de agosto de 2013 às 08:23

        Obrigada, vamos pesquisar sobre ele!
        bjos

    • Mariana Lombardi
      12 de agosto de 2013 às 08:22

      OI Joice,
      Pode usar a pedra na garagem também!
      bjos

  74. Cristina
    23 de outubro de 2013 às 11:50

    Adorei esta pagina. Meus parabens a vcs duas. Estou trocando o deck de madeira do meu ofurô, que é suspenso e colocando a pedra mineira para combinar com o resto da área de lazer. Hoje me falaram sobre um piso emborrachado que imita madeira. O que vcs acham? Ele é resistente, é apropriado para este lugar? E qto ao preço, saberiam me dar uma i´déia se ele é compatível com o preço da pedra? Desde já meu muito obrigado.

  75. Tania
    22 de janeiro de 2014 às 10:24

    Bom dia, excelentes explicações, so uma questão, o deck de madeira nao exige contra piso? Pesquisei na minha regiao (Curitiba) e todos me disseram que temos que fazer o contra piso antes…. Saberia algum lugar onde poderia me informar melhor sobre isso?

    Grata

  76. Maria do Carmo
    25 de janeiro de 2014 às 14:03

    Minha casa é simples e mais antiga. Preciso trocar o piso da calçada que mede, 1,35mts por 14,00mts. A Calçada é bem estreita e o piso é de ladrilho. Tenho uma grade na frente com portão eletrônico e portão social para entrar.
    A garagem ainda é de ardósia. Estou olhando um piso antiderrapante para a calçada e outro para a garagem. Posso colocar piso liso? ou precisa ser também antiderrapante o mesmo da calçada? Todos os pisos antiderrapantes da minha cidade são muito feios. Já que tenho a grade separando o ambiente, posso colocar outro tipo na garagem? Ela mede 47 mts. de comprimento por 8,70 de largura.
    Gostaria de saber se o piso da garagem também tem que ser antiderrapante?
    Por favor me ajudem, já começou a obra e eu ainda não descidi.
    Abraços agradecida.
    Maria do Carmo

  77. 02 de fevereiro de 2014 às 10:07

    Bom dia.
    Pedi umas orientações aqui, mais sei que tem muitas pessoas para serem atendidas. Mais já começei minha reforma, e preciso urgente comprar o piso das garagens e da calçada. Estava esperando suas orientações para comprá-los. Será que vcs não poderiam me ajudar, diante do tempo que possuo para estar escolhendo o piso? Ajude me por favor
    Atenciosamente
    Maria Coelho do Carmo Buchmann.

  78. Maristela A. F. da Costa
    01 de dezembro de 2014 às 22:23

    Oi na ultima reunião do meu condomínio apresentaram um projeto para a calçadas, particularmente eu não aprovo , sugeri em um outro projeto e agora preciso fazer a tarefa de casa , preciso de orientação o que devo sugeri com os pros e os contras por favor me de uma luz, qual o melhor material para usar na calcadas entre os blocos. Aguardo a ajuda já agradcendo

    • Cristina Campos
      02 de dezembro de 2014 às 22:37

      Oi Maristela,
      Não conheço o condomínio e suas particularidades… Mas para calçadas gosto da pedra portuguesa, concreto estampado e bloquetes. Será que algum deles se adapta bem ao projeto?
      Bjs,
      Cris

  79. Angela Dilma Costa
    15 de dezembro de 2014 às 23:17

    Olá Menina, parabéns pelo blog é muito explicativo e objetivo. Mas ainda tenho uma dúvida. Tenho uma academia de natação e tenho cerâmica anti derrapante ao redor da piscina, estou reformando e ia apenas colocar outra cerâmica por cima, mas pelo que vi aqui parece que o cimentíceo é mais indicado, poderia coloca-lo por cima do piso ou não? Ou vocês me indicariam outra opção, sendo que a área da piscina é coberta.

    • Cristina Campos
      13 de janeiro de 2015 às 20:34

      Oi Angela,
      O cimentício é muito usado para bordas de piscina, assim como pedras naturais e porcelanatos rústicos. Os cimentícios não devem ser colocado sobre outro piso, pois a espessura deles é grande.
      Beijos,
      Cris

  80. 11 de fevereiro de 2015 às 17:22

    Por desconhecoimento, instalei piso cerâmico (acho que é porcelanato) poroso antiderrapante recomendado para áreas externas na cozinha e banheiro. Agora, eu tendo grandes dificuldades para limpeza , pois como acumula muita poeira, não adianta só varrer e nem passar pano molhado, pois piora o aspecto de sujeira, fica parecendo que está sempre sujo, enlameado. Existe alguma forma de impermeabilizá-lo permanentemente? Obrigado.

  81. Isabel Leite
    25 de fevereiro de 2015 às 08:28

    Oi, parabéns pelo blog. Estou reformando minha piscina ela terá bege bahia na borda e uma parte será com piso imitando madeira como deck. Gostaria de sugestão sobre um piso prático e antiderrapante (estou pensando em cerâmica) que eu poderia colocar na outra parte em volta da piscina, nesta parte tem também um canteiro que vou aumentar a alutura e gostaria de saber qual o revestimento p ele também e qual altura fica melhor.

  82. Jussi
    27 de abril de 2015 às 09:15

    Não conseguir abrir as imagens. Mas estou pensando em fazer um deck seco na frente da casa com o piso deck ravena sabia da biancogress e também usá-lo em um pedaço no fundo da casa próximo a piscina. O que você acha
    Obrigada!

    • Cristina Campos
      27 de abril de 2015 às 11:14

      Oi Jussi,
      Estamos com problemas em alguns posts antigos, mas vamos resolver. Acho que vai ficar ótimo, gosto muito desses pisos para substituir a madeira.
      Bjs,
      Cris

  83. Maximilian Canez Fernandes
    19 de julho de 2015 às 08:39

    Olá,

    Muito bom o artigo sobre os revestimentos para piscina. Estou começando a revestir a minha e as dúvidas ainda são muitas em relação ao piso adequado. Gosto do porcelanato amadeirado e estou pensando em partir para este na piscina. Acho um contraste legal da madeira com o azul da água.
    Tenho pesquisado muito sobre o porcelanato atérmico. Existe alguma opção viável no mercado?
    Obrigado

    • Cristina Campos
      31 de agosto de 2015 às 16:38

      Oi Maximilian,
      Hoje em dia muitas marcas produzem esse piso, se pesquisar você consegue um preço bom!
      Bjs,
      Cris

  84. rosemary
    27 de agosto de 2015 às 12:40

    estou muito confusa cada um fala uma coisa, estou fazendo uma piscina e ao redor não sei o que colocar uns falam para colocar pedra São Tome bem clarinha porque não é escorregadia não esquenta e esteticamente fica mais bonita outros falam que a cerâmica antiderrapante fica bonito e é bem mais em conta quase 50% mais barato a ceramica junto coma a mao de obra não sei o que fazer me ajuda

    • Cristina Campos
      31 de agosto de 2015 às 10:21

      Oi Rosemary,
      Não sou muito fã da cerâmica porque esquenta e precisa de rejunte… Prefiro a pedra São Tomé ou um cimentício atérmico (Solarium ou Castelatto), que é um material próprio para esse fim.
      Bjs,
      Cris

  85. Priscilla
    16 de outubro de 2015 às 23:26

    Boa noite!
    Meninas,
    Coloquei na minha piscina a pedra Ijao da Pasinato e estou em dúvida se coloco no deck, borda da piscina e varanda o mármore bege Bahia, o cimenticio da castelato etrusco fendi ou fulge.
    Ficarei muito feliz em me ajudarem a decidir. Bjs

  86. Paula
    17 de novembro de 2015 às 17:41

    Olá,

    Gostaria de fazer uma garagem coberta para dois carros e estou em dúvida em relação ao piso. Gostaria de fazer placas e entre elas preencher com seixo ou pedras moídas, mas estou em dúvida sobre qual seria o melhor material para as placas. Pensei em: a) placas cimentícias (mas estou com dificuldade de encontrar na minha cidade); b) pedra natural (aqui vendem a pedra cariri calibrada, que é bem regular); c) porcelanato natural; e d) contrapiso revestido com argamassa tipo cimento queimado.

    Qual material vocês indicariam?

    Outra dúvida: Será que quando a roda do carro passasse por cima das placas as quinas poderiam ficar sobrecarregadas e aparecerem rachaduras e quebras? Vocês indicariam este tipo de piso (placas entremeadas com seixo/pedras moídas) para uma garagem?

    Obrigada e parabéns pelo blog! É um dos mais completos que já vi e tem uma linguagem bem acessível!

    Até mais!

  87. Cristhiane Rezende
    15 de setembro de 2016 às 16:15

    Boa tarde! Gostaria de saber se vocês têm conhecimento de alguma tinta que posso passar sobre o meu cimenticio todo encardido! Obrigada!

  88. André Rufino
    20 de outubro de 2016 às 13:51

    Estou querendo revestir uma área externa, sem cobertura com fluxo de carros, pois a garagem fica no fundo da residência.
    Cerâmica ou Porcelanato?
    O que você indica.
    Obrigado.

  89. 08 de novembro de 2016 às 23:48

    Ola, gostaria de saber se existe algum revestimento ou pedra para colocar na área de laser ou perto de uma piscina, onde bate muito sol, um produto que não deixe o piso quente, que fosse antiderrapante e que não suje muito, pareci milagre, será que existe

  90. luzilene
    18 de janeiro de 2017 às 09:55

    bom dia estou fazendo uma piscina com borda infinita e vou usar pedra hijau lisa da palimanan e nao sei o que usar no piso da piscina !

  91. 15 de abril de 2017 às 17:49

    boa tarde, estou em duvida em qual piso externo escolher para minha casa. pois tenho dois cachorros e eles adoram correr em volta da casa, por isso gostaria de colocar um piso no qual eles nao escorregassem e tambem um piso que nao mancha. preciso de uma opiniao

  92. savio
    20 de maio de 2017 às 11:14

    Gostaria de saber se o piso de granitina e resistente a movimentação de carros pesados?

  93. Cecilia
    29 de junho de 2017 às 04:23

    Olá, gostaria de saber se posso colocar Porcelanato Polido na minha área de lazer. Ouvi dizer que no porcelanato polido, se cair gordura, refrigerante ou cerveja ele mancha, isso procede ou é mito? Apesar de saber que o porcelanato polido é escorregadio, gostaria da opinião de vocês, pois, acho muito bonito o polido, e se eu colocar vou estar cometendo um erro muito grande. Ficaria muito grata, se me respondesse e me tirasse essa dúvida.

  94. Luciane
    08 de julho de 2017 às 15:15

    Parabéns pelo artigo, os acabamentos esternos, deixa o ambiente mais bonito e agradável.

  95. Luciane
    12 de julho de 2017 às 13:30

    Muito lindo os revestimentos em piscinas, olhando com mais detalhes, achei o de porcelanato muito bonito, achei que da um toque mais sofisticado ao ambiente