Mármore travertino
Mármore Travertino
Postado Por - 25 de novembro de 2014

marmore travertino

Mármore Travertino é um caso de amor ♥, acho lindíssimo e está entre os meus favoritos! É uma pedra natural de cor bege clara, caracterizada por veios longilíneos, que lembram ramos e folhas. É o mármore mais usado como material de construção ao longo da história, e ainda hoje é comum como acabamento de ambientes residenciais e comerciais, por ser uma opção bonita, nobre e atemporal.

TIPOS

tipos de marmore travertino

Os de origem italiana são os mais conhecidos, dentre eles estão: Romano ou Clássico, Navona, Turco, Toscano, Itamarati, Tivoli, Gold, Silver e Negro.

No Brasil, os mais usados são: o Travetino Romano e o Travertino Navona (importados da Itália ou outras regiões); o Travertino Nacional (ou mármore Bege Bahia) é um similar mais barato e bem parecido – falaremos dele num outro post.

Na foto, não dá para ver muito bem, mas a diferença entre o travertino Romano e o travertino Navona, é que o Navona é mais claro e tem os veios menos marcados. O Bege Bahia, como é mais conhecido o travertino Nacional, tem o desenho mais arredondado, mais manchado.

ACABAMENTOS

tipos de marmore travertino

Bruto ou Natural – opaco e com veios aparentes (buracos mesmo), é o mármore serrado e sem nenhum acabamento, como ele vem da natureza. É lindo, muito usado e funciona super bem para revestimento de paredes, mas não funcionam para as paredes da área do box (dá infiltração), nem para cubas e bancadas (a água passa pelos poros). Para pisos, exige muita manutenção (junta sujeira).

* Resinado ou estucado – feito a partir da aplicação de uma resina, praticamente da mesma cor do mármore, cobrindo os poros que existem na superfície. Para nossa alegria \o/, tem como resolver os “buracos”! Essa resina aplicada fica bem discreta e é como o mármore é mais usado: resinado+levigado ou resinado+polido.

Levigado – tem aspecto opaco, é lixado com abrasivos até deixá-lo liso, ficando semi-polido. É o acabamento mais usado, pois mantém a cor natural do mármore, mas fica mais prático, podendo ser usado de diversas maneiras em ambientes internos e externos.

Polido – tem aspecto liso e com brilho. É como a maioria dos mármores são usados, mas acho que é como o Travertino fica menos bonito (nunca feio!) e percebo que atualmente é como está sendo menos usado.

De todos esses acabamentos acima, quanto maior a placa, mais bonito fica. Prefira o acabamento reto, ou meia-esquadria, para as bordas. O mármore também pode ser encontrado trabalhado, em formato de pastilhas, filetes, texturizado… com resultados igualmente bonitos.

DESVANTAGENS

Comparado ao granito ou material sintético, é mais frágil e por isso não é recomendado para bancadas de cozinhas/churrasqueiras (óleos e gorduras podem manchá-lo), e nem pisos de alto tráfego ou áreas úmidas. Para a manutenção, usar somente pano úmido. O preço é alto, sendo um dos mais caros dentre os mármores.

PREÇO

O preço do m² varia de acordo com o tamanho da pedra, bancadas sob medida custam mais do que pisos de tamanhos pré-definidos, pois a marmoraria considera a perda do material. O custo do m², em Reais: travertino Romano bruto 460 /levigado 570 /polido 600. Travertino Navona bruto 760 /levigado 980/ polido 1000. Bege Bahia bruto 200 /levigado 210 /polido 230.

COMO E ONDE USAR

Sala com piso de mámore travertino + parede de tijolo aparente. Ao dispensar o tapete, o mármore do piso ganhou destaque. Projeto André Piva.

Sala com piso de mármore travertino + móveis clarinhos + detalhes de madeira. Projeto Paula Mattar.

Sala grande com piso de mármore travertino + móveis claros + detalhes de madeira. Projeto Andréa Chicharo.

porcelanato tipo travertino

Cozinha integrada com piso de porcelanato tipo mármore travertino + bancada e móveis brancos.

* Existem várias imitações do travertino (bem bonitas) no mercado, como porcelanatos, que têm a vantagem de serem resistentes e ficam ótimos para pisos, e cimentícios, que por não usarem o mármore como matéria prima, são mais baratos. Podemos falar sobre isso depois.

Sala de jantar com parede revestida de mármore travertino + iluminação destacando a textura.

Sala com parede e lareira de mármore travertino + iluminação direcionada + paredes cor bege claro. Projeto Manuela Lamego, via Stammer Fotografia.

Cantinho com paredes revestidas de mármore travertino + móveis de madeira, vime e palha. Projeto Anna Paula Melo.

Sala com parede grande revestida de mármore travertino + piso e escada de madeira de tom médio + móveis de madeira de tom mais escuro.Via Archdaily.

Parede atrás do sofá de mármore travertino em placas retangulares + sofá bege + tapete escuro criando contraste.

Sala com piso e parede de mármore travertino + iluminação planejada. Projeto Roberto Migotto.

Casa com piso e paredes de mármore travertino + grandes aberturas + iluminação natural. Adoro este projeto da Ana Maria Vieira Santos.

BANCADA DE MARMORE TRAVERTINO

Banheiro com bancada de mármore travertino + cuba de semi-encaixe + detalhes de vime e madeira.

marmore travertino bruto banheiro

Bancadas de mármore travertino + cubas de apoio. Projeto Paloma Yamagata.

CUBA DE MARMORE TRAVERTINO

Banheiro com bancada+ cuba+ piso+ paredes de mármore travertino. Observem a iluminação por baixo da bancada, fica super legal em lavabos. Projeto Maai Arquitetos.

lavabo marmore travertino

Lavabos com bancadas e cubas de mármore travertino. Projeto Paloma Yamagata e Maai arquitetos.

*Nos posts sobre lavabos têm vária opções de bancadas+cubas de mármore travertino – link aqui.

banheiro marmore travertino

Banheiro grande com todos os acabamentos de mármore travertino + armário de madeira.Projeto Fernanda Marques.

banheiro cuba esculpida marmore travertino

Banheiro com bancada e cuba esculpida de mármore travertino navona levigado + paredes claras + espelho no armário com iluminação embutida. Projeto Maithiá Guedes.
***
Pelas fotos não consigo identificar exatamente que tipo/acabamento de travertino foi usado, pois a iluminação faz com que eles fiquem bem parecidos. 
.



gravatar
Natalia Noleto
novembro 26th, 2014 às 16:58

1

Muito chique na parede! Lindo lindo.

gravatar
Sueli Stutz Pereira
novembro 30th, 2014 às 22:50

2

Perfeito!

gravatar
Andrea
janeiro 7th, 2015 às 12:05

3

Oi, amei o ambiente que a foto mostra o travertino na parede da sala de jantar “Sala de jantar com parede revestida de mármore travertino + iluminação destacando a textura”, quem foi a arquiteta que fez esse ambiente? Pode passar o nome? Muito obrigada! Adoro i site de vcs.

gravatar
Cristina Campos
janeiro 12th, 2015 às 13:01

4

Oi Andrea,
Sempre procuramos dar os créditos do profissional nas fotos, mas as vezes não encontramos essa referência nas fontes que utilizamos, e foi exatamente o que aconteceu com essa foto…
Desculpe não poder ajudar!
Beijos,
Cris

gravatar
Francisco Júnior
março 4th, 2015 às 5:56

5

Esse blog é tuuuudo!

gravatar
Mariana Lombardi
março 4th, 2015 às 8:39

6

Obrigada, Francisco!

gravatar
Fabiane Siemionko
junho 20th, 2015 às 13:54

7

Meninas, o site de vocês é excelente! Parabéns!
Uma dúvida, estamos construindo e entre a garagem e sua rampa de acesso teremos mudança de piso, por isso colocarei uma soleira entre elas. Em toda casa, coloquei o bege bahia.
Vocês acham que pode dar problema com esse mármore por ser área de fluxo de carro?

gravatar
Cristina Campos
junho 22nd, 2015 às 16:06

8

Oi Fabiane,
Você não precisa usar soleira só pela mudança de material, use apenas se pedir acabamento. O mármore é um material mais frágil para esse ambiente, o granito levigado é mais adequado.
Bjs,
Cris

gravatar
NEULY ANNY DA SILVA
julho 31st, 2015 às 13:48

9

Eu adoro o blog de vcs… E estou com uma duvida pra escolha do mármore.
Qro revestir ela toda de branco e na area entre os armarios e as bancadas colocar um revestimento amadeirado como esse: http://www.leroymerlin.com.br/piso-ceramico-borda-arredondada-semi-brilho-sierra-cedro-hd-46x46cm-elizabeth_89183311?origin=53dfde8476db09e603aa4134 , e qro colocar uma ilha central feita de marmore. Só nao sei qual mármore escolher e a cor do piso… Vcs m ajudam?

gravatar
Cristina Campos
agosto 6th, 2015 às 23:32

10

Oi Neuly,
O mármore não é um bom material para a cozinha, é muito poroso, absorve gordura e não resiste aos produtos de limpeza pesada. A melhor escolha é usar um material sintético ou um granito. O material que você escolheu pra parede é lindo e combina com tud0!
Bjs,
Cris

gravatar
Camilla
novembro 16th, 2015 às 9:07

11

Parabéns por este post, o texto está muito bem explicado e as imagens foram muito bem escolhidas.

gravatar
Priscila Cestari
agosto 29th, 2016 às 16:34

12

Boa Tarde,
Estou super em dúvida quanto ao uso do mármore travertine nacional oara piso e paredes dos banhiros por conta da porosidade, qual a sua opinião? Bjs e paravbéns pelo blog

gravatar
Fabio Jr
setembro 12th, 2016 às 9:53

13

Muito boa matéria! Eu comprei uma pia com esse mármore travertino e veio com uma mancha feita, parece que foi lascada e depois rabiscaram com um lápis, mas a textura é a mesma do restante da pia. Veja a foto http://imgur.com/aqMzV1l . O pior é que fica bem do lado da torneira. Sabe me dizer se essa mancha é comum? Estou querendo reclamar com a marmoraria… Obrigado!

gravatar
Mariana Lombardi
setembro 13th, 2016 às 10:52

14

Oi Fábio,
Pedras naturais, como o mármore, podem sofrer variações na cor e no desenho. A minha opinião é que a marmorearia poderia ter deixado essa mancha, que ficou um pouco mais evidente, numa parte menos visível da pia, mas não quer dizer que fizeram errado. Acho que você pode conversar e tentar a substituição, pois faltou um pouco de bom senso na execução. Em geral, as empresas que costumo indicar, fariam essa troca.
Boa sorte!
bjo
Mari

gravatar
Vanessa
outubro 22nd, 2016 às 9:42

15

Oi bom dia adorei os depoimentos e cada uma das decorações,tou querendo colocar o piso porcelanato travertino clássico bianco da (biancogres) na casa toda. Gostaria de ter sua opinião se estou dando uma boa escolha tenho dúvidas se arranha ,ou se mancha e se é bom para a cozinha tenho medo de me arrepender .sua resposta é muito importantes

gravatar
Luciana
novembro 4th, 2016 às 10:08

16

Olá! Quero revestir uma escada com o travertino romano ou navona, porém meu marmoreiro só indica ele preenchido e polido, mas não quero que fique com brilho, gostaria de um efeito mais opaco. O que me indicariam fazer para que não fique com os furinhos naturais da pedra, já que desta forma a manutenção seria dificil, e sem brilho? Obrigada

gravatar
Mariana Lombardi
novembro 16th, 2016 às 8:59

17

Oi Luciana,
O acabamento resinado fosco fica do jeito que você quer, com furinhos tampados e sem brilho.
bjos
Mari

gravatar
janeiro 22nd, 2017 às 13:06

18

[…] Pendente Nó, da Cristiana Bertolucci. Na mesma linguagem do Xadrez, mas com o desenho mais irregular, esse pendente permite diferentes montagens. Aqui, sala de jantar com mesa de madeira e cadeiras de couro + parede de madeira e piso de mármore travertino. […]








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!