** veja também Tijolo Aparente parte 1 e parte 2 **
O tijolo aparente é assunto recorrente por aqui, já falamos várias vezes e ele continua atual, sendo uma excelente opção de revestimento. A cada ano as marcas investem em novidades, aumentando a variedade e “dificultando” a nossa escolha. São tantos tão lindos, qual é o nome desse que eu gostei?!
Para facilitar, fiz uma lista com as opções que costumo indicar para os meus clientes. São produtos maravilhosos, todos top de linha! 😉 Se tiverem mais sugestões, podem indicar que incluo no post, ok?
Lembrando que o tijolo aparente original depende da estrutura da casa e de como as paredes foram construídas. Se os tijolos existentes estiverem bem conservados, tem que ver a melhor forma de reaproveitá-los (falamos aqui). Já os tijolos artesanais são as opções que vou mostrar, podem ser de argila, cerâmica ou outros materiais e terem o mesmo aspecto do tijolo original.
Projeto Ana Rita Sousa e Silva.
ALGUMAS MARCAS E SUAS OPÇÕES
* Todas as empresas oferecem variedades de cores, acabamentos e tamanhos.
* Podem ser usados em ambientes internos e externos (muros e fachadas).
* As peças têm medidas de aproximadamente 7x22cm. A espessura geralmente é de 1cm, o que facilita a instalação.
* O tipo de assentamento mais atual é o com junta seca, ou seja, as peças são instaladas bem próximas uma da outra (com juntas mínimas em torno de 2mm) e ficam sem rejunte.
* Se o acabamento for de barro, o ideal é passar algum selador depois de finalizada a instalação, para evitar que soltem pó.
* A iluminação interfere na cor real do tijolo, confira o produto pessoalmente antes da sua escolha final. Dica: a luz quente deixa o efeito do tijolinho ainda mais bonito!
* Para mais informações e locais de venda, coloquei o site de todas as marcas junto com as descrições.
*Brick Studio – tijolos feitos de argila e cerâmica, com 12 cores diferentes. Dentre os mais parecidos com o tijolinho convencional estão: Morocco (é um dos mais usados da marca) e Grand Canyon (um pouco mais avermelhado). Mais informações aqui.
Projetos: Eliane Cardoso e Fernanda Gonçalves/ casa em Tatuí- SP/ sala 707 Arquitetura.
*Lepri – tijolos feitos de cerâmica e materiais sustentáveis, como resíduos de lâmpadas fluorescentes e louças. Acho que é a empresa com a maior variedade, com peças que reproduzem desde os tijolos clássicos ingleses até os de demolição. A linha Brick tem 7 categorias diferentes: Mattone, Contemporâneo, Anticatto, Natura, Torrone, Tradizzionalle e Marmo. Dentre os mais parecidos com o tijolinho convencional estão: Brick Mattone Rosso e Brick Contemporâneo Terracota. Mais informações aqui.
Projetos: sala Renata Lemos/ sala Jóia Bérgamo/ as duas salas de jantar por Meyer Cortez Arquitetura/ cozinha Adriana Giacometti.
*Palimanan – tijolos feitos de barro. A Coleção Tijolos tem 11 categorias diferentes e os mais parecidos com o tijolinho convencional são: Inglês Duet (um dos mais populares da marca), Provence Marceille e Rockface Colorado (esse é mais rústico). Mais informações aqui.
Projetos: jantar Duda Porto/ sala tv Zai Arquitetura/ sala tv GF Projetos/ bebê Daniela Schimitt / quarto Paola Ribeiro / churrasqueira Maria Antônia Castro.
*Pasinato – tijolos feitos de cerâmica natural, com mesclas de diferentes tonalidades. Na linha Trend Stone, as peças mais parecidas com o tijolinho convencional são: Vulcano Brick Stromboli (que é mesclado) e Vulcano Brick Vesúvio. Mais informações aqui.
Projetos: sala Melissa Colle/ sala Taíssa Carvalho/ sala de jantar Drops Arquitetura .
*Passeio – tijolos feitos de barro, o autêntico tijolinho. Tem dois tipos de acabamento nas bordas: Brique (mais rústico, que pode ser usado com o rejunte de 1cm, bem convencional) e Brique Lisser (com borda lisa). Dentre as várias colorações disponíveis, que podem ser mescladas, o Puro (tom natural do tijolo) e o Terracota (um pouco mais claro e menos vermelho) são os mais parecidos com o tijolinho convencional. A marca tem também o tijolo de tamanho grande. Mais informações aqui.
Projetos: sala Denis Resende/ sala tv Cyntia Sabat/ Rio Arquitetura/ Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn.
*Portobello – tijolos feitos de cerâmica, com acabamento mais polido. Dentre os mais parecidos com o tijolinho convencional estão: Brit Abbey Road (peças de cores irregulares), Terracotta Di Bologna e Terracota Muro Tramonto. Mais informações aqui.
Na segunda foto, projeto Beto Gebara e Marila Filártiga.
*Santa Luzia – tijolos feitos de poliuretano reciclado (tipo isopor), super leves. Com 14 opções de cores, os mais parecidos com o tijolinho convencional são: Ecobrick Terracota (mais claro) e Ecobrick Tijolo Envelhecido (mais escuro). Mais informações aqui.
Projeto: Cyntia Queiroz/ fachada Flávio Melo.
*Papel de parede tipo tijolinho – é a maneira mais prática de ter uma parede de tijolinho, mas a menos bonita, na minha opinião. Diante de todas essas marcas que citei, nenhum papel consegue dar o mesmo efeito – pelo menos os que eu conheço (mas aceito sugestões!). Não tenho um álbum específico para indicar, dei um Google e seguem os meus preferidos: 1 2 3 (na ordem da foto, não vi nenhum pessoalmente).
.
Gostaram do post? Que outro material vocês gostariam de ver por aqui?
.
Amei!!!
Vale a pena substituir os tijolos por papel de parede com essa ilustração?
Adorei o posto e na minha sala apliquei o revestimento da Savor A minha escolha pelo revestimento foi pelo custo e depois pela praticidade. Ele tem o toque áspero e é bem real. De todos os pesquisados por mim, achei o do Savor Revestimento o que mais se aproxima da realidade. Acho que vale a dica de conhecer o produto deles.
Beijos, meninas!!
E os tijolinhos ingleses da Vivarte Revestimentos?
Olá, qual eh modelo do tijolo da foto de abertura do artigo?
Oi, eu trabalho com vidros, mas sempre me interessei nessa área de arquitetura… por que querendo ou não tudo vai vidro rsrs. Parabéns pelo artigo e pela iniciativa!
Parabéns pela matéria, me agregou muito
Obrigada, Felipe! 😉
Arquiteto localizado na cidade de niterói
Parabéns pela matéria, me agregou muito
Excelente post!! Um dos poucos que referência marcas e modelos. Me ajudou demais, muito obrigada!
Que bom que gostou, Patrícia!
Obrigada.
Amei essa postagem! Muito útil e esclarecedora.