Janela atrás da cama

por Mariana Lombardi - 19 de setembro de 2011

Ao fazer o layout de um quarto, pode acontecer da melhor posição para a cama ser embaixo da janela. Além de não ser o ideal, pois o acesso fica prejudicado, a parede atrás da cama é o foco do quarto e fica difícil arranjar uma solução para deixá-la bonita. Mas se este for o seu caso, seguem algumas dicas para te ajudar a resolver o problema!

A cabeceira horizontal em laca branca atravessa a parede e abriga a cama e os criados, unificando a parede e tirando o foco da janela, que recebeu um persiana simples e sem volume. (Casa e Jardim)

Neste quarto, as janelas ficaram mais discretas, pois receberam cortinas em tecido bege quase no mesmo tom da pintura da parede. (the decorista)

Uma das melhores soluções para o caso de janela atrás da cama: duas janelas verticais nas laterais. Mas, infelizmente, é um recurso que só pode ser feito em casas que estejam em obras e que o desenho das fachadas permita tal adaptação. (VTInteriors)

A mesma solução do projeto anterior, com duas janelas laterais. Observem que quarto clássico lindo! Todo clarinho, em tons de bege, com destaque para o papel de parede trabalhado.

Aproveitando a parede entre as janelas, foi feita uma cabeceira vertical estofada em tecido (acho que é camurça). Projeto Luciana Tomas, revista Casa Mix.

Um painel de madeira clara ocupa toda a parede e, na altura da janela, tem um brise que pode ser aberto ou fechado, dispensando o uso de cortina ou persiana. Diferente, gostei!

A esquadria ocupa toda a parede, por isso foi usada persiana de madeira em toda a extensão e, somente atrás da cama, tem uma cabeceira para servir de apoio. Lembra a ideia dos nichos atrás da cama

Veja também: outras ideias para embaixo da janela

+ ideias para quartos

Comente Aqui (26)
Veja Também:
Comente Aqui

  1. Carolina Nathair
    20 de setembro de 2011 às 11:04

    Mari adorei!! Já enfrentei esse problema tantas vezes! Bjs

  2. natalia
    20 de setembro de 2011 às 15:09

    ola, acabei de conhecer o blog e jah estou amando as dicas deixadas por vcs!
    minha duvida foje um pouco desse tema, mas se vcs puderem me ajudar…
    Na entrada do meu quarto formou-se um pequenino corredor, +ou-1,5 m, por causa do banheiro que ficou bem na entrada, em decorrencia disso uma das paredes ficou maior que as outras, e minha cama esta encostada nesta parede que fica de frente o armario. Gostaria de saber se eu poderia colocar um papel de parede, tenho um pouco de receio porque a parede ficou bem maior que as outras. Obrigada, e parabens pelo blog!

    • Mariana Lombardi
      23 de setembro de 2011 às 12:13

      Oi Natália,
      Se eu entendi direito a sua descrição… Não tem problema colocar papel de parde numa parede maior que as outras!
      bjos
      Mariana

  3. Amanda Ferreira
    20 de setembro de 2011 às 22:14

    Oi meninas! Sempre visito o blog de vcs! Amei essa matéria. Em breve vou me mudar p meu 1º ape e o único lugar plausível p cama fica justamente na janela. Abriu minha cabeça p várias ideias!!! Obrigada!

  4. Rosangela Reis
    27 de fevereiro de 2012 às 10:07

    Olá, a porta de entrada do meu quarto ficou um pouco recuada, pois o banheiro fica logo na entrada, e formou um pequeno corredor (uns 0,90 cm), na esquerda tenho a porta do banheiro e uma pequena parede de 1,80cm. De frente para a entrada do quarto tem uma parede que mede 3,60 cm e comporta um armário , o problema é que, colocando o armário nessa parede, a cama tem que ser posicionada em frente a ela e, quem entra no quarto verá primeiro o armário e a cama ficará de costas para a entrada. Tem problema?

    Grata, Rosangela.

  5. lúcia Siqueira
    08 de agosto de 2012 às 18:43

    Amei o blog, vcs são incriveis, bom gosto!
    Preciso de umas dicas, vou fazer uma cristaleira que vai ficar na cozinha, mas como é integrada com sala de jantar e estar, pensei em colocar a adega embutida (60×50) e tenho espaço de 80. a cozinha vai ser fórmica branca e vidro preto, posso fazer detalhes na cristaleira em laca preta?

    • Mariana Lombardi
      22 de agosto de 2012 às 00:47

      Pode! Suas ideias são boas!
      bjos
      *OBS: Estamos com muitos comentários pendentes e queremos colocar tudo em dia, portanto, nesta semana as repostas serão breves.

  6. helena dimas
    31 de outubro de 2012 às 21:52

    adorei as dicas de decoração de quarto, parabens pelo blog e de muito vom gosto.

  7. cristiane
    24 de janeiro de 2013 às 19:04

    adorei as dicas vocês podem me orientar me qual e o melhor tipo de cortinas que eu posso colocar no meu quarto, a janela fica atrás da cama.

  8. Niva
    13 de agosto de 2013 às 09:42

    Bom dia, tenho um quarto de solteiro com quatro janelas de 1.50/1.00
    as mesmas são de frente uma para outro, com pequenos diferenças de alinhamentos, como é para duas camas de solteiro, ficou bem complicados para as camas não ficarem nas janelas, sendo que na parede oposta as janelas fica o guarda roupa(lado da porta), e a outra frente para porta. Como poderia arrumar estas camas sem ter os pes para a porta. As janelas são bem uteis devido as alergia, mas atrapalha para decoração. Abraços

  9. Pollianne Boechat
    03 de novembro de 2013 às 09:18

    A janela do meu quarto casal fica na lateral do lado esquerdo da cabeceira como é uma cama king ela a cama fica uns 10cm debaixo janela . eu nao sei como devo fazer a cabeceira na horizontal ou na vertical.ou então comprar uma dessas que tem na líder pensei na cama gala que revestida de tecido ou couro e apena colocar um criado diferente de cada lado e colocar papel e parede na parde atras da cama e nao fazer cabeceira de Madeira,e me desfazer da cama box.o que acham q fica melhor?beijinhos

  10. Angela Cristina
    08 de janeiro de 2014 às 18:46

    Olá, adorei as dicas…e na verdade veio a calhar já que minha cama terá que ficar embaixo da janela, mas como a janela é pequena irei radicalizar farei uma porta de blindex 4 folhas de correr e pretendo decorar com perciana, cortina ou painel pois, como a fachada de minha casa tb é de blindex, terei que fechar um pouco para ter privacidade e creio que ficará bem bonito. Parabéns pelo blog!!

  11. janaina
    18 de janeiro de 2015 às 09:26

    Olá! Estou construindo minha casa e meu quarto de casal fica com o fundo voltado para o quintal, no qual tem uma vista muito bonito (resido na serra) e gostaria de ter essa visão do meu quarto. estarei colocando as duas janelas verticais atras da cama. como são essas janelas? São fixas ou com abertura? Como é usada? Pensei em fazer no tamanho de 1.50 x 50. é necessário outra janela na lateral? tenho esse espaço. Obrigada.

    • Mariana Lombardi
      28 de janeiro de 2015 às 11:06

      Oi Janaina,
      Depende do seu projeto, de como é a fachada da sua casa para saber exatamente o tamanho das janelas. VOcê pode ter as duas janelas na lateral da cama com vidro fixo e a outra janela na lateral, maior e com ventilação. Ou pode ter somente as janelas atrás da cama, desde que tenham aberturas.
      bjos,
      Mari

  12. gicelia ribon
    09 de março de 2015 às 17:03

    Olá! as dicas são ótimas… Mas estou com problemas… vou mudar e o quarto de casal a janela ficara atras da cama (nao tem jeito), no entanto minha cama é box e nao tem cabeceira. Como faço para aproveitar a janela ja que a cabeceira do box deve ser encostada na parede?

    • Cristina Campos
      10 de março de 2015 às 21:03

      Oi Gicelia,
      Você pode usar uma cabeceira horizontal mais baixa, que caiba embaixo da janela. Nesse caso, o ideal é usar persiana e não cortina.
      Beijos,
      Cris

  13. Cibele fahmy
    23 de abril de 2015 às 19:39

    Olá Cristina e Mariana.
    Amoooo o blog de vocês. De longe o melhor da web. Parabéns por tamanho bom gosto!
    Tenho a árdua missão de decorar o quarto de hóspedes da minha casa. Na construção a arquiteta sugeriu uma esquadria (aquelas tipo persiana) de parede inteira, para aproveitar a luz, mas o quarto é bem pequeno. Ai um armário embutido tomou um pedaço da parede principal do quarto, na outra é a porta do banheiro e o que restou foi a janela (que nem tem parede, e só a esquadria). Minha ideia seria colocar uma cortina e duas camas boxes “grudada” a janela, pois eu teria a opção de transformar em uma cama de casal. O que acham? Alguma outra sugestão? Obrigadissima.

    • Mariana Lombardi
      06 de maio de 2015 às 08:59

      Oi Cibele,
      Já que essa é sua única opção, use alguma das ideias desse post para fazer o acabamento entre as camas e a cortina. Pra mim o maior incômodo é não ter um apoio entre a cama e a cortina, por isso acho que tem que ter um painel fazendo um arremate. Mas fica bonito, sim!
      Obrigada pelo carinho!
      bjos,
      Mari

  14. Ana Rodrigues
    27 de julho de 2015 às 06:42

    Ola Cristina e Mariana
    Estou a transformar o meu quarto de hospedes no quarto do meu filho mais novo, mas a única forma de colocar a cama é com os pés para a porta, como sei que isso é mau peço uma sugestão

    Muito Obrigada

    • Mariana Lombardi
      14 de setembro de 2015 às 23:07

      Oi Ana,
      Não vejo problemas em ter os pés para a porta… Mas se isso te incomoda, dá uma olhada nos nossos posts de quartos, quem sabe vc não encontra alguma outra opção de layout que funcione para o seu caso?
      bjos,
      Mari

  15. Tatiana
    10 de setembro de 2015 às 21:53

    Gostaria de saber se fica bom o piso da sala cinza claro e a escada de mármore travertino?

    • Mariana Lombardi
      14 de setembro de 2015 às 15:58

      Oi Tatiana,
      Fica sim!
      bjos,
      Mari

  16. bruna mirelle
    15 de setembro de 2015 às 11:15

    ola bom dia
    amei o blog
    a minha duvida e pq minha cama e no tamanho 2*2
    e atras do lugar onde e pra ser a cabiceira tenho um janelao e não sei como fazer o modelo da cabiceira?

  17. maria leonice
    19 de outubro de 2015 às 18:21

    Tenho duvida mandei fazer um guarda de cama com 1 metro de altura vc acha baixo ou está boa esta altura? duvida se coloco a guarda sobre o rodapé ou sobre o chão?

    • Cristina Campos
      20 de outubro de 2015 às 21:27

      Oi Maria Leonice,
      A altura ideal é entre 1,10 e 1,30m. Se for de madeira ou mdf, pode encostar no chão. Se for de tecido ou couro, o ideal é ficar acima do rodapé.
      Bjs,
      Cris

  18. Odila Góes
    28 de janeiro de 2016 às 15:41

    Boa tarde,
    Adorei seu blog.
    Quero mobiliar um quarto de casal com móveis modulado. A dificuldade que estou encontrando é que o mesmo mede 4,5m de comprimento por 3 metros de largura. Há uma janela de 2 metros na largura e a porta de entrada mais a porta do banheiro no comprimento (uma em frente à outra). Vc tem alguma dica para me ajudar? Obrigada, abraços