Cortinas
Cortinas
Postado Por - 08 de junho de 2010

Além de cumprirem o importante papel de equilibrar ou vedar a iluminação natural para se adequar às funções do ambiente, as cortinas servem para dar privacidade, destacar ou esconder a vista da janela, e até diminuir ruídos externos. Na decoração elas são um importante complemento e deixam os ambientes mais charmosos e sofisticados.

Escolher uma cortina é uma tarefa complexa. Além do tecido, deve ser definido que tipo de costura será usado, se tem ou não a necessidade de usar forro ou blackout, qual a altura da barra, se a cortina será instalada em trilho ou varão e se estes serão simples, duplos ou até triplos… Aff! Mas não se desespere, para cada caso existe uma solução!

Cortina de organza de seda com bordados de algodão instalada com argolas em um varão, sobre forro de xantungue misto com pregas americanas. Projeto de Aline Cremonini.

A cortina pode correr em trilhos, chamados trilhos suíços, ou em varão. No trilho suíço a cortina corre com mais facilidade, além de permitir uma maior variedade de pregas no tecido, que dão o maior charme. Mas como o aspecto não é dos mais bonitos, o trilho deve ser escondido por um cortineiro, normalmente feito no gesso ainda durante a obra. Os suportes de varão, por sua vez, devem ficar fixos por cima, permitindo que a cortina corra sem problemas. Mas acabamento com ilhoses ou alças passantes são indicadas para modelos pouco utilizados, pois podem emperrar.

- As cortinas devem combinar com o estilo adotado para o ambiente, considerando as cores, texturas e formatos, assim como a forma de instalação.

- Na hora de escolher o tecido, os fatores físicos são relevantes: quando a incidência do sol é grande ou a vista da janela não agrada, o ideal são tecidos pesados, como sarja, algodão fechado, linha pura e seda rústica, com forro de tergal misto ou blackout.

- Se a casa é escura ou possui uma bela vista, podem ser usados tecidos mais leves e transparentes, como voal, chiffon, organdi, seda leve ou gaze de linho, podendo dispensar o uso de forro.

- O forro serve para proteger o ambiente e o próprio tecido do sol excessivo. Geralmente, é feito separadamente e corre em trilho ou varão independente, dando a opção de abrir ou fechar quando quiser, mas pode ser costurado à cortina.

- Outro fator importante é a questão da praticidade, pois para lavar em casa, os tecidos devem ser leves ou sintéticos, pois os mais pesados pedem lavagem especializada, pois podem encolher.

- Em termos de custo, os tecidos sintéticos são mais baratos, mas os naturais costumam ter o caimento mais bonito.

- Mesmo correndo o risco de sujar mais facilmente, a cortina fica bem mais elegante quando a barra arrasta de 2 a 4cm no chão.

Existem vários tipos de acabamentos para as cortinas, com pregas, argolas, botões, ilhoses… Tudo pra deixar essas peças tào importantes ainda mais charmosas. Vamos mostrar aqui os mais usados:     Pregas americanas: Modelo clássico, tem detalhes feitos com três preguinhas e pode ser presa em trilho ou varão. Geralmente é usada com forro, o que favorece o caimento.Cortina no tecido Lexus, da Donatelli, uma trama de poliester branca, que lembra uma gaze de linho, confeccionada com pregas americanas e barra sobrando 4cm sobre o chão, bem chique! O trilho suíço ficou escondido pelo cortineiro de gesso. Projeto de Roberto Migotto.

Pregas fêmea : O volume dos tecidos vai para trás e a cortina fica com um caimento reto.Esse apartamento de um prédio dos anos 50 possui uma caixa de madeira com persiana metálica, que faz parte da fachada. Para disfarçar a persiana no interior foi instalado um varão fazendo o contorno da caixa. A cortina de algodão listrado, presa em argolas metálicas, tem pregas tipo fêmea.

Pregas macho: O volume do tecido concentra-se na frente, proporcionando caimento reto e elegante. Podem ser usadas em varões ou trilhos ou ainda como xales laterais e é um dos acabamentos mais usados, pois não gasta muito tecido.Nesse ambiente foi usada uma cortina franzida de voal, bem leve e fácil de lavar, e dois xales de um tecido que mescla linho e voal, costurados com pregas macho adornadas com botões forrados no mesmo tecido. Um detalhe lindo! O conjunto foi instalado num trilho suíço duplo escondido pelo cortineiro de gesso.

Painel : Pode ser usado desde os tecidos mais encorpados até os mais leves, além de lona ou tela. Fica bem em decorações modernas.A porta da varanda foi coberta por painéis de linho que se transpassam 10cm e deixam transparecer a vista lá fora. Para um ar mais artesanal, o contorno de cada painel recebeu aplicação de canutilhos de madeira. O trilho suíço ficou escondido no gesso. /  Na segunda foto, foram usados painéis em gaze de linho branco e amarelo, que usados intercalados trazem um pouco de cor e graça à sala de jantar. Projeto de Miguel Pinto Guimarães.

Argolas: Sempre atuais, as argolas presas ao varão suspendem o tecido. Podem ser em metal cromado, dourado, ouro velho e madeira natural ou branca, dependendo do estilo do ambiente e da cor do varão.Essa sala de TV recebe muita luz à tarde. Para escurecer o ambiente, além do blackout, foi escolhido um modelo que combina dois tons de voal: o marrom sobre o dourado. Assim, o conjunto, pendurado por argolas em varão duplo, ajuda a segurar a luminosidade, sem eliminá-la totalmente. Projeto de Antônio Ferreira Jr. e Mário Celso Bernardes. 

Ilhoses: São indicados para cortinas pouco utilizadas e mais decorativas, em tecidos leves. Mas podem emperrar no varão e após muitas lavagens à máquina os ilhoses podem se soltar.No primeiro ambiente, instalou-se um varão de metal abaixo do teto para os xales de seda, presos por ilhoses. Com 9 m de largura cada um, eles têm a metragem exata para fechar o vão de 3,50 m da janela. Por dentro, uma cortina de voal misto corre num trilho atrás da sanca. Projeto de Adriana Penteado. /Para suavizar o visual dos painéis de bambu, que correm em trilhos suíços, foi fixado um varão metálico do qual pende uma cortina em gaze de linho costurado com ilhoses. Projeto de Marcia Coelho.    

Passantes de tecido: Ficam muito bem usadas como xales, sobre persianas ou rolôs. São superdecorativas, porém as alças não deslizam bem no varão.Aqui foram misturados seis xales diferentes, de 1,10 x 2,50 m cada um. Os lisos de xantungue de seda foram dispostos nas laterais e os listrados de voal, no centro. A idéia aqui era não usar forro, e apesar das cores fortes, a transparência mantém a leveza dos tecidos. As peças foram instaladas com alças passantes em um varão de bambu.  Projeto de Mario Almeida. 

Tecido inteiriço: Acabamento simples, atual e elegante, porém, tem deslizamento difícil no varão. Sua função é mais decorativa. O ideal é que sejam instalados em trilhos suíços.A cortina dessa sala é composta por quatro painéis de voal branco, que receberam um bordado em formato de ramo de flor, em pespontos pretos. Um cortineiro de madeira pintada de branco esconde o trilho suíço duplo, que também sustenta o forro de gabardine. / Na sala de jantar, duas folhas em cambraia de linho serviram como tela para o bordado manual feito de viés americano branco e contas plásticas coloridas, com um resultado bem romântico.

 “Para calcular a quantidade de tecido necessária para uma cortina não muito franzida, meça a largura acrescentando entre 20 e 40 cm para cobrir as laterais da janela. No caso de tecidos encorpados, multiplique esse número por dois e para tecidos finos, por três, para a cortina ganhar volume. O resultado é a largura total. Divida o resultado por 50 cm (pois cada altura equivale a 50 cm de largura da cortina já acabada. Exemplo: uma cortina com 3 m de largura equivale a seis alturas) e você terá a quantidade de alturas (no jargão dos cortineiros) a serem emendadas. Depois meça o comprimento, acrescentando 30 a 50 cm para a barra e a cabeça.” Revista Casa Cláudia.

Desenhos: Revista Decora Baby. Fotos: revista Casa Cláudia.

+ cortinas

 




gravatar
Mariana
junho 9th, 2010 às 9:27

1

De onde são as cadeiras da sala de jantar? Adorei!

[Responder]

Inez Antona Ponga Cordasso Respondeu:

tenho uma sala de 5 m como posso fazer uma cortina com varao ,na entretela ja vou fransindo.

[Responder]

gravatar
junho 9th, 2010 às 12:52

2

Adorei as pregas fêmeas! a cortina ficou realmente linda! parabéns pelo blog, as dicas que você dá são ótimas!! sempre aprendo alguma coisa!!

beijão

[Responder]

gravatar
Marta
junho 11th, 2010 às 4:52

3

Excelente post, parabéns!!!

[Responder]

gravatar
jefferson
setembro 12th, 2010 às 20:58

4

Olá!!! gostaria de saber qual modelo de cortina abafa mais os ruídos externos? Desde já obrigado!!!!

[Responder]

Cris Campos Respondeu:

Oi Jefferson,
Cortinas com tecidos mais pesados e encorpados, como o veludo, absorvem um pouco dos ruídos externos. Quanto ao modelo, o ideal é colocar em trilho suíço, que fica fixado na laje até o piso, franzida ou com pregas fêmeas, que utilizam mais tecido.
Boa sorte!
Cristina

[Responder]

gravatar
janeiro 27th, 2011 às 11:40

5

Adorei as dicas do site ! Gostaria de saber se o cortineiro de gesso fica bom somente na parte da cortina que fica na parede do meio da sala de jantar.
Obrigada

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Marcela, não entendemos muito bem a pergunta… mas…
Se a parede for muito grande, vc faz a cortina só na janela e passa o cortineiro 15cm em cada lado.
Mas se ela for pequena, pode fazer o cortineiro em tudo.
Bjos
Cris e Mari

[Responder]

gravatar
Ana Paula
fevereiro 4th, 2011 às 17:53

6

Meninas, esta matéria está excelente! Obrigada pelas dicas. Só fiquei com uma dúvida, pois vejo que vocês só indicam cortinas compridas (de fato fica mais lindo e elegante) mas, como ficaria botar uma cortina (blackout com voal) até uns 20 cms abaixo da janela (que vai até a metade da parede)? Isto num mesmo ambiente: sala de estar/TV? Obrigada.

[Responder]

Cris Campos Respondeu:

Oi Ana Paula,
Preferimos as cortinas até o chão por serem mais elegantes. Cortinas curtas são menos usadas atualmente. Elas cortam a proporção da parede na metade e ficam ainda mais volumosas com o blackout. Nesse acaso as persianas, que fazem menos volume, ficam melhores.
Beijos,
Cristina

[Responder]

Ana Paula Respondeu:

Excelente dica, Cristina! Concordo 100%. Obrigada pela dia mais uma vez. Bj

[Responder]

gravatar
ivanete
fevereiro 14th, 2011 às 10:59

7

Gostaria de ver mais modelos de cortinas aplicadas para sala, pois adorei todas as ideias

[Responder]

gravatar
Helena
março 3rd, 2011 às 17:04

8

Boa tarde gostaria de saber quala melhor altura da cortina de um quarto , cuja janela esta livre, sem nenhum móvel na frente, e qual a melhor opção de de material para blackout.
Obrigada

Helena

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Helena,
O ideal é que a cortina vá do teto até o chão, fica mais bonita e elegante.
Para o blackout existem várias opções, desde tecidos tipo plástico (mais baratos) até uns bem molinhos que podem ser encontrados em diversas cores. Os tipo tecido são os mais bonitos, ainda assim recomendo que ele seja apenas o forro e tenha uma cortina na frente.
Bjos
Mari

[Responder]

gravatar
Isabel T.
agosto 8th, 2011 às 14:57

9

Ambientes visualmente integrados, como sala de jantar e estar, devem ter cortinas iguais? Tenho um ambiente de estar bege, e o jantar é Mel, tipo madeira freijó. obrigada.

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi isabel
Meu conselho é que sejam iguais. Use um tom neutro e que combine com os dois ambientes.
Bjão
MAri

[Responder]

gravatar
Andrea de Camargo
agosto 9th, 2011 às 9:12

10

Olá,

Qual a distância que devo deixar para o cortineiro de Gesso( largura e profundidade)
Muito obrigada

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Andrea,
O cortineiro deve formar um quadrado de 15cm X 15cm embutido no gesso.
bjo
Mari

[Responder]

Lisane Respondeu:

Oi, uma dúvida… ainda se usa cortineiro de gesso? ou usa-se mais os varões? no caso do cortineiro de gesso, qual seria o melhor modelo de cortina e prega pois meu apto é bem pequeno e tenho 3 janelas de 0,70 cm de largura e uma 1,20 m e adoro cortinas do teto ao chão e bem volumosas arrastando no chão.. mas não sei se vão combinar. Obrigada pela atenção.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Lisane,
O cortineiro de gesso é muito usado e, particularmente, gosto mais do acabamento dele do que o do varão. No seu caso usaria cortinas até o chão e com prega macho, que ocupam menos espaço e formam um desenho bonito. Avalie se é possível fazer um cortina grande que ocupe a parede inteira, ao invés de fazer uma para cada janela. Isso amplia o ambiente e deixa a parede menos segmentada.
Beijos,
Cristina

Lisane Respondeu:

Ok! concordo plenamente, acho o cortineiro mais nobre, o problema é que as janelas são em paredes distintas, se fosse na mesma eu usaria essa técnica…. pensei em fazer a cortina só com um lado , devido ao tamanho das janelas, daria a falsa impressão que o ambiente é maior. Se eu colocar duas bandas ela ficaria medíocre, havia pensado em colocar um forrinho de voal e um tecido mais encorpado, bem bonito na frente e prender com uma presilha, deixando uns 4cm passando do chão. O que vc. acha??

Cristina Campos Respondeu:

Acho que assim funciona ;)
Bjs,
Cristina

gravatar
Thaís Bovo
agosto 17th, 2011 às 0:24

11

Oi Meninas! Uma dúvida… No quarto de casal tenho uma janela de 1,14 x1,14 . Um dos lados é praticamente encostado na outra parede, com 10cm de recuo.(Ou seja 10cm de espaço + 1,14 de janela + 10cm pra deixar proporcional = 1, 34 de espaço com contina) Uma cortina longa com largura de 1,34 nao ficará estranho? uma cortina curta ficaria mellhor?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Thais,
Nao fica desproporcional, pode fazer longa. Vai ficar mais bonita!
Bjoo

[Responder]

Thaís Bovo Respondeu:

Meninas, e o Varão?.. rs
Qual é a altura ideal? rente ao teto?

Tenho cortineiros de gesso na sala de estar e jantar, mas no quarto (que eu farei cortina longa) eu só tenho o roda teto. O varão deve ficar rente ao roda teto? Ou na metade da distância entre o teto e a janela? E no caso das cortinas curtas? Obrigada! Adoro as dicas de vcs. Bjus

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Thais,
Nesse caso o varão pode ficar um pouco acima da janela, tipo uns 20cm.
Beijos,
Cristina

gravatar
Márcia Dias
agosto 25th, 2011 às 18:15

12

Olá, pode me ajudar?

Fiz fechamento de varanda e pedi para confeccionarem a cortina black out de tecido e voal, me foi sugerido o modelo: “falso ilhoses” (?!) do qual não gostei muito. Pensei em não ter pregas. O que acha? Minha varanda mede 6,50 – onde montei meu home-office. Existe algum modelo especifico para a varanda?

Abraços de anos-luz e parabéns pelo trabalho.

Márcia Dias

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Márcia,
Não vejo problema em não ter pregas, a cortina simplesmente franzida também é muito bonita. Para varandas fechadas com portas o ideal é mesmo uma cortina que vá do teto ao piso.
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
Cris
setembro 11th, 2011 às 23:10

13

Ola, gostaria de uma opiniao sobre a cortina da sala. Que tecido dara maior caimento para uma porta de sacada com 3,20 m. Faz muito sol a tarde mas temos tambem uma bela visao da varanda. Obrigada pelas dicas e parabens pelo blog!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Cris,
Acho que a melhor opção pra você é mesclar dois tipos diferentes. Por trás um blackout – que pode ser uma persiana rolô – ou um tecido mais encorpado. Na frente um linho mais leve ou um voal. Assim, você pode abrir ou fechar uma ou outra de acordo com o horário ou com o efeito que deseja – barrar o sol ou aproveitar a vista.
Beijo,
Cristina

[Responder]

gravatar
cristiane Pinto
setembro 14th, 2011 às 21:46

14

Parabéns, adorei as dicas! Gostaria de saber qual o melhor tipo de backout para quartos. Moro em uma casa no Ceará, onde o sol é bem forte e estou em dúvida entre o blackout tradicional, o mais grosso que parece um plástico e o importado, que parece um tecido, é mais leve, mas ouvi falar que ao lavar ele rasga com facilidade. O que vc me aconselha?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Cristiane,
Não sei te informar sobre a resistência do blackout de tecido, mas acho o efeito dele mais bonito. Porém, uma cortina mais grossa esconde o de plástico, que não vai aparecer. Uma outra opção, que eu gosto muito, é persiana rolô com blackout, e a cortina de tecido por cima. Assim ela não fica tão volumosa.
Beijo,
Cristina

[Responder]

gravatar
Ana Claudia aragão
setembro 15th, 2011 às 16:27

15

Olá,

No meu apartamento tenho 3 quartos, sendo um gabinete. Gostaria de saber se posso colocar persiana no gabinete e nos outros quartos cortinas com varão? Não ficaria estranhos? Já que o apartamento é pequeno. Obrigada

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Ana Cláudia,
Não vejo problema em colocar propostas diferentes, já que os cômodos são separados.
Você pode uniformizar o apartamento pintando ele todo da mesma cor, usando a mesma cor de madeira nos móveis…
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
solange
setembro 16th, 2011 às 14:40

16

Boa tarde, preciso urgente de uma orientação de vcs. A parede a de meu quarto mede 5 m. porém existe uma janela e uma porta balcão que sai a sacada, que tipo de cortina ficarei bem,?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Solange,
No geral, cortinas em tecido atendem ao seu caso. Só não use persianas, pois em caso de portas elas não funcionam!
bjos
Mari

[Responder]

gravatar
Sarah
setembro 19th, 2011 às 13:04

17

Olá, parabéns pela matéria!
Gostaria de saber quais se existem opções modernas e elegantes para prender ou amarrar as cortinas, como aquelas alças trançadas de tecido que se usavam antigamente. Pergunto isso pois tenho cortinas leves e longas e tenho muito vento nas janelas. Ouvi falar de alguns broches. Poderiam indicar alguma coisa?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Sarah,
Acho que a melhor forma é fazer uma alça reta, no próprio tecido da cortina ou do xale. O fechamento pode ser com botão, também revestido no mesmo tecido. Se achar alguma outra ideia, eu coloco no blog!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
setembro 20th, 2011 às 14:35

18

Cristina Campos adorei seu site.
Obrigada com tanta informação.
Tenho uma cortina blackout na minha sala e gostaria de saber como lavá-la em casa. Li a etiqueta e esta informa que a limpesa a seca só é permitida em lavanderia especializada.Símbolo p com um círculo em volta.
Produto produzido na china e diz que apenas devo limpar, não lavar, não torcer e nem esfregar. Socorro…….Já limpei e mesmo assim parece que não está limpa. Obrigada. Bjs. Felicidades.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Sonia,
Acho melhor seguir as indicações do fabricante, ou chamar alguma empresa especializada. Assim você não corre o risco de estragar sua cortina…
Beijos,
Cristina

[Responder]

Claudia Respondeu:

tenho uma parede no quarto de 4 ms de largura, posso colocar a cortina cobrindo a aprede toda?

[Responder]

gravatar
Marília
setembro 24th, 2011 às 17:03

19

Dúvida: quantos cm para a frente deve ter um cortineiro de gesso, no qual vai ser colocado trilho suíço max simples?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Marilia, 15cm, indepentente do tipo de cortina!
Bjos
Mari

[Responder]

Marília Respondeu:

Obrigada, Mariana. Valeu!

Outra dúvida: sarja de algodão é um bom tecido para cortinas? Acho que é moderno, contemporâneo, e não precisa de forro. Mas gostaria de saber sua opinião.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Marília,
Eu gosto da sarja para cortinas sim, pode usar sem medo!
Beijos,
Cristina

gravatar
Bianca
setembro 28th, 2011 às 12:26

20

Boa tarde, gostaria de saber se a cortina blackout a mais grossa é boa para arranhadura de gatos, rs.
Valeu, bjs

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Bianca,
Não sei te informar, o ideal é perguntar ao fabricante.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Eliane Mesquita
outubro 5th, 2011 às 22:42

21

Meninas, gostaria de saber qual altura ideal para barra da cortina do meu living que tem 5.60m de altura de 10m de largura. Farei a parede inteira no mesmo tecido bem tramado, estilo linho rústico, mas com os pontos bem abertos, ou seja, bem leve. O rodapé da sala tem 25cm de altura, preciso alinhar a barra da cortina com o rodapé?
E faço alguma prega p/ este tipo de tecido?
Obrigada

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Eliane,
A barra da cortina não precisa, necessariamente, ser da altura o rodapé, mas como no seu caso ele é alto, deixaria um efeito bonito. Tenho visto alguns detalhes marcando a barra, como usar uma prega no lugar da costura. Cortinas de linho ficam bonitas simplesmente franzidas ou com prega macho, minha preferida.
Bjos,
Cris

[Responder]

gravatar
VERA LUCIA
outubro 11th, 2011 às 10:53

22

Bom dia,

Gostaria de saber como aproveitar minhas cortinas de tecido (fininho) na cor bege, salmon, em minha nova casa que terá moveis rusticos, janelas e portas de madeiras.
Obrigada.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Vera,
Que tal usá-las como xale, criando apenas um detalhe sobre um tecido mais neutro e mais pesado, como o linho ou a seda? Acho que ficaria bom…
Obrigada pela visita!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Ana Paula
outubro 16th, 2011 às 22:53

23

Olá Cristina!
Amei o seu site e suas dicas profissionalíssimas.
Gostei tanto que tenho uma dúvida e gostaria que você me ajudasse a resolver.
Minha sala que está terminando de ser construída é pequena; a parede da sala onde ficará a porta e a uma janela tem 3 metros de largura e nela ficará a porta de 1,20 m² (porta pivotante) e uma janela que optei por colocar capelinha pelo espaço da parede a capelinha será de 1,20m² por 60 de largura. O que você me sugere quanto a decoração da janela capelinha? Gostria muito de colocar uma cortina ali. Isso é possível? De que tipo de cortina ou o que eu poderia fazer nela para deixar minha sala mais aconchegante.
Obrigada .

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Ana Paula,
Acho que o ideal é colocar uma cortina do teto ao piso, para ficar proporcional à porta. Gosto muito das cortinas de linho ou seda rústica, acho que elas dão a sensação de aconchego que você busca…
Beijo,
Cristina

[Responder]

gravatar
Marcelo
outubro 28th, 2011 às 11:43

24

Olá, no cortineiro de gesso de 15cm de largura, o trilho deve ser afixado no centro, ou há outra regra papa a fixação… Obrigado

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Marcelo,
O trilho deve ficar no centro para dar espaço para o franzido da cortina dos dois lados.
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
Danielly Engel
outubro 31st, 2011 às 10:25

25

Hoje fiquei conhecendo o blog e amei. Parabéns.

[Responder]

gravatar
Josiane Assing
novembro 1st, 2011 às 21:22

26

Boa noite!

Adorei o site de vocês…
Tenho dúvida na questão do forro, posso usar ele com passantes de tecidos e a cortinha com o voil usando ilhos?
Estou querendo desenhar minhas cortinhas, comprar os tecidos e mandar costurar do jeito que escolhi, mas não quero gastar muito e quero algo bonito. Pretendo usar voil amassado branco para a cortina e um voil colorido por cima (mais para um lado), mas tenho dúvida no tecido do forro, o que posso usar neste caso?
Obrigada

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Josiane,
O tecido do forro pode ser um cetim. Você pode costurar ele junto com a cortina ou usar varão duplo. Nesse caso usaria a mesa forma de pendurar para forro e cortina – ou os dois com passantes ou os dois com ilhós. Beijos, Cristina

[Responder]

gravatar
Karine
novembro 2nd, 2011 às 17:51

27

Olá tenho um cortineiro de 2,55 o comprimento de parede a parede porém o comprimento do cortineiro é de 2,45 pq na outra parede tem sanca invertida à uero saber se faço a cortina parede a parede ou somente o espaco do cortineiro. Obrigada karine

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Karine,
Não sei se entendi direito, mas a sanca interrompe o cortineiro ou se junta com ele?
Eu faria a cortina de fora a fora, porque deixar só 10 cm sobrando não fica muito bom…
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
Josinete
novembro 8th, 2011 às 20:10

28

Olá! Cristina
Minha mãe tem uma cortina de renda muito bonita e antiga e decidi reforma-la colocando pregas americanas, vou coloca-la em um trilho cuja a medida da parede é de 4m.A minha dúvida se posso usar um forro de uma cor escura pois na sala à tarde o sol ilumina muito, e as pregas americanas é uma boa opção?? Beijos!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Josinete,
A renda é sempre delicada, e fica linda na cortina. Você pode usar o forro mais escuro se quiser destacar a renda, mas também pode usar um forro na cor da renda em um tecido mais encorpado, que também vede o sol. Quanto à pregas americanas, pode usar sem medo, fica bem legal!
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
Pedro V
novembro 10th, 2011 às 9:41

29

Muitos parabéns pelo Vosso blog. Tenho um sala virada a sul com uma janela de correr de 2,50 m que dá acesso ao terraço. Não sei se ponha cortinas apenas sobre a janela ou de parede a parede que são cerca de 3,50 m (sendo que a janela não está centrada). Tenho uma decoração em linhas retas, em tons de cinza e branco e a cor da cortina gostaria que fosse para o claro. Como também não tenho sanca em gesso, apenas um moldura que percorre toda a sala, não sei como pendurar as cortinas de modo a dar um aspecto moderno. Será que consigo o objectivo com ilhós pequenas e continados até ao chão? De parede a parede? A que altura da janela posso colocar o varão? Logo após o gesso ou um pouco mais abaixo? Espero não ter sido muito confuso…Obrigado e Parabéns.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Pedro,
Nada confuso. Prefiro a cortina na parede inteira, branca e sem pregas ou com prega macho, pra ficar mais moderna – e até o chão. Sem cortineiro, o ilhós é uma boa solução. Pode colocar o varão o mais perto possível do gesso, deixando a penas o espaço para a cortina correr sem encostar.
Obrigada pela visita, e volte sempre!
Beijo,
Cris

[Responder]

gravatar
Fabiane Lima
novembro 12th, 2011 às 14:39

30

Oi meninas, amei o blog de vocês ! Um dos mais explicativos que eu visitei até agora. Bom eu moro em apartamento e tenho uma sala com uma porta de vidro que dá acesso a uma varanda. Tenho dúvidas a respeito da cortina a ser utilizada. Pensei em uma persiana de madeira para que ficasse mais aconchegante, mais tenho medo de dificultar a passagem. Gostaria muito de saber a opinião de vocês para que eu não errasse! Beijinhos

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Fabiane,
Obrigada pela visita!
Não sou muito fã de persiana horizontal em portas, exatamente pelo que você disse: dificulta a passagem, você tem que abrir ela todinha pra poder passar pra varanda. No caso de portas, sempre prefiro colocar uma cortina bem bonita até o chão, é mais prático e mais sofisticado pra sala. Um linho cru ou bege sempre ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante, veja o que combina mais com a decoração…
Beijo,
Cris

[Responder]

gravatar
fabiana Rolim
novembro 13th, 2011 às 18:15

31

Olá ! Tenho uma dúvida incrivelmente básica. A cortina deve ser do tamanho da janela ou do tamanho da parede em que a janela fica?
Obrigada

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Fabiana,
Isso depende muito. Se a parede for muito grande e a janela pequena, pode fazer só na largura da janela. Mas se a janela ocupar a maior parte da parede, fazer a cortina na parede inteira dá uma sensação de amplitude, deixando o ambiente menos segmentado e mais harmônico.
Obrigada pela visita!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Tereza
novembro 21st, 2011 às 8:48

32

Olás! Gostei muito do site de vocês. Tenho uma dúvida: estou fazendo cortinas para quartos de criança, em tricoline costurado junto com um blackout de tecido. Estão ficando encorpadas, e bonitas, mas será que tem alguma dica para a confeçcão das alças para que deslizem facilmente no varão? Pensei em colocar entertela dentro das aças. Será que ajuda?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Tereza,
As alças têm esse problema de não deslizarem facilmente. Nunca usei essa opção da entertela, pode ser que ajude sim…
Obrigada pela visita.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Pedro Menezes
novembro 21st, 2011 às 14:46

33

Cristina, tudo bem?

Meu apartamento todo tem sanca de gesso no teto, aquele no estilo moldura. Andei lendo que para o apartamento parecer maior (pé-direito), é legal instalar a cortina o mais alto possível. Gostaria de saber se posso fixar o varão diretamente na sanca (visto que vou usar somente voil e o varão tb é bem leve).

Vc sabe dizer se é possível este tipo de instalação, ou corro o risco de rachar todo o gesso da sanca?

Muito obrigado e parabéns pelo blog!

:)

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Pedro,
O ideal é instalar a cortina na laje, se instalar na sanca corre o risco de rachar sim. A melhor solução é: no espaço da cortina, afastar a moldura 15 cm para instalá-la nesse espaço. Nesse lugar, pra ficar mais seguro, você pode fazer a moldura mais grossinha, com 3cm. Já usei bastante esse recurso, dá super certo!
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
andreia abreu
novembro 21st, 2011 às 23:29

34

óla cristina , amei o blog de vocês

minha sala tem dois ambientes duas janelas na frente de 1.50 e do lado uma janela de 2.metros. devo por cortinas iguais posso por persianas ou fica melhor de tecido???
me de uma luz rsrs
obrigado!
beijos

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Andreia,
Acho as cortinas de tecido mais sofisticadas para serem usadas na sala. Mas a persiana tipo “romana” também fica bonita. Independente da sua opção, elas devem ser iguais sim!
Obrigada pela visita!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Johnny Lima
novembro 24th, 2011 às 13:11

35

Boa tarde , tenho cortineiro em minha casa , mas no entanto gostaria de colocar cortina de varão? pois acho muito bonitas , alguém tem em sua casa uma situação parecida? eu fui até uma loja renomada de cortinas e eles me deram a opção de um adaptador , que é aquele ” ganchinho ” que vai o varão mais baixo , resumindo a instalação é igual mas ele possui uma haste que deixa o varão um pouco abaixo do cortineiro , gostaria então de saber se vai ficar legal, ou se alguém já fez isso? ou uma idéia sem ter que tirar o cortineiro de gesso!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Johnny,
Ainda não precisei buscar essa opção e, particularmente, gosto muito do cortineiro, acho que fica mais limpo.
Se alguém já tiver usado essa opção do adaptador, divida sua experiência com a gente!
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
Luciana Garcia
novembro 25th, 2011 às 20:15

36

Vou colocar cortina no quarto que tem cortina de vidro em toda a sacada, pega o sol da tarde, pensei no voul ou no linho, sera que o branco fica amarelo por causa do sol, mesmo com backout, o linho encolhe, a pre lavagem adianta, e como confiar se foi feita a pre lavagem. Que altura devo deixa a barra no linho e no voul, pensei em pregas macho de 10cm, o que vcs acham.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Luciana,
Com forro e blackout, o risco de amarelar é pouco. Se a cortina for ficar em cortineiro, faça a prega macho mais alta, de 15 a 20cm, e a barra pode ficar com 30 a 40cm.
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
Sandra Marques
novembro 30th, 2011 às 22:15

37

Olá!!! Enfim encontrei alguem para me ajudar… Quero colocar uma cortina na minha sala com efeito apenas decorativo, já que a janela é veneziana, porém a janela fica quase toda atraz do sofá, fica aparecendo do lado do sofa uns 50cm e não tem outra forma de organizar a sala, a unica coisa que posso fazer é afastar o sofa uns 15 cm para que a cortina fique atraz do mesmo, a janela mede 2,10 de lagura por 1,40 de altura e a parede tem 3,50 de largura por 2,60 de altura, minhas maiores duvidas são: O varão deve ficar a que altura? A cortina deve ir até o chão? A parede onde ela será intalada tem uma cor diferente das demais que complementa a decoração, a cortina pode ser da largura da janela ou deve cobrir toda a parede? Desde já agradeço e aguardo anciosa a resposta.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Sandra,
Obrigada pela visita! Vamos às dúvidas: o varão pode ficar uns 20 cm acima da janela ou bem pertinho do teto. Particularmente, prefiro que seja colocado bem pertinho do teto, apenas o suficiente pra cortina não ficar encostando nele. Quanto ao comprimento, deve ir até o chão, encostando nele ou sobrando um pouco, é a forma mais elegante. A largura fica a seu critério. A vantagem de ocupar a parede toda, além do ambiente parecer maior, é que ela fica uniforme, e também disfarça a diferença do sofá.
Volte sempre pra tirar suas dúvidas aqui!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Elisângela
dezembro 13th, 2011 às 20:29

38

Olá … Moro em Belo Horizonte e estou procurando alguém que faça cortina sobe medida de tecido e no trilho suísso. Minha parede (da sala) tem 7 metros de largura e estou precisando saber também aproximadamente o preço.
Obrigada .

[Responder]

gravatar
Karla
janeiro 7th, 2012 às 21:33

39

Olá,

Tenho uma sala de 7 x 4 m, com gola de gesso do tipo mais atual, fina e simples de 20 cm de altura. Pedi ao gesseiro um cortineiro em toda a parede de 7 m. Vi que você indicou uma distancia da parede de 15 cm, mas ele fez com uma distância de 20 cm. Ao olhar sem a cortina, me pareceu muito distante. O que você acha ? Será que peço para refazer ? Não gostaria de colocar iluminação.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Karla,
O cortineiro com 15cm é o ideal, mas não penso ser o caso de refazer. Uma boa ideia pra disfarçar é fazer uma cortina volumosa, com tecido encorpado e com trilho duplo. Assim o espaço fica mais ocupado…
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Sandra
janeiro 8th, 2012 às 19:46

40

Adorei as informações, muito úteis para o momento. Grata.
Se possível gostaria de um ajuda.
Tenho uma sala de TV medindo 4m por 4.5m com pé direito de 3.10cm. Com incidencia de sol forte a tarde.
Possui uma janela 50cm abaixo da sanca, medindo 2.50L/80A.
como a janela fica mais perto do teto que do solo, penso que a indicação seria colocar uma perciana rolom ou romana,mas não gosto de perciana e não quero cortina até o chão.
Como vc vê a idéia de colocar uma cortina do tamanho da janela passando uns 20 Cm para bixo? Usaria gaze de linho e blackout por causa do sol em trilho de aço escovado com argolas.
grata pela atenção e pelas informações.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Sandra,
Prefiro a cortina até o chão porque acho mais sofisticado. Mas se você prefere a cortina curta, sem problemas. Faria um pouco mais comprida, passando 30cm, pra alongar a janela. Quanto às argolas e à gaze de linho, gosto muito!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
melina
janeiro 10th, 2012 às 8:44

41

Olá! Estou com uma dúvida vamos ver se vocês conseguem me ajudar!
Qual é o vão mínimo em uma sanca para colocar uma cortina romana com encaixe em clique?
Porque fiz minha sala com vão de 9cm para colocar a cortina romana e o instalador disse que não é possível girar a cortina para dar o clique! Achei ele muito inexperiente e confuso. Todos lugares que procurei na internet, disse ser necesssário um vão mínimo de 8cm! O que vocês acham? Devo procurar outro profissional?
Grata, Melina.

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Melina,
Trabalhamos com vão de 15cm, mas não sei qual é o mínimo para este tipo de cortina. De todo jeito, o profissional que falou que não dá com 9cm está certo.
Bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
ana
janeiro 12th, 2012 às 7:15

42

Oi, Cristina,
Será que você pode me tirar uma dúvida?
Tenho uma persiana romana no meu quarto. Ela pega a medida da janela, ultrapassando um pouquinho nas laterais e na parte de cima e de baixo da janela. Como o material dela é tipo palhinha, ela deixa passar luz. Estou querendo colocar uma cortina sobre a persiana. Como devem ser as medidas? Ela deve recobrir toda a parede e ir até o chão ou deve ter as mesmas medidas da persiana? E que material devo utilizar na cortina?
Um abraço e obrigada.
Ana.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Ana,
Te respondi por e-mail, vi primeiro sua dúvida lá!
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
Patricia
janeiro 19th, 2012 às 18:39

43

Olá, boa tarde! Meu marido é tapeceiro e recebe muitos pedidos de cortinas, mas não consegue atendê-los por falta de tempo, prefere focar na reforma ou fabricação dos estofados. Como estou sem trabalhar fora, me chamou para trabalhar com ele, gosto muito de artesanato, e acredito que possa dar certo. Pesquisando o assunto, acabei encontrando seu blog e fiquei apaixonada pelas dicas, muito boas. Gostaria de saber se vc pode me indicar por onde começar, já encomendei umas revistas (Faça Cortinas), pois ainda não encontrei nenhum lugar pra fazer um curso mais completo. São muitos detalhes e como sou perfeccionista, quero estar preparada para poder atender a demanda e continuar zelando pela qualidade dos serviços prestados pelo meu marido.
Desde já agradeço à atenção, aguardo retorno!
Parabéns pela iniciativa!
Patricia (Cotia/SP)

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Patrícia,
Não conheço cursos especializados, mas uma dica que posso dar é que você seja muito observadora. Compre boas revistas: Casa Vogue, Casa Cláudia, Kaza, e preste atenção nos modelos que são mais usados. Visitar as mostras de decoração também é essencial pra ver de perto os modelos e tecidos mais usados.
Boa sorte pra vocês e muito obrigada pela visita!
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
Patricia
janeiro 23rd, 2012 às 16:01

44

Olá Cristina, boa tarde!
Obrigada por responder minha msg. Virei fã do blog!
Abraço.
Patricia

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Que bom, Patrícia!
Pode contar com a gente…
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
Rosangela
janeiro 24th, 2012 às 11:54

45

Bom dia, adorei a matéria!!
Gostaria da ajuda de vocês,
Minha sala tem uma vista muito bonita de muito verde e mar, e não tenho problema com o sol, pois ele somente chega ao final da varanda no final da tarde. Então gostaria de colocar na janela da sala (que serve de passagem para a varanda) uma cortina em tecido leve (voil) para decorar melhor o ambiente. Gostaria de saber se ainda está em uso de Bandô para as cortinas, ou usa-se somente as argolas em varão? e além do voil qual tecido seria indicado?

obrigada,
Rosangela.

[Responder]

gravatar
Maria tavares
fevereiro 2nd, 2012 às 12:34

46

Adorei tudo ! olha tenho uma sala com uma porta e um vitro gostaria de saber se uso uma cortina na parede toda que pegue a porta e o vitro ou so o vitro . E tbm a altura . bjos

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Maria,
Na parede toda fica mais elegante e ajuda a ampliar o ambiente.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
mariazilda
fevereiro 11th, 2012 às 22:35

47

Gostaria de saber se ha como fazer cortinas com prega macho de forma que as argolas nao aparecam.
Pergunto se fica mais elegante;;Aguardo. Obrigada.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Maria Zilda,
Acho que dá pra fazer usando ilhoses ao invés de argolas. Eles ficam costurados no tecido, e ele mesmo esconde. Acho mais elegante assim ou com trilho suíço.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
agenor
fevereiro 11th, 2012 às 22:39

48

Por favor gostaria de saber se o forro da cortina deve vir sempre pregado na cortina ou se pode vir suspenso em outro varao, de forma que se possa usar as pecas abertas em separado. Obrigado.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Agenor,
Pode vir separado também. A vantagem é que você pode alternar o efeito, usando um forro mais fino e a cortina mais grossa, ou vice-versa.
Beijos,
Cristina

[Responder]

gravatar
Rosiane Sueyd
fevereiro 15th, 2012 às 0:42

49

Tenho uma varanda com 7,00 metros. Quero fazer uma cortina com pregas americanas. Como ficaria o trilho se só o consigo na medida de 3 metros ?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Rosiane,
Você vai ter que colocar vários trilhos, e dividir também a cortina. Se a emenda for bem feita, você não terá problemas.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
vanilda
fevereiro 16th, 2012 às 0:27

50

Por favor, gostaria de saber qual a altura e a profundidade ideais da prega macho. Mandei fazer umas cortinas mas acho que ficaram muito estreitas e desiguais. Agradeco antecipadamante. Obrigada.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Vanilda,
Depende muito do efeito que você quer e da altura da cortina. Mas uma medida média seria 20cm de altura e 5 de profundidade.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Adriana Fório Sentieor
fevereiro 17th, 2012 às 16:43

51

Meninas um HELP!!!
Coloquei no meu quarto um cortineiro de 15 cm de distancia da parede.
Porém para segurar o gesso foi usado uns 4 cm para dentro. (informação essa não fornecida pelo gesseiro)
Como tenho uam janela anti ruido de 5.5cm, como faço para não ficar barriga na cortina.
Refaço o cortineiro??
Quero colocar black out e cortina de veludo.
No aguardo!!!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Adriana,
O veludo é um tecido encorpado, e por isso ocupa mais espaço, ainda mais com blackout, por isso, não vai ter jeito: o cortineiro de 15cm é o mínimo, pode fazer até com 18cm…
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
klaudia
fevereiro 29th, 2012 às 16:15

52

Olá td bem?
a minha sala era um quarto.e tem um guarda roupa embutido.posso usar uma cortina em toda a sala com a finalidade de esconder ele?vai ficar feio?e q cortina uso?lembrando que a função tb é esconder o guarda roupa

[Responder]

gravatar
klaudia
fevereiro 29th, 2012 às 16:15

53

Olá td bem?
a minha sala era um quarto.e tem um guarda roupa embutido.posso usar uma cortina em toda a sala com a finalidade de esconder ele?vai ficar feio?e q cortina uso?

[Responder]

gravatar
fevereiro 29th, 2012 às 17:50

54

Olá ,gostaria de saber d vcs ,minha sala a parede da janela tem2,40 e 3,80 de altura sendo q a janela ocupa a parede toda(2,33 largura) a sala só tem essa janela q tem formato em L conjugada c a mesa de jantar e uma saleta p tv q deu p fazer o ap é mais escuro por isso quero uma cortina clara branca ou trigo a parede vou pintar de bronco neve. Qual o tecido,que forro q uso por q a vista é p/ o telhado uma caixa d’agua velha e quero tampar issook!Vcs podem me dizer um modelo q vai ficar bonito moderno q esta sendo bem usado? Agradeço,ficarei agurdando abraços e mais suceso com o blog q esta otimo! parabens! bjs

[Responder]

gravatar
fevereiro 29th, 2012 às 17:58

55

olá esqueci de dizer é q vou mandar fazer a cortina e quero o modelo p q possa dizer a quem for fazer ok! tecido,pregas,e tem q ser de trilho aq eu já tenho a caixa em madeira p/ esconder o trilho ok! bjs adriana freitas

[Responder]

gravatar
Lilian Peixoto
fevereiro 29th, 2012 às 21:52

56

Oi Cristina, preciso de suas dicas. Quero colocar uma cortina de tecido no quarto da minha filha (5), com varão duplo, preciso saber qual o tipo mais indicado ilhoses ou argolas ? ou ñ tem diferença para usar em varão duplo? e tbm qual o tamanho ideal para janela, o quanto deve passar p/ baixo e lados ?
Obrigado Lilian

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Lilian,
Tanto faz usar ilhoses e argola, depende do acabamento que você gosta mais. Tenho a impressão que com ilhoses ela corre melhor…
Sobre a medida, deixe passar entre 20 e 30cm de cada lado.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
izis
março 1st, 2012 às 23:34

57

Adorei este blog, e gostaria de umas dicas. Estou reformando minha casa e vou colocar cortinas novas. Em meu quarto com parede de 4,50 e altura 2,80 gostaria de colocar na parede toda e em tecido. Na sala a parede mede 3 por 2,80 e gostaria tambem de colocar parede toda. No quarto de meus filhos (18 e 15 anos) a parede e igual a meu quarto que tipo de cortina devo usar, pensei em persianas só na janela. posso usar cortinas diferentes nos ambientes ou coloco persiana em todos, inclusive na sala. Se for tecido qual devo usar já que pretendo usar varão e as cores devem ser iguais. abraços.

[Responder]

gravatar
Fernanda
março 6th, 2012 às 0:33

58

Oiiii….adooooreiii o blog de vcs!!! Gostaria que me orientassem…tenho uma sala conjugada…de um lado na sala de tv a janela é centralizada e na sala de jantar a janela fica para o lado direito quase chegando na metade da parede. Acho LINDOOO cortina em cortineiro…mas não vou fazer sanca agora…gostaria de saber de que forma consigo um efeito semelhante…trilho com cortina de pregas bem próxima ao teto que vai até o chão? tem como esconder o trilho? Ou varão bem próximo ao teto? Não gosto mto dakele efeito do varão…
Obrigada!!!! :)

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Fernanda,
Você pode esconder o trilho com um bandô, que pode ser de gesso ou madeira laqueada. Também adoro o efeito da cortina pregueada…
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Marcelo
março 10th, 2012 às 22:16

59

Prezadas,

Primeiramente, parabens pelo blog, estou construindo mimha casa desde agosto do ano passado e sempre passo aqui para ler as dicas. Dessa vez, nao tive como deixar de perguntar, pois estou com um grande dilema, hehe. Tenho uma porta de 7m na sala, virada para a parte de tras da casa, em que colocarei uma esquadria de aluminio de 4 folhas. O pe direito da minha sala ficou um pouco baixo, 2,45, e, para fazer um cortineiro, o gesseiro disse que teria que fazer um rebaixamento para criar o espaco (de 15 cm, como vcs dizem). Me deu duas opcoes: ou fazer apenas uma sanca rente a porta, rebaixando para criar esse espaco ou fazer o forro de gesso sem rebaixamento e ai eu instalo uma cortina de varao. E ai, qual a opiniao de vs? Tenho receio que a sanca, ainda que estreita, deixe a impressao de um pe direito muito baixo, o que acham? Instalar uma moldura apenas para esconder o trilho seria uma opcao? Desculpe pelo longo texto, espero que tenham entendido. Bjs

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Marcelo,
Acho que a melhor opção é fazer apenas a moldura pra esconder o trilho, com 10 a 15cm de altura.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
março 16th, 2012 às 14:13

60

Oi cristina gostaria que vc tirace uma duvida minha o meu apt ´pequeno quero colocar uma cortina na sala é uma janela que sai para a sacada ela mede 2,50 de largura e 2,60 de altura e tem cortineiro como devo fazer?
eu sei que bando ja ñ se usa mto. e se eu colocar ñ quero de argola quero de ganchos e qual seria a distancia de um a ganchinho no outro para ficar bem franzida…… bjs adoro seu blog

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Silvia,
Se você tem um cortineiro, colocaria trilho suíço. As pregas ficam entre 10 e 15cm pra uma efeito mais cheio.
Obrigada pela visita.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Adriana Moura
março 23rd, 2012 às 11:41

61

Comprei uma casa bem pequena, e a sala terá que ser dividida entre estar e jantar. Porém a janela fica centralizada na parede e mede 1,00X1,50, e a parede toda 4,00 posso colocar a cortina apenas na janela? Curta ou comprida.

Obrigada

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Adriana,
Pode sim! De preferência até o chão, porque fica mais arrumado!
beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Bianca
abril 3rd, 2012 às 0:05

62

Fiz minha sala de estar e tv no mesmo ambiente , então tenho um sofá de tv bem espaço com cheise na cor bege puxando para marrom claro, e vou colocar um outro sofá com a proposta de sofá de estar , gostaria de trocar uma ideia , será que fica estranho no mesmo ambiente dois sofás diferentes, devo usar a mesma tonalidade de cor então, ou posso colocar um tom mais claro no sofá de estar. E em relação a cortina, tem uma porta de correr de vidro de 6 m que da p sacada tem saca e gesso, e bate muito sol, Qual tecido devo usar para deixar minha sala aconchegante e elegante , gosto do linho , e quanto ao voil , será que já nao esta meio defasado .coloco pregas americanas , fêmea ou macho? Obrigada

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Bianca,
Já que os sofás não são iguais, faria em tecidos bem diferentes – quem sabe um deles listrado? Sobre a cortina, faria em linho mesmo ou em seda rústica, fica lindo. Se bate muito sol, o ideal é usar um blackout, pra deixar bem escurinho para a tv. Sou fã das pregas macho, acho sempre a mais elegante.
Boa sorte!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Andreia
abril 9th, 2012 às 23:53

63

Gostaria de obter uma dica com relação a minha sala que é pequena e possui duas capelinhas e uma porta na mesma parede. Li algumas dicas interessantes, mas minha dúvida ainda não foi respondida porque abaixo dessas capelinhas há um sofá. Não posso mudá-lo de lugar, pois a decoração está fazendo com que minha sala fique mais ampla dessa forma. Devo colocar uma cortina que corresponda à porta ou obedecer a altura do móvel e pôr uma cortina que não vá até o chão?
Obrigada!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Andreia,
Ainda assim eu colocaria uma cortina até o chão, a proporção da cortina até o meio da parede não é muito legal pra sala…
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Andreia
abril 10th, 2012 às 8:30

64

Coloquei uma cortina na sala, de linho com varão, mas achei que ela ficou muito transparente. Não quero trocá-la, posso colocar um forro? Como devo colocá-lo? No mesmo varão??

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Andreia,
O ideal é colocar o forro sim. Ele pode ser costurado ao linho e ficar no mesmo varão.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Emerson
abril 13th, 2012 às 13:12

65

Muito legal essas dicas, tenho a parede da sala no tom marrom escuro e meu sofá é cinza, qual a cor de cortina que vç me indicaria, abraços…

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Emerson,
Como você tem móveis e parede escuros, colocaria uma cortina clarinha – branca ou off-white.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Katiane Souza
abril 15th, 2012 às 2:59

66

Olá meninas, parabéns pelo trabalho!
Estou finalizando minha sala, moveis claros e madeira ebanizada, tenho no espaço da porta da varanda o cortineiro que pega living e um pequeno pedaço da sala de jantar, onde optei em fazer gaze de linho branco e prega macho. Do outro lado, mesmo ambiente o home integrado com uma janela menor, porém com a estrutura do ar condicionado não foi possível cortineiro, apenas um vão fininho. Com isto, pensamos em cortina romana de gaze de linho com forro até o chão. Dúvida que gostaria muito da dica de vcs: Qual melhor opção, num ambiente mais elegante, (1a) A mistura da cortina de um lado e da romana do outro se usa, é adequado? Se sim, a romana vai até o chão ou até o rodapé que é alto? uns 45cm. ou (2a) Cortina de um lado e do outro tb porém uma com cortineiro e outra sem cortineiro, colocariam por dentro um trilho bem fininho. Super Obrigada!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Katiane,
Acho mais bonito tudo igual, por isso faria cortina em tudo mesmo, com essa opção de tentar um trilho fininho só nesse canto.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Katiane Souza
abril 15th, 2012 às 3:02

67

Para o quarto de casal, sugerem mais a prega americana ou a prega fêmea, estou super em dúvida! Afinal as duas são tão elegantes. Meu tecido será uma gaze de linho cru, diria que um pouco mais escura que o cru. Obrigada novamente!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Katiane,
Também gosto das duas, mas acho que ficaria com a americana, mais delicada.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Juliana Sartore
abril 20th, 2012 às 19:38

68

Olá, meninas,
tenho que fazer uma cortina para a porta da minha sala, que tem 4m (4x1m). Preferi a persianan romana, porque adoro esse estilo mais sequinho e moderno. Farei também um xale de 80 cm em cada ponta para arrematar e dar um tom mais sofisticado. A pergunta é: já que será necessário fazer 4 módulos de 1m de persiana para eu ter mais liberdade de subir apenas um módulo e ter a privacidade mantida, como ficam as frestas entre um módulo e outro? Me sugeriram fazer os módulos transpassando 5 cm um sobre o outro, mas acho que pode ficar grosseiro e muito desnivelado. O que acham? Melhor as frestas ou o transpasse?
bjs

[Responder]

gravatar
Nayra
abril 22nd, 2012 às 18:26

69

Primeiro quero dizer que realmente estou amando o blog de vcs! Muitas dicas e inspirações! Talvez possam me tirar um dúvida, quero colocar na minha sala e quarto que pegam o sol da tarde um rolô de blackout e uma cortina de voal ou linho para dar um toque mais aconchegante. Vou fazer o cortineiro de gesso e estou na dúvida da largura dele para caber o rolô retraído e a cortina que ainda não sei qual seria o melhor tipo de prega e se seria aconselhável usar ilhós!? Muito obrigada e parabéns pelo ótimo blog!

[Responder]

Nayra Respondeu:

Na verdade a pergunta correta não é se uso ilhós e sim trilho! Estava confundindo… Rs

[Responder]

gravatar
Vanessa
abril 23rd, 2012 às 17:54

70

Minha sala é pequena 16m², em uma parede tem uma janela grande e em outra parede uma porta grande de correr. Estava pensando em colocar cortina nas duas paredes de mesmo tecido e cor, pois seriam paredes de canto. Ou seja, ficariam duas paredes (de canto) com cortina e as outras duas sem. Você acha que funciona ou vai ficar demais? Que solução você me dar, coloco cortina só na parede da janela e aporta fica sem nada?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Vanessa,
Essa solução de cortina de canto é a ideal, e pode ficar muito bonito! Faça as duas cortinas bem longas, até o chão, e em tecido claro pra não pesar.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Nayra
abril 24th, 2012 às 11:34

71

Primeiro quero dizer que realmente estou amando o blog de vcs! Muitas dicas e inspirações! Talvez possam me tirar um dúvida, quero colocar na minha sala e quarto que pegam o sol da tarde um rolô de blackout e uma cortina de voal ou linho para dar um toque mais aconchegante. Vou fazer o cortineiro de gesso e estou na dúvida da largura dele para caber o rolô retraído e a cortina que ainda não sei qual seria o melhor tipo de prega e se seria aconselhável usar trilho? Muito obrigada e parabéns pelo ótimo blog!

[Responder]

gravatar
Kelly
abril 24th, 2012 às 21:08

72

Oi meninas, tudo bem? No meu quarto tem 2 janelas , na janela que fica perto da cama vou colocar um cortineiro e penso em colocar um voul branco, o problema esta na segunda , pois o ar condicionado foi instalado na mesma parede dessa janela e um parte do ar pegou a janela e se fizer o cortineiro o ar ira atrapalhar . Coloco cortina só na primeira janela ?As janelas são com venezianas e essa do ar fica perto do banheiro , terá alguns armários . O que acham que devo fazer?

[Responder]

gravatar
Valdinizia
abril 30th, 2012 às 22:41

73

Olá, meninas. Gostaria de parabenizá-las pelo blog´.estou decorando minha sala e queria uma ajuda. tenho uma sala grande, na qual farei dois ambientes: Estar e Home. Para o home, comprei um sofá marrom e para o estar um cinza com duas poltronas listradas em cinza e marrom. Queria uma dica quanto às cortinas. Pintei as paredes de of white, quase branco. Que cor devo usar Para as cotinas?^Brancas, combinando com as paredes ou meio escuras, combinando com o marrom. O forro da mesma cor ou em tons diferentes. Por favor, me ajudem.

[Responder]

Valdinizia Respondeu:

ps: meu piso é claro e em minha sala de jantar, que é em ambiente conjugado, possui mesa de madeira, tom mel, com cadeiras forradas de bege, quase branco.

[Responder]

gravatar
Fabiana
maio 3rd, 2012 às 10:56

74

Por favor…. Preciso de uma ajuda!
Minha parede é branco gelo (puxa pro tom de cinza)
Pensei em um cortina bege…
Mas, agora estou em dúvida entre o cinza ou talvez um tafetá prata….
Qual a melhor opção?
Obrigada!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Fabiana,
Você tem que pensar não só na cor da parede, mas também nos outros móveis… Uma cortina prata também é linda, mas tem que combinar com sua decoração.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Beatriz
maio 12th, 2012 às 1:55

75

Estou reformando meu quarto e a janela (vai até o chão) possui 4 seções formando quinas (1ª – 1,45 m, com ângulo de 45º para 2ª – 0,50 m, com ângulo de 45º para a 3ª – 2,60 m, com ângulo de 90º com a 4ª – 1,40 m) . Como há muita claridade e o ambiente é grande e devassado, preciso usar blackout. Acho bonito e mais moderno a idéia de um rolo blackout junto com cortina de tecido, no entanto, temo que as frestas sejam inevitáveis por se tratar de uma janela recortada.não ter peças nessas medidas (se dividir, surgiriam mais frestas). Hoje em dia tenho uma cortina de voil com o blackout comum que considero meio ultrapassado, deixando o ambiente pesado. O que vcs me sugerem? Usaria cortineiro? Qual seria a profunidade dele? Obrigada

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Beatriz,
Dá pra usar o rolô, mas as frestas são inevitáveis. Uma solução é complementar com a cortina, que além de arrematar e deixar mais bonito, pode ser fechada para esconder as frestas quando você quiser o ambiente mais escurinho.
Outra ideia é fazer um cortineiro, a medida ideal é 15x15cm, e colocar trilho suíço curvo. Os tecidos mais atuais são o linho e a seda rústica ou normal.
Beijos,
Cris

[Responder]

Beatriz Respondeu:

Existe algum outro tipo de persiana com blackout que vede melhor os cantos em comparação ao rolô? Vi uma persiana com estrutura celular que possui o blackout interno, no entanto estou na dúvida se também me deixaria frestas? Obrigada novamente

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Beatriz,
Sempre nas emendas fica uma frestinha, independente do modelo. Se for uma janela única a solução é transpassar em torno de 20cm de cada lado. Mas se for emenda, dificilmente elas somem…
Beijos,
Cris

gravatar
maio 16th, 2012 às 17:28

76

Boa tarde!
Estou na dúvida se uso cortina ou persiana romana na sala. A minha sala tem uma janela com a medida de 1,50 x 1,40. Eu estava certa na persiana romana, achei que poderia utilizer na parede toda, mas a vendedora me aconselhou colocar apenas em volta da janela. Infelizmente não tenho varanda na sala e tb nunca vi ninguém usar na sala a persiana romana somente janela….posso usar? Obrigada.

[Responder]

gravatar
maio 17th, 2012 às 21:46

77

Oi uma dúvida amigas, como por blackout o lado cinza fica pra dentro?
ou fica pra fora?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Ana,
O lado cinza fica para fora, encostado no vidro.
Bjos
Mari

[Responder]

gravatar
Luciana
maio 19th, 2012 às 18:47

78

Olá. Estou reformando meu ap e estou fazendo os cortineiros com 20 cm. Achei q ficou esquisito. Devo mudar para 15 cm?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Luciana,
O padrão para o cortineiro são 15cm. É o que fica esteticamente melhor.
Bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
Cláudia
maio 21st, 2012 às 1:48

79

Adorei seu blog, e li todos os comentarios!!! minha duvida é: a cortina da sala será longa até o chão, de largura a janela tem 2,85m x 2,65 de altura, qual o a altura q devo colocar o blackout? curto na altura da janela + 20cm, ou longo até a barra da cortina no chão, acompanhando o comprimento? Tenho receio de ficar metade pra baixo transparente e feio caso opte pelo modelo curto. O varão é duplo preso ao teto.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Cláudia,
O blackout tem que ir até o chão sim, senão vai dar esse efeito que você falou e fica feio…
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Kelly
maio 22nd, 2012 às 10:23

80

Olá, Tudo bem? tenho uma dúvida! No meu quarto tem uma janela com o cortineiro e uma sem . Pensei em colocar uma cortina com trilho na janela com cortineiro e a mesma cortina só que com varão na outra janela . O que acham?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Kelly,
O ideal mesmo é que as duas sejam iguais, ainda mais se o quarto for pequeno…
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Milena
maio 26th, 2012 às 20:47

81

Olá meninas,

Estou montando minha casa e tenho cortinas de voal em trilho suíco duplo fixado no teto(p uma janela de 2m e uma porta de correr de 4m na mesma parede c distancia entre elas de 4m) em um tom creme bem claro, pois moro na Europa e o tempo é sempre escuro, entao acredito que os tecidos leves e transparentes sejam a melhor opcao para aproveitar a pouca luz. Gostaria de usar xales e queria saber quais tecidos combinam melhor com o voal para fazer os xales? devo fazer para a janela e para a porta(estar e jantar integrados) que largura devem ter? qual cor combina melhor considerando que as paredes sao brancas o chao um tom de areia e os moveis wenge? espero que a pergunta nao tenha ficado confusa. Obrigada meninas e parabéns pelo blog.

[Responder]

gravatar
Viviane
maio 29th, 2012 às 11:15

82

Olá

Adoro as dicas do blog. Gostaria de ajuda, vou mandar fazer uma cortina para a sala de jantar, tenho uma porta balcão onde não bate muito sol, gostaria de deixar o ambiente elegante e deixar a luminosidade entrar bastante, pensei em fazer somente uma cortina de voil branca, gostaria de saber se essa é uma boa opção e qual tipo de prega vai deixá-la mais volumosa. Qual seria outra opção para este ambiente? Obrigada!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Viviane,
O voil sempre funciona, mas também gosto do linho, da seda e do shantung. A prega americana dá um volume interessante.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Lucia Y. Chibana
junho 1st, 2012 às 18:54

83

Olá Cristina,

Adorei o seu site e curti muito as suas dicas. Gostaria de uma ajuda técnica, pois preciso fazer a cortina da sala de minha irmã, aproveitando o trilho já existente. ela quer colocar o black out somente e eu acho que fica feio. Pensei em colocá-lo como forro, usando um franzidor e na frente uma cortina de voal bordada com pregas americanas. Só gostaria que me ajudasse, nas medidas: qual o tamanho da prega : 4cm? E o comprimento da prega?
Obrigada.

[Responder]

gravatar
Maria Selmy
junho 4th, 2012 às 0:41

84

Olá Cristina,gostaria que me ajudasse,minha casa é bem rustica toda de tijolo de demoliçao,tem jojos de telhados com grandes alturas.Tenho 5 portas de correr de 3metras por 2.20 de altura que dao para um lindo jardim.Cozinha,sala,sala de jantar e churrasqueira estão interligadas,sem paredes dividindo os ambientes. A parede da porta de entrada tem vidros coloridos(tons claros e pastel,predominando o branco, azul e rosa) tem muita iluminaçao,quero colocar nas portas colchas de croche que garimpei na familia sao lindissimas ,antiguissimas verdadeiras joias.(Para voce ter uma ideia tenho 54 anos e sou a caçula).São brancas mas devido a antiguidade ja estao um pouco encardidas mas gosto disto.O que você como especialista poderia me aconselhar?
Quero prende-las em varoes que ja estao nestas portas.Caso ache interessanta devo colocar forro?Vi em um antiquario cortinas presas por um tipo de presilha que segura a colcha no proprio varao sem costura direto.Sera que ficara legal?
Esta casa é diferente,pois tenho plantas como divisoria de ambiente e é uma verdadeira casinha de roça mineira.Tenho lindos tapetes coloridos (persas)sofa de cores lisas.O ambiente esta muito interessante ,mas acredito que ficará bem romantico com estas colchas nas portas.Fiz um teste colocando com pregadores de roupa e fiquei maluca com o que vi,parece uma casa de cinema.
Será que ficará estranho?Como sei que você é a melhor de todas gostaria de saber a sua opinião,afinal sou apenas uma admiradora de quem tem este conhecimento como o seu.
Muito obrigada.Aguardarei com muita anciedade seu contato.
Boa noite,e tenha uma linda semana.
Maris Selmy.

[Responder]

gravatar
ANA PAULA OLIVEIRA
junho 5th, 2012 às 21:44

85

ola boa noite, tava pesquisando e achei seu blog adorei preciso que m tire uma duvida urgente, tenho uma janela no quarto e gostaria de saber se a persiana tem que ser o tamanho da janela ou tem quer ser maior que janela por favor me tire essa duvida beijosssssssssssssssss

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Ana Paula,
A persiana deve ser um pouco maior que a janela, no mínimo 10cm em todos os lados.
bjos
Mari

[Responder]

gravatar
patricia
junho 8th, 2012 às 17:57

86

Olá!

Tenho cortina roll on branca do tamanho da janela. Gostaria de colocar um voil por cima do teto até o chão – comprimento e largura pouco maior que a janela. Fica feio? Não quero perder as roll on…

Grata

[Responder]

gravatar
Roseli Marques Valli
junho 11th, 2012 às 1:50

87

Oi Cristina,
Adoro o seu blog, já li todos os comentários, mas não consegui encontrar as respostas para as minhas dúvidas.
1- na minha casa, as salas de estar e jantar ficam no mesmo ambiente com aprox. 40 metros.. Uma das paredes tem uma porta de correr de 6,40 (4 folhas) e ao lado na mesma parede uma janela de 1,10 larg x 1,70 alt. As outras duas paredes também têm janelas, sendo uma parede de 7,10 com uma janela de 2,20 larg x 1,70 alt e outra parede de 3,75 com uma janela de 1,10 larg x 1,70 alt e nenhuma janela é centralizada. O pé direto é de 3,10. O que você sugere que eu utilize?
2- A sala de TV mede 3,50 x 3,50 e pensei em colocar uma cortina do teto até o chão com cortineiro de gesso, mas tem um móvel planejado encostado nesta parede. Seria o caso de usar persiana apenas na janela? Eu gostaria que o ambiente ficasse aconchegante. O que você sugere?
3- Todos os quartos têm porta balcão para uma varanda e nesta parede existem móveis planejados encontados no canto, o que impossbilita de colocar uma cortina cobrindo a parede inteira. Qual é a sua sugestão?
4- Que tipo tipo de cortina eu utilizo na cozinha?
Muito obrigada, Bjs

[Responder]

gravatar
roseli Marques Valli
junho 11th, 2012 às 17:42

88

Oi Cristina.
Adoro o blog de vocês, tem excelentes dicas!
1- A minha sala tem aprox. 42 metros, com uma parede de 7,5 metros com uma porta de vidro de 4,2 metros (4 folhas) para a varanda e ao lado uma janela de 1,70×1,10. As outras duas paredes têm janelas com tamanhos diferentes que não são centralizadas. O pé direito é de 3,10 metros e o sol é bem forte no período da tarde. O que você sugere que eu utilize na porta e janelas?
2- Nos quartos temos porta balcão e não conseguimos colocar cortina na parede inteira, em função dos móveis planejados. Pensei em colocar uma cortina apenas na porta balcão. O que você acha? A cortina ficaria melhor do teto até o chão ou apenas uns 20 cm acima da portão balcão até o chão?
Muito obrigada. Roseli

[Responder]

gravatar
ana paula oliveira
junho 12th, 2012 às 12:08

89

oi bom dia gostaria de saber se as persianas tem quer maior que a janela ou do tamanho certo da janela beijosssssssssssssssssssssssss

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Ana Paula,
É melhor que sejam um pouco maiores, uns 10cm, para garantir uma vedação melhor.
Bjo
Mari

[Responder]

gravatar
Roseli Valli
junho 13th, 2012 às 1:51

90

Oi Cristina,
A minha sala tem aproximadamente 40 metros. Uma das paredes tem uma porta de vidro de quatro folhas de 4,10 e ao lado tem uma janela de 1,10×1,70. Tem mais duas outras paredes cada uma com uma janela não centralizada. O que você sugere que eu utilize na porta e janelas?
Obrigada,

[Responder]

gravatar
Day
junho 15th, 2012 às 22:52

91

Olá, primeiramente eu quero parabenizar a vcs pelo site e dizer que sou fã. Bom!! Eu estou com uma dúvida cruel e só estou aguardando a resposta de vcs para mandar fazer a cortina do meu quarto.
O meu quarto tem nas duas paredes janelas que tomam conta de praticamente toda a parede, como eu moro em um apartamento pequeno, ou seja, em um flat, eu quero deixar o quarto mais amplo, por isso deicidi fazer as cortinas até o chão. Eu vou colocar o blackou e por cima dele o voal, acontece que a minha costureira disse que eu tenho que comprar só de voal 4 x a altura da janela, primeiro eu queria saber se está correto e a minha segunda pergunta é se eu preciso comprar a mesma quantidade para o blackout e se ele precisa ir até o chão, ou se eu posso fazer ele só do tamanho da janela? Eu fico com medo de fazer do tamanho da janela e ficar feio por conta do voal ser fino.
Me ajudem!!!
Bjs

Bjs

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Day,
A quantidade de voil é isso mesmo, pro franzido ficar bonito. Acho que o blackout é um pouco menos, porque ele pode ser mais reto, menos franzido do que a cortina, mas o ideal é perguntar pra que vai executar. De qualquer forma, ele tem que ocupar a parede toda mesmo, senão fica estranho…
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
ADILMA
junho 16th, 2012 às 12:16

92

Em minha sala, tenho duas janelas grandes de vidro, separadas por uma meia parede que divide o ambiente em duas salas. O que me recomenda? cortinas iguais ou de modelos diferentes? Agradeço.

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Adilma,
Colocaria cortinas iguais!
bjos

[Responder]

gravatar
maria
junho 18th, 2012 às 18:54

93

Olá, amei o site, amei as dicas e fotos, tdu maravilhoso!!!! Estão de parabéns!!!!
Será que vc poderia me ajudar.
Minha sala tm móveis d madeira cm patina branca, uma parede listrada roxo escuro cm branco e tenho uma janela de ferro com grades, de 1X1,20. Qual a melhor cortina indicada? E qual a cor? Minha sala é bm pequena. Estou numa dúvida cruel!!!!!!
Obrigadaaa desde já
Beijossss

[Responder]

maria Respondeu:

Esqueci d dizer q as paredes são Lilas!!!!
:)

[Responder]

gravatar
Grasiela Firmino
junho 24th, 2012 às 0:59

94

Parabéns, muito bom o blog! Preciso de umas dicas. Minha sala tem 3 ambientes (jantar, estar e home) e 2 janelas e uma porta de correr que dá para o jardim. As paredes estão pintadas com off-wite e pretendo usar sofás com cores voltadas para o Marrom (homes) e Clara (bege) no estar. Pensei em usar uma cor Nude (cor de boca) no voal, por cima um voal mais encorpado Cinza/Prata, com detalhes em listras verticais em relevo em tons variados de marrom (do claro ao escuro). Para a janela do home colocarei um blecaute em tecido bege. Não tenho cortineiro, mas gostaria de usar trilho suiço. Minhas dúvidas são: que tipo de prega usar para ficar com aparência mais moderna: americana ou macho?, e o que fazer para esconder o trilho: comprar o trilho com sanca? , fazer um sanca de gesso ou madeira laqueada? ou existe uma outra forma? Seguindo as suas dicas, as cortinas irão do teto ao chão c/ arraste de 4 cm.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Grasiela,
As escolhas estão ótimas. Particularmente sou fã da prega macho, acho a mais atual. Sobre o trilho, o ideal e mais durável é esconder com uma sanca de gesso, fica mais discreto e atemporal.
Beijos,
Cris

[Responder]

roseli Respondeu:

tenho uma sala conjugada,sala de tv e sala de jantar com uma janela de blindex que ocupa quase toda parede, tenho duvida quanto a cortina por causa do sol muito forte que bate na janela a maior parte do dia. E também uma porta, tambem de blindex que da saida para um corredor fora da casa ai nao tenho problemas com o sol .posso usar dois tipos de cortinas num mesmo ambiente. nao gostaria de carregar o ambiente com tons pesados por causa do sol. que cores posso usar e que tipo de cortina

[Responder]

gravatar
Fernanda
junho 28th, 2012 às 0:04

95

Meninas,
Super parabéns pelo site! Adoro!!
Nos quartos tenho janelas de 2,5 x 1,50m (L x A), com cortineiro, e não consigo colocar a cortina até o chão.
Gostaria de colocar um rolo blackout para tampar a claridade, mas acho que sozinho, ele ficará sem graça. Devo colocar uma outra persiana decorativa por cima? Cortina meia altura, nem pensar? Alguma outra sugestão?
Beijos e obrigada!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Fernanda,
Existem opções muito bonitas de tecidos para blackout em rolô, e assim ele pode ficar sozinho. Mas é uma opção mais limpa e moderna. Se quiser dar uma bossa, aí a cortina é um bom complemento. A 1/2 altura não é proibida, só não fica tão chique, mas pode funcionar principalmente em decorações mais românticas.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Luceli Moreira
julho 9th, 2012 às 18:17

96

Boa tarde!
Preciso de uma dica sobre que cor de cortina utilizar na minha sala. O sofá é bem grande na cor bege, o home e a mesa de canto são em caramelo, o tapete é castor e duas poltronas estampadas de verde, dourado, cinza escuro e vermelho. Uma das paredes possue grafiato em cor coral real. Gostaria que me ajudasse na escolha. Obrigada

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Luceli,
Colocaria na sua sala uma cortina bem clarinha, como um linho ou uma seda cru.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Lenira
julho 12th, 2012 às 20:39

97

Olá meninas, adorei as cortinas, preciso de ajuda. Tenho três janelas de quartos e uma varanda com porta de correr. A minha decoração está sendo para o estilo rústico (clean). Dois quartos estão pintados de branco sereno e teto branco neve e tem cortineiros de gesso. Que tipo de blackout eu uso? pensei em colocar tipo rolon ou persiana (mais barata) cor clara e por cima penso em fazer cortinas tipo cambraia . No quarto escritório/visitas um pouco mais impessoal, persianas, pois só poderei fazer até a metade da parede, pois possui um móvel. Aqui cabe uma cortina?
Minha dúvida maior é a varanda: a sala é em L e as portas são de correr com trilho preto e de 0,86m cada parte, num total eu tenho 2,45m de parede para esta varanda, também com o nicho em gesso para as cortinas. Pega sol pela manhã, o que faço para proteger os móveis e a privacidade sem escurecer demais? coloco uma tela solar rolon e cortina de linho transparente? coloco rolon double vision sem cortinas? Não quero um ambiente pesado, com cortina tradicional de cetim ou tecido grosso, quer cor e tecido? Muito obrigada pela atenção. Deus abençoe seu trabalho!

[Responder]

gravatar
Fabiana
julho 16th, 2012 às 14:47

98

Olá, amo esse blog e sempre me consulto aqui para decorar cada cantinho da minha casa. Tenho uma dúvida sobre cortina para quarto de criança, é um quarto pequeno de apto. e penso se instalar uma cortina até o chão não deixará o ambiente menor ainda? Levando em consideração que as cortinas já prontas e as mais bonitas são sempre curtas (o que me deixa tentada) ou até a metade do caminho entre janela e chão. Nesse caso qual seria a melhor opção. Obrigada e parabéns pelo blog.

[Responder]

gravatar
maysa
julho 25th, 2012 às 11:31

99

Ola meninas eu gostaria de saber se uma cortina deve ser da mesma cor que o ambiente ,pois a cortina da minha sala é vinho com branco,o meu sofá e o tapete é marrom e minha estante é cinza iria ficar esquisito essa combinação de cores.

[Responder]

maysa Respondeu:

voces poderiam me informar
o mais rápido possivel preciso da ajuda de voces

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Maysa,
Colocaria uma cortina mais neutra, num tom de cinza calro, por exemplo,
bjos
Mari

[Responder]

gravatar
Ana Laura
julho 27th, 2012 às 14:12

100

Olá! Gostaria de uma dica. Minha sala de jantar tem 3 portas de correr que se traspassam( 1 fixa e 2 que se movem) ela são metade de madeira trabalhada como venezianas e a parte superior vidro.Elas dão acesso à minha varanda. Posso usar cortina curta? O que vcs me sugerem?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Ana Laura,
Não gosto de cortina curta para a sala, colocaria até o chão mesmo. Fica mais bonito!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Saulo Amorim
julho 31st, 2012 às 17:19

101

Olá
Gostaria muito de ter sua ajuda/opinião

Acabei de adquiri uma casa e estou em dúvida sobre que tipo de cortina colocar na sala.
A sala é pequena e em “L” bem dividida em dois ambientes (estar e jantar)
A vista é bonita, mas bastante devassada para a vizinhança
O teto é rebaixado com gesso e ter cortineiro embutido no rebaixamento.
A sala tem somente duas grandes janelas de correr em madeira que ocupam quase toda a parede em que se localizam. As duas janelas ocupam duas paredes vizinhas (em quina) e o cortineiro embutido no gesso acompanha este encontro das janelas.
Há também uma grande porta de correr em madeira, defronte à mesa de jantar que, penso, poderia receber cortina para dar privacidade às refeições.
O grande problema é a umidade!!! A casa fica sobre terreno muito úmido e percebo pelos vizinhos que os relatos de mofo nos tecidos e manchas nas paredes são constantes.
Não tenho problemas com sol… e, pelo contrário, acho que, no meu caso, a entrada da iluminação só ajuda.
A sala está pintada de branco e a mobília é em madeira escura, bem clássica.
Há somente uma única parede (na sala de jantar) pintada em lilás

1) Devo usar painéis ou cortinas de tecido? Que tipo é mais indicado para casas úmidas? Tecidos sintéticos ou orgânicos?
2) Prefiro cortinas “até o chão”, mas será que isso pode prejudicar a umidade que sobe pelas paredes e propiciar a formação de mofo?
3) Penso em colocar cortinas que cubram por inteiro as duas paredes das janelas e se “encontrem” também na tal “quina” entre elas. Que acha?
4) Por ser uma sala em “L” dividida em 2 ambientes, há algum problema em colocar as cortinas das janelas iguais às da porta da sala de jantar?
5) Sendo a sala pequena e com predominância da cor branca, que tipo e cor de cortina poderia garantir “amplitude”… cores claras?

Aguardo o contato!
Grato

[Responder]

gravatar
janaina
agosto 10th, 2012 às 14:29

102

olá!
tenho uma sala de estar de 10×5, sendo 2 janelas em uma parede e uma em outra (2m cda janela) a sala não tem cortineiro é toda na tabica ,gostaria de colocar cortina de voil sem forro qual altura deve ter entre a tabica e o varão pode ser perto do teto,gostaria de um ar mais elegante,o que devo fazer; e quanto a cor minha sala é pintada no bianco sereno.
obrigada!

[Responder]

gravatar
ana
setembro 8th, 2012 às 22:36

103

adorei as cortinas em voil e os xales voil com linho,gostaria de saber se existe um nome especifico para esse voil com linho?

[Responder]

gravatar
Bixigo
setembro 30th, 2012 às 14:27

104

Olá, gostaria de saber se no caso de colocar uma cortina rolo ou romana na sala de jantar (que dá para o jardim) é necessário fazer um cortineiro embutido de gesso de 15 cm ou poderá ser menor (já que o rolo ou romana são mais finos que as cortinas de tecido). Grato e parabéns pelo site!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Bixigo,
A Rolô ocupa espaço quando completamente aberta, por isso necessita dos 15 cm. a roma pode ter o cortineiro menor, mas não muito, pois o espaço também é necessário para a instalação!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Rosangela Reis
outubro 4th, 2012 às 13:21

105

Minha sala tem uma porta de vidro com 3 folhas que dá passagem para a varanda, estava pensando em usar persiana romana, porém essa sala é tb home theater, será que ficará espaço aberto entre uma folha da romana e outra? Fica bom colocar a romana na porta da sala para a varanda?

OBrigada,

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Rosangela,
Persianas nao são boas opções para portas, prefiro cortinas que são mais praticas. No caso do home, use um blackout para garantir a vedação!
Bjos
Mari

[Responder]

gravatar
Suellen Jalil
outubro 12th, 2012 às 13:16

106

Boa tarde meninas!!

Vocês poderiam esclarecer uma dúvida por favor…
Estou terminando o quarto do meu bebê, é um quarto bem pequeno. Falta a cortina, ai estou em dúvida quanto ao modelo.
Vou fazer ela longa do teto ao chão. Que tipo de prega devo usar??
A parede toda com janela tem 2,40m. Existe uma janela bem no meio de 1,15m, e sobra 0,65m de parede de cada lado da janela. Como devo fazer essa cortina?? Devo fechar toda a parede com a cortina ou somente o espaço da janela. Ja que o quarto é pequeno? Não sei como fazer, vocês poderiam me ajudar?

Obrigada…
Abraços

[Responder]

gravatar
Suellen Jalil
outubro 12th, 2012 às 13:27

107

Esqueci de informar na pergunta que não tenho cortineiro, tem que ser varão. E tambem o berço vai ficar praticamente encostado nessa parede, pois está na transversal de um dos lados dos 0,65m de parede, livrando a janela!
Obrigada!!!

[Responder]

gravatar
Marjorie Fernandes
outubro 15th, 2012 às 12:36

108

Oi meninas, eu gostaria de saber se ainda se usa cortineiro sobreposto no gesso. Pergunto pois não terei como fazer o embutido. A parede tem 2,60 e tem saída para a varanda com uma porta. Pensei em cortina romana e xale de seda. Será que ficará bom? Beijos, Marjorie

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Marjorie,
Você pode fazer sobreposto ou colocar as cortinas em varão com ilhoses, muito usados hoje em dia. Não gosto muito de persiana romana em portas, pois você precisa sempre subir inteira pra poder passar. Prefiro as cortinas convencionais.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
suellen
outubro 16th, 2012 às 20:50

109

Boa tarde meninas!!

Vocês poderiam esclarecer uma dúvida por favor…
Estou terminando o quarto do meu bebê, é um quarto bem pequeno. Falta a cortina, ai estou em dúvida quanto ao modelo.
Vou fazer ela longa do teto ao chão. Que tipo de prega devo usar??
A parede toda com janela tem 2,40m. Existe uma janela bem no meio de 1,15m, e sobra 0,65m de parede de cada lado da janela. Como devo fazer essa cortina?? Devo fechar toda a parede com a cortina ou somente o espaço da janela. Ja que o quarto é pequeno? Não sei como fazer, vocês poderiam me ajudar?
Outra coisa, não tenho cortineiro, tem que ser varão. E tambem o berço vai ficar praticamente encostado nessa parede, pois está na transversal de um dos lados dos 0,65m de parede, livrando a janela!
Obrigada!!!
beijos

[Responder]

Suellen Respondeu:

Oi meninas!!
Vocês poderiam esclarecer uma dúvida por favor…
Estou terminando o quarto do meu bebê, é um quarto bem pequeno. Falta a cortina, ai estou em dúvida quanto ao modelo.
Vou fazer ela longa do teto ao chão. Que tipo de prega devo usar??
A parede toda com janela tem 2,40m. Existe uma janela bem no meio de 1,15m, e sobra 0,65m de parede de cada lado da janela. Como devo fazer essa cortina?? Devo fechar toda a parede com a cortina ou somente o espaço da janela. Ja que o quarto é pequeno? Não sei como fazer, vocês poderiam me ajudar?
Outra coisa, não tenho cortineiro, tem que ser varão. E tambem o berço vai ficar praticamente encostado nessa parede, pois está na transversal de um dos lados dos 0,65m de parede, livrando a janela!
Obrigada!!!
beijos

[Responder]

gravatar
Leila Machado
outubro 18th, 2012 às 20:23

110

Olá queridas!
Há na minha sala de estar uma janela de 1.70 x 1.40 m. Na frente está um sofá cujo encosto fica a 20 cm abaixo da janela. Uma porta de vidro de 2.40 x 2.20 m. que dá pra varanda e um terraço envidraçado, na varanda, medindo 6 x 2.65 m.
Pergunto: 1º – na janela da sala a cortina deve encostar na altura do sofá ou deve descer atrás do encosto do mesmo.
2º – penso usar varão nas cortinas da janela e da porta de vidro e trilho suíço na varanda. Há algum inconveniênte nisso?
3º – a cortina do terraço envidraçado, deve ficar presa no teto ou na parede, visto que o vidro começa a 18.5 cm abaixo do teto. Essa é a minha maior dúvida.
4º – Um fabricante me disse que um tecido de 2.70 m não pode ser usado para confeccionar essa medida de cortina. Tem algo a ver, ou realmente precisa ser de 3.00 m?
Por favor, necessito urgente de sua ajuda, pois já encomendei as cortinas, mas suspendi depois de algumas informações que me deram e preciso dar continuidade na negociação o mais rápido possível. Desde já fico muito agradecida.

[Responder]

gravatar
Patricia
outubro 22nd, 2012 às 14:05

111

Gostei das ideias, mas ainda tenho uma dúvida: no quarto do meu filho eu quero instalar uma cortina, mas na janela tenho aquelas caixas internas de persiana… Vi nas dicas que estas devem ser cobertas, mas não consegui visualizar este look… Vocês teriam mais informações, ou fotos de exemplo?
Obrigada!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Patricia,
Não tenho fotos assim, mas vou tentar achar. Acho melhor cobrir pra dar acabamento.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Claudia Silva
outubro 25th, 2012 às 20:35

112

Boa noite meninas, parabéns pelo blog, por favor me ajudem: mandei fazer uma cortina de linho cru, no varão, com ilhos, para o quarto de casal, ficou bonita porém a janela é grande e de vidro, ficou muito claro, o que posso fazer? colocar um forro do proprio linho de cetim? ou um blackout? coloco no próprio linho ou em outro varão? qual tecido fica melhor com o linho e ajuda a tirar a claridade?

[Responder]

gravatar
Andrea de Camargo
outubro 30th, 2012 às 20:54

113

Oi tudo bem com vcs?O site é maravilhoso.
Dúvidas.
1. Tenho um quarto com parede de 2,64, porém o gesseiro deixou só espaço de 12 cm. O que sugere? Uma cortina com forro costurado? Que tipo de tecido?
2. No outro o gesseiro deixou 12 também, mas a abertura é só na janela. Coloco persiana?
3. E por ultimo, na sala ( parede com porta da varanda) no total de 2.89. O gesseiro deixou 18 com. Coloco só cortina ou persiana com xale. Aliás qual o tecido que é para fazer o xale?
Muito obrigada e sucesso

[Responder]

gravatar
Suellen
novembro 14th, 2012 às 23:44

114

Boa noite….
Vocês poderiam esclarecer uma dúvida por favor…
Estou terminando o quarto do meu bebê, é um quarto bem pequeno (TEM no total ¨6m²). Falta a cortina, ai estou em dúvida quanto ao modelo.
Vou fazer ela longa do teto ao chão. Que tipo de prega devo usar??
A parede toda com janela tem 2,40m. Existe uma janela bem no meio de 1,15m, e sobra 0,65m de parede de cada lado da janela. Como devo fazer essa cortina?? Devo fechar toda a parede com a cortina ou somente o espaço da janela. Ja que o quarto é pequeno? Não sei como fazer, vocês poderiam me ajudar?
Eu não tenho cortineiro, tem que ser varão. O varao deve ir ate o teto?
A prega macho ficaria legal, devido o pequeno espaço. A cortina vai praticamente encostar na poltrona.
Obrigada!
Bjos

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Suellen,
Como o quarto é pequeno, faria a cortina só na janela, passando 15cm de cada lado. Não sei a cor do quarto, mas um voil branquinho é leve e não compromete. Sugiro a prega macho mesmo, que ocupa menos espaço.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Rosangela Reis
novembro 21st, 2012 às 9:14

115

Tenho 2 filhos adolescentes – 18 e 21 anos, o que vc sugere para o quarto deles? Ainda vou rebaixar o teto dos quartos com gesso. É melhor fazer cortineiro ou não? A janela tem 1,50m de largura.

Obrigada, Rosangela

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Rosângela,
Eu faria cortineiro pra deixar a janela sem frestas, assim fica mais escuro e apropriado para quartos. O rebaixo de gesso sempre permite iluminações mais aconchegantes, sou fã.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Therezinha Alves
dezembro 11th, 2012 às 13:58

116

Oi Cristina, tudo bem amiga? Eu preciso que vc tire a minha duvida: Como posso saber, quantas pregas fêmeas, ou o espaço entre elas numa cortina com 2,50 metros de tecido de cada lado, para uma janela de 2,90 m de largura?? Aliáz sempre tenho duvidas, não sei como dividir as pregas, eu só sei que elas, as pregas, ficam bonitas com 10cm de distância uma da outra…
Me ajude Cristina… Um grande beijo e boa tarde!!!

[Responder]

gravatar
Claimorete
dezembro 15th, 2012 às 21:07

117

Olá
gostei e quero comprar a cortina de organza de seda com bordados de algodão instalada com argolas em um varão, sobre forro de xantungue misto com pregas americanas. Projeto de Aline Cremonini.

tenho 11 janelas em meu apartamento.
tens disponibilidade ?
O varao pode ser de metal?
qual o preço?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Claimorete,
Não vendemos as cortinas, esse é apenas um post informativo!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Fatima Aparecida Vian
dezembro 26th, 2012 às 15:09

118

gostaria que me explic asse como faço a prega americana , com detalhes, estou começando agora e gostaria de fazer uma para mim. Existe algum curso de cortina que posso fazer?
Obrigada Fátima

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Fátima,
Não conheço o passo a passo das pregas, só sei o efeito de cada uma! Também não conheço nenhum curso, mas imagino que uma boa costureira possa te ensinar… Boa sorte!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Grasiele
dezembro 27th, 2012 às 14:53

119

Gente queria uma opnião a minha cozinha é america(aquela que tem um balcão que divide a cozinha da sala)

queria saber qual fica melhor o sofá na frente da cortina ou o rack na frente da cortina?

conselho gente!!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Grasiele,
É muito dificil responder sem ver o espaço, mas se a tv ficar em frente à janela, pode ofuscar, por isso acho melhor o sofá de costas pra janela… Entendi?
Beijos,
Cris

[Responder]

grasiele Respondeu:

entendi!!!!

obrigado acho que vai fikar legal a dica que vc me deu !!!
obrigada

[Responder]

gravatar
Márcio Resende
janeiro 4th, 2013 às 2:42

120

OI Cris,

Feliz Ano Novo!

Gostaria de saber o seguinte,
Quando messo a altura da parede do teto ao chão para se colocar uma cortina de varão, qual o desconto que eu dou para que fique em uma altura perfeita para que não fique curta ou arrastando no chão, gosto de cortinas com 2 cm do chão, por isso gostaria de saber o desconto que dou em relação ao varão que vai na parede e o varão que usa suporte de teto, qual o desconto que dou em ambas.
Agradeço desde já pela sua atenção dispensada!

Márcio Resende. DF.

[Responder]

gravatar
suelen
janeiro 7th, 2013 às 22:19

121

ola. minha casa esta sendo finalizada, mas ja tenho cortina na outra que moro, minha cortina e branca de um tecido ttipo cetim, que vai do teto ate o chao, meu sofa e tapetes sao vermelhos, ate ai n sei se esta certo mas eu gosto muito, mas o problema e que na nova casa a sala e cozinha sao juntas, em formato de L, separadas por um murinho, onde no canto do L tem ajulejos e ficam pia fogao, geladeira, etc, na janela que fica sobre a pia acho q deixarei sem cortina, na outra parte que fica em linha reta a sala, ficara um armario grande e a mesa em frete a ele onde tem outra janela que fica a mais ou menos um metro da janela da sala, depois do murinho na mesma reta, gostaria de saber se posso por um cortina curta nessa parede, ja q acho melhor p a cozinha, mas na mesma parede tem a da sala q e longa ne, estou sem saber o que fazer, a cortina da cozinha sera branca com verde, de tecido oxford, e tb quero saber se as coloco rente ao teto ou um pouco mais a baixo, ese as duas tem q sr alinhadas! garta aguardo retorno

[Responder]

gravatar
Renata
janeiro 23rd, 2013 às 16:37

122

Oi, meninas!
Adorei a matéria sobre cortinas. To precisando fazer uma pra minha sala mas to na maior dúvida!! A que tinha antes rasgou (nem era minha, na verdade, meu ap é alugado e já veio com ela) e agora não sei se faço de tecido, algodão, ou se faço aquela tipo persiana na vertical (não sou muito boa pra descrever rsrsrs). O ap é pequeno, 52m², é só um lance de janela na sala. Aptº de 01 quarto na 216 norte.
Beijos!

[Responder]

gravatar
Ffernanda
janeiro 25th, 2013 às 22:28

123

Olá, estou em busca de tecido voil colorido mas não liso. Vi uma cortina de voil com detalhes, tipo listras mas colorido. Gostaria de uma cortina de voil combinando várias cores (laranja, azul, verde, amarelo…). Onde posso achar esse tecido? Já encontrei voil colorido, mas liso.
obrigada
Fernanda

[Responder]

gravatar
Daniele Santana
março 12th, 2013 às 13:04

124

Estou com uma duvida, vou pedir para fazer uma cortina para porta de varada do quarto da minha filha. A porta mede 3 m de largura por 2,60 de altura. Quantos metros de tecido preciso para fazer uma cortina com tecido Oxford, O acabameto do tipo passante de tecido. Obrigada

[Responder]

gravatar
ROSILENE
março 14th, 2013 às 17:11

125

Parabéns pelo blog e pelo profissionalismo de vcs! Tenho uma cortina de voal branco com ilhós no quarto e gostaria de colocar reposteiro combinando com a decoração nas duas laterais. A cortina é longa e mede 1,65 já instalada no varão, qual seria a melhor medida de cada reposteiro?

[Responder]

gravatar
Lucia Matias Amon
março 18th, 2013 às 0:51

126

Olá meninas, gostaria de uma ajuda… na minha sala de um apartamento, tem uma porta grande envidraçada que dá a para sacada, pretendo colocar uma ar condicionado split, acima dela e não sei como colocar a cortina, pois bate muito sol à tarde, o split não pode ser colocado nas paredes laterais, pois de uma lado é o vizinho e do outro um quarto, a parede oposta a porta da sacada tem a porta de saida e corredor do predio…a cortina deverá ficar abaixo do split? não fica feio aparecendo o aparelho?

[Responder]

gravatar
março 20th, 2013 às 14:24

127

Adorei o site. Parabéns!!!

Tenho uma dúvida:É mais elegante a cortina ir do teto ao chão ou apenas 20 cm acima da janela?

[Responder]

gravatar
março 24th, 2013 às 10:50

128

oi ,bom dia!Fica legal se colocar cortina curta na sala que seja com blackout no varão?Medida;3cmx 2cm e um janelão.

[Responder]

gravatar
Cleudete Ester Weber
março 24th, 2013 às 21:36

129

Ola, poderia nos dar uma ideia em relação a qual modelo de cortinas usar em nossa sala de estar? Nossa sala tem as paredes altas, 4 e 5,5 m de altura e medindo 4 x 4mt. Bjs

[Responder]

gravatar
Cleudete Ester Weber
março 24th, 2013 às 21:38

130

Poderia nos dar uma dica de qual modelo de cortinas em nossa sala de estar? As cortinas ficam na parede em L, metragem da sala 4 x 4, altura das paredes 4 e 5,5 de altura. Bjs

[Responder]

gravatar
Rejane
março 26th, 2013 às 16:21

131

Ola!!! Preciso de uma ajuda!!! Precisarei adaptar minhas cortinas que estao com prega macho, fixada em um trilho, presas ao teto, para usa-las em um varao.Voces teriam alguma sugestao?
Agradeco desde ja!!!
Abs

[Responder]

gravatar
maio 30th, 2013 às 0:50

132

Olá Xará e Cris!
acabo de adquirir meu primeiro ap! Muitas coisinhas para deixar com a minha cara ! Estou com dificuldades em relação à cortina da sala! Tenho um janelão de vidro (tipo de blindex), que vai de uma parede à outra (2,70). Pensei em colocar uma cortina com trilho suíço no tecido linho bem clarinho, do teto ao chão e pregas macho! Mas como eu não tenho o acabamento em gesso para esconder os trilhos eu estou na dúvida do que fazer!! Há alguma sugestão que substitua o gesso?? Pensei em pedir ao marceneiro para fazer em MDF. Vocês acham viável ou é loucura minha? Rs
Caso não achem bacana o que me sugerem ??
ACABEI DE DESCOBRIR O SITE e simplesmente estou aqui há 4 horas e não vi o tempo passar!! Tudo lindo!!! PARABÉNS! Fiquei fã!! Vocês já estão nos meus favoritos!! Bjs

[Responder]

gravatar
junho 15th, 2013 às 17:45

133

boa tarde!!!
quero colocar uma cortina na minha sala com blauck out e voil e não sei se é bacana gostaria que me orientasse…minha sala tem janela grande de vidro onde o sol bate forte e todas as pessoas podem me ver.obg.Kalina.
obs.: Moro no Nordeste.

[Responder]

gravatar
Paola
junho 20th, 2013 às 19:12

134

boa noite, tenho a sala na cor rosa bebê com uma parede de textura verde, piso porcelanato imitando madeira, sofá preto, rack imitando a cor de madeira, gostaria de uma opinião quanto a cor das cortinas, a porta ñ fica do mesmo lado da janela e já está instalado os bastões numa altura de aproximadamente de 15cm. Outra dúvida, meu marido quando instalou os bastões na sala ele colocou o da porta mais alto do que o da janela depois que vimos esse erro será que vamos ter que consertar ou dependendo da cortina isso fica desapercebido… aguardo seu retorno,Paola

[Responder]

gravatar
Jussara Marques Aragão Pereira
junho 25th, 2013 às 20:22

135

Olá, gostaria de uma orientação: que tipo de cortina usar no quarto da minha filha, ela tem 24 anos…a janela fica exatamente acima da cabeceira da cama e o ar condicionado vai ser colocado na própria janela…daí a minha dúvida…quando o ar estiver ligado a cortina pode ficar fechada?Ela gosta de dormir num quarto bem escuro…Desde já agradeço…um abraço

[Responder]

gravatar
Aline Maria
julho 14th, 2013 às 14:57

136

Olá, Meninas! Preciso de ajuda, por favor: Fiz um cortineiro de 15 cm para instalar cortina na porta da sala, que dá para a varanda. Nesse espaço daria pra utilizar em trilho suiço duplo cortina e blackout ou forro ? É que quero conter a luminosidade e não queria ocupar mais do que 15cm pra dentro da sala pq a cortina ficaria apertada entre o sofá e a porta da varanda…Nesse caso, qual a melhor prega a utilizar? Grata.

[Responder]

gravatar
Thaís Ferreira Cuba
julho 20th, 2013 às 21:45

137

Como combinar a cortina com os móveis e as cores utilizadas? Ainda não definimos o modelo a ser utilizado na porta que separa a varanda da sala de tv, mas minha dificuldade é saber qual tecido (pois bate sol a manhã toda na sala) e qual a cor. Os móveis são brancos, o sofá preto e o pufe tem um desenho geométrico em tons de preto, bege claro e escuro.

Desde já agradeço pela atenção!

[Responder]

gravatar
Dayana Fernandes Fachini
outubro 18th, 2013 às 14:42

138

Olá, gostaria de saber se podem me dar alguma ideia de como fazer uma cortina em janela de canto, sendo que abre no meio e não nos cantos, e também gostaria de utilizar 3 varas mas não encontro suporte flexível triplo para canto. Por favor me ajude eu e minha costureira estamos quebrando a cabeça e não encontramos solução.

Obrigado!!!

Dayana

[Responder]

gravatar
KÁTIA FAGUNDES MURÇA MAMEDE
outubro 30th, 2013 às 10:35

139

OLÁ .TENHO UMA PAREDE DE 2,90 DE ALTURA, MAS OS TECIDOS DE CORTINA SÃO DE 3,00 M E EU GOSTO DA BAINHA LARGA. O QUE DEVO FAZER….

[Responder]

gravatar
denise
junho 12th, 2014 às 16:51

140

ola meninas , minha janela tem 1,20 x 1,00 de altura quanto gasto pra fazer uma cortina curta com tecido em voal. obrigada meninas bjinhos

[Responder]

gravatar
junho 12th, 2014 às 16:56

141

olá meninas , minha janela tem a medida de 1,20x 1,00 gostaria de saber a oulmetragem pra fazer uma cortina curta em voal ? bjinhos e obrigada

[Responder]

gravatar
Adriana
novembro 5th, 2014 às 16:20

142

Olá, gostaria de saber qual a diferença entre gase de linho off white e gase de linho voil flamê, tenho dois orçamentos e cada um com um nome… é a mesma coisa? moro em um Loft e preciso fazer as cortinas todas iguais, tenho um pé direito duplo e estou na dúvida no tecido. O Linho encolhe depois da lavada, por isso queira outra opção, o que vc me indicaria?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Adriana,
A gase de linho é um tecido e voal flamê é outro. Os dois são fininhos e bem leves. Sem ver os tecidos e sua decoração acho difícil opinar, mas particularmente gosto mais da gase de linho porque ela tem um toque mais natural.
Bjs,
Cris

[Responder]

gravatar
Karine
novembro 22nd, 2014 às 10:28

143

Oi meninas! Estou com dúvida sobre a barra das cortinas do meu apê. Meu pé direito está variando de 2.43m a 2.47m. Faço uma barra de 20cm, 30cm ou 40cm?
Minhas cortinas da sala são de gaze de linho efeito ilhós e voal; e as do quarto são voal efeito ilhós e black out. Obrigada!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Karine,
Como seu pé-direito é baixo, a barra menos, de 20cm é melhor.
Bjs,
Cris

[Responder]








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!