Varandas integradas com a sala em casas lindas e atuais
Varandas integradas com a sala
Postado Por - 12 de março de 2016

As varandas integradas com a sala são praticamente unanimidade nos projetos de casas atuais, todos querem essa continuidade da sala de estar com a área externa, deixando a área social maior e mais despojada. Com isso, a estrutura, as esquadrias e os pisos foram se modernizando e adaptando às novas necessidades, deixando os projetos mais bonitos e interessantes.

Para conseguir essa integração, ainda na fase de projeto, a estrutura deve ser calculada com pilares bem afastados (para caber portas maiores e não ficar um pilar no meio do vão) e vigas mais altas ou invertidas (para o teto ficar todo na mesma altura e também ter continuidade entre os ambientes). Acho interessante considerar o pé direito mais alto, pelo menos acima de 3m. Esse fator encarece a obra, pois o valor de execução dessa estrutura mais complexa é maior.

Outro ponto a ser considerado é que as portas de correr devem ser bem grandes, para quando estiverem abertas permitirem a abertura total do vão. Vejam esse post que fizemos sobre esquadrias e decida de qual material serão as da sua casa. As mais usadas para esses casos de grandes vãos são as de pvc e alumínio. Esse fator também encarece a obra.

Para finalizar em grande estilo, o piso deve ficar nivelado nos dois ambientes, com trilho embutido. Nesse caso, o piso pode ou não ser igual (na sala e na varanda), mas mesmo assim deve ficar alinhado, sendo que o da varanda deverá ter caimento para a água não entrar na sala.

Tudo isso que falei pode ser observado nesses projetos que escolhemos como inspiração. Observem a largura dos vãos e as alturas, o tipo de esquadria e também o acabamento do piso. Na minha opinião, varandas integradas com a sala são as mais interessantes para quem está construindo casa no momento, vale investir!

projeto casa contemporanea sala varanda com mesmo piso

Varanda integrada com a sala, com esquadria de alumínio marrom + piso de mármore travertino resinado nos dois ambientes + teto nivelado. Observem que no piso e no teto somente os trilhos ficam aparentes, super discretos. Projeto Anastasia Arquitetos.

projeto marcio kogan

Sala e varanda integradas, com piso de mármore e trilhos totalmente embutidos + teto no mesmo nível, mas diferentes acabamentos: na sala é gesso e na varanda concreto aparente + parede de pedra natural + móveis contemporâneos. Projeto Márcio Kogan.

casa integrada marcio kogan mk 27

varanda integrada sala mk27 kogan pentente tom dixon

Outros 2 projetos do arquiteto Márcio Kogan de casa totalmente integrada, com sala e exterior praticamente juntos, trazendo o jardim para dentro de casa. Para quem não conhece, vale pesquisar sobre o Studio MK27 e ver os lindíssimos projetos nesse estilo que ele sempre faz. As esquadrias são gigantes! ♥

casa pe direito duplo sala jantar varanda cadeira sergio rodrigues

varanda pe direito duplo esqaudria aluminio marrom

Duas salas com propostas parecidas: pé direito super alto e esquadrias enormes (de alumínio) nas duas laterais + piso de mármore travertino (dentro e fora) + móveis de design arrojado. Projeto de Alexandre Aguirre e, na segunda foto, projeto de Marco Aurélio Viterbo.

sala linda decoracao atual moderna pe direito duplo painel madeira

Outra sala com pé direito alto e esquadrias enormes + piso nivelado. Olha como o ambiente fica claro e arejado com essas aberturas, mesmo com o painel de madeira ocupando uma parede inteira. Projeto Suíte Arquitetos.

sala varanda piso granilite branco parede marmore

Casa integrada com piso igual na área externa e na sala (graniste branco) + esquadrias brancas + detalhes de mármore Travertino Navona. Sou apaixonada por esse projeto, foi o primeiro “Assim eu gosto” que fiz, há mais de 5 anos, e continua super atual! Projeto Ximenes Leite Arquitetura e Mário Biselli.

porta de correr aluminio grande trilho nivel piso

projeto casa condominio fernanda marques

hotel villa fasano marcio kogan fernanda marques

Sala e varandas integradas, com esquadrias de alumínio + teto e piso nivelados. Observem a vista que se tem da sala para o lago na frente da casa, linda, né? Projeto Márcio Kogan (Hotel Villa Fasano) e decoração da Fernanda Marques.

varanda porta vidro temperado blidex

Varanda com piso de mármore travertino resinado + esquadrias de vidro temperado incolor e trilho embutido no piso. Projeto Denise Zuba.

casa com varanda nivelada com a sala esquadroa aluminio151218_Apartamento_Brisas_do_Lago_103-HDR

sala grande piso travertino parede mosarte

Varanda integrada com a sala + esquadrias de alumínio e vidro + portas de madeira tipo camarão para isolar a churrasqueira. Piso e teto são nivelados e o piso é o mesmo em tudo: mármore travertino resinado. Projeto Ana Maria Arksy.

projeto casa grande moderna atual chique integrada esquadria vidro

Sala e varanda integradas, com sugestão de piso interessante: na sala o piso é de mármore polido e na varanda, de mármore escovado ou resinado (acabamento fosco e mais antiderrapante). O mármore pode ser o mesmo, apenas com diferentes acabamentos. Projeto Ricardo Campos.

esquadria aluminio piso nivelado sala varanda trilho embutido

varanda piso cimenticio cinza jardim tidelli

varanda piso cimenticio igual varanda

Varanda e sala com piso de cimento queimado (pode ser um cimentício ou um porcelanato de tamanho grande) + teto de concreto aparente ou cimento queimado + esquadrias de alumínio preto + móveis de madeira e corda colorida (da Tidelli). Projeto Adriana Mundim e Fernando R. Galvão.

esquadrias grandes aluminio vidro abertura total casa projeto

Casa com piso de cimento queimado na sala + cimentício na varanda + esquadrias pretas + teto nivelado + parede de tijolo aparente. Projeto Seferin Arquitetura.

varandas e salas integradas assim eu gosto arquitetura

Casa com pé direito alto e esquadrias brancas + piso igual na sala e na varanda, inclusive em volta da piscina e na churrasqueira + deck de madeira + parede de pedra natural.

casa piso telhado estrutura madeira projeto arquitetura

casa linda piso integrado taco ripa tabua madeira porta camarao

Casa com piso, teto e esquadrias tipo camarão de madeira. Observem que o piso interno e externo são iguais, porém com acabamentos diferentes. Que vista maravilhosa! Projeto Benjamin Garcia Saxe.

projeto de casa porta de corer varanda integrada

Casa com esquadria enorme (6 metros de vão) + pisos diferentes: na sala porcelanato polido (ou mármore branco) e na varanda e churrasqueira, pedra natural. Projeto Reinach e Mendonça Arquitetos Associados.

Gostaram? Em breve vou falar sobre as varandas integradas nos apartamentos. 😉

 

+ varandas aqui

.




gravatar
Gabriella
março 23rd, 2016 às 14:50

1

Estou amando o blog de vocês! Tirei várias ideias para a construção da minha casa. Beijos!!

gravatar
Mariana Lombardi
abril 9th, 2016 às 17:00

2

Muuuuito obrigada, Gabriela!
bjos

gravatar
Carolina Figueira
março 28th, 2016 às 21:58

3

Oii Meninas! Parabéns pela página de vcs! Adoro.. sempre ótimas referências para nós profissionais! A foto acima do projeto assinado por Marco Aurélio Viterbo, é de um grande arquiteto daqui de Uberlândia, Alexandre Aguirre, com projetos impecáveis! O site dele é aguirre.arq.br. Visitem.. Bjo grande, Carol Figueira

gravatar
Mariana Lombardi
abril 9th, 2016 às 16:56

4

Oi Carol,
Obrigada pela informação, já atualizei o post.
Aliás, que trabalhos lindos o Alexandre tem, adorei conhecer um pouco mais.
Volte sempre por aqui!
bjos,
Mari

gravatar
Cleuza
março 10th, 2017 às 12:51

5

Olá!
Adorei estas salas integradas. Estou em São Paulo, vocês poderiam me indicar de onde são as esquadrias usadas nesses projetos. É assim que quero fazer minha sala.
Obrigada.








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!