Casa de praia em Paraty

por Mariana Lombardi - 06 de março de 2010

Casa de praia em Paraty, Rio de Janeiro, projeto do arquiteto Márcio Kogan. Com este projeto de arquitetura e interiores, Kogan ganhou dois prêmios: o primeiro lugar no Leaf Awards 2009, um dos mais importantes prêmios de arquitetura da Europa, e o Design Awards 2010, da revista britânica Wallpaper, na categoria “Best new private house” (melhor casa).

A casa foi construída numa majestosa encosta no meio da Mata Atlântica, de frente para o mar, numa praia particular. Se o único acesso à casa é de barco pela praia, eu fico imaginando a dificuldade que foi para construí-la…

Em concreto e vidro com um belo desenho minimalista, são dois volumes de tamanho parecido, sobrepostos de forma desencontrada. No volume mais próximo do mar ficam o estar e os serviços; no outro estão os dormitórios.

A casa em si é simples, tendo como forma dois cubos empilhados abertos para o exterior, totalmente adequada à paisagem. Logo na frente da casa está a piscina e um amplo deck de madeira, ideal para tomar sol.

Dá pra ver que a piscina está praticamente na praia!

Amplas portas integram o exterior com o interior, que é bem minimalista, deixando como foco principal na vista de tirar o fôlego em todos os ângulos. Há peças novas criadas pelo escritório do arquiteto, o Studio mk27, alinhadas a peças modernas de Lina Bo Bardi, Sérgio Rodrigues e Zanine Caldas, que fazem parte da coleção particular dos jovens proprietários que são colecionadores de móveis brasileiros do século 20.

Diferentes materiais bem empregados: concreto aparente texturizado, vidro, pedra e madeira.

Detalhes do hall de entrada e o espelho dágua com uma passarela metálica. A cozinha com um pátio para trazer iluminação e ventilação natural (olha a bancada em silestone laranja!). A fachada da área dos dormitórios com fechamento em painéis retráteis de graveto de eucalipto que protegem do sol e perfumam o ambiente.

Sou fã número 1 do Márcio Kogan! Adoro aprender e admirar seu trabalho super contemporâneo, de uma plasticidade impressionante. São leves, simétricos e belos! Destacando sua intensa relação interior/exterior com aberturas sofisticadas em rasgos horizontais; o volume das suas “caixas” bem resolvidas; o tratamento especial nos percursos e circulações e a habilidade com o uso dos materiais, principalmente nas texturas.

Via Márcio Kogan. Fotos Trendir e Arcoweb.

+ projetos de casas / + fachadas

Comente Aqui (8)
Comente Aqui

  1. Alaôr
    08 de março de 2010 às 10:24

    Essa casa e linda! Imagina uma dessas em Brasília com vista pra cidade! Sucesso pra vcs! Bjão

  2. MatosSams
    27 de abril de 2010 às 23:58

    Olá, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me manda um email ok. Abraços. Matos

  3. Neila Ribeiro
    04 de setembro de 2010 às 11:44

    Perfeito!!

  4. Rúbia Simas
    07 de setembro de 2010 às 16:56

    Gostaria de mais detalhar, tais como custo…E claro de comentar que esta obra fico perfeita, na como combinar os elementos; vidro, concreto e madeira. A perfeição não esta nos pequenos detalhes e sim nos maiores. Parabéns!!!

  5. 26 de abril de 2011 às 10:57

    O blog de vcs é uma delícia!!!
    De um bom gosto extremo, Parabéns!
    Muitas vezes minha fonte de inspiração…
    sucesso!

    • Mariana Lombardi
      26 de abril de 2011 às 11:30

      Oi Michelle, muito obrigada!
      Volte sempre!!!
      Bjos,
      Mari

  6. Ana Ribeiro
    08 de janeiro de 2012 às 10:29

    Bom dia, adorei os projetos. Estou procurando algo do gênero para reformar minha casa, moro em uma ilha no Pará. Pretendo fazer um estilo veraneio. mas sinto que falta algo mais concreto. Parabéns.

  7. Fernando Cesar
    02 de junho de 2014 às 21:50

    Demais!!! Lindíssima.
    Gostaria muito de poder ver a Planta Baixa desse projeto.
    Pretendo construir em João Pessoa – PB, e estarei procurando um local que possa receber um projeto como esse. É possível?