Casa Cobogó

por Cris Campos - 04 de junho de 2012

Pra começar bem a semana, uma casa linda, projetada por Márcio Kogan. Ela foi batizada de Casa Cobogó porque esse elemento foi amplamente utilizado nas fachadas, permitindo a ventilação natural e formando lindos jogos de luz e sombra com a iluminação natural que incide sobre ele.

A arquitetura da casa é bem moderna, com linhas retas nas fachadas e espaços amplos e bem integrados com o exterior – característica típica dos projetos de Kogan. Além do cobogó, que ajuda nessa interação, foram usadas grandes esquadrias deslizantes de vidro e painéis sanfonados de treliça de madeira.

A piscina foi inspirada nos jardins japoneses e tem formato de lago. Outro ponto marcante da área externa é a jabuticabeira e ocupa um lugar de destaque, proporcionando uma bela paisagem.

O cobogó utilizado é assinado pelo escultor austríaco Erwin Hauer, autor de diversos modelos já patenteados. O efeito é belíssimo, né?

As esquadrias são enormes panos de vidro que deslizam permitindo abertura total da sala para o jardim. Repare que po piso da sala e da varanda é em ladrilho hidráulico.

Além do bonito efeito na fachada, eles bloqueiam a visão do ambiente interno, mas deixam passar ventilação e luz natural. Esse é um recurso inspirado no muxarabi da arquitetura árabe, e amplamente incorporado à arquitetura brasileira.

Detalhe dos painéis, que por serem sanfonados, permitem abertura total. Todo o piso do andar superior é de tábua corrida de madeira com veios bem marcados, muito lindo!

——> Veja também: Painéis vazados e Cobogó.

+ Casas

Comente Aqui (11)
Comente Aqui

  1. Thays
    04 de junho de 2012 às 20:44

    Olá….adoro o blog de vocês e estou precisando de uma ajudinha….

    Estou em dúvida para pintar meu apartamento de 130 m2…estou em dúvida entre pintar todo o apartamento branco neve – tanto paredes como teto, ou branco gelo paredes e branco neve no teto….

    Qual dentre as duas propostas está mais atual????

    Qual dentre as duas opções vocês indicam????

    Opinem por favor, estou com muitas dúvidas entre as 2 opções…para meu apartamento servem as 2 opções, meu piso é cor areia, areia média, nem muito escuro, nem muito claro.

  2. Fernanda
    06 de junho de 2012 às 13:28

    Esse cara é muito bom!!! Eu vi um programa “Casa Brasileira” com ele (GNT). As coisas que ele faz nunca são over e tem umas sacadas legais…

  3. mia
    12 de junho de 2012 às 00:40

    Ei, meninas, os projetos do Marcio Kogan são de babar!
    Nunca vi um mais ou menos, acho todos deslumbrantes, vejo e revejo, e cada vez identifico um detalhe que me surpreende!
    Abração pra vcs

  4. 13 de junho de 2012 às 20:23

    Maravilhosa a casa! Adoro espaços amplos assim!

  5. Fábio Abud
    14 de junho de 2012 às 07:51

    Bom dia,
    Há algum tempo havia visto fotos desta casa e achei fenomenal toda a distribuição de luz que o cobogó proporciona.
    Estou reformando minha casa e teria interesse em fazer um mural com este cobogó.
    Sabem onde poderia adquirí-lo?
    Grato.

  6. Ricardo
    09 de novembro de 2012 às 12:22

    Olá !!

    Pretendo construir uma divisão no meu apartamento utilizando cobogó GOLUBOV, gostaria de receber indicação de profissionais que possam executar essa obra , vocês podem me ajudar !!

    Em resposta ao fábio Abud, andei dando uma olhada e encontrei na Pré Moldado Brasil no SIA, porém existem muitos tipos …depende do que vc quer fazer !

    Abç a todos

  7. Walter
    13 de março de 2013 às 23:38

    estou reformando a minha casa, que é um sobrado, tenho janelas de banheiros e escada na lateral da casa, voltadas para a rua. As janelas iluminam e ventilam os ambientes, porém fui aconselhado para remover estas janelas, pois uma arquitetura moderna não permitiria tal localização de janelas. Pergunto esta afirmação é verdadeira? Em caso afirmativo o que devo fazer? Agradeço a atenção e fico no aguardo de respostas.

  8. Fernanda Souza Paixão
    11 de fevereiro de 2014 às 00:06

    Boa noite, encontrei esse site e gostei muito dele. Faço Arquitetura e Urbanismo, estou no terceiro semestre. Estou fazendo um trabalho sobre essa residência e gostaria de saber se o endereço da mesma poderia ser disponibilizado a mim.
    Desde já agradeço.

  9. Érika Marques Andrade
    13 de abril de 2015 às 10:43

    Olá Cristina e Mariana. Em primeiro lugar parabéns pelo trabalho e pelo bom gosto!
    Eu gostaria de trocar uma idéia com vcs. Finalizei agora o projeto da minha casa e utilizamos muxarabi em madeira para dar privacidade e acabamento principalmente nas sacadas dos quartos com portas de veneziana. No entanto estou com receio do custo e também da manutenção da madeira. Que outras opções eu poderia considerar para que as portas não fiquem devassadas e ao mesmo tempo eu tenha uma acabamento legal na fachada? Obrigada!

    • Cristina Campos
      14 de abril de 2015 às 14:56

      Oi Erika,
      Acho madeira o material mais bonito para esse uso, mas realmente ela requer manutenção. Os cobogós estão em alta novamente e existem modelos lindos no mercado. Venezianas de alumínio ou pvc também são opções legais.
      Beijos,
      Cris

  10. Gretty B. Oliveira
    23 de outubro de 2017 às 19:48

    Boa noite!
    Cris preciso de uma informação você sabe qual o fabricante dos Painéis Treliças de Madeira que o Márcio Kogan usou em alguns projetos?.
    Fico no aguardo atenciosamente.
    Gretty