Athos Bulcão

por Mariana Lombardi - 02 de março de 2010

“Athos Bulcão é o artista de Brasília! As obras que aqui realizou foram feitas para o convívio com a população e carregam a consideração por esta cidade e seus habitantes. A sua trajetória artística é especialmente consagrada ao público em geral. Não ao que freqüenta museus e galerias, mas ao que entra acidentalmente em contato com sua obra, quando passa para ir ao trabalho, à escola ou simplesmente passeia pela cidade, impregnada pela sua obra, que “realça” o concreto da arquitetura de Brasília.” Fundação Athos Bulcão.

Athos Bulcão e a Igrejinha da 308 sul (a primeira construída em Brasília) / Sala de embarque do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek / Torre de TV / Salão Verde do Congresso Nacional / Instituto Rio Branco. (fotos e imagens do site da Fundathos)

Os seus trabalhos em azulejos continuam super atuais e podem ser usados para decorar paredes dos mais diferentes ambientes internos e externos. Se você quiser, pode ter um painel original na sua casa, basta procurar a Fundação Athos Bulcão e fazer a solicitação. Eles avaliam o projeto e você deve escolher de qual painel quer a reprodução. O valor fica entre 13 e 20 mil reais. Não é barato, mas é obra de arte!

Painel de azulejos com 2 tipos de desenho na cor azul marinho. Projeto de Valéria Gontijo na Casa Vogue.

Painel de azulejos com 1 tipo de desenho nas cores amarelo e laranja. Residência de Sérgio Parada (o autor do projeto).

Inspirações…

Copa de apartamento – a vontade era ter uma parede do Athos aqui, mas os clientes acharam o valor muito alto. A solução foi revestir a parede com azulejo branco comum 20x20cm, ainda durante a obra, e depois aplicar sobre eles adesivos de vinil nas cores prata e vermelha. Reparem que é um mesmo desenho e só muda o sentido quando aplicado. A copa ficou cheia de vida, ainda mais com as cadeiras vermelhas combinando! Essa parede faz um sucesso, tanto que eles nos pediram para assinar o nome do duetto ali no cantinho! kkkkkk Projeto Duetto Arquitetura e Interiores.

Parede de azulejos com um só tipo de desenho nas cores azul e amarelo. Ao lado as paredes são cinza-escuro, o que destacou ainda mais o painel. (foto da casa.abril.com.br)

Parede revestida com painel adesivado inspirado nos azulejos da Igrejinha. Esse efeito de profundidade dando a impressão de que a parede é curva, foi feito no desenho impresso, ela é retinha! Projeto de Valéria Gontijo para a 8ª Mostra Artefacto Brasília.

Parece… mas não é!

É um papel de parede! A copa recebeu um papel de parede com estampa de regadores coloridos. Projeto de Flávia Lucas e Luciana Lucas na Casa Cláudia Fev 2010.

Copa com mosaico de azulejos coloridos e com diferentes desenhos.  (foto da casa.abril.com.br)

.

+ sugestões de materiais de acabamentos

.

Comente Aqui (8)
Comente Aqui

  1. Mariana
    02 de março de 2010 às 10:07

    Ei, coloquem aí uma foto da churrasqueira da mamãe!!! Projeto mais uma da Duetto.

    • Cris Campos
      02 de março de 2010 às 11:20

      Essa vai para um próximo post, sobre churrasqueiras e áreas de lazer! Beijos!

  2. Manu
    02 de março de 2010 às 13:43

    Lembrei do nosso convite da formatura, né Mari!! 🙂

  3. Sara
    02 de março de 2010 às 16:21

    Meu Deus… quanta novidade neste blog!!! Já vou espalhar para todas as meninas entrarem…. Bjosss

  4. Aline
    28 de maio de 2010 às 16:42

    Meninas.. tenho dois quadros com figuras de Athos Bulcão em minha sala.. assinados pelo próprio!! Adoro.. além ser coloridos.. são bem modernos!
    Beijocas
    Aline

    • Fabiana Vieira
      21 de janeiro de 2012 às 19:45

      Aline,
      Que máximo!!! Amo o trabalho dele. é a cara de Brasília.
      Abs, Fabiana

  5. 05 de maio de 2013 às 19:39

    Olá, boa noite.

    Adorei o papel de parede com chaleiras colorido e gostaria de saber onde eu poderia encontrar.