Como escolher tapetes II assim eu gosto
Como escolher tapetes II
Postado Por - 11 de fevereiro de 2011

Hoje vamos continuar a matéria sobre a escolha dos tapetes e vamos falar de cores, estilo e manutenção. Mas antes, alguns pontos que devem ser analisados na hora de optar por um estilo ou tonalidade.

  1. O ambiente: Espaços grandes e claros recebem bem tapetes escuros. Já em espaços menores o ideal é optar por peças mais claras, que ajudam a ampliar.
  2. O uso: Em lugares de muito tráfego os tapetes claros vão exigir manutenção mais freqüente, por isso escolha tons mais escuros ou mesclados. Em espaços destinados às crianças opte por modelos fáceis de limpar e em quartos, prefira os de nylon, que são antialérgicos.
  3. O piso: O tapete deve estar em harmonia com o piso sobre o qual vai ficar. Sobre revestimentos mais carregados, como o granito, o ideal são tapetes mais lisos. Também observe a tonalidade, se o piso é bege, branco, cinza, pra escolher cores que combinem. Os tapetes podem ser usados sobre carpete, nesse caso com função apenas decorativa.
  4. Outros elementos: As cores dos tapetes devem estar de acordo com o resto da decoração e podem ser usados para reforçar a base de cores, nos mesmos tons dos sofás e outros móveis, ou contrastar com os elementos principais, dando cor e vida, onde vale usar cores fortes e estampas chamativas.

Num tom parecido com os sofás, emoldurando o ambiente sem criar contrastes. Projeto: Celina Fiuza. Foto: revista Casa Vogue.

Nesse ambiente amplo o tapete escuro se destacou e deixou tudo mais aconchegante. Projeto Karla Silva.

O listrado indiano deu cor e vida ao ambiente de base neutra. Foto: site Casa.

 

Quanto ao estilo, existe uma infinidade de modelos – clássicos, orientais, contemporâneos, de couro, de fibras naturais ou sintéticas, listrados, florais, geométricos, redondos… Podem ser meramente decorativos ou verdadeiras obras de arte. A escolha depende muito do gosto (e do bol$o) de cada um. Os mais usados são:

Os tapetes orientais são atemporais e muitos têm status de obras de arte, são raros, delicados e inteiramente feitos à mão. Sendo assim, combinam com qualquer tipo de ambiente. Ficam harmônicos com decorações clássicas e contemporâneas e criam um bonito contraste em ambientes modernos. Tradicionalmente eles são fabricados na China, Índia, Paquistão, Turquia e Irã. No site Tapetes Orientais eles explicam direitinho a diferença entre cada um. Fotos: revista Casa e Jardim.

Algumas marcas estão produzinho os orientais em patchwork, numa releitura moderna e ousada do clássico. Esses tapetes são feitos com pedaços de peças novas e antigas de vários modelos diferentes. O da primeira foto passou por tingimento, lavagem e raspagem semelhantes ao de um jeans, resultando nesse efeito estonado lindo! Projeto de André Piva para Casa Cor RJ. / Projeto de Cláudia Zuppani. Foto: Edgard Cesar para Anual Design.

Os tapetes sintéticos, normalmente de nylon, são os mais usados atualmente e podem ser fabricados sob medida em diversos modelos e cores, por isso se adequam a qualquer ambiente e decoração. São os mais versáteis e os mais fáceis de limpar. Algumas marcas possuem ainda tratamentos antiácaros e pela facilidade de limpeza, essa é a melhor opção para os alérgicos. Projeto Solange Tannuri e Barbara Di Monaco. Foto site Casa.

Um dois efeitos mais bacanas que podem ser feitos nos tapetes de nylon é o relevo. Normalmente são tapetes de uma mesma cor, apenas com desenhos formados pelas diferenças na altura do pelo.  Ficam neutros e interessantes, combinando com qualquer estilo de decoração. Na primeira foto, projeto de Débora Aguiar para a Artefacto. Na segunda, tapete Avantti e foto site Casa.

São os preferidos para as decorações mais despojadas, no home theater ou na sala de TV, já que são confortáveis para pisar e até deitar, dão aconchego e ajudam a absorver o som. Evite colocar sobre eles móveis muito pesados, já que eles marcam com o tempo. Podem ser em nylon ou lã, lembrando que os primeiros juntam menos poeira. Foto: revista Casa Mix.

O couro já foi muito utilizado nos tapetes antigamente e voltou com tudo nas decorações contemporâneas. A textura do couro é macia e aconchegante e o material permite diversos usos e acabamentos. O modelo formado por quadrados costurados, como o da primeira foto, já virou um clássico. Projeto de Roberto Negrete, foto revista Casa Vogue. Na segunda foto, o desenho imita a calçada de Copacabana. Projeto Myrna Porcaro, foto revista DCasa. O modelo mais atual (e também mais usado antigamente) é o formato original, do corpo do animal, como o da terceira foto. Tenho visto esse modelo em diversas revistas nacionais e internacionais. Ele fica bonito quando usado solto no ambiente ou sob móveis que não o cubram totalmente. Foto blog a lifes design.

As fibras naturais mais usadas são o sisal e o seagrass. São ideais para decorações mais naturais ou rústicas. Podem vir na cor natural ou serem tingidos e também podem ser fabricados com mais de um tipo de fibra misturado, como sisal e lã, com um resultado bem interessante como o da primeira foto. Projeto de Olegário de Sá e Gilberto Cione, foto revista DCasa. / Projeto de David Bastos, foto revista Casa Vogue. /Projeto de Marli Viana e Valéria Leão, foto revista DCasa.

Tapetes estampados dão vida e personalidade à decoração e devem ser usados com sofás lisos, para não carregar a decoração. Devem ter o pelo baixo para que o desenho não perca a definição. Desenhos maiores e espaçados devem ficar sob mesas de centro transparentes – em vidro ou acrílico – para que a estampa fique em evidência.

Já se tornaram clássicos e têm a vantagem de permitir a mistura de vários tons, neutros e coloridos, sem pesar. Em ambientes estreitos eles devem ser usados com as listras perpendiculares ao comprimento, para dar a sensação do ambiente ser maior. Foto site Casa.

Normalmente os desenhos florais são delicados e deixam a decoração feminina. Os sintéticos permitem desenhos mais modernos. Na primeira foto as flores em bege contrastam com o fundo neutro. Na segunda os desenhos grandes e coloridos tomam conta da decoração. Fotos: Revista Casa e Jardim.

Os franceses Aubusson, caracterizados pelos tons suaves e florais delicados, estão muito em alta e são os mais procurados para decorações clássicas ou para suavizar ambientes mais modernos. Projeto: Cristina Menezes. Foto: revista Casa Vogue.

São uma grande tendência para a decoração os desenhos gráficos e repetidos, semelhantes aos desenhos de azulejos ou mosaicos. São elegantes e ao mesmo tempo deixam a decoração mais descontraída. Fotos: Desire to Inspire / revista Casa e Jardim.

Tapetes nem sempre são práticos, nem baratos de limpar e isso é um ponto importante, que deve considerar o local onde vai ser usado e seu estilo de vida. Para manter a vida útil das peças a manutenção é feita diariamente para não juntar pó, com aspirador no sentido das fibras. Outros cuidados devem ser tomados, como evitar a exposição ao sol e não deixar vasos com água e nem móveis muito pesados sobre eles. Manchas devem ser retiradas na hora, ainda molhadas e a lavagem depende da matéria prima. Na dúvida, o ideal é perguntar ao fabricante.

– Sintéticos ou de algodão são os mais fáceis de limpar, basta passar aspirador e um pano com água e sabão neutro, mesmo os de pelo alto.

– Os de couro e os orientais precisam ser lavados em empresas especializadas, pois necessitam de produtos e de secagem especial. Essa lavagem deve ser feita a cada dois anos, ou antes se a fibra estiver opaca.

– Os de fibras naturais podem ser varridos com vassoura de palha para limpezas rápidas, mas também precisam de produtos especiais e além disso precisam ser impermeabilizados antes do uso, já que mancham com facilidade.  

+ tapetes

Fontes para o texto: Triedro, site Casa e Jardim, site Casa, Eu decoro.

Veja também como escolher cortinas.




gravatar
Flávia Abranches
fevereiro 12th, 2011 às 8:33

1

Nossa cris,
Amei esse post sempre fico na dúvida com tapetes. E esse quarto bege, com tapete gráfico… Lindo!
bjoo

[Responder]

gravatar
Mariana Altoé
fevereiro 13th, 2011 às 19:15

2

Eu adoro tapetes estampados, mas tenho medo de enjoar e de carregar demais o ambiente. Amei esses das fotos, e o gráfico do quarto também.
Excelente post.
Beijos

[Responder]

gravatar
Silvana
fevereiro 20th, 2011 às 22:44

3

Nossa, amei Tudo!
Onde encontro a mesa redonda da primeira foto do tapete neutro?
Estou procurando tbem luminaria de tripé?
tks!
Silvana

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Silvana,
Não sei falar exatamente onde vc encontra a mesa, mas procure em lojas de móveis, dessas qu vendem várias marcas.
Imprima a foto, pois muitas vezes eles não deixam tudo exposto e se vc perguntar pode ter em catálogo.
Em Brasília, sugiro a Quadra Interior. Em SP a Brentwood.
A luminária vc deve procurar nessas mesmas lojas multimarcas ou em lojas especializadas em iluminação.
Bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
ANA CELIA ALONSO TANAJURA
outubro 17th, 2011 às 14:20

4

Parabens pelas informações de opcões que foi descrito neste site, gostei muito.Gostaria de saber lojas que vendem tapetes de sisal, chenille e algodão de boa qualidade e bons preços.

Att.

Ana Celia

[Responder]

gravatar
Mariana
janeiro 19th, 2012 às 8:20

5

Olá Meninas,

Eu e meu marido compramos um sofá cinza escuro para a nossa sala. O pessoal da loja indicou poltronas de cor cinza claro e tapete preto para combinar.
Mas eu estou muito insegura quanto ao tapete preto (esse de couro de vaca). Será que vai escurecer muito o ambiente? Vai ficar muito masculina a sala?
O pessoal da loja disse que o nosso piso é claro e tapete claro iria ficar apagado….

Abraços!!

E desde já agradeço!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Mariana,
Se o ambiente for claro e bem iluminado, não vejo problemas em usar o tapete preto. Você poder deixar menos masculino caprichando nas almofadas, quadros e adornos com cor. Mas essa não é a única opção de tapete, também pode ficar legal colocar mais cor, com em um tapete listrado ou estampado.
Obrigada pela visita!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
rose fazenda
março 21st, 2012 às 16:44

6

oi, amei as fotos!! to mintando minha sala e estou na dúvida sobre o tapete, quero um de pelo de boi com o formato do bicho…minhas poltronas são listradas de laranja, verde e bege e o piso é um marfim bem claro, levemente rajado de um tom mais forte…não sei se ponho o tapete todo bege claro ou marrom com branco? o que acham?! bjs…

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Rose,
As duas opções são legais, mas o marrom se destacaria mais no piso.
Obrigada pela visita.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
claudete da conceição silva
março 31st, 2012 às 10:50

7

Cara,

Minha sala e bem grande e os meus moveis escuros, gostaria de esta expondo um tapete para clarear mais o ambiente.
O que me indica?

Obrigada e Parabéns pela decoração em conjunto.

Bjus

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Claudete,
Depende do estilo de decoração. Se for mais moderna, pode usar uma tapete de nylon com relevo marcado e apenas uma cor – clarinha (na Avantti tem várias opções). Mas se sua decoração for mais clássica ou contemporânea, procure um Aubusson. Eles são clarinhos e bem delicados, eu adoro!
beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Adriana Sales
abril 3rd, 2012 às 11:50

8

Olá, adorei tudo q vi..achei ótimo tantas dicas bacanas..Gostaria de um tapete de pelo alto tipo shaggy..minha sala tem um sofá preto um rack de 1,80 bco a tv fixada na parede uma poltrona na cor preta, ujma mesinha lateral c tampo de vidro c a estrutura em bco..será q num tom natural tipo bege ficaria legal?..ah! meu piso é de porcelanato no tom bege e as paredes em café c leite..Please..obrigada e parabéns pelas dicas.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Adriana,
Ficaria ótimo, pode usar sem medo!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
MARLENE
maio 15th, 2012 às 9:48

9

Gostei das dicas!
Gostaria de um opinião, tenho uma pequena sala de visita/estar, com piso emm porcelanato bege bem clarinho, onde tenho um sofá de 2,00m na cor gelo e duas poltronas em chinille estampadas com flores marron com fundo gelo, fica bem um tapete de chinille com desenhos retangulares nos tons marron e fundo gelo? o fato de as poltronas serem estampadas com flores e o tapete ser de desenhos retangulares não fica em dsarmonia?
Obs.: esta sala está integrada com a sala de tv, cujo sofá é marron,

[Responder]

gravatar
Teresa
maio 21st, 2012 às 12:58

10

Meninas, adoro o blog de voces!! Sempre que tenho dúvidas, corra para o blog…
Estou decorando minha sala de estar que ficará integra a sala de jantar e o home.Mas, estou numa dúvida louca em relação a cor do tapete. O piso e as paredes são claros. Somente uma parede usei o efeito carmuça na cor cinza. A sala de jantar utilizei mesa de laca brilhante com cadeiras cinzas e as cadeiras da cabeceira da utilei um listrado com fundo preto. Comprei o sofa e uma cadeira imperatriz com estofado bege(claro), bem off -white.Vou colocar uma mesa redonda de laca brilho de um lado e ainda estou na dúvida da mesa de centro, mas acho que quando for comprar vai ser de espelho. Recebo diariamente promoções de um site de decoração e lá tem alguns tapetes de patchwork e na cor cinza e bege, será que vai ficar legal? O preço está ótimo! O que vc acha?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Teresa,
Não vi o tapete, mas as cores combinam e o bege vai aquecer um pouco, já que você usou a base cinza e preto. Tem que ter cuidado com o tom de bege, nem todos combinam com cinza, apenas os mais escuros ficam legais.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
marta helena antoni de oliveira
maio 30th, 2012 às 12:36

11

gostei muito das dicas mas gostaria de tirar um dúvida: posso usar tapetes diferentes em uma só peça. Ex uma sala para dar a impressão de dois ambientes. obrigada se puder mandar por imail.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Marta,
Pode sim, desde que eles se combinem. O mais fácil é combinar um liso com um estampado!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
fabiana rodrigues moreira
julho 14th, 2012 às 14:08

12

por favor gostaria de saber ,qual a cor de tapete combina com a minha sala, o sofá tem a cor cinza médio ,as cortinas são brancas ,e o rack é em mogno

[Responder]

fabiana rodrigues moreira Respondeu:

por favor gostaria de saber ,qual a cor de tapete combina com a minha sala, o sofá tem a cor cinza médio ,as cortinas são brancas ,e o rack é em mogno

Reply ↓

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Fabiana,
Voc6e tam algumas opções, pois a base é bem neutra. Pode ficar no neutro optando por um tapete cinza claro ou prata, que pode ter diferenças de textura, ou colorir usando tons de beringela, verde, ou até mesmo um listrado colorido! Dá pra brincar, né? Beijos, Cris

[Responder]

gravatar
Wanielle
julho 28th, 2012 às 20:11

13

Amei o post, ou melhor estou amando o site !!!
Por favor me ajudem: minha sala de jantar é integrada à de estar. Nesta há um tapete de sisal cru com detalhe de flores em em tom de marrom. Que tipo de tapete ficaria legal sob a mesa de jantar? A decoração é toda em tons neutros, somente alguns elementos trazem cor, p.e, duas poltronas e um quadro sobre o sofá. Preciso que o tapete da sala de jantar tbm seja de sisal. Será que um tapete em tom cru com borda trabalhada mais escuro ficaria legal? Ou melhor um listrado?
Obrigada pela ajuda.
Deus as abençoe !!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Walielle,
O listrado colorido traria mais vida. Se optar pelo neutro, acho mais bonito o cru sem borda nenhuma.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Bella Santos
agosto 2nd, 2012 às 18:24

14

Amei as fotos e as dicas!! Estou com uma duvida. Meu sofa é bege,e eu gostaria de comprar um tapete que combinasse. Qual cor vcs me recomendam!! O piso e de madeira e os movel da tv branco. Gostaria de saber se um abajur preto combina com o sofa bege?

Muito obrigada pela ajuda

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Bella,
Com os itens que vc tem, todas as cores de tapete combinam! Sua sala está bem neutra, pode usar o que vc preferir. O abajur preto tb combina!
bjo
MAri

[Responder]

gravatar
Ivone
agosto 26th, 2012 às 11:38

15

Olá, tenho uma sala com uma rack de cor preta com cinza, um sofá cinza escuro, gostaria de saber se posso usar um tapete de pelo alto, quase no mesmo tom do sofá? O brigada!!!!!!!!!!

[Responder]

gravatar
Cilene
agosto 28th, 2012 às 21:25

16

Boa Noite!!!
Vcs não imaginam como amei o site de vcs… Preciso de uma ajuda… minha sala é em L, as paredes brancas, sofá marrom e o home num tom de madeira que está sendo muito usado no momento (Todeschini) e o piso em porcelanato bege claro, imitando madeira… não sei qual a cor de tapete usar… me ajudem!!!

Bjs,

[Responder]

gravatar
sandra
setembro 14th, 2012 às 19:22

17

Olá, tive que mudar a decoração da sala um pouco as pressas, pois mandei fazer um sofá de suede palha que ficou muito grande na sala. Não tive outra escolha, tive que optar por um preto de couro sintetico, só que as poltronas são da cor palha com floral no tom de marrom bem escuro, que quase confunde com o preto. A minha dúvida é qual cor de tapete e estilo ficaria melhor para o ambiente, a sala é pequena, as paredes brancas, o piso porcelanato claro e as persianas (que ficou) palha e um quadro rentagular grande com floral em tons avermelhados.Por favor me ajude!!!!!

[Responder]

gravatar
Monique
setembro 19th, 2012 às 12:10

18

Olá!!!!
Gostaria de uma dica…. comprei um sofá cinza chumbo para combinar com o meu piso da sala que é um porcelanato cinza.Estou pensando em colocar um tapete na cor marrom…..a parede que fica atrás do rack é roxinho claro. bjs e agradeço.

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Monique,
Acho que combinar cinza chumbo com marrom não é uma tarefa muito fácil… sendo assim, procure um tapete em tons de cinza ou um estampado com alguma outra cor forte, tipo preto ou beringela.
bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
sandra Farah armando
setembro 23rd, 2012 às 19:24

19

Oi Cris ,

Amei a sua Pagina!!!,

Então Eu Penso que a Melhor maneira de Comprar um Tapete é ir em uma Loja especializada ,Eu Comprei os Meus Tapetes em uma loja na Barra da Tijuca,onde Eu escolhgi algumas opções , os Rapazes super Simpaticos Levaram na minha casa eu fiquei com os tapetes por alguns dias .daí eu comprei pois eu tinha muita Duvida do que comprar.

Loja :Hamadan Tapetes Tel.2495-0866
bjs.
sandra Farah

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Sandra,
Sem dúvida experimentar as opções no local é uma ótima forma de escolher e ter certeza do resultado! Obrigada pela dica.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Weruschka Oliveira
outubro 11th, 2012 às 9:35

20

Bom dia Cristina

Blog muito lindo
Gostaria de pedir auxilio para a decoração de minha sala de estar.
Minha sala é bem grande 42 m², pintei a parede onde fica a tv de mel e as outras 3 de pérola.
Qual cor de sofá, almofadas e tapete compro ?
Me ajude

Desde já agradeço

[Responder]

gravatar
Carol
outubro 22nd, 2012 às 19:53

21

Ola, boa noite!

Parabéns, pelo Blog. Mto bom.
Minha sala de jantar é integrada com a cozinha, decoração preto e branca.
A mesa de jantar é preta em laca e as cadeiras sao pretas ebano, assento em couro preto.
Gostaria de saber se eu colocar um tapete de couro branco (como da sala item couro), ficaria bom?
Aguardo retorno.
Obrigada! Carol.

[Responder]

gravatar
Carla
novembro 10th, 2012 às 0:15

22

Adorei,pois Ténho dúvidas quanto as cores de sofá e tapetes.Um sofá bege claro,piso cinza,e poltronas azul turquesa que cor de tapete ficaria legal.A sala é pequena.Obrigada desde de já pela resposta.

[Responder]

Carla Respondeu:

Boa noite Cristina, gostei muito deste blog.Tenho dúvidad quanto a cor do tapete ,minha sala é pequena o sofaá bege claro,piso cinza, e cadeiras azul turquesa,qul cor de tapete ficaria bem ? Agradeço desde já.
Obrigada ,carla.

[Responder]

gravatar
amanda mayara
novembro 16th, 2012 às 17:35

23

meu sofa é verde bem clarinho,e quero comprar poltronas preta e nao sei se combina,e as cores de parede

[Responder]

gravatar
carine
novembro 23rd, 2012 às 1:52

24

por favor me ajude estou nao tenho criatividade para decorar, minha sala te 1 sofá cinza escuro e 2 poltronas chenile pretas que cor compro o tapete e as cortinas para ficar um ambiente harmonioso?obrigada

[Responder]

gravatar
Vanessa
novembro 23rd, 2012 às 16:06

25

Boa Tarde,
Adorei o blog, parabééééns!
Estou com uma enorme duvida na decoração da minha sala, estou mudando o visual da sala de estar, comprei um tapete preto, meu rack é branco e com vidro preto, mas ainda não comprei o sofá, me dê uma dica e se puder postar uma foto com esses tons, Agradeço!!

Att,
Vanessa Andrade

[Responder]

gravatar
Thais Aparecida da Silva
dezembro 12th, 2012 às 17:35

26

Minha sala é pequena, com as paredes brancas e o piso amarelo mesclado com outras cores,pois o mesmo é antigo. O meu rack é tabaco com preto e o sofá marrom. Qual é a cor da cortina que eu posso colocar e também as cores dos utensílios da decoração. Obrigada

[Responder]

gravatar
Simone Matos
janeiro 15th, 2013 às 10:04

27

Bom dia! O piso da minha sala não é liso, é branco com detalhes preto, meu sofá é marrom, meu home também é preto com uma outra tonalidade marrom gostaria de saber que tipo de tapete devo comprar, precisa ser liso devido o piso já ser desenhado?
Obrigada!

[Responder]

gravatar
rejane
janeiro 29th, 2013 às 19:34

28

ola, amei as dicas que acabei de ler
gostaria de uma ideia para minha sala, e bem ampla com ceramica no tom bem claro de bege tem um painel no tom acinzentado e sofa é bem grande na cor cinza escuro que cores posso usar de tapetes e que cores posso colocar para alegra o ambiente, ´tapete vermelho? será? muito obrigada.

[Responder]

gravatar
CECILIA
fevereiro 13th, 2013 às 16:23

29

FIQUEI MARAVILHADA COM O BOM GOSTO E ACERTO EM CADA ORIENTAÇÃO. APROVEITANDO, TENHO UMA SALA DE TV EM QUE OS SOFAS DE 3 E 2 LUGARES FORMAM UM “L”, PERFEITO PARA UM TAPETE RETANGULAR. PORÉM O RACK DA TV, QUE NÃO TEM RODÍZIOS, FAZ UMA LINHA PERPENDICULAR, FORÇANDO O TAPETE A FICAR MUITO EMBAIXO DELE, DIFICULTANDO A LIMPEZA. ALGUMA OUTRA IDÉIA PARA SE COLOCAR UM TAPETE NESSE ESPAÇO? FUNCIONARIA UM TAPETE COM DIMENSÕES BEM MENORES? O PROBLEMA É QUE O PISO É DE PORCELANATO. BJS E PARABÉNS MAIS UMA VEZ.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Cecília,
O tapete poderia ser quadrado e não chegar até o móvel ou parar antes dele.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Joyce
fevereiro 17th, 2013 às 12:47

30

Olá meninas ,
Primeiro, amei a matéria 8)
Vou decorar meu ap e estou com uma dúvida enorme , coloquei em todo o ap piso laminado escuro na cor capucino , quero colocar um sofá preto, uma ou duas poltronas roxo e não sei exatamente que cor de tapete usar , se uso o cinza escuro, cinza claro , bege , ou outra cor .
Minha sala é junto com a sala de jantar então não é muito pequena e nem muito grande . Me ajudem .
Beijos

[Responder]

gravatar
Lis
fevereiro 19th, 2013 às 13:19

31

Estou com uma dúvida: mesa de jantar redonda, tapete quadrado? Redondo? Retangular? O que devo colocar debaixo de uma mesa de jantar redonda que está em uma sala retangular?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Lis,
O tapete deve ser proporcional ao tamanho da mesa, mas não precisa necessariamente ser no mesmo formato. Eu colocaria redondo ou quadrado.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Bruna
março 1st, 2013 às 14:44

32

Que perfeição esse site!!! Tudo lindíssimo =) Parabéns!!!
Só uma dúvida… Minha sala de TV e estar são próximas, no meio delas é a passagem pro quarto, uma parede lateral é uva, as restantes cinza bem clarinho! Comprei um tapete de pêlo alto, moderninho, cinza médio pra sala de estar, duas poltronas e uma mesinha. Qual tipo de tapete devo colocar na sala de tv? O painel da sala de tv é bege off-white… devo me inclinar para o bege ou combinar com o cinza do tapete da sala de estar?
Obrigada

[Responder]

gravatar
Lucelia santos de Abreu
abril 7th, 2013 às 12:01

33

Como posso comprar o tapete pra combinar com meu sofa marrom que Cor combina o tapete

[Responder]

gravatar
Amanda Paula
abril 24th, 2013 às 11:17

34

Cris, amei as dicas! Todas de mto bom gosto!!!!!!
Estou com uma dúvida enorme……
Acabei de me mudar, estou decorando a casa, o meu maior problema é a sala.
Meu chão é de taco marron claro, meu sofá é cinza, meu raque é preto e tenho uma poltrona roxa, comprei cortinas brancas, mas qual tapete coloco??? A sala é pequena e tenho medo de deixar tudo muito carregado.
Me ajude por favor :-)
Obrigada
Amanda

[Responder]

gravatar
abril 25th, 2013 às 16:06

35

Olá, adorei as dicas, estou com muitas duvidas qto ao tapete, minha sala é ampla, paredes brancas com uma em azul, o sofá cinza azulado e as poltronas o fundo é roxo com flores, a estante e a cortina são brancas, tenho medo de misturar muitas cores e sobrecarregar o ambiente, seria melhor optar por um tapete prata? obrigada, bju

[Responder]

gravatar
maria
maio 25th, 2013 às 21:20

36

na minha sala tenho uma parede azul turquesa e os moveis são brancos e tenho apontamentos em verde,não sei que tapete colocar,é para pôr entre o sofá e o móvel da tv que esta na parede azul…….. obrigada :)

[Responder]

gravatar
Keeyth
junho 25th, 2013 às 22:43

37

Meu sofá é cinza escuro e gostaria de manter meu tapete vermelho, fica ruim?
Parabens pela materia!

[Responder]

gravatar
Nilda Fernandes
julho 15th, 2013 às 22:23

38

Tenho uma mesa de jantar quadrada de 1.60×1.60 madeira escura e cadeiras com estofado liso em côr neutra, o que devo usar de tapete, o pisó é porcelanato claro. Numa das salas ao lado tenho sofá neutro e um tapete oriental em tons verde com preto, que tipo de tapete seria ideal para não “brigar” ?
obrigada

Nilda

[Responder]

gravatar
Viviany
julho 25th, 2013 às 16:45

39

Olá !
Parabéns pelo trabalho.
Qual tapete indica para uma sala de 8,00 por 3,53 metros, sendo a sala de jantar mesa glamurosa preta com cadeiras medahao com estampa preta mesclada com berge sofa preto poltrona preta piso de madeira berge escuro?
Desde já grata pela atenção.
Sucesso
Viviany

[Responder]

gravatar
valeria
julho 27th, 2013 às 18:45

40

oi gostaria de sua ajuda meu sofá é cinza ,cortina branca ,a sala é conjugada ,estar e jantar ,sendo que o estofado da cadeira de jantar é da mesma cor do sofá ,o rack e mesa de jantar é cor madeira ,fica legal um tapete fofinho branco e almofadas estampadas combinando com a parede da mesa de jantar que é verde claro

[Responder]

gravatar
Fernando
agosto 13th, 2013 às 14:11

41

Boa tarde,

Estou com uma dúvida, eu moro numa casa onde o piso é estampado com figuras de flores (meio cafona!! kkk) mas como não posso mudar agora, gostaria de saber qual o melhor tipo de tapete. Obrigado galera…

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Fernando,
Você pode cobrir com carpete de madeira ou com um piso de pvc que imita madeira, o efeito é ótimo. Outra opção é usar carpete ou tapete de sisal, que é mais neutro.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Fabiana
agosto 18th, 2013 às 15:28

42

Ola !!! Gostaria de uma dica sua.
Moro num apartamento pequeno, meu sofá é de canto preto O rome preto e branco e almofadas pretas e tbm de zebras,e a mesa de ferro preta com acentos branco e preto. fico em duvida em que cor de tapete usar, Me de umas dicas !!!!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Fabiana,
Se você quiser manter tudo neutro, pode usar um tapete prata, fica lindo. Mas se a ideia é dar uma cor, pode escolher sua preferida, preto&branco fica bem com quase todas.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Miriam Colletes Cavalcanti
agosto 20th, 2013 às 12:41

43

Olá boa tarde! gostaria de saber que tipo de tapete usar na sala de jantar, pois minha mesa é quadrada, e não consigo achar o tapete quadrado, tem retangular, redondo , oval, mais o quadrado está dificil eu achar, posso colocar que formato de tapete pois estou em dúvida, obrigada! forte abraço

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Miriam,
Algumas lojas fazem tapetes sob medida. Mas você pode colocar redondo ou retangular – esse último acompanhando a proporção da sala.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Adriana
agosto 26th, 2013 às 0:00

44

Olá,
Acompanho diariamente o blog, adoro!
Gostaria de uma ajuda, depois de percorrer várias lojas especializadas, eu e meu marido escolhemos para a sala um modelo Avanti (audrey, cor moonlight) mas estamos muito na dúvida quanto ao tamanho adequado, pois, o sofá tem chaise que fica encostada ao longo de uma parede (que continua em L para fazer a sala de jantar) e se o tapete abarcar toda a frente da chaise ele avança um pouco na sala de jantar de forma que a cadeira da cabeceira da mesa quando recolhida fique com os dois pés traseiros em cima do tapete e quando estiver sendo usada fique praticamente toda em cima do tapete.
Para que isso não aconteça a única solução é colocar o tapete em linha com o home/rack mas aí o tapete só pega a metade da frente da chaise.
Qual a melhor solução? Ou a menos pior?
Se puderem me ajudar, agradeço imensamente.
Muito obrigada e parabéns pelo blog!
Adriana

[Responder]

gravatar
Ângela
setembro 1st, 2013 às 13:57

45

Oi Cristina!
Adorei as dicas.
Gostaria de saber qual a cor do tapete que vai combinar com a minha sala. O piso é escuro, o meu sofá é castor, as cortinas são beje e a parede branca.

[Responder]

Ângela Respondeu:

Oi!
Esqueci de mencionar que, o piso é escuro na cor cinza com preto.

[Responder]

gravatar
Tapearte
setembro 17th, 2013 às 14:38

46

Tapearte Indústria de Couros Ltda.
Somos fabricantes de tapetes de couro, peles e puffs.
Contato:
(51) 3563-3340
Facebook:
https://www.facebook.com/tapeartecouros
e-mail:
tapeartecouros@gmail.com

[Responder]

gravatar
Claudia Carvalho
setembro 26th, 2013 às 13:27

47

Muito legal esse site, gosto especialmente das dicas práticas do tipo “o tapete tem que ficar com mínimo 70cm distancia…”. A maioria dos site colocam coisas óbvias do tipo “a cor do tapete tem que harmonizar com o sofá” (cara de interrogação rsrs, a dúvida é justamente o que fazer para harmonizar :)
E eu tenho uma grande questão, minha sala de estar e jantar sao integradas, as paredes são cinza claro com somente uma parede cinza bem mais escura no fundo, todos os moveis sao brancos (rack e mesa/cadeiras de jantar). O sofá, grande com chaise long, é de couro negro se misturou com parede que é mais escura e escureceu tudo (o sofá fica perpendicular com essa parede)!. Penso que poderia “corrigir” usando um tapete claro, qual uma cor boa pra colocar, considerando que o grande desafio aqui é meu piso antigo de ceramica marron (uma coisa estranha, cor de terra com umas linhas irregulares mais claras). Tenho vontade de usar branco, mas num tapete imagino que teria problema com limpeza, sobraram o bege e talvez um cinza bem clarinho, ou prata?

OBS.: as cortinas, que ainda estao em planejamento, serao paineis brancos, sendo que os dois das laterais serão prata com estreitas faixas vermelhas..
Agradeço se puder me ajudar.
Abracos Claudia.

[Responder]

gravatar
roseane lopes
setembro 29th, 2013 às 15:41

48

Oi tudo bem?! Estou numa duvida cruel.. Meu sofa eh de couro marrom, o rack eh branco e a mesa de centro tambem. que cor de tapete devo usar?! Pensei num de couro meio bege e marrom quadriculado tipo esse da foto, mas por ser couro tenho medo de ficar pesado demais e nao combinar com resto da decoracao. O que vcs axam?

[Responder]

gravatar
Sónia N.
novembro 18th, 2013 às 7:50

49

Bom dia, tenho uma sala com sofás de 2 e 3 lugares em tom bege claro, estante para TV e mesa de centro em madeira cerejeira, cortinados organza com listas fininhas tom bordeaux e pendentes bege claro com florinhas bordeaux. O chão é de cerâmica e clarinho. Posso optar por um tapete de pelo alto tipo shaggy em tom preto? Ou castanho chocolate? Ou será melhor optar por um mais clarinho tipo bege dourado ou prata? Obrigada! Adorei o blog! Parabéns!!!

[Responder]

gravatar
REINALDO CASTRO
julho 19th, 2014 às 22:37

50

minha sala e porcelanato bem claro (creme)… Disseram que não posso por tapete pois mancha o piso. É verdade? que tipo de tapete devo usar?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Reinaldo,
Não sei sobre isso… Que eu saiba vc pode usar tapete em porcelanato claro sem problemas!
bjos

[Responder]

gravatar
Maria DIaz
novembro 5th, 2014 às 12:49

51

Muito legal o artigo.
A minha sala são em 2 ambientes. Uma das paredes é verde médio – sala jantar. O sofá é marrom e tenho almofadas coloridas em cima. A parede da TV é ocre. Os móveis são brancos e beges. O piso é laminado bege claro. Queria um tapete que ficasse legal, mas não carregasse o ambiente (por causa do sofá). O que ficaria melhor? Prefiro pelo curto e de fácil limpeza. Será que esse listrado da foto combinaria ? obrigada

[Responder]

gravatar
Patrícia Botelho
novembro 10th, 2014 às 23:56

52

Oi meninas! Em primeiro lugar, parabéns pelo Blog e pelo bom gosto refinado de vocês!
Poderiam me informar se o uso daqueles famosos tapetes “couro de boi” (com quadrados pequenos costurados) ainda está em alta ou já estão ultrapassados? E na opinião de vcs (caso ainda estejam em uso), qual o melhor ambiente para utilizá-los? Desde já agradeço a resposta!

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Patrícia,
Obrigada pelo carinho!
Eu gosto desses tapetes, na cor mais clarinha dele, e acho q se vc gosta não tem problema nenhum em usar. Mas verdade seja dita: eles se tornaram mais populares e podem ser encontrados e vários lugares (aqui em Bsb tem até caminhão parado na rua vendendo) e com isso eu acho q ficaram menos nobres. Uma ideia é colocar um deles no home e usar um de fio de nylon (desses que sempre mostramos) no estar, é só procurar um modelo que fique bonito junto (caso aos ambientes fiquem integrados).
Bjos,
Mari

[Responder]








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!