Como escolher tapetes
Como escolher tapetes (1)
Postado Por - 04 de fevereiro de 2011

Como escolher tapetes? É a grande dúvida de quem está finalizando a decoração!

Os tapetes são itens importantíssimos para completar a decoração, pois delimitam espaços e deixam os ambientes mais bonitos e aconchegantes. Em geral, ambientes sem tapete parecem inacabados. Além do efeito decorativo, eles servem para esquentar e abafar ruídos.

A escolha do tapete é um dos últimos itens, quando a base da decoração já está definida e as peças maiores já estão no local. Assim, dá pra sentir como o tapete entrará no ambiente e como ele deve ser. Não existem regras rígidas, mas deve-se prestar atenção no formato, nas dimensões, no estilo e nas cores, para que fiquem proporcionais ao espaço, e tenham harmonia com os outros elementos da decoração.

 

Comprar um tapete pronto, de medida única como os orientais, exige mais atenção com as dimensões dos móveis e ambientes, pra que a peça não fique pequena ou grande demais. A grande vantagem dos tapetes atuais, fabricados sob medida, é que eles podem ser planejados para o espaço onde serão usados, resultando numa decoração mais proporcional.

Em primeiro lugar, avalie se realmente é necessário colocar um tapete nessa área, já que pode exigir limpeza freqüente. A medida deve ser de no mínimo 70 cm de borda a mais do que a área ocupada pela mesa, para evitar que a borda do tapete dobre com o movimento das cadeiras. Projeto Camila Dias Domingues. Foto: Revista Casa Vogue.

Para ficar proporcional na sala de estar, a referência é a medida do sofá. O tapete deve avançar abaixo dele no mínimo 20cm e no máximo até a metade da profundidade. Para determinar a largura, nas laterais deve sobrar no mínimo 30 cm de cada lado, acomodando poltronas e mesinhas laterais. Projeto e foto: Denise Zuba.

Para o home a regra é igual à da sala. Se do lado oposto ao sofá ficar uma estante ou um móvel de TV, o tapete deve ficar afastado de 5cm a 15cm. Projeto: Estela Netto. Foto: Revista Casa Vogue.

Tapete no quarto não é obrigatório, mas se o piso for frio, ele pode ser útil para aquecer o ambiente e evitar que você pise numa superfície gelada ao se levantar. O melhor jeito é usar um tapete retangular que comece a 20 cm do criado, passe embaixo da cama e sobre nas laterais e na frente no mínimo 60 cm. Projeto: Ana Paula Barros. Foto: Revista Casa Vogue.

Os tapetes orientais, mais raros, têm “licença poética”; podem ser usadas fora do padrão de dimensão ideal ou sobre carpete/tapete neutro. Projeto Cynthia Pedrosa. Foto: Revista Casa Vogue.

A tendência tem sido usar peças enormes, que abriguem dois ambientes de estar ou o estar e o jantar sobre elas. Em ambientes pequenos pode-se usar um tapete grande e distribuir os móveis sobre ele para que o espaço pareça maior. Projeto Marí Aní Oglouyan. Foto: Revista Casa Vogue.

Não fica bom encostar o tapete nas paredes. Eles devem funcionar como peças soltas e emolduradas pelo piso.  As peças também não devem avançar pelas passagens para não provocar acidentes! Fitas antiderrapantes podem ser coladas sob os tapetes para evitar que eles escorreguem.

São os formatos tradicionais e mais adequados a qualquer tipo de ambiente por permitirem uma melhor proporção com os ambientes e a disposição dos móveis. Projeto: Toninho Noronha. Foto: Revista Casa Vogue.

Na sala eles são bem difíceis de usar e combinam mais com um estilo bem moderno de decoração. O ideal é dispor os móveis totalmente sobre ele, mas só funciona em ambientes grandes. Foto: Desire to Inspire.

O uso mais interessante desse formato é em quartos de criança e bebê, já que dão um efeito mais lúdico e pode-se colocar de forma irregular, sob o berço, a poltrona de amamentação ou no centro do quarto. Projeto: Cybele Barbosa para  o Showroom Quarteto.

Esse formato é super interessante, é retangular também, só que bem comprido e estreito. Como o próprio nome já diz, elas demarcam passagens e dão vida a ambientes estreitos. Foto: Revista Casa e Jardim.

Hoje em dia os tapetes podem ser feitos sob medida, o que permite a criação de vários formatos. Mas avalie se essa é uma boa opção pra você, já que formatos muito diferentes são de difícil adaptação a outros ambientes e podem cansar mais rápido.

—–>São muitas considerações e informações importantes a serem levadas em conta na hora da escolha do tapete. Por esse motivo, resolvi dividir esse post em dois. Na próxima semana falaremos sobre os estilos e as cores, além de considerações relevantes para a escolha.

.

CONTINUA AQUI 

.




gravatar
Glaucia Cardoso
fevereiro 4th, 2011 às 17:48

1

Que lindooo… vou entrar sempre!

gravatar
Martinha
fevereiro 4th, 2011 às 19:24

2

Excelente post! Adorei!!!

gravatar
fevereiro 5th, 2011 às 10:25

3

Adorei! Super útil e com ótimas dicas práticas! Para a parte II dá uma olhada no meu post sobre isso: http://casadaidea.wordpress.com/2010/04/13/e-na-hora-de-escolher-tapetes/
beijos
Manu Mitre

gravatar
Mariana Lombardi
fevereiro 8th, 2011 às 14:23

4

Oi Manu,
O outro post já está pronto! Na verdade, fizemos tudo junto mas resolvemos publicar dividido pq ficou enorme.
De todo jeito, vou dar uma olhadinha no seu.
Bjoo
Mari

gravatar
virginia rodrigues campos
fevereiro 6th, 2011 às 16:02

5

Adorei as dicas.Bjs Vi

gravatar
Francisco Ferreira
maio 20th, 2011 às 6:38

6

Até que enfim que aparece algo decente! As pessoas tem a mania de por carpetes super pequenas nos ambientes, também no mercado tapetes com grandes dimensões são mto caros quase impossivel de comprar devido ao preço!

Uma dica anti crise….

Tenho feito algumas decorações e como as pessoas nao tem poder de compra para terem um ambiente decente vou comprar alcatifa que já se encontra em fio longo e dai faço as carpetes fazendo uma bainha a volta! É a mesma coisa do que se forem comprar a uma loja uma já feita a unica diferença é que da mais trabalho ou seja, encontrar uma casa que vende alcatifa a metro ir comprar e fazer em casa a bainha ! mas compensa o trabalho pois fica o dobro mais barato do que comprando os tapetes já feitos!!!!
Comprovem por voçês mesmos !!!
Boas decorações ;D

gravatar
Vania
agosto 8th, 2011 às 17:04

7

Então… adorei saber das medidas… mas fui medir o tapete para colocar embaixo da cama, nas medidas sugeridas e… o tapete que eu quero não dá prá ser… a medida teria que ser: 2,20×2,80… agora não sei se compro 2,00×3,00 ou 2,50×2,50…. o que seria melhor???

gravatar
Cristina Campos
agosto 20th, 2011 às 8:47

8

Oi Vania,
A medida de 2,00×3,00 parece pai próxima da sua, e o tapete retangular ficaria melhor do que o quadrado no quarto…
Boa sorte!
Beijo,
Cristina

gravatar
Leo
junho 3rd, 2012 às 4:04

9

O que vocês acham de carpetes como piso?
Visitei um apartamento nos EUA que tinha piso em carpete bege, da mesma cor da parede, sendo os rodapés brancos e móveis cor avelã, com persianas em um tom bege mais escuro. Eu tinha o maior preconceito por piso em carpete, talvez por achar meio anos 80, mas vendo neste apartamento achei bem conteporâneo e super aconchegante.

gravatar
thania Rebanda
junho 10th, 2012 às 10:01

10

Olá adorei suas dicas e quero saber mais…kkk
Querida aumentei minha sala, retirando um dos quartos e consegui 3 ambientes, sendo sala de jantar, sala de estar e atras do sofá fiz uma sala de escritorio. Agora vem a dúvida: das costas do sofá até a parede que esta a bancada e prateleira com os livros, tem medida de 2,00 x 2,50, eu gostaria de saber se o tapete deste espaço tem que combinar com o tapete da sala de estar? Obs. na sala de jantar nao vou colocar tapete,
Bjs e muito obrigada

gravatar
valdira guedes
setembro 27th, 2012 às 21:02

11

Estou procurando um tapete com 1,5 m X 2,5 m para minha sala de estar.
Onde encontrar?

gravatar
Cristina Campos
setembro 28th, 2012 às 10:12

12

Oi Valdira,
Esse é um tamanho padrão, várias lojas devem ter. Além disso algumas marcas fazem tamanhos personalizados. Você mora em Brasília? Já procurou no Casa Park?
Beijos,
Cris

gravatar
outubro 11th, 2012 às 13:34

13

Vi esse post enquanto procurava na net sobre tapetes e me apaixonei pelo site. Tenho um blog para mulheres que trabalham durante a semana e no fim de semana viram donas de casa e indiquei o site de vocês para minhas leitoras. Amei!!! Parabéns pelo trabalho…

gravatar
Mariana Lombardi
outubro 11th, 2012 às 19:49

14

Oi Suellen,
Muito obrigada pelo carinho!
Eu e Cris estamos viajando, mas assim q der entraremos no seu blog. Obrigada pela indicação!
Bjos
Mari

gravatar
neusa cordeiro
fevereiro 13th, 2013 às 13:06

15

comprei uma mesa de jantar 220×120 com 08 lugares , o piso da minha sala é de granito . Estou na maior duvida se coloco tapete. Aguardo sugestões.

beijos

gravatar
Cristina Campos
fevereiro 15th, 2013 às 10:42

16

Oi Neusa,
O tapete na sala de jantar não é obrigatório, mas dá um bom acabamento e cobre um pouco o granito, que é muito desenhado. Nesse caso, usaria um liso ou com poucos detalhes.
Beijos,
Cris

gravatar
Livia Rocha
fevereiro 17th, 2013 às 0:38

17

Olá!
Adorei o site…Parabéns!!
Estou no maoir dilema em relação ao uso ou não de tapete na minha sala de estar/tv.A sala é retangular e forma um único cômodo com a sala de jantar porém a parte que fica a sala de estar tem uma parede em forma de L que “rouba ” um bom espaço e não consigo ter rack da tv alinhado com o sofá que pelo tamanho que tem acabou ocupando um pouco do espaço destinado a sala de jantar. Minha dúvida é que gostaria muito de usar um tapete neste ambiente mas não sei se seria adequado , uma vez que uma pequena parte do sofá ficaria de fora do tapete. Gostaria de uma opinião… Obrigada.

gravatar
Livia
fevereiro 23rd, 2013 às 1:11

18

Olá!
Gostaria de saber que cor de tapete comprar…Minha sala de estar/tv é no tom de café com leite , papel de parede marrom dourado e piso bege e móveis na cor nogueira. Para ” quebrar” mais este tom comprei um sofá cinza e a poltrona também é bege. Que cor poderia ser o tapete? Ajudem-me …por favor. Obrigada.

gravatar
Patricia Isabel
fevereiro 23rd, 2014 às 16:46

19

Adorei as dicas de formato, tamanho e sobras, muito bom. Valeu!

gravatar
Fábio
dezembro 18th, 2014 às 19:12

20

Meu sofá mede 3,20 de largura e não consigo achar um tapete que me agrade com medida superior. Posso usar dois tapetes iguais com 2m X 2,50m cada? Fica estranho a emenda do tapete no meio da sala? O tapete que quero é de cor única (azul). Obrigado!

gravatar
Cristina Campos
janeiro 13th, 2015 às 20:51

21

Oi Fábio,
Não vejo problema na emenda, mas algumas lojas, como a Avanti, fazem o tapete no tamanho que você precisar.
Beijos,
Cris

gravatar
silvana
janeiro 12th, 2015 às 13:55

22

Boa tarde! Gostaria de saber se tapete com listras coloridas diminuí ou amplia o ambiente. Estou num dilema com minha sala que na verdade é um retângulo de 3,50 x 2,60 , onde tenho rm sofá com cheese que mede 3,40 comprimento (Tecido marrom), um home 1,60 ( tom imitando madeira demolição (fundo bege mesclado com marrom) e uma prateleira branca encima e outra abaixo da TV . Minha redes são claras (bege quase branco). Acho tudo muito bege com marrom e quero colorir . O que posso fazer?

gravatar
Cristina Campos
janeiro 13th, 2015 às 20:17

23

Oi Silvana,
O listrado ajuda a ampliar quando as listras estão perpendiculares ao maior comprimento da sala. O tapete, as almofadas, quadros, tudo isso ajuda a dar vida e personalidade à decoração.
Beijos,
Cris

gravatar
anamariacampos
julho 27th, 2015 às 12:04

24

Entrem em contato comigo, por favor

gravatar
Cristina Campos
agosto 6th, 2015 às 23:38

25

Oi Ana Maria,
Mande um email pra blogassimeugosto@gmail.com.
Bjs,
Cris








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!