Em Nova York, regiões industriais decadentes, como o Soho, tornaram-se descoladas a partir da reciclagem de suas antigas fábricas e frigoríficos. Essas construções amplas, com pé-direito alto e vãos livres, atraíram, nos anos 60, artistas plásticos, que as utilizavam como morada e lugar de trabalho. Ateliê, quarto, sala, banheiro e cozinha se confundiam em um mesmo salão. Os lofts eram uma opção barata de moradia. Nos anos 70, com a revitalização de seu entorno pela prefeitura de Nova York, viraram moda e encareceram. Em Manhattan, os menores lofts de West Village (que vão de 55 a 78 metros quadrados) custam no mínimo 1 milhão de dólares.
O que um loft de verdade tem:
• Pé-direito de, no mínimo, 3,20 metros
• Ausência de paredes como divisões internas
• Ambientes conjugados preferencialmente em um nível só
• Colunas de sustentação aparentes
• Tijolos e tubulações à vista – elétrica, hidráulica e de ar-condicionado
• Ausência de forro e piso. O chão é de cimento
• Uso de materiais frios, como cerâmica
• Iluminação natural garantida por grandes janelas
No Brasil, a maioria dos projetos lançados se distanciam muito do conceito original. Surgiram muitas adaptações, chamadas muitas vezes de lofts-fake ou apartamentos loft-inspired. Por exemplo, muitos dúplex encontrados no mercado, embora não sejam nada amplos, são vendidos como lofts só por causa do pé-direito duplo. O que se faz por aqui são ambientes “loftados”, pois não há galpões de fábrica em áreas em que as pessoas gostariam de morar. Mesmo assim o metro quadrado de um loft é cerca de 20% mais caro do que o de um apartamento convencional de mesma localização.
A tradução do conceito pelo mercado local resultou em construções de pé-direito duplo e grandes janelas em que a área social se confunde com a de serviço. A ala íntima (quarto e banheiro) fica resguardada em um mezanino. Solteiros e jovens casais sem filhos são o principal público desse tipo de empreendimento. Manter a privacidade num ambiente assim, no entanto, pode ser difícil quando ele é dividido com alguém. O loft é mais que um espaço: é um estilo de vida!
Roberto Migotto
Via Veijnha online.
.
“LOFTS NOVA YORKINOS” assim eu gosto, muitooo…
bjo
Assim até vale a pena ser solteiro, rsss…
Adorei essa informacao!!!!!
Adoro ambientes loftados(não conhecia a expressão, achei muito adequada!).
Todas as imagens mostradas neste post me agradam muito.
BJK
Adorei!
Tenho paixão por loft.
Um sonho futuro…
Apesar de ser casado, preste a ser pai, gostaria de aplicar conceitos de loft na minha casa. Pelo menos na sala e cozinha!
To pesquisando pois estamos estudando como vai ser a nossa casa no nosso terreno recem conquistado!
Adorei o Blog.
tenho uma filhinha e mesmo assim não largo meu loft de mão, adoro ele e ela tb gosta. Acho erronea essa ideia de Loft e criança não dá certo!
É d mais msmo to loko para construir uma assim …
desde pequeno bom tenhu 19 ainda num tem lugar melhor de se morar
estando eim um loft cara eu acho d mais boaaa vlwww…
adoro tudo isso eu e minha irmã adoramos tudo isso muito bom muito legal e bonito
que legal essa hideia de Loft, gostei e aprendi tabem pois sou corretor de imoveis no interior e a gente so ve esses nomes em revista filmes e novelas, kkkkk
outo dia aprendi tbm sobre flet.
Tenho planos para construir um loft para morar e estou usando este site
para minha inspiração. Gostei muito.
Oi Waldecy,
Que bom, volte sempre!
Beijos,
Cris
Loft é exatamente o espaço que eu quero como moradia, mas infelizmente não tenho cacife pra isso! Fica apenas no sonho….
Magnifico, lindo, soberbo , fantástico ! Morar num loft era um sonho!! A ideia de ter um casa que parece estar em construção 24h por dia, espaço amplo e com luz !! Seria perfeito… Adoro este ar industrial, muito contemporâneo e intemporal, em Lisboa existe um edificio que era uma antiga fabrica de lampadas Osram! Hoje esta fábrica mantém a fachada e o seu interior foi transformado para conter 80 lofts . Sempre que posso , dou um saltinho a pé e passo em frente dos apartamentos, ás vezes espreito pelas janelas como uma criança de 5 anos !! E penso …. Quem me dera viver aqui, porque é tao caro? Estudei tanto e estou desempregado… 🙁 , quero um loffttt!!!! 😀
ai aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaadorei pois o meu e asim tenho sorte e e como tenho ne de ves em quando me mande opçoes pois vou adorar resebe.las des de ja acradeço cris beijos ate breve adorei ta.
São lindos, maravilhosos. Acho que economiza, espaço e grana. Aliando conforto e beleza.
Gostei muito! E se alguém quizer, tenho para vender! com 450m2. e 1141 m2. Em Semambetiba, todos de frente.
Meu email rodriguesjc@yahoo.com.br cel. 21-99942784.
Lindos. E em São Paulo a Vitacon se destaca neste segmento nos melhores bairros da cidade, como Vila Olímpia, Perdizes, Jardins, etc. Quem quiser conhecer mais e visitar os decorados me procure: fevereirocorretor@gmail.com
Excelente artigo, até o momento nem sabia o que era um loft e seus estilos, obrigado por compartilhar conhecimento.
Muito boa essas informações!!
Obrigada, Dulcidio!
Ótimas informações, estou querendo construir um loft e faz um tempo que tenho essa idéia: que os lofts aqui no Brasil são só uma leve inspiração dos americanos.
Ah, sei que o post é bem antigo, mas seria legal poder ver as imagens originais hahaha
Muito legal e prático os lofts. Gostaria de um pra morar, muito legal e amplo.