Loft em São Francisco

por Cris Campos - 07 de fevereiro de 2012

Sou encantada com aqueles lofts tradicionais que a gente só vê nos filmes… Gosto do ar de despojamento desses ambientes com cara de improvisados, acho que eles refletem um estilo de vida mais despojado, e bem diferente das casas e apartamentos tradicionais que temos no Brasil, até porque, aqui, dificilmente uma fabrica desativada se transforma em moradia… Vocês conhecem alguma?

Lá fora isso é bem comum, e aqui está um exemplo recente e super atual de um loft instalado numa fabrica desativada nos arredores de São Francisco. O projeto é do escritório Edmonds & Lee, e a proposta era “maximizar a experiência espacial do loft”, e para isso criaram espaços amplos e bem abertos, preservando vários elementos originais misturados ao novo moderno. Conseguiram!

Na divisão dos espaços, a cozinha se integra com a sala e o quarto fica no mezanino, um pouco menos exposto. O mezanino e a escada foram construídos em aço e madeira, em estruturas aparentes que preservam o ar industrial.

A estrutura do forro de madeira exposta faz um contraponto com os elementos modernos da decoração, como os pendentes Tom Dixon. O efeito delas é lindo! O corredor formado pelo mezanino vai até o janelão e funciona como uma biblioteca.

Os janelões mantêm os espaços bem iluminados e ventilados. Poucas paredes com pintura branca dão um toque de modernidade e constrastam com a estrutura e instalações aparentes.

Poucos e bons móveis e obras de arte complementam a decoração.

A escada é formada por uma viga metálica central e degraus em madeira. O guarda-corpo de vidro confere “some”, conferindo leveza.

O quarto é bem moderno,e tem apenas a cama com pequenos criados e obras de arte nas paredes. Minimalista e chique!

Os banheiros são minha parte favorita! São bem modernos, mas preservam revestimentos rústicos.

Cozinha integrada tem que ser linda como esta. Sempre!

A fachada original do prédio foi preservada. Olhando assim ninguém imagina a maravilha que tem lá dentro, né? E você, gostaria de morar num desses?

+ projetos de lofts

Comente Aqui (11)
Comente Aqui

  1. 07 de fevereiro de 2012 às 12:16

    Lindo! acabei de fazer um post sobre loft’s também se quiserem dar uma olhada http://arq-tipo.blogspot.com/2012/01/loft.html

    Beijos!

  2. Leonardo
    19 de fevereiro de 2012 às 23:02

    Nossa meu sonho um lugar desses pena que aqui em Goiânia é dificil de encontrar ou nem tem né e eu não tenho dinheiro pra isso também…

  3. João Víctor
    01 de Maio de 2012 às 22:05

    achei muito interessante sua matéria sobre Lofts…
    gostaria de saber a média de custo de uma construção de um Loft de mais ou menos 120 M² com mezanino aqui em Brasília, mas precisamente No lago sul ou no guará, em um lote de 240 m²…
    grato… aguardo respostas

    • Alex
      13 de dezembro de 2013 às 16:15

      O terreno e a construção sairia em média R$445.000. Dependerá muito do projeto, e do padrão construtivo.

  4. Valeria Garcia
    27 de junho de 2012 às 10:19

    Eu me lembro de uma revista Elle (Brasil) da década de 90 que trazia o loft de um artista plástico paulistano. Era realmente um loft. Ele reformou um galpão, fez dele sua casa. Só o banheiro tinha privacidade, era um galpão aberto. Ficou digno de ser exibido numa revista. Anos mais tarde, em outra publicação da editora Abril, havia outra reportagem sobre o loft dele, com reformas que ele havia feito. Não me lembro o nome dele e nunca consegui encontrar na internet alguma fotografia desse loft, que acredito ser o único “autêntico” galpão transformado em moradia.

    • Mariana Lombardi
      27 de junho de 2012 às 12:43

      Oi Valéria,
      Ficaria feliz em conhecer este projeto. Se o encontrar, nos avise!
      Bjos
      Mari

      • Alex
        13 de dezembro de 2013 às 16:19

        Não seria o Loft do Diego Revollo?

  5. guilherme
    09 de julho de 2012 às 14:53

    justamente pela fachada ser assim, é que temos essa maravilha dentro.
    ousadia envolve comprometimento.

    é simples na verdade.

  6. marise pimentel
    04 de agosto de 2012 às 23:21

    Meninas me ajude por favooooooooooooorrrrrr!!!!Socorroooooooo!!
    Menina,adorei o seu blog ..
    Moro em uma kit de 30m2 que acabei de comprar ufa!!!Não sei nem por onde começar a reforma..Gostaria muito de dicas de vcs???e se pode me ajudar???Bom,no quadrado maior mede 5m2 por4m2..a entrada tem 0,90 por 1,98m2 e o banheiro 2,18m2 por 1,98m2..

    Não sei se ajuda!!
    Eu gostaria de dividir a casa com porta de correr,sala com um mini sofá,televisão e uma cozinha americana,com máquina de lavar louças,fogão,microondas,geladeira…em relação ao banheiro queria diminuir ele,e trocar onde eh a pia,que fica atrás da porta de entrada colocaria o vaso e o lavatório e o box ficaria no mesmo lugar…onde e hoje o vaso e o lavatório faria a ária de serviço…no quarto queria um armário em L com porta de correr espelhada(meu sonho e ter um closet,não sei se dar meninas???tb tenho muuuitos sapatos,bolsas…em fim coisa de mulheres rs,rs, cama com gavetas ,pra guardar roupas de cama e livros,televisão(sou estudante e moro sozinha) e um mini escritório pra eu estudar..
    Meninas gostaria muito de agradecer sua atenção desde de já..o que vcs me der de dica ja vai me ajudar muito..quero me programar pra fazer essa reforma .a kit ta detonada…
    um grande abraço.

  7. João Víctor
    12 de setembro de 2012 às 17:39

    Qual é o piso desse loft?

    • Alex
      13 de dezembro de 2013 às 16:20

      Parece ser um laminado de alta resistência.