Projeto da arquiteta Ana Paula Barros para a Casa Cor Brasília 2010.
O loft tem 160m² e foi inspirado na famosa Glass House de Mies Van der Rohe, fazendo um link entre a escola Bauhaus e a arquitetura moderna com a planta e a fachada livres, a presença de pilotis e as janelas sequenciais.
* Bauhaus foi uma famosa escola alemã que praticamente fundou o modernismo no design e na arquitetura e inspira muitos profissionais até hoje. Mies Van der Rohe foi um dos fundadores da Bauhaus e é autor do conceito “less is more”.
A fachada tem arquitetura limpa, com linhas retas e elementos naturais como a estrutura em aço cortén e o fechamento em vidro (são portas de correr que formam uma cortina de vidro e podem ser totalmente abertas). Observem o piso que é elevado e que no interior não há divisórias com paredes, lindo!
O ambiente interno foi composto por um grande estar/jantar, que também assume a função de varanda quando as portas são abertas. A parede em pedra empilhada é o grande destaque e nas laterais dá acesso à cozinha (lado esquerdo) e ao quarto com banheiro (lado direito).
A decoração e o mobiliário se harmonizam com o estilo da arquitetura. O piso é todo em madeira pinus ecologicamente correta da By Silva e os móveis são da Hill House ou executados pela marcenaria da Santo Ofício.
O grande aparador de madeira vai de um lado ao outro da sala e serve de apoio para o estar e para o jantar. Nesta foto dá para ver que tem um vão entre o teto e as paredes, este recurso permite que o ar quente saia do ambiente, sem a necessidade de usar ar condicionado. #sustentável
O quarto é super confortável, com paredes revestidas em madeira. O banheiro conjugado tem os mesmos acabamentos do quarto, com duas duchas e uma banheira.
A cozinha é chiquérrima e tem armários da Ornare e eletrodomésticos Viking!
Alguns detalhes: Na sala, a parede em pedra tem uma estrutura de ferro para suportar o peso das pedras sem deformar. / O encaixe das pedras dispensa o uso de cimento./ No quarto, o armário tem uma bela porta revestida em couro caramelo, da Ornare; e paredes revestidas em madeira clara instalada com os veios na vertical, amo esse efeito!
Projeto Ana Paula Barros./ Fotos: site da arquiteta.
——> Este projeto concorre ao I Prêmio Casa Cláudia de Design de Interiores na categoria Mostras de Decoração.
Gostou? Então vote aqui! Saiu o resultado e o projeto ficou em 1º lugar. Parabéns à toda equipe!
Sou suspeita para falar… já trabalhei com a Ana e muito do que sei hoje aprendi com ela. Este loft é uma síntese do seu trabalho, o seu estilo está evidente em cada detalhe. Ainda me inspiro com os seus belos projetos e fico orgulhosa de vê-la concorrendo a este prêmio, merece muito ganhar! Vamos votar gente!!!
.
Parabéns pelo Projeto Ana Paula!
Conferir de perto esse ambiente e ficou realmente MARAVILHOSO!
Parabéns para a Cris e Mari pela divulgação dos belos projetos.
Eu já votei!!!
Achei esse loft lindo mesmo. Amei a mesa de centro e os armários da Ornare, com as portas em couro. Sonho de consumo…
Simplesmente a-do-ro quando vcs falam da Casa Cor Brasília 2010!
Desde que comecei a faculdade de Arquitetura, em 2006, todos anos vou nessas mostras e adoro, a gente sai com tanta idéia e informação que parece que lemos umas 10 revistas!
Quando estive em Brasília ano passado para o encontro latino americano de estudantes de arq., fiz questão de conhecer e amei! Nossa, deu um baaanho na da minha cidade, incrível!! Muitos ambientes e todos cheios de detalhes, quase não deu tempo de ver tudo. Esse loft me marcou muito por causa das pedras, todas empilhadas, achei demais! E a iluminação do nicho entre as duchas ficou um efeito lindo também.
Beijão meninas!!!
TEM COMO ME ENVIAR SOMENTE O ESBOÇO DESTE LOFT BAUHAUS
GOSTEI MUITO E QUERIA VER ESBOÇO DA PLANTA , SOMENTE UNS RABISCOS PARA TER IDEIA DE COMO FICOU. ESTOU A PROCURA DE IDEIA P CONSTRUIR.