Essa cobertura no Rio de janeiro é de tirar o fôlego. Localizada no 10º andar de um prédio na Vieira Souto, em frente ao mar de Ipanema, de onde se avista à direita o morro Dois Irmãos e à esquerda a pedra do Arpoador. A cor azul quase não foi usada na decoração, mas ela predomina, efeito da perfeita integração do interior com o exterior, que nesse caso é nada menos do que o céu e o mar, que emolduram e invadem os ambientes.
A base dessa decoração minimalista é o uso de materiais naturais como o mármore travertino bruto no piso do living e o deck de madeira na varanda. Essa foto do living passa uma sensação de continuidade do mar com o deck de madeira na varanda e piso em mármore travertino, que tem a cor da areia. Ficaria horas sentada nessa chaise, esquecendo a vida e olhando o mar!
Os poucos móveis têm desenho contemporâneo e neles predomina o branco do linho que reveste os sofás e a madeira das mesas e poltronas, que aquece os ambientes. O clima é de verão o ano inteiro!
Na foto da esquerda, o mar serve de fundo para a escultura em forma de peixe, do Ceschiatti. A mesa em madeira trabalhada foi projetada pela própria arquiteta. Na foto da direita, a escada revestida em mármore travertino com guarda-corpo em vidro.
Com tudo isso, ainda tem uma piscina… Localizada na cobertura, ela tem o piso em vidro e é estruturada pelo pergolado que cobre o living e já existia no projeto original. Na reforma, a arquiteta aumentou os quadrados do pergolado. O resultado é o desenho sinuoso do reflexo da luz filtrada pela piscina, no andar de baixo, além da integração, mesmo em pavimentos diferentes, da sala com a piscina.
O apartamento em si já ajuda muito. A localização é perfeita! Pra mim essa vista é a mais bonita do mundo. A planta é excelente, permitindo toda essa integração. O pé direito de 4 metros é um sonho em um apartamento. Mas essa reforma, com certeza, seria um desafio para qualquer arquiteto, já que o projeto original, dos anos 70, é de Sérgio Bernardes, um dos ícones da arquitetura brasileira. A arquiteta Lia Siqueira o fez com maestria, provando a sofisticação que há dentro da simplicidade, traduzindo com perfeição o ensinamento de Mies van der Rohe, de que menos é mais. Aqui menos decoração é uma maior visão desse cenário deslumbrante. Assim eu gosto muito!!!
Projeto: Lia Siqueira / Fotos: Revista Casa Vogue – digitalizadas
Maravilhosa!!! Com certeza é a vista mais bonita do mundo e essa cobertura…tudo de bom! Será que algum dia eu vou conseguir ter algum espaço minimalista na minha casa! Eu gosto tanto de comprar coisinhas pra casa que preciso aprender a me controlar para ter espaços vazios, né.
Parabéns pelo post.
Beijos.
Perfeito!
Com uma casa dessas eu não ia sair nunca!
Essa cobertura é belíssima mas ainda não está decorada como deveria ser.
Falta requinte e sofisticação.