Hoje é o aniversário de São Paulo e para homenageá-la escolhemos este belo apartamento localizado em uma de suas mais importantes e conhecidas avenidas: a Avenida Paulista!
Com aproximadamente 200m², esse apartamento é o lar do marchand Fábio Cimino e seu filho. O arquiteto José Armênio, do escritório Piratininga, teve carta branca para para transformar o imóvel que antigamente funcionava como um depósito da extinta galeria Brito Cimino. A mudança foi radical e após 8 meses de obra não restou quase nada da planta original. A renovação foi tratada com cuidado extra, como o prédio original, construído em 1952, foi projetado pelo arquiteto Abelardo de Souza, um dos ícones do movimento modernista no Brasil. O resultado, segundo o proprietário, ficou a cara dele. Após a obra de reforma a arquiteta Cristina Bozian foi a responsável pela decoração, escolhendo os móveis e todos os outros detalhes que deram personalidade ao apartamento.
O apartamento conta com uma varanda que fica integrada à sala por meio da enorme abertura que a esquadria permite (vidros antirruídos, claro). Olha a vista!
Agora a vista do outro lado!
Para que o apartamento atendesse às necessidades dos moradores – dois homens adultos de idades diferentes – a planta foi pensada para ter uma área comum no centro – formada pelo living, sala de jantar, cozinha gourmet, sala íntima e a varanda – e uma área privativa para cada um, localizadas nas extremidades. O apartamento é bem modernista, com a estrutura de concreto armado – laje nervurada e pilares – aparente. A decoração acompanhou o estilo, pontuada por móveis e obras de arte – estrategicamente espalhadas pelos ambientes – de grandes nomes do design e da arte contemporânea dos anos 60, 70 e 80.
Na escolha do mobiliário, o critério foi estética e conforto. Móveis das renomadas Casual e Ovo mesclam-se a peças de design de Sérgio Rodrigues e Lina Bo Bardi. Na sala de jantar a luminária de Tom Dixon e a mesa espelhada refletem o desenho do teto, criando um efeito surpreendente.
Na cozinha gourmet fica uma sala de jantar menor, mas com cadeiras e o pendente iguais às da sala de jantar principal.
O pilar de concreto aparente é decorado pelas lindas capas dos livros e catálogos dos moradores, expostos em caixas de acrílico incolor. Uma ótima ideia!!!
A cozinha é formada por uma grande bancada de madeira teca o piso é de pastilhas de vidro. / No lavabo a bancada em mármore branco contrasta com a parede em concreto aparente.
A sala íntima funciona como biblioteca e a enorme estante abriga a coleção de livros de arte.
O quarto do pai é todo branco, destacando duas de suas telas preferidas.
O banheiro é lindo, bem claro e iluminado, com bancada de mármore carrara, piso de madeira e uma faixa chumbo no teto.
Na planta baixa dá pra ver como ficou a nova divisão. À esquerda, onde antes funcionava a área de serviço, ficou o espaço do filho. Ao centro se localizam as áreas comuns e à direita fica a área do pai. Achei essa divisão muito bacana, pois pai e filho podem morar juntos e dividir os mesmos espaços sem sacrificar sua privacidade.
Outro ponto interessante do projeto é que ele respeita a história de um edifício icônico sem contudo deixar de criar espaços adaptados à realidade atual.
Projeto de Arquitetura: José Armênio. Decoração: Cristina Bozian. / Via: Yatzer e revista Isto é Gente.
ADOREI! =)
Adorei seu blog! Está nos meus favoritos.
Gostei muito do projeto, mas coloco em pauta a funcionalidade da bancada da cozinha em madeira!! bj.
Muito lindo!Vi
Desejo fazer parte de seu blog!!!! Como faço para me cadastrar. Estou de mudanças e quero conto direto,ok?
Parabéns pelos belíssimos projetos!!!!
Aguardo notícias,ok?
Muito obrigada!
Abs,
Ana
Oi Ana Cecília,
Estamos reformulando algumas coisinhas aqui no blog e assim que as assinaturas estiverem disponíveis avisaremos!
Aguarde!
Bjos
Mari