Pé-direito duplo

por Mariana Lombardi - 03 de fevereiro de 2011

Pé-direito é a distância do piso ao teto e geralmente fica entre 2,50m e 2,70m. Abaixo de 2,40m é considerado baixo, causando a sensação de que o ambiente é menor. Acima de 3,00m é um pé-direito alto e garante ambientes amplos e mais agradáveis. O termo pé-direito duplo é usado para descrever um ambiente alto, não necessariamente 2 vezes uma altura normal.

* Na foto acima o pé-direito tem 4,00m de altura, observem a proporção do tamanho da geladeira em relação ao teto. O apartamento ficou amplo com a área externa anexada à sala e fechada com vidro quadriculado, deixando a cozinha bem clara.

Veja também: Salas com pé-direito duplo

Comente Aqui (9)
Comente Aqui

  1. Giovana
    04 de fevereiro de 2011 às 08:20

    Meninas poderosas,

    estou construindo uma casa e ela é muito parecida com essa da foto, com a diferença de que colocamos uma janela em toda a extensão em cima da pia. Integramos gourmet (que é nossa cozinha!), jantar e estar. Estamos ainda quebrando a cabeça pensando em um revestimento para a parte de cima, acima da janela (onde, nessa foto, ficaram os blocos de vidro. Pensei em um porcelanato que imita madeira…..vcs teriam masi fotos para inspiração????

    Como sempre, vcs estão ajudando muito, sem saber, na condução da nossa obra!

    abraço e parabéns!

    • Mariana Lombardi
      04 de fevereiro de 2011 às 14:11

      Oi Giovana, obrigada! 😉
      Colocar madeira pode ficar bom se a parte de baixo for clara, se não pode ficar muito pesado. Uma outra opção ao porcelanato de madeira é aplicar fórmica (ou algum vinil) tipo madeira. O material é mais leve e fácil de instalar e o efeito é o mesmo.
      Se achar mais fotos com o seu caso, coloco por aqui!
      Bjos
      Mari

  2. Léa Costa
    06 de março de 2012 às 14:42

    Gostei muito obrigada.

  3. Luciana
    24 de Maio de 2012 às 11:11

    Olá. Estou reformando meu apartamento e vamos deixar a sala de jantar sem gesso, com 3,08m de pé direito e na sala de TV, que fica ao lado em L, vou rebaixar com gesso na altura da face inferior da viga que divide os dois ambientes. Com isso, ficarei com 1,50 de pé direito nesta sala. Essa diferença entre os dois pé direitos pode ficar estranha?

    • Luciana
      01 de junho de 2012 às 12:23

      Corrigindo, o pé direito ficou em 2,50m e não 1,50m como eu havia postado.

    • Cristina Campos
      02 de julho de 2012 às 17:39

      Oi Luciana,
      Não fica estranho não, é até interessante para marcar a separação dos ambientes.
      Beijos,
      Cris

  4. Marta
    28 de agosto de 2012 às 11:02

    Gosto muito dos seus comentários sobre decoração e resolvi apelar. Estou me batendo porque eu gostaria de dar uma iluminação de impacto na parede da curva da escada, que vai para o andar de cima, em minha nova casa. Não encontrei nada que se pareça com uma arandela ou iluminação de efeito. Tem um único ponto de luz no meio da parede. Pensei também em fazer uma iluminação atrás de um painel ou quadro, ou um revestimento diferente, tipo canjiquinha, mas já estamos na fase da pintura. O que vocês me sugerem? Se puderem responder por e-mail, agradeço.

  5. dalva
    18 de setembro de 2012 às 18:58

    oi meninas….estou na fase inicial da obra,minha sala principal e pe direito duplo 3,57.a que altura devera ser as portas,vi uma foto em que vao ate o teto,achei lindo.como funciona e qual a opiniao de vcs? brigada

    • Mariana Lombardi
      18 de setembro de 2012 às 22:56

      Oi Dalva,
      A altura padrão de uma porta é 2,10m, mas ela pode ter a altura q vc quiser! Só q o custo sobe bastante e vc tem q verificar a estrutura da casa antes e ver se as vigas permitem. Em alguns caos de pé direito alto as portas recebem painéis fixos na parte superior, feitos do mesmo acabamento da porta, e qdo fechadas dão a impressão de serem enormes.
      Bjos,
      Mari