Vermelho na decoração

por Mariana Lombardi - 27 de julho de 2011

O vermelho é uma cor primária, quente, impactante, expressiva, associada ao fogo, ao amor, à sensualidade. É uma cor que nunca sai de moda!

Já falei aqui no blog do Azul Tiffany e do Laranja Hermès, o mesmo vale para outra embalagem famosa: a caixa vermelha da Cartier. São três cobiçadas marcas de luxo com embalagens que costumam deixar os presenteados felizes mesmo antes de ver o conteúdo! A Cartier adotou o vermelho no ano da sua fundação, em 1847, e hoje as caixinhas vermelhas são consideradas parte da joia. Aceito uma caixa vermelha com este relógio dentro, tá?! Ai ai…

Neste inverno, o vermelho apareceu como forte tendência na moda e está nas ruas, nos blogs e nas festas. Outro sonho de consumo: um vestido de festa vermelho by Valentino… ai ai… perfeito! (fotos: The Sartorialist / blog da Thássia / Constance Zahn)

E você já sabe: se tá na moda, tá na sua casa também!

São vários tons, do cereja ao bordô, antes de optar pelo vermelho na sua casa, veja o efeito que você procura, pois cada mistura confere um tipo de ambiente diferente:

  • Vermelho + madeira = aconchegante

(P&M Studios)

(schoener-wohnen)

  • Vermelho + cinza e branco = contemporâneo

(tudoedimais)

(Julie Snow Architects)

  • Vermelho + acrílico = moderno

(schoener-wohnen)

  • Vermelho + preto e branco = elegante

(revista Kaza)

  • Vermelho em uma parede = cria um ponto de interesse e não fica pesado

(schoener-wohnen)

  • TUDO vermelho = ousadíssimo!

Na Mostra Black 2011, o arquiteto Roberto Migotto ousou ao criar um ambiente monocromático, todo vermelho! Aqui no Casa de Valentina tem um vídeo onde ele explica a ideia do projeto e diz que o espaço poderia ser um bar ou uma galeria de arte

  • Vermelho nos objetos decorativos = quebra a monotonia

Projeto Cybele Barbosa, revista Kaza 66.

(apart therapy)

  • Vermelho nos tecidos = fácil de fazer

(Casa e Jardim)

  • Vermelho em uma peça = impactante!

Segundo o Feng Shui, o vermelho está ligado à ambição e ao sucesso profissional, é uma boa escolha usá-lo no escritório. (desire to inspire)

Porta de entrada vermelha, uma forma muito elegante de dar as boas vindas a quem chega! Projeto Graziela Mendonça, via blog da Mariah.

Você sabia? O vermelho estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo, por isso é muito usado em restaurantes, bares, teatros e cassinos.

Veja também: Móvel vermelho


+ cores na decoração

Comente Aqui (15)
Comente Aqui

  1. Larissa Benevides
    27 de julho de 2011 às 23:01

    Minhas arquitetas já postaram fotos da minha futura casa: preto + branco + vermelho! Adoro!!
    Adorei o post! Cada dia o blog está melhor!!

  2. 19 de setembro de 2011 às 20:25

    adorei essa matéria do vermelho, é minha cor favorita! como não gosto da cor preta, fiz do vermelho o meu básico… estou contruindo uma área de lazer em minha casa com espaço gourmet. optei por algumas paredes em tijolos clarinhos aparentes, churrasqueira e ilha com pia e cooktop revestidos de cimentício madeira, tampo dos balcões em granito café imperial, sofá e poltrona em fibra sintética marron bem escuro com os almofadados em bege. piso porcelanato super glossy classic beige. há também um deck do mesmo cimentício da churrasqueira onde terá uma mesa e ombrelone. fiquei doidinha com a idéia de colocar as banquetas super modernas cromadas com assento ABS da ilha e os armários em vermelho cereja… os armários superiores em vidro e os inferiores em laca nessa cor. queria uma luz sua, adoro o blog e confio muito no que vc diz. Obrigada!!!

    • Mariana Lombardi
      23 de setembro de 2011 às 12:17

      Oi Bianca,
      Se entendi direito a sua descrição… acho que os elementos escolhidos estão ótimos, são lindos!
      Mas acho que toda cozinha vermelha pode ficar “moderna demais” em relação aos outros revestimentos. Colocaria mais vermelho nos objetos e acessóios, e deixaria os armários em algum tom mais neutro que vc já está usando (bege, preto, madeira…)
      bjos
      Mariana

  3. Luciana
    24 de setembro de 2011 às 17:23

    Olá!!!
    Queria uma dicas de vocês?
    Eu moro em um apardemento alugado ele é muito mais muito pequeno!!
    A sala tem 1 metro e 90 de largura e 3 metro de tamanho, uma das paredes são vermelhaos, as outras é salmom, meus moveis são caramelo e preto, queria que vocês mim desse uma dicas para decorar a minha sala sem mexer na cor da casa e nem no moves, como vocês pode mim ajudar??
    BEIJOSSS!!!!

    • Mariana Lombardi
      24 de setembro de 2011 às 22:42

      Oi luciana!
      Fica tao dificil te ajudar com tantas restricoes…
      Acho q em aptos pequenos, paredes claras dao a sensacao de amplitude, eu pintaria as paredes de cor mais clara!
      Moveis mais claroa tambem favorecem!
      Bjos
      Mari

  4. karen
    21 de dezembro de 2011 às 09:54

    Olá, preciso de uma grande ajuda!!

    Minha casa é pequena, são 46 mts contrução, estou fazendo tudo planejado, pensei em tudo branco… Parede e moveis só o painel da sala que estou em duvida pq o aparador da tv´será branco, o sofá e um tom de cru .Fica feio???
    Me ajude por favor

    • Cristina Campos
      21 de dezembro de 2011 às 22:45

      Oi Karen,
      Quem sabe você não coloca o painel em madeira natural? Vai aquecer o ambiente sem quebrar o ar minimalista…
      Sucesso pra você e obrigada pela visita!
      Beijos,
      Cris

  5. Thaisa Felix
    25 de abril de 2012 às 19:57

    Oi Meninas! Adorei o post so re vermelho.
    Obrigada pela dica Mari!
    Beijos e até amanhã,
    Thaisa.

  6. 20 de junho de 2012 às 03:45

    por favor me de uma luz!!! tenho um sofa vermelho escuro so no assento e o encosto bem clarinho quase branco com algumas estampa de flor no mesmo tom do assento sera que posso colocar almofadas pequenas de estampa de zebra::meu home é castanho claro com laterais preto fosco e as paredes sao na cor flor do algodao da coral. obrigada!!!!!!!!

    • Cristina Campos
      27 de junho de 2012 às 20:23

      Oi Gisele,
      Pode sim, acho que será um mix de estampas bem interessante.
      Beijos,
      Cris

  7. marli motta
    09 de Maio de 2013 às 14:09

    gostei muito dessa decoração com vermelho,pois estou decorando meu apt.e estou com vontade de colocar uma mesa de canto vermelho,pois minha parede e gelo,o sofá e marron e as cadeiras de madeira com cinza,ai pensei em uma mesa de canto vermelha que vcs acham?

    • Cristina Campos
      13 de Maio de 2013 às 12:23

      Oi Marli, gosto muito!
      Beijos,
      Cris

  8. Daniele Santos
    07 de novembro de 2013 às 11:17

    oi adorei esse post sobre o vermelho na decoração,estou decorando minha casa,comprei um sofá vermelho pois é a minha cor preferida,a cor das paredes é branca e queria sua ajuda,pois não sei que cor comprar o tapete,a poltrona,também queria comprar dois puffs,que cor ficariam melhor?Me respondam por favor.

  9. 16 de junho de 2014 às 19:45

    Boa noite tudo bem?
    Adoro vermelho… estou terminando uma reforma… e pensei em pintar uma parede da sala de vermelho, meu sofa é bege e minha estante e preta e cor de madeira… a parede q pretendo pintar e a que vai ficar o rack… sera que ficaria bom? E que cor de acessorios posso usar? Almofadas. Vasos etc… estou em duvida…
    Abraços
    Ate mais

  10. 16 de junho de 2014 às 19:50

    Oi td bem? Adorei o post…
    So queria uma dica:
    Quero pintar uma parede da sala de vermelho, so que fico em duvidas que cor colocar nos acessorios, sendo os moveis neutros… a parede que ficara vermelha colocarei uma estante com tv, sera que fica bom?
    Aguardo resposta