O espelho veneziano tem o poder de transformar completamente um ambiente. Com sua moldura toda trabalhada no próprio vidro, é um clássico que independe de tendência, é uma obra de arte.
Sua origem foi em Veneza, no século XIV, onde surgiu a técnica do espelho que utilizamos até hoje. Mas era um produto raro e caro, para se ter uma idéia, um espelho veneziano custava mais do que uma pintura de Rafael ou o equivalente a um navio de guerra!
O monopólio veneziano foi quebrado em 1660, quando o rei da França Luis XIV ordenou que um de seus ministros subordinasse artesãos venezianos para obter o segredo dos espelhos. O resultado deu certo e a Sala dos Espelhos no Palácio de Versalhes foi toda feita no padrão veneziano de fabricação.
Atualmente, peças originais são encontradas em museus, palácios e castelos; o seu valor artístico é tão grande que um de seus exemplares está exposto no Museu do Louvre. Já os colecionadores podem encontrá-los em antiquários e leilões, o que exige um investimento considerável de tempo e dinheiro.
Para quem quer ter em casa o charme e a beleza de um espelho veneziano, mas não pode fazer o inve$timento necessário, existem reproduções em diversos formatos que seguem os modelos clássicos sem abrir mão do design e do acabamento. Vale lembrar que se você encontrar uma peça baratinha (um achado!) muito provavelmente ela não é um espelho original, ok?!
Os espelhos venezianos são muito usados como peças decorativas em diversos ambientes: salas, quartos, halls de entrada e lavabos. O legal é que eles combinam em ambientes bem clássicos ou românticos, o que tem tudo a ver com o seu estilo e sua época; mas também podem ser usados em ambientes mais modernos, fazendo um mix antigo+novo bem interessante. Eu adoooro!
Pesquisa: Vitrineadc e revista História. Fotos: Google Images.
Espelho veneziano + espelho colado na parede. Projeto Gláucia Brito.
Nessa sala de estar, o espelho foi usado como uma obra de arte, atrás do sofá no lugar do quadro. Projeto Annelise Giordano e Gelise Almeida.
Espelho sobre o aparador, ao lado de um quadro, ficou bem chique! Projeto Yeda Garcia. / Espelho no hall de entrada, projeto Natalie Tramontini.
Sala com uma composição de diversos espelhos em tamnhos diferentes. / Sala dois espelhos usados sobre o sofá.
Espelho no hall de entrada, bem destacado. / Espelho na sala de estar. Projetos de Roberto Migotto.
O quarto ficou romântico com o espelho veneziano, a penteadeira lateral espelhada e a mesa de madeira. Projeto de Christina Hamoui.
O quarto com piso rústico de madeira de demolição combinado com o espelho antigo ficou leve e atual. Projeto Márcia Coelho. / Quarto com vários espelhos usados para ampliar o espaço e dar movimento à decoração. O espelho veneziano arremata o ambiente com muita sofisticação. Projeto de Patrícia Anastassiadis.
Ambientes antiguinhos, com cômoda trabalhada e penteadeira com cadeira bérgere.
Lavabos. O espelho usado sobre o papel de parede misturou o moderno com o clássico. Projeto Nelly Rocha. / Espelho usado na parede escura. Projeto Luiz Sentinger.
Esses dois banheiros são os meus ambientes preferidos dessa seleção, pois misturam o atual com o antigo do jeitinho que eu gosto! Na foto 1: espelho+espelho e na foto 2: espelho+painel de madeira.
Chefinhas! Arrasaram com essa matéria! Como sempre. Bjoooos
Esses espelhos nos deixam até mais bonitas, rsss…
Um luxo!!!
Ando procurando um para o meu quarto.Vou pesquisar os preços no Lavradio e em outras feiras de antiguidades,eles são lindos!
Que charme esses espelhos! Adorei! bjoo
Adorei o site! Procurava sugestões de como usar um espelho veneziano, modelos de ambientes já decorados, enfim, o site me ajudou muito. O meu, retangurar. vai em um rall, acompanhando uma cômoda antiga. Vai ficar lindo !Bj. Neila, Bebedouro, SP
tenho uma loja em Uberaba e quero trabalhar com este modelo de espelho, me indica alguma Fabrica obrigado????….
Onde encontrar espelhos venezianos, gostaria de saber nomes de lojas em são Paulo.
Meninas, não to conseguindo ver as fotos em vários posts. Sou fã do blog e estou sempre vendo. Espero que o problema resolva. Beijos