Salas de estar

por Mariana Lombardi - 26 de agosto de 2011

A sala de estar, também chamada de living, é o ambiente mais nobre da casa, e muitas vezes o maior! Independente do estilo – descubra qual o seu estilo preferido aqui – ela deve ter um bom layout, ou seja, a perfeita distribuição dos móveis, com proporção e uso adequados ao espaço existente.

Geralmente, o arquiteto ou decorador faz o desenho do layout como uma vista de cima do ambiente, e o apresenta sob a forma de uma planta baixa, que servirá de base para o restante do projeto. Mostramos um exemplo aqui.

E justamente isto é o mais difícil: conseguir o melhor layout, e deixar a sala ao mesmo tempo bonita e funcional. Algumas prioridades podem ser consideradas:

  • O uso – Vai ser só sala de estar? Vai ter tv ou telão? Vai ser integrada a outros ambientes? Sala só de enfeite não tem a menor graça! Quanto mais adequada ao seu dia-a-dia, maior será o uso.
  • A proporção – Os móveis devem ser adequados ao espaço existente. O mercado tem uma variedade enorme de opções para todos os tamanhos de salas, e muitas lojas fazem sob medida.
  • A circulação e as aberturas – As passagens entre os móveis e nos acessos de portas e janelas devem ser de no mínimo 60cm. Nos locais de uso mais intenso, como perto da porta de entrada, considere no mínimo 80cm.
  • A simetria é um dos recursos mais usados e eficientes para definir o layout de uma sala, já falamos sobre salas com simetria aqui.

Para te inspirar e deixar a sua casa ainda mais bonita, separamos alguns ambientes lindos! A maioria com estilo clássico ou contemporâneo.

1- Perfeita distribuição de móveis para uma sala de estar grande e retangular. Dois sofás iguais na “parede principal”, poltronas grandes na frente e móveis simétricos nas laterais e no meio. Observem que o tapete grande que unificou o espaço. Projeto Nilza Alves e Rita Diniz, revista Casa Vogue.

2- Sala de estar com dois ambientes integrados. Observem a grande variedade de móveis e mesmo assim o projeto é uniforme e agradável. Dica: misture tecidos de cores semelhantes e mas de diferentes tipos/texturas. Projeto Denise Zuba, site Tecto.

3- Sala de estar com layout centralizado, composto por dois sofás e três poltronas, com circulação atrás de todos. Esse tipo de layout só é possível em salas muito grandes! Projeto Cybele Barbosa.

4- Um sofá enorme e vários lugares individuais envolta, opção diferente e interessante. Observem que foi usado um aparador baixo atrás do sofá para não deixar o móvel solto na sala. Falamos sobre móvel atrás do sofá aqui. Projeto Mauricio Karam, revista Casa Mix.

5- Nesta sala, o sofá ficou na frente da janela, por isso a cortina ganhou destaque e foi trabalhada com dois tipos de tecido, formando uma moldura nas laterais. Projeto Viviane Loyola.

6-  Marcado pelo tapete, o layout desta sala é quadrado, com dois sofás dispostos frente a frente e poltronas e chaise nas laterais. Projeto Débora Aguiar.

7- Sala com um ambiente central e dois outros nas laterais: um aparador como bar e uma mesa de apoio.  Projeto Dado Castello Branco.

8- Sala com poucos móveis, bem leve e moderna. Observem a banqueta amarela encaixada no sofá, ela serve de apoio já que a mesa de centro ficou mais afastada. Projeto Guilherme Torres.

9- Sala de estar com apoio em apenas uma das paredes, as outras laterais são livres. Observem que a parede principal (onde fica o sofá) é bem trabalhada, com espelhos e quadros. Via Marcus Design Blog.

*Lembre-se: Em salas grandes, o layout deve favorecer a conversa entre as pessoas (para não parecer salão de festa). A iluminação e os detalhes devem ser trabalhados para se ter a sensação de aconchego. Já nas salas pequenas, um layout limpo, sem muitos móveis e peças pelo caminho, dão a sensação de ambiente maior.

+ salas de estar

Comente Aqui (36)
Comente Aqui

  1. Carol Nathair
    26 de agosto de 2011 às 19:23

    Mari, estou morrendo de rir.. vi seu post agora e eu tinha feito semana passada um post para o ComDrama a pedido de uma leitora EXATAMENTE SOBRE SALAS DE ESTAR que vai sair nesta segunda-feira! Ahahah!! E ainda sitei o blog de vocês como referência, se vocês me permitem, quando falei sobre simetria! Enfim, eu amo o blog de vocês e acho uma referência perfeita pois vocês são muito cuidadosas!! Parabéns mais uma vez, pelas informações tão úteis! Beijos!

    • Mariana Lombardi
      27 de agosto de 2011 às 19:51

      Que sintonia Carol! kkkkk
      Segunda passo lá pra ver seu post, aliás to acompanhando hein?! Bem vinda ao mundo do blogs! ; )
      Pode citar o blog a vontade, o conteúdo tá aí pra isso.
      Bjos
      MAri

      • Luiz Felipe de Medeiros
        16 de junho de 2012 às 19:34

        Queridas

        Estou remobiliando minha casa, portanto tenho uma dúvida já que minha sala de estar/tv fica ao lado da minha sala de jantar e eu não consigo conciliar estes dois ambientes porque não existe uma parede entre eles e meu espaço para trabalhar é 28 metros quadrados com minha sala de jantar perto da porta com uma janela iluminando-a e minha sala de estar/ tv com uma janela lateral.
        Enfim queria saber que móveis utilizar para conciliar esses dois ambientes. e que coros devo utilizar

        Atenciosamente, Luiz

  2. 29 de agosto de 2011 às 23:11

    Olá!Gosto de salas assim, simétricas, mas prefiro e costumo usar assimetria nos meus projetos. Acredito que o q/ vai pesar será o gosto do cliente e objetivos (segundo Feng Shui no quarto casal é bom simetria) e o gosto do cliente. Mas tem o seu lugar tbm ambientes simétricos.bjks: Carol Carneiro

  3. Lilian
    31 de agosto de 2011 às 10:32

    Oii, gostaria de saber nomes dessas plantinhas baixas, que são colocadas em vasas, elas tão impressão que são trepadeiras. Só encontro pra comprar artificial.

  4. Cláudia
    31 de agosto de 2011 às 12:04

    Ola,
    Sou Mineira e moro em São Paulo, aqui vejo muitas coisas bonitas em relação a decoração,encontrei o site de vocês e estou impressionada como vocês tem bom gosto.
    NUUUUUUU!!!!!!!
    todas as fotos postadas são linnndaas!!!!
    Bjs,

    Cláudia

  5. Marli Moraes
    03 de janeiro de 2012 às 12:28

    Oi, Cris e Mari!! Feliz 2012 para vocês e seus familiares! Muita saúde, paz e alegrias! E muito sucesso também!

    O projeto do meu apartamento ficou pronto, gostei bastante! Porém achei muito sem vida, sem alegria dentro do ambiente! Gostaria de mandar a foto em 3D para vocês me darem umas dicas básicas de como fazer “essa vida” brotar no ambiente! É possível?
    Grande beijo e muito obrigada!

  6. Marli Moraes
    24 de janeiro de 2012 às 13:26

    Oi Mari!! Boa tarde!! Gostei muitodo novo post sobre sala de jantar! As dicas são realmente interessantes e as fotos nos inspiram!
    Peço a gentileza de sua apreciação sobre a combinação para sala de jantar e estar integradas com móveis em tom amadeirado e portas em vidro preto, mesa de jantar madeira com tampo preto, cadeiras claras e outros móevis em branco? É possível usar essas três cores e fazer o ambiente ficar harmonioso?

    Beijos e obrigada!!

    • Mariana Lombardi
      25 de janeiro de 2012 às 14:31

      Oi Marli,
      Sim, não vejo problema nesta combinação de cores, pode usar sem medo.
      bjos,
      Mari

  7. Marli Moraes
    26 de janeiro de 2012 às 08:07

    Oi, Mari!! Muito obrigada pelo retorno! Vou usar essa combinação de cores!

    beijos!!

  8. vanessa
    04 de Maio de 2012 às 23:28

    Ola arquitetas preciso de uma ajudinha na decoração da minha sala de estar e jantar é uma peça pequena onde engloba a entrada a minha sala de estar e na mesma peça a sala de jantar ja tenho um sofá cinza, e minha mesa de jantar é de vidro com o pé cromado e as cadeiras de madeira e o estofado é cinza chumbo com listras leve dourada.
    Quero terminar de mobilhar mas as arquitetas que vem aqui ver eu nao gosto muito das ideis tudo muito parecido sem muita motivação pode ser tbm porque a peça nao seja tao grande mas queria ideias de cores na decoração tipo de quadros eu e meu marido somos muito clim e modernos queremos essa sala de entrada que de um impacto na entrada mas os resultados nao sao animadores vcs tem alguma ideia?

  9. Gleyson Albuquerque
    22 de Maio de 2012 às 05:34

    Bom dia…
    Queria muito uma ajuda… minha sala é integrada com sala de jatar e cozinha, meu sofá é marrom escuro com almofadas marrom claro e ainda tem uam poltrona vermenha, minhas cadeiras de jantar tbm são marrom escuro em couro. Gostaria de saber que cor uso nas paredes.

  10. Camilla
    20 de julho de 2012 às 17:44

    Olá, adoro o blog de vcs, gostaria de uma opinião.. estou decorando minha casa e comprei 2 poltronas cor fendi, qual a cor ideal para o sofá e outra poltrona? Obrigada Bjos

    • Cristina Campos
      23 de julho de 2012 às 11:05

      Oi Camila,
      Você pode colocar o sofá mais clarinho, cinza ou bege, dependendo da cor da parede e dos outros móveis. A outra poltrona pode sem diferenciada com estampas ou uma cor mais alegre.
      Beijos,
      Cris

  11. Kelly Cristina
    24 de agosto de 2012 às 10:19

    Tenho tantas dúvidas a respeito das salas de estar e televisão, temos uma sala de estar enorme e uma sala menor que no projeto era pra ser usada como sala de tv, essa sala tem circulação para os quartos e para cozinha, achei um pouco estranho, porque se eu usar a sala menor que seria de tv, teria que por a mesa de jantar na cozinha, e a sala de estar enorme vai ser pouco utilizada, será que fica bom? estou perdendo noites de sono por causa dessas salas.

  12. lucila
    24 de agosto de 2012 às 16:45

    muito legal o blog estou adorando as novidades,tenho uma marcenaria e suas ideias estão me auxiliando.Caxias do sul RS

    • Mariana Lombardi
      25 de agosto de 2012 às 12:53

      Que bom Lucila!
      Volte sempre!
      Bjos

  13. micheli
    15 de setembro de 2012 às 07:40

    Oláá, tudo bem? então, estamos erguendo as paredes do nosso apartamento e me surgiu uma grande dúvida,na sala de estar, tem uma porta frontal, grande, toda de vidro, e nas paredes laterais penso em colocar em uma o sofá e em outra o home Theater, porem, no projeto do engenheiro, atraz do sofá tem mais uma janela, gostaria de saber sua opinião sobre isso, até pensei em tirar a janela dali, mais o problema é q dai, olhando de fora, vai ficar uma parede enorme, de uns 5 metros sem nenhuma abertura, tenho medo de ficar estranho, vc pode me dar uma dica?

    • Mariana Lombardi
      18 de setembro de 2012 às 22:27

      Oi Micheli,
      O ideal é definir o layout da casa junto com o desenho das fachadas e ver qual a melhor escolha para o projeto como um todo. Há solução para os dois casos, tanto a parede atrás do sofá, quanto a fachada sem aberturas.
      Converse com seu arquiteto sobre suas duvidas e apresente as suas necessidades, tenho certeza que chegarão numa boa solução.
      Um beijo
      Mari

  14. Edilene
    18 de setembro de 2012 às 11:27

    Olá, estou montando minha sala de jantar e estou com uma dúvida em detalhes da mesa. o tampo é de vidro 19 mm pois gostaria de manter a imponência do vidro grosso, mas estou em dúvida sobre os cantos. Gosto muito de linhas retas mas me aconselharam a fazer o canto moeda para não ficar muito pontudo e perigoso. O que vocês sugerem?

    • Mariana Lombardi
      18 de setembro de 2012 às 21:53

      Oi Edilene,
      Realmente o canto moeda é mais seguro! Não se preocupe pois o efeito do arredondado é bem sutil, vc vai continuar tendo uma mesa de linhas retas e super atual.
      Bjos,
      Mari

  15. Rosangela Reis
    20 de setembro de 2012 às 14:18

    OI, tudo bem com vocês? Como estou montando meu apê, volta e meia apareço para ver as novidades e tb para tirar algumas dúvidas. Estou fazendo a iluminação da sala e fiquei na seguinte dúvida, a que distancia da parede devo colocar os spots de embutir (dicróica), nessa parede ficará o sofá. Quero destacar um quadro na parede. Pensei em 30 cm, mas o tecnico sugeriu 15 cm de distancia.

    Abraços, Obrigada, Rosangela

    • Mariana Lombardi
      23 de setembro de 2012 às 17:00

      Oi Rosangela,
      Colocaria uns 30/40cm afastada da parede.
      bjos
      Mari

  16. Rosangela Reis
    04 de outubro de 2012 às 12:50

    OI, será que posso abusar mais um pouquinho e tirar outra dúvida? As salas de estar e jantar ficam no mesmo ambiente, na de estar comprei um embutido quadrado de 50 cm que usa lampada eletronica (as lampadas nao aparecem), o que posso usar na de jantar? Vou colocar um pendente em cima da mesa e tenho 3 dicroicas acima do buffet e 2 mini proximo a uma parede, o que usar para dar uma luz geral? Nao posso usar o mesmo da sala de estar por causa da profundidade. O q eu escolher para a sala de jantar tem q combinar com o outro da sala de estar? Posso usar dicroicas tb?

    Obrigada, Rosangela

  17. MARIA LEILA GUEDES
    02 de novembro de 2012 às 23:05

    OLA MARIANA,QUERO MONTAR A SALA DE VISITA OU SALA DE ESTAR, SO COM UM APARADOR E 2 POLTRONAS DE UM LUGAR E UMA POLTRONA DE E 2 LUGARES, PENSO NA POLTRONA POLY, MINHA SALA E PQ E GOSTARIA QUE ME DESSE UMA SUGESTAO,POIS TENHO DUVIDAS, SERA UMA MESA DE CENTRO COMBINA E AS POLTRONA FICAM MAIS ELEGANTES COM TECIDO OU NAPA, ESTOU COM DUVIDA DAS CORES QUE ALEGRAM O AAMBIENTE. POIS PRETO, BRANCO E BEGE PARECE RECEPCAO DE ESCRITORIO, MEDICO. POR GENTILEZA ME AJUDE E QUE DEUS TE PROTEJA E ILUMINE SEMPRE….. LEILA GUEDES MUITO OBRIGADA ESTOU AGUARDANDO.

  18. ANA TEREZA
    14 de novembro de 2012 às 21:08

    olá gostaria de fazer uma pergunta mas, antes parabenizar por suas colocações!
    posso compor uma sala de estar apenas com poltronas? tipo 3 coconut pretas e brancas, em contraponta a duas eggs cinzas?
    desde já obrigada! ANA NATAL/RN

    • Cristina Campos
      22 de novembro de 2012 às 11:07

      Oi Aana Tereza,
      Pode ter sala só com poltronas sim, o sofá não é obrigatório! Eu colocaria 3 cococnut na mesa cor, ou preta ou branca, e as eggs cinza. Como já são modelos diferentes, não fica legal misturar muitas cores.
      Beijos,
      Cris

  19. Ana Lúcia
    21 de janeiro de 2013 às 03:20

    Oi, quero decorar minha sala de estar, mas estou insegura em relação as cores das paredes e teto. Pensei em pintar as paredes de pérola, o teto de branco e pintar apenas uma pequena parede de outro tom de marrom ou beje, para dar um contraste. Será que posso usar estas três cores sem que o ambiente não fique confuso? Meus móveis são todos em tom de madeira e branco. Minha sala tem dois ambientes pequenos. Obrigada!

  20. Gláucia Duda
    18 de abril de 2013 às 16:38

    Olá Mariana! Gosto muito do Blog de vocês e sempre que posso dou uma passada por aqui para ver as novidades. Estou reformando meu apê e quero colocar 3 arandelas em uma das paredes da sala, talvez na parede que ficará o sofá, o que você acha? Qual a altura devo colocar as arandelas? Já procurei em vários sites informações sobre arandelas, mas não encontrei nada sobre o assunto, só imagens mesmo. Acho que daria um ótimo post.

    Beijos,
    Gláucia.

    • Mariana Lombardi
      08 de agosto de 2013 às 22:24

      Oi Gláucia,
      Sim, é uma ótima sugestão de post, vamos pesquisar sobre isso!
      A altura padrão é 180cm do piso, mas dependendo do modelo pode variar.
      Gosto da sua ideia de usar 3 atrás do sofá.
      bjos,
      Mari

  21. Dai
    20 de abril de 2013 às 19:39

    Olá!
    Comprei um sofá de 3 assentos reclináveis que se transformam em chaises.
    Como a sala é enorme, escolhi um sofá grande (3,20 m de largura)
    Porém a sala tem 4 portas, uma em cada parede,
    e por isso não consigo dispor o sofá já que tenho que deixar espaços suficientes para o tráfego nas portas.
    Socorro!
    Já pensei em separar o sofá em dois para ganhar mais liberdade (ele é de encaixar os assentos um ao lado do outro).
    Algum profissional pra dar uma dica? pleeeease
    Estou bem angustiada, pois paguei caro nesse sofá de couro legítimo, e ao trazer pra dentro da sala, vi que ele ficava bem melhor na loja rsrsrs
    Não dá pra trocar, encomendei da fábrica por causa da cor bege, que não tinha a pronta entrega na loja. Demorou 2 meses pra fabricar e chegar de Minas Gerais até Goiânia na loja.

  22. Ana Luiza
    26 de agosto de 2013 às 01:40

    Olá meninas, adoro o trabalho d vcs… O site é lindo e está me ajudando muito a montar minha casa!!!
    Estou com uma dúvida e tenho certeza que irão me ajudar!
    Estou montando minha sala de estar, no entanto não consigo resolver qual a posição dos móveis!
    A porta de entrada de casa dá de frente para a sala de estar, há um hall antes, a sala de estar e em L a sala de jantar, tudo integrado.
    Não sei como dispor os móveis da sala de estar… se coloco um sofá de “costas” para a porta d entrada, se coloco poltronas, outra coisa ou até mesmo nada. Pensei em colocar o sofá separando a sala de estar da de jantar, com um aparador baixinho atrás…mas não consigo pensar em como organizar o restante dos espaços.
    Espero q tenham entendido, e possam me dar uma mãozinha!
    Beijos
    Ana

  23. Vera Lúcia Mariano
    16 de setembro de 2013 às 00:43

    Olá, gostaria de parabenizar pelo talento. Vocês são ótimas. E aproveitar para pedir a gentileza de tirar uma dúvida: Minha sala é grande e tenho 1 sofá 2 lugares e 2 sofás 3 lugares na cor uva. Quero pintar uma pequena parede na cor berinjela. Vai ficar muito carregado? O restante da decoração é em tons claros. Abraços.

  24. Keli
    16 de setembro de 2015 às 23:20

    Ola!!! Gostaria de ver o sova da figura 4 de frente. Tem jeito?

    • Mariana Lombardi
      16 de setembro de 2015 às 23:34

      Oi Keli,
      Não temos mais fotos deste projeto…
      bjos,
      Mari

  25. Cleria
    05 de outubro de 2016 às 21:17

    Mariana tenho uma sala de estar integrada com jantarcom espaço bem reduzidos…Quero colocar um buffet e pensei em colocar em frete a cortina…Acha que é possível?