Refúgio do Velejador

por Mariana Lombardi - 18 de agosto de 2010

O “Refúgio do Velejador” foi um ambiente criado por Débora Aguiar para a Casa Cor São Paulo 2009.

Os ambientes da Débora na Casa Cor são sempre lindos e inspiradores, com tudo bem clarinho e muita madeira. A seguir, algumas fotos do espaço (com 380m²) que foi construído para ser uma casa de praia de um casal nos seus momentos de lazer. #chique!

Grandes painéis de vidro dão a transparência necessária para a natureza entrar dentro da casa. Os caixilhos são de madeira ebanizada e não vedam a visão do exterior. A passarela de acesso ao ambiente conduz por um jardim coberto por uma pérgola de madeira e vidro.

O lounge de entrada tem um sofá profundo cheio de almofadas e mesa de madeira bem baixinha. Para filtrar a luz e dar sombreamento, um transpasse de painéis de linho descem nas costas do sofá (nós usamos esse recurso no Espaço Zen). O paisagismo é abundante! Tem muitas plantas com iluminação embutida e tem bananeiras ornamentais que conferem uma atmosfera tropical ao ambiente.

Os ambientes internos são totalmente integrados,  o mesmo piso (Castellato Madeyra Vecchia) foi aplicado em réguas que conferem um efeito de madeira de demolição. A sala tem uma única parede com pintura bege ( Suvinil D147) na qual foi colocada uma grande foto de mar (Márcio Scavone).

A sala de jantar tem uma grande estante em madeira lavada com bancadas em limestone e portas de correr ripadas também em madeira. Preste atenção: atrás da bancada tem um vidro reflexivo bronze com uma HD TV que só aparenta estar no ambiente quando ligada!

O quarto do casal tem cama tipo prancha e cabeceira com painel de madeira frisado verticalmente e um nicho com objetos pessoais: quadros, fotos, livros, lembranças de viagem… Cortinas em linho e xales em seda arrematam a imensa janela. Na parede oposta, o acabamento da parede em pintura especial na cor tabaco comporta pranchas de madeira com iluminação indireta e uma TV.

O banheiro tem porcelanato trabalhado e limestone na cor tabaco, além da pergola de madeira. Nichos nas paredes e grandes espelhos com iluminação indireta garantem a amplitude, além das grandes janelas em vidro que trazem o verde e a luz natural para dentro do ambiente.

Um grande terraço abraça o living e o quarto do casal. Situado sob a copa das arvores, é rebaixado no piso (também em réguas de concreto que imitam madeira de demolição) com grandes futons cor tabaco sob os bancos formados pelo rebaixamento. O chão em pedriscos aguça os sentidos e propõe a convivência com a natureza.

 

Comente Aqui (3)
Veja Também:
Comente Aqui

  1. Neide
    23 de agosto de 2010 às 20:54

    Com uma casa desta, a praia fica um glamour só, hein!!!!!!!

  2. Regina Mchaves
    12 de janeiro de 2013 às 21:04

    Meninas voces são ótimas, parabéns

  3. herminia hollanda
    22 de setembro de 2014 às 10:49

    Adorei o profeto com plantas e madeira