Lareiras (2)

por Mariana Lombardi - 16 de julho de 2012

—-> continuação de Salas com lareira

Muito friiiio na maioria do país, mais um motivo para nos inspirarmos com estas lindas lareiras! E para quem não sabe a diferença entre elas, fizemos um esqueminha básico:

Lareira tradicional ou a lenha – mais antiga, tem como principal desvantagem o fato de produzir brasas e fumaças. O seu funcionamento lembra o de uma churrasqueira: é feita com tijolo refratário (o que deve ser executado por empresas especializadas para garantir um bom funcionamento) e necessita de duto exaustor para a saída da fumaça, ou seja, tem que ser planejada ainda durante a obra.

Lareiras a gas (natural ou de botijão), etanol ou eletricidade – funcionam com diferentes fontes de energia e aquecem os ambientes com mais segurança. Dá para comparar com um fogão, cuja chama aquece mas não tem resíduos. AQUI tem uma reportagem da revista Arquitetura e Construção que explica as diferenças entre os tipos.

Lareira embutida na parede de alvenaria com pequeno desnível chanfrado. Ideia simples e bonita! Via Schoener Wohnen.

Lareira tradicional com acabamento em alvenaria e pintura. O destaque está na parede do fundo, que tem textura de pedra. Via Schoener Wohnen.

Lareira com acabamento em metal preto (pode ser uma pintura na parte superior) e pedra natural. Via Schoener Wohnen.

Lareira tradicional com acabamento em mármore branco. Via Delight by design.

Sala da lareira, com destaque para o acabamento em mármore bruto (em volta da abertura) e filetado (no resto da parede) que criou um lindo efeito. Projeto Lupatini Lima Ramos Arquitetos, via revista Lush.

Lareira com acabamento em madeira e granito preto. Projeto Ana Maria Vieira Santos.

Lareira embutida num nicho de mármore que se destaca na parede revestida de madeira. Via Arkpad.

Sala linda com grande destaque para a parede da lareira que foi toda revestida de mármore. Projeto Ana Maria Vieira Santos para a Casa Cor 2007.

Uma das diferenças entre dois modelos é que as lareiras elétricas – apesar de mais práticas, pois só precisam de uma tomada no seu interior – parecem mais artificiais, já que não têm chamas e funcionam como aquecedores. Sei que já existe no mercado alguns modelos com chamas artificiais, mas não me lembro a marca…

Lareira a gás com pedras vulcânicas que disfarçam a chama e deixam o aspecto mais natural. Projeto Ana Maria Vieira Santos.

Lareira a gás com acabamento em granito. Observem a quantidade de chamas, ela é enorme e ocupa quase toda a parede da sala!

Lareira com acabamento em mármore travertino bruto. Projeto Toninho Noronha, via Arkpad.

Neste spa, um cantinho com lareira foi feito escavado no piso e com a parede revestida em mármore. Ficou super elegante! Projeto Ana Maria Vieira Santos.

Nesta casa de campo, a lareira fica na sala de tv e garante aconchego nos dias frios. O móvel foi todo feito de mármore e tem a lareira embutida na parte central. Projeto Débora Aguiar.

Outra sala de tv com lareira embutida sob o móvel. Vale lembrar que esta solução só funciona com lareiras elétricas ou a gás para não danificar os equipamentos. Projeto Zize Zink, via Arkpad.

Quarto com paredes revestidas de madeira e lareira de mármore carrara. Projeto da Casa Cor São Paulo.

Lareira metálica – outra boa opção e fácil de instalar, pois só precisa de um pequeno furo na laje para o duto de saída de fumaça. Porem custam mais caro pelo equipamento em si, que fica super legal em salas mais modernas! ♥

Sala com piso em mármore travertino bruto e base em concreto aparente para a lareira. Via Architectural Digest.

Lareira metálica e moderna contrastanto com a parede de pedra rústica. Adorei!

No cantinho de leitura, uma lareira metálica com parede toda revestida de madeira clarinha. Projeto Renata Florenzano para a Casa Hotel.

+ salas aqui

Comente Aqui (7)
Veja Também:
Comente Aqui

  1. Thaisa Felix
    16 de julho de 2012 às 14:58

    Olá Meninas! Amei o post de hj e as inumeras idéias para uma lareira. Bem, na 12a fotografiamtem um lustre muito belo que parce de cristal. Vcs sabem da onde é esse lustre e aonde eu poderia encontra-ló?
    Beijos e obrigada,
    Thaisa.

  2. 17 de julho de 2012 às 12:42

    Boa tarde,

    Muito bom post. Partilhamos no nosso facebook! 🙂

    http://www.facebook.com/greslar
    http://www.greslar.pt

    Estamos também no twitter, google+ e Linkedin

    Cumprimentos,
    Greslar

  3. Gabriela
    19 de maio de 2013 às 23:33

    Ola meninas. Adorei as fotos das salas pe direito duplo com a lareira no meio da parede com vidro dos lados…A duvida é.. Alem de ficar muito bonito, funciona na pratica? A lareira esquenta e deixa aconchegante?conche

  4. maria laci dos santos ruas
    23 de junho de 2015 às 22:48

    São lindos e modernos os projetos com lareiras a lenha!!! Parabéns aos arquitetos e
    projetistas.

  5. André
    27 de outubro de 2015 às 12:03

    Olá meninas, estou sempre acompanhando o blog de vocês, que com certeza é um dos melhores! Estão de parabéns!
    Estava conferindo hoje essas lareiras lineares a gás que possuem acima parede ou móvel madeirado. São sem chaminés! Vocês saberiam explicar como é o processo construtivo desse tipo de solução? Pois é preciso haver um ótimo isolamento do calor para não danificar os itens acima. A imagem de referência desse post é o Projeto Zize Zink, via Arkpad. Se puderem ajudar, ficaria eternamente grato. Muito obrigado e parabéns mais uma vez.

    Grande abraço.
    André

    • Cristina Campos
      17 de novembro de 2015 às 11:25

      Oi André,
      Segundo a Construflama, as lareiras a gás, em ambientes fechados, exigem sempre um duto para respiro, que pode ser uma chaminé padrão ou modelos slim com ventilação forçada (duto segue por dentro do forro até o ambiente externo). Também existem as lareiras a álcool etanol, que são desenvolvidas para produção de calor moderado e causam menor impacto ao meio-ambiente.
      Bjs,
      Cris

  6. 29 de agosto de 2017 às 16:17

    As lareiras são muito bonitas, mas a que mais encantei foi com a Lareira tradicional com acabamento em mármore branco, essa foi uma das mais bonitas que já vi.