Escadas (1)

por Cris Campos - 10 de maio de 2010

Selecionamos alguns projetos onde a escada além de cumprir sua função (subir e descer, hehehe…), se torna um elemento arquitetônico de grande destaque no ambiente. O desenho e a escolha do material podem torná-la simples e discreta ou escultural e deslumbrante.

1 – Escada vazada com piso em madeira (cumaru). O diferencial é o guarda-corpo em cabos de aço. Projeto Andrés Gálvez.

2 – Escada de concreto com piso em mármore branco. O desenho é simples, mas se tornou deslumbrante no contexto do projeto. Casa em Brasília assinada pelo arquiteto Paulo Henrique Paranhos, foto Casa e Jardim.

3 – Uma das mais lindas dessa seleção! O concreto aparente da escada se repete na parede, assim como a altura dos degraus, formando um painel bem valorizado pela iluminação. Além disso, o terceiro degrau se alonga formando uma bancada com gavetões e uma área de descanso. O guarda-corpo de vidro não interfere na continuidade do desenho. Projeto de René Fernandes Filho e Adriana Rossi, foto Revista Casa e Jardim.

4 – Escada em balanço com degraus em aço engastados numa viga metálica embutida na parede. O mármore travertino bruto reveste os degraus e forma o filetado da parede ao fundo, deixando a escada leve e discreta. Projeto de Zize Zink.

5 – Adoro essa escada! Os degraus foram revestidos em madeira por todos os lados, formando um volume único, que a deixou visualmente mais simples e por isso mesmo mais bonita. O guarda-corpo em vidro ficou bem discreto. Projeto e foto: Andre Piva.

6 – Executada em chapa metálica dobrada, essa escada fininha fica super discreta, ótima para encaixar num cantinho quando o ambiente é pequeno.  Projeto Ricardo Hachiya e Luiza Fernandes, foto Casa e Jardim.

7 – Essa escada metálica é formada por dois perfis em aço inox que apóiam os degraus de vidro laminado e temperado (duas placas de 10 mm). Acho leve e bonita. Apesar de não parecer, o vidro é sim um material resistente. Porém, para mulher de saia é arriscado… Projeto de Ruy de Mello.

8 – De desenho escultural, essa escada é curva e sem apoios intermediários, o que torna sua execução complicada e por isso mais exclusiva. Projeto e fotoo: Roberto Migotto.

9 – Executada em chapa de aço pintada, essa escada ocupa o rasgo na laje e se beneficia do pé direito duplo. O guarda-corpo tubular é de ferro pintado de branco. Projeto dos arquitetos Hugo Schwartz e Alexandre Gedeon, foto Casa e Jardim.

Essas duas escadas foram projetadas pelo arquiteto André Piva. 10 – A primeira é estruturada por perfis de aço que apoiam degraus de madeira. / 11 – A segunda é formada por degraus em balanço revestidos por mármore travertino bruto e bem valorizados pela iluminação feita por balizadores embutidos na parede. Na lateral, um vidro do piso ao teto oferece segurança sem interferir no desenho. Fotos: site do arquiteto.

12 – Essa escada majestosa foi projetada por Fernanda Marques para uma Casa Cor em São Paulo. Tudo bem que ela liga-nada-a-lugar-nenhum… mas é bonita demais! E pode ser executada em qualquer lugar espaçoso, que comporte suas curvas. Foto site Casa Cor.

CONTINUA AQUI

Comente Aqui (15)
Veja Também:
Comente Aqui

  1. 11 de maio de 2010 às 17:38

    Já conhecia quase todas essas escadas das revistas de arquitetura. rs
    Adorei essa escada de concreto aparente (com o painel na parede) desde o 1º momento em que a vi. rs

    Abs,

  2. 12 de maio de 2010 às 15:04

    Oi gurias! realmente um escada bonita e bem colocada faz toda a diferença no ambiente.. adorei o post
    beijao

  3. Neide
    14 de maio de 2010 às 09:57

    Mariana
    Eles copiaram o ambiente dos lustres do Espaço Zen!!!!!!

  4. Gizela Vilas Boas
    08 de outubro de 2010 às 15:08

    Olá!
    não conhecia esse site e já virei fã!! sou arquiteta e design de interiores em Salvador vou acompanhar sempre vocês! Adoro escadas, por mais simples que o ambiente for uma bela escada dá um “up” incrível no local!!

    • MIRCILENE
      13 de outubro de 2010 às 16:55

      Concordo plenamente,! .!!da um “Up” sim.!

  5. MIRCILENE
    13 de outubro de 2010 às 16:53

    OLÁA

    Tudo de bom no modelo dessas escadas, estou a procura de uma , pois estamos construindo uma sobrado , e como adoro escadas querooo uma muitoooo linda para abrilhantar o ambiente, ameiiii todas.!!

    Aceito opiniões.! Tchauuuuzinhooo

    • Daniela
      10 de setembro de 2013 às 18:07

      Te indico escada com corrimão de ferro forjado, ai um desenho mais lindo que o outro, procure modelos na internet e uma loja especializada, eu fiz e ficou maravilhosa, boa sorte!

  6. Karen
    05 de abril de 2011 às 10:21

    Adorei a escada número 3 (concreto aparente)!
    Como faço para o concreto aparente ficar bem feito e a escada bem forte?
    Moro em Brasília e tenho muita dificuldade de achar mão-de-obra qualificada pra fazer este tipo de serviço. Vocês conhecem alguém que faça?
    Muito obrigada e parabéns pelo Post! Ficou lindo e inspirador….

    • Mariana Lombardi
      08 de abril de 2011 às 17:37

      Oi Karen,
      A 3 também é a minha preferida!
      Mão-de-obra qualificada é o grande problema aqui em Brasília, me manda um email pro escritório que vou ver se consigo alguém pra te indicar.
      duettoarquitetura@hotmail.com
      Bjo,
      Mari

  7. 22 de agosto de 2011 às 17:41

    Boa tarde gostaria de saber como foi feita a receita do cimento queimado, usado na escada 3 de Rene Fernandes e Adriana Rossi, para ficar com essa cor.

  8. JULIANA SOUZA
    23 de novembro de 2011 às 17:22

    Boa Tarde!

    Adorei a escada 03, estou construindo um sobrado e o modelo da escada que fiz no projeto arquitetonico e extamente deste modelo. Gostaria de saber se consigo com vocês o projeto estrutural dela e como e feito o concreto aparente.

    • Mariana Lombardi
      23 de novembro de 2011 às 17:39

      Oi Juliana,
      O projeto desta escada não é nosso. No post tem o nome dos profissionais, o melhor seria vc entrar em contato e solicitar um orçamento.
      Ou peça para seu arquiteto um projeto parecido… inclusive para ver o melhor método de construí-la em concreto aparente.
      Bjo,
      Mariana

  9. 03 de fevereiro de 2013 às 14:37

    eu aachei linda as escadas

  10. 02 de setembro de 2013 às 13:52

    Gostei da escada de nº 4 vou fazer assim em minha casa gostaria de saber o espaçamento entre um e outro degrau a escada da +- 16 degraus com dois patamar , se possivel me oriente sobre o espaçamento obrigada

  11. Gessiane
    10 de outubro de 2013 às 00:13

    Amei a escada 4. Parece que os filetes saltam da parede… Lindo!