Com a chegada do bebê não é só o quartinho que precisa ser preparado. O banheiro também é um espaço muito importante e deve ser adaptado forma confortável e funcional. Quem tem espaço pode reservar um banheiro só para o bebê e caprichar na decoração. Dá pra colocar uma banheirinha fixa, um trocador na bancada, tudo bem prático! Mas algumas ideias podem ser aproveitadas mesmo quando só houver um banheiro na casa. Como a situação da banheira é transitória, e obras em banheiros são sempre complicadas, o ideal é projetar o espaço de uma forma flexível e adaptável, nada que precise de muita obra para voltar ao normal quando o bebê crescer.
Esse banheiro foi projetado por Karine Queiroz para a Casa Cor Rio Grande do Sul. O charme ficou por conta do mini ofurô no lugar da banheirinha tradicional. Um nicho na parede permite ter os produtinhos sempre à mão e um trocador na bancada é super importante para vestir o bebê ainda no banheiro, sem mudança de temperatura. Como a proposta é a de um banheiro exclusivo para o bebê, a decoração foi feita pra ele, com cores alegres e detalhes como um móbile e outros enfeites. Mas a base é neutra e facilmente adaptável para quando o bebê crescer, sem grandes obras.
Aqui o layout do banheiro foi mantido, mas dentro do box foi feito um móvel para apoio da banheira. Quando o bebê crescer, é só tirar o móvel. A vantagem é que não precisa de uma instalação especial para a banheira, dá pra colocar um chuveirinho para encher a banheira com mais facilidade. Na hora de esvaziar também fica fácil, já que a água vai cair lá dentro e correr direto pro ralo. Essa ideia também funciona com as banheiras de pé tradicionais. Quando o espaço do box é pequeno, aconselhamos a retirar o blindex para facilitar a movimentação da mamãe (como na próxima foto). Aqui a base é branquinha, mas as pastilhas azuis dão um toque mais infantil. Foto: Decora Baby.
Essa ideia é parecida com a anterior, mas sem o blindex, já que o espaço é pequeno. Só é preciso ter cuidado para não molhar muito o móvel, que nesse caso é de mdf. A base do banheiro é bem neutra, mas os nichos ao lado do box permitem colocar alguns enfeites e brinquedinhos. Projeto: Teresa Simões.
Esse banheiro foi projetado por Fernanda Matos e Carolina Mendonça para a mostra Morar Mais Rio 2007. Adorei o móvel para a banheirinha com o trocador ao lado, bem funcional, parecido com o que mostramos aqui. Ele ainda tem espaço para guardar toalha e outros itens que precisam estar a mão. Depois dá pra tirar o móvel e transformar esse canto em box, já tem até a instalação. As pastilhas coloridas formando listras ficaram alegres sem pesar.
Uma graça esse banheirinho, bem romântico com banheirinha no estilo vitoriano, espelho veneziano, pendente de cristal e papel de parede. A bancada é bem ampla e permite colocar ali o trocador. Em baixo, uma gaveta deixar as fraldas bem à mão. Aqui foi colocado um vaso infantil, bem confortável para o uso de uma criança até 6 anos de idade. Depois basta uma pequena adaptação nas instalações para colocar um vaso em tamanho normal. Projeto: Lenita Nemer.
Veja também: outro banheiro de um quarto de bebê
Fofos! e colocar o trocador no banheiro é até uma ótima ideia pra quem não tem muito espaço no quanto, mas tem um banheiro só pro bebê. Até porque, a gente continua usando trocador e banheira quando o bebê faz 1 ano, mas nessa idade ele começar a ter brinquedos que ocupam um espaço valioso no quarto.
Assim, ter essa estrutura no banheiro do bebê é uma solução bem mais durável do que no quarto!
eu gostei muito mas acho que deveria ter uma forma de poder aproveitar o benheiro quando o bebe crescer sem precisar gastar muito ou ter de fazer novas obras.