Piscinas de apartamentos

por Mariana Lombardi - 07 de setembro de 2014

A maioria dos apartamentos de cobertura são do tipo duplex, e no piso superior ficam a piscina e a churrasqueira. Reformas são comuns, na tentativa de adaptar o espaço e ganhar ambientes maiores e mais integrados, com acabamentos mais nobres e bonitos. Mas é preciso avaliar a estrutura do edifício antes de fazer alterações na cobertura, principalmente na piscina, que pode acrescentar um aumento de carga considerável na laje existente.

apartamentos com piscina

Para construir ou reformar uma piscina na cobertura:

– O primeiro passo é contratar um profissional/empresa com registro no CAU e devidamente capacitado para fazer uma avaliação estrutural.

– O local onde a piscina ficará deverá ser definido de acordo com as suas prioridades: vista, privacidade, integração, incidência solar… A face norte garante sol o ano todo! 😉

– O tamanho e o formato (quadrada, redonda, tipo raia) podem ser adequados ao espaço existente. A profundidade ideal fica entre 50 e 100 cm. São necessários casa de máquinas (filtro, bomba e registros) e instalação elétrica planejada e protegida.

– Piscinas de fibra são leves, baratas e fáceis de instalar (deve-se considerar como elas serão transportadas até a cobertura) se comparadas com as de concreto, que são mais pesadas e ideais para se fazer durante a construção, (com hidráulica e impermeabilização bem planejadas). De acordo com Pierson Sena, “uma piscina 200 x 200 x 140cm em concreto armado (15 cm espessura), revestida com azulejos e vazia, pesa aproximadamente 6,5 toneladas. Cheia de água são 12 toneladas. O peso específico da água é de 1 tonelada por metro cúbico.”

– A manutenção é fundamental: impermeabilização e cuidados com infiltrações devem ser constantes.

Para ajudar, fizemos uma seleção de vários projetos lindos, com piscinas de vários tamanhos, formatos e acabamentos. Inspire-se!

piscina arthur casas

cobertura no rio de janeiro

Cobertura com piscina, borda e piso de mármore + guarda corpo de vidro temperado + parede com jardim vertical.  Projeto Arthur Casas.

isabela lessa

piscina na cobertura

Cobertura com piscina de mármore Crema Marfil + borda infinita com grelha metálica embutida na base para escoamento da água + parede com jardim vertical. O quarto pode ficar totalmente integrado quando as portas são abertas, adorei! Projeto Isabela Lessa.

cobertura com piscina

piscina na cobertura

Cobertura com piscina de pastilha cerâmica + borda de mármore + deck de madeira. A churrasqueira é aberta e coberta por um pergolado metálico e a vegetação garante privacidade. Projeto Paola Ribeiro.

decoracao de coberturas com piscina

piscina de pastilha e deck de madeira

Cobertura com piso de madeira formando um deck onde fica a piscina de pastilha. O paisagismo complementa o visual com jardim nas laterais. Projeto Adriana Sadala e Maria Eduarda Gomide.

piscina hidromassagem

Cobertura com banheira (ótima opção para quem quer ganhar espaço) + deck de madeira + piso de porcelanato tipo mármore. Projeto Tereza Ferreras e Júlia Ferreras.

piscina e hidromassagem

Cobertura com piscina e banheira de hidromassagem + piso de cimentício + cobertura e parede de madeira. Adoro esse efeito do tecido no teto, acho que funciona super bem para varandas. Projeto Leo Shettman.

piscina de apartamento

piscina de cobertura

Cobertura com piscina revestida de pastilha mesclada azul + borda e piso de mármore Travertino bruto. Para garantir privacidade, vegetação e estrutura metálica vazada. Projeto Miguel Pinto Guimarães.

Cobertura com piscina de cerâmica + guarda corpo de vidro + deck de madeira. Que vista! Projeto SAOTA Architects.

piscina com pastilha verde

Duas piscinas com belas paisagens e revestidas de pastilha esverdeada. Na segunda foto, projeto Chicô Gouvêa.

piscina fernanda marques

piscina de vidro

Piscina super diferente, com lateral de vidro + revestimento de pastilha vulcânica. Esse acabamento não é lançamento, mas é um material cada vez mais utilizado em piscinas, garantindo um resultado mais natural, com um azul mais suave ou até meio esverdeado dependendo da luz. O preço que ainda é alto 🙁 Projeto Fernanda Marques.

piscina zize zink

Piscina com iluminação de led nas bordas + borda de mármore branco + parede de seixos brancos. A iluminação dos vasos também é destaque. Projeto Zize Zink.

piscina pedra vulcanica

Cobertura com piscina revestida de pedra vulcânica  + borda infinita + deck de madeira. Projeto Gilberto Elkis.

.

 + projetos de piscinas

.

Comente Aqui (9)
Comente Aqui

  1. Thaís
    08 de setembro de 2014 às 07:40

    Lindos Projeto! mas, o piso de mármore em volta da piscina não escorrega?

    • Cristina Campos
      08 de setembro de 2014 às 10:57

      Oi Thais,
      O mármore para esse uso deve ser levigado, assim ele fica antiderrapante!
      Beijos,
      Cris

  2. Claudia
    15 de fevereiro de 2015 às 12:06

    Cristina, gostaria de usar tecido impermeável para cobrir o deck e a banheira de hidromassagem semelhante a um que vi na Grécia. Você tem alguma sugestão?

    • Mariana Lombardi
      17 de fevereiro de 2015 às 10:35

      Oi Cláudia,
      Existem diversos tecidos impermeáveis que podem resolver o seu problema, você pode ir numa loja de tecidos e ver as opções de cores e acabamentos disponíveis
      Bjos,
      Mari

  3. MARCELO PRATA
    10 de Maio de 2016 às 21:17

    Oi Mari e Cris,
    Gostaria de saber de vocês qual o piso tem a melhor relação custo x beleza para se usar no ambiente em volta da piscina, Aqualux bruto ou cimentício aerado da Preall aqui de BH? veja no site deles… 145,00 o m2
    Estamos com a sala em Porcelanato Crema di Itália da Portobello e o ambiente de piscina vai encontrar com a sala, por isso estamos buscando essas opções…

  4. Valerijonas Seivalos Junior
    05 de outubro de 2016 às 09:01

    Favor infendar ormar se é possivel agendar visita à apartaamnto de cobertura aneirono Rio de Janeiro para execução de orçamento de construção de piscina .
    Local Condominio Viverde – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro
    Valerijonas
    Cel: 021-99986 8020

  5. Valerijonas Seivalos Junior
    05 de outubro de 2016 às 09:01

    Favor enviar resposta por e-mail
    Grato

  6. Izabel
    07 de julho de 2017 às 20:51

    Gostaria de saber se minha laje aguenta uma pequena piscina. As 4 colunas das extremidades são em 4 ferros 3/8. Tem altura de 3 metros. distantes umas das outras 4 metros na largura e 9 metros no comprimento. Entre elas, no comprimento tenho 4 colunas , sendo 2 de ferro 3/8 e outras 2 de ferro 5/16. As vigas sobre todas as colunas são em ferragens de 7/27. Coloquei uma malha (tipo pop) de ferro 3/8 sobre toda essa laje com espaçamento de 50 cm entre elas. Será que aguenta uma piscina de 200x250x100 cm?

  7. Izabel
    07 de julho de 2017 às 21:03

    Gostaria de complementar que essa piscina seria na segunda laje. Será sobre um sobrado que tem uma fundação com sapatas de ferro 3/8, no tamanho de 80×80, há 120 cm de profundidade. A primeira laje está sobre pilares redondos, concretados e revestidos com manilha de concreto de 30 cm de diâmetro, todos em ferragem 3/8. Gostaria de saber se minha segunda laje aguenta uma pequena piscina. As 4 colunas das extremidades são em 4 ferros 3/8. Tem altura de 3 metros. distantes umas das outras 4 metros na largura e 9 metros no comprimento. Entre elas, no comprimento tenho 4 colunas , sendo 2 de ferragem 3/8 e outras 2 de ferragem 5/16. As vigas sobre todas as colunas são em ferragem de 7/27. Coloquei uma malha (tipo pop) de vergalhões 3/8 sobre toda essa laje com espaçamento de 50 cm entre eles. Será que aguenta uma piscina de 200x250x100 cm?