Piscinas 1

por Mariana Lombardi - 29 de novembro de 2010

Cada vez mais acessível, ter uma piscina em casa deixou de ser um sonho distante. Existem muitas opções prontas (de fibra de vidro) disponíveis no mercado e também vários tipos de acabamentos para quem quer construir. Antes de começar uma obra, avalie não só o custo da construção, mas também a manutenção. Pouco adianta ter uma piscina em casa, se ela não estiver sempre limpa e com a água tratada.

Localização – O melhor lugar para construir a sua piscina é no lado Poente do terreno, ou seja, onde o sol se põe. Caso você não tenha essa opção, escolha ao menos um local onde o sol bate por mais tempo no período da tarde. Assim, a casa não faz sombra na água e todo mundo vai poder usufruir muitão sem passar aquele friozinho que dá quando o sol vai sumindo…

Tamanho – A proporção é fundamental. Se você não tem espaço sobrando, não exagere no tamanho da piscina para não perder a área de lazer do seu terreno. Em casos de pouco espaço, opte por um spa com hidromassagem ou banheiras tipo Jacuzzi.

Piscinas-Pequenas

Casa com piscina pequena com hidromassagem

Formato – Na área escolhida, o formato deve ser proporcional ao tamanho do terreno e ao espaço disponível. Podem ter diversos desenhos, com formas retas ou orgânicas. Atualmente, a piscina tipo raia também conquista muitos adeptos por não ocupar muito espaço e servir para a prática da natação.

Podem ser: retas (irregular, quadrada, retangular, raia) ou orgânicas ( irregular, redonda, oval, feijão).

Estrutura – Uma empresa especializada ou um Engenheiro são os mais indicados para ajudar na definição do tipo de estrutura. Deve-se considerar o tipo de solo e as condições do terreno, evitando futuros problemas. As de concreto são as mais caras, mas também as mais seguras com relação às infiltrações.

Podem ser: concreto, concreto + vergalhões de ferro, concreto apoiado em pilares, argamassa + ferro, alvenaria estrutural.

Impermeabilização – Cuide para que durante a obra seja feita uma boa impermeabilização. Para evitar infiltrações, uma estrutura bem feita já é um bom ponto de partida.

Profundidade – Antigamente, eram comuns piscinas grandes e beeem profundas. Hoje, a profundidade diminuiu deixando-as mais confortáveis para o uso e também mais econômicas. A natureza agradece! #sustentável

* Lembre-se: a água fica uns 10cm abaixo da borda.

Piscina convencional (150cm) – É a mais tradicional, a água fica no pescoço. É usada para nadar, mas para “pular de ponta” deve ter 180cm.

Piscina familiar (120cm) – É uma piscina para ficar conversando, curtindo a família e os amigos. Considero a profundidade prática e uma das que mais gosto. O nome fui eu que inventei! kkkk

Piscina infantil (90cm) – É a profundidade tradicional para crianças.

Prainha (50cm) – Serve para adultos e crianças, é aquele degrau que dá para sentar e ficar conversando. Lembram da piscina do Big Brother? Pois é, já tive clientes que me pediram com esse nome!

Lava-pés (30cm) – É a profundidade que também serve para colocar as cadeiras de tomar sol, fica uma delícia!

* Essas são apenas sugestões de profundidade, não existe uma regra específica.  É claro que você não precisa ter todas elas numa piscina só, veja a que mais de adequa ao seu uso e seu gosto.

Revestimentos – São muitas opções e aqui o custo pode definir a escolha. As pastilhas de vidro são as mais bonitas e também as mais caras, mas quanto menor o tamanho, maiores as chances de descolar, por isso a mão de obra deve ser de qualidade.  Minha escolha pessoal é a pastilha cerâmica, mais barata e também muito bonita.

Podem ser: cerâmica, azulejo, pastilhas cerâmicas (Atlas, Jatobá), pastilha de vidro (Vidrotil, Colormix), vinil.

Cores – A cor azul é a mais usada, variando de claro a escuro. Observo uma tendência com piscinas de uma cor só em tons mais escuros, que eu gosto muito! Vi também algumas piscinas esverdeadas, mas acho que combinam num contexto mais natural, em lugares inseridos na mata…

Piscina Hotel Unique

A piscina vermelha do Hotel Unique, em São Paulo, fica na cobertura do edifício e é conhecida pela sua origialidade. Projeto Rui Othake.

Bordas e pisos – O mais adequado é que a borda e o piso ao redor da piscina sejam antiderrapantes, como as pedras naturais, os cimentícios e os porcelanatos antiderrapantes.

As pedras naturais – granito, mármore, quartzo, pedra goiás – são mais acessíveis e muito utilizadas, mas esquentam ao sol e precisam ser apicoadas ou boleadas (acabamentos para arredondar as quinas). Podem ser: granito apicoado (cores claras) , mármore Travertino Romano Bruto ou Bege Bahia Bruto, mármore Branco Especial jateado, pedra São Tomé.

Os cimentícios – Solarium, Castelatto – são materiais mais modernos, possuem alta resistência, são atérmicos (não esquentam ao sol), têm várias opções de cores (para locais expostos ao sol, prefira as cores claras, como o areia e o bege) e de curvas para bordas de piscinas (a borda em formato de peito de pombo impede que a água transbordada volte para dentro da piscina). Ainda recebem um tratamento antifúngico e contra aformação de limo. Eu recomendo!

A madeira – ipê, maçaranduba – é muito usada para piso de deques. Deve ser tratada e exige manutenção constante, mas o efeito é lindo e vale o sacrifício!

* Bordas muito usadas ultimamante:  borda infinita, prainha (borda inclinada) e degraus submersos.

Iluminação – Um bom recurso para deixar a sua piscina ainda mais bonita é uma iluminação planejada, com pontos de led azul espalhados no seu interior. O planejamento deve ser feito ainda na fase de obra, depois só se a iluminação vier de fora.

piscina com iluminacao de led
Piscina tipo raia com iluminação embutida nas laterais. Projeto Márcio Kogan.

Aquecimento – Não adianta uma super piscina, um trabalhão para mantê-la limpa e ninguém para usá-la… Aquecer pode ser a solução! Os aquecedores prolongam o uso da piscina durante todo o ano, a qualquer hora e em qualquer estação.

Paisagismo – A mistura de água e verde é sempre uma delícia! Um paisagista é capaz de transformar a região envolta da piscina num lugar ainda mais completo e gostoso. Não é aconselhável construir a piscina em locais que possuam pinheiros, eucaliptos e árvores frutíferas (elas soltam folhas com frequência).

pisc-3

Piscina grande em pastilha azul escura com raias marcadas no fundo + borda e piso em mármore claro antiderrapante. Achei interessante o detalhe da escada que desce para a sauna com guarda corpo de vidro.

O mesmo piso cimentício foi usado na borda da piscina que é inclinada, tipo praia. Adoro este efeito!

Piscina em pastilha cerâmica azul escura + prainha mais clara + borda inclinada com grelha coberta por seixos brancos. Aqui também tem uma hidromassagem com borda de madeira.

Piscina com borda infinita e piso + borda + grelha em cimentício clarinho. Projeto Affonso Risi.

Piscina na beira da praia em pastilha de vidro azul escura (Glass Mozaik azul) com bordas altas revestidas no mesmo material. O deck de madeira ocupa quase todas as laterais, no resto é grama. Projeto João Armentanno.

Piscina em pastilha cerâmica + prainha + vários degraus internos.

Piscina pequena + prainha + degraus internos. A borda e o piso são em mármore claro apicoado. Projeto Tânia Camara e Eduardo Pagotto.

Piscina super bonita toda em pastilha de vidro com bordas em mármore branco e deck de madeira.  Olha o lava-pés com espaço para as espreguiçadeiras, adorei! Projeto Sidney Quintela.

Piscina tipo raia

Piscina coberta, revestida em pastilha azul clara e com iluminação embutida.

Piscina revestida em pastilha de vidro azul escura e borda em mármore claro. Projeto de Luciano Graber.

Piscina  grande + hidromassagem com bordas inclinadas em mármore Bege Bahia bruto, o mesmo usado no piso.

Piscina revestida em pastilhas de vidro azuis, com borda infinita + prainha + spa de hidromassagem. Borda em mármore apicoado. Projeto Selma Tammaro.

Piscina grande com borda infinita e degraus com 3 tons de pastilha. A natureza está integrada ao projeto trazendo leveza. Projeto Benedito Abbud.

Piscina revestida em pastilha cerâmica, com vários degraus e paisagismo integrado. A borda possui uma grelha bem fininha para facilitar o escoamento da água.

Piscina que se confunde com a mata. Tem borda infinita e foi revestida com com pastilhas verdes. Projeto Ricardo Ferri.

# Dica! O melhor momento para construir uma piscina é na estação do frio, por conta dos preços e dos prazos. Organize-se!!!

Fonte de pesquisa: Casa Cláudia Julho 2010 / Arquitetura e Construção (várias) / site casa

CONTINUA AQUI

Comente Aqui (47)
Comente Aqui

  1. Mari
    29 de novembro de 2010 às 09:26

    Oi meninas. Adorei o post. Há pouco tempo reformei a piscina toda e fiz uma pesquisa bem legal sobre revestimento e bordas. Acabei escolhendo a borda da Solarium, pois achei a mais bonita, e com todas essa vantagens que vocês colocaram aí (atérmica, faz curva, não deixa a água transbordar). Entretanto, precisa ter muuuuito cuidado para o fim de obra não sujar absolutamente nada antes de impermeabilizar. Se sujar, principalmente, com barro, é um suplício para sair as manchas. E como a maioria fica ao ar livre, perto de jardins, é super fácil de sujar. E, quando for impermeabilizar, procure uma firma que faça a limpeza pesada e depois impermeabilize com bastante produto, se não não resolve. O uso acaba deixando a borda cheia de marcas e manchas, difíceis de sair.
    Assim, o que eu recomendo é que sigam a risca a recomendação do fabricante e acompanhe essa etapa da obra de perto. Pesquise bem os produtos de limpeza existentes no mercado. Os recomendados pelo fabricante, na minha opinião, não são os melhores…
    A minha até hoje me dá problemas, porque, apesar de termos conseguido tirar as manchas de terra, ainda precisamos impermebilizar mais.
    Agora, tem uma coisa: ficou linda!!!!
    Beijos.
    Mari

    • mel
      24 de fevereiro de 2013 às 18:21

      Borda Solarium nunca mais!! Comprei bege e hoje, 3 anos depois é marrom, mesmo cuidando ( e ga$tando muito ) na manutenção com firma especializada. O pior: o entorno é grama sintetica, imagine se fosse vegetacao natural.

  2. Flávia Abranches
    29 de novembro de 2010 às 09:53

    Amei o post, muito completo!
    Bjo

  3. Fabi
    30 de novembro de 2010 às 08:16

    Meninas, adorei o post e como sempre esta super explicativo… Parabéns, pelo trabalho de vcs, que tenho certeza, tem colaborado/ ajudado muitos admiradores… Ps: acho que era ate pra eu ter ajudado nesse post…rsrsrsrsrs…. Muita saudade de vocês…bjao

    • Mariana Lombardi
      30 de novembro de 2010 às 09:58

      Fabiiiii, saudade de vc!!!!
      Fazia tempo que esse post estava sendo preparado, né?
      Mas aquelas piscinas que vc tinha separado eram muitos diferentes, ficaram para um próximo… kkkkk
      Bjão
      Mari

  4. 30 de novembro de 2010 às 17:25

    ótimas dicas, adorei! as imagens também estão lindas, dá vontade de largar tudo e ir curtir o verão já! hahaha

    beijos

  5. 25 de dezembro de 2010 às 16:37

    Excelente o site de vcs. De muito bom gosto

  6. Sabrina
    07 de setembro de 2011 às 13:03

    Oi, parabéns pelo blog,está com muitas dicas legais, posts muito interessantes.

  7. 18 de outubro de 2011 às 19:49

    Adorei!!!E aprendi muito.
    Parabénsss meninass.

  8. Ronaldo
    16 de janeiro de 2012 às 18:21

    Tenho um espaço de 40,5 M2 9mX4,5 de quintal e gostaria de saber se é possivel realizar meu sonho de ter uma area de lazer com piscina?

    • Cristina Campos
      18 de janeiro de 2012 às 20:08

      Oi Ronaldo,
      É possível sim, você pode fazer uma piscina em formato de raia, que é mais estreita e funcional! Ela pode ter 1,5 de largura.
      Obrigada pela visita!
      Beijos,
      Cristina

  9. 05 de fevereiro de 2012 às 15:17

    Menias, parabéns pelo site.
    Estamos reformando nossa piscina , colocando degraus onde terá jatos de hidromassagem e iluminação de led. A piscina tem 1,40 m etem 4 degraus para adentrar ou simplesmente sentar para fazer hidro . Os degraus tem 30 cm de prof e 45 cm de altura . Estou com medo de revestir também a parte de cima com azulejo Eliane azul naval pois pode escorregar. Podemos colocar o azulejo ou recomenda outro material na parte de cima dos degraus.?
    Abs, Lea

  10. 11 de fevereiro de 2012 às 12:49

    Otímo Blog !

  11. ANFHILL
    20 de Maio de 2012 às 11:48

    Olá bom dia! Estou pensando em trocar as pastilhas azuis de minha piscina já que estão soltando demais. Resolvi colocar pastilhas maiores tipo 7,5 x 7,5 só estou vendo umas pastilhas verdes bonitas no mercado, da porto bello por exemplo, a verde netuno. Minha pergunta é que estou com dúvidas demais sobre mudar de azul pra verde, o q vcs acham fica melhor? ou vai tirar a impressão boa do azul clarinho….

    • Cristina Campos
      20 de Maio de 2012 às 21:37

      Oi João,
      A pastilha verde é diferente e pode ficar bom, mas a azul é sempre clássica pra piscina e não enjoa. Gosto demais da azul escura, que dá profundidade. Existem várias bonitas no mercado…
      Beijos.
      Cris

  12. Renata
    23 de Maio de 2012 às 17:54

    Olá meninas! gostei MUITO do blog! vocês tem muito conhecimento nessa área, PARABÉNS! se tivesse como Curtir no Facebook curtiria! abraçoss Deus continue abençoando o trabalho de vcs!

  13. Emília
    29 de junho de 2012 às 15:40

    Excelente site!!!
    Assim, como vocês também gosto da piscina azul escura. Quero construir uma em minha casa (é um condominio fechado de chácaras) nas medidas 20mx4m, com profundidade que varia entre 1,20 a 1,80. Entretanto tenho medo que com o revestimento azul escuro, se um bicho (ex: minhoca, calango, cobra, inseto grande etc) cair não aguá, não conseguirei ver. Gostaria de saber sua opinião.

  14. Geonias Noronha de Lima
    09 de julho de 2012 às 14:48

    Uma piscina com hidromassagem, qual deve ser a altura do assento até a borda pretendendo deixar a água 10cm abaixo da borda, e qual a altura do degrau para o apoio dos pés e qual a largura para o assento?.
    Gostaria que me ajudasse nesse sentido, sou muito grato desde já. Obrigado!

    Obs. somos pessoas de estatura mediana.

  15. indira de carvalho
    23 de julho de 2012 às 11:15

    olá adorei o vossa materia gostaria que colocassem detalhes construtivos.

  16. 09 de setembro de 2012 às 23:54

    Parabéns pelo blog! adorei! gostaria de perguntar uma coisa: sou do Rio e pretendo fazer uma área de lazer na minha casa, com uma piscina pequena, churrasqueira e área com mesa e cadeiras para receber os amigos. Como devo proceder? chamo um arquiteto para fazer o projeto e um engenheiro para executar? quem faz o projeto da piscina? estou completamente perdida!
    Obrigada! Fernanda

    • Mariana Lombardi
      14 de setembro de 2012 às 10:47

      Oi Fernanda,
      Comece procurando um arquiteto para viabilizar tudo o que vc deseja num bom projeto, ele vai te orientar com relação às próximas etapas, fique tranquila!
      bjos,
      Mari

  17. rose
    15 de setembro de 2012 às 20:20

    Oie, amei essa materia, e gostaria muito de saber mais a respeito das pastilhas de vinil se elas sao de facil limpeza e qual saite posso ver alguns modelos dela.

  18. Maria
    25 de outubro de 2012 às 20:25

    gostaria de saber como é feita a manutenção de spas ou hidromassagens que ficam em área externa, seria semelhante à piscina comum? muito obrigada

  19. Vera Lúcia
    17 de dezembro de 2012 às 21:12

    Os azulejos da minha piscina mancharam e preciso trocá-los. Qual é o azul mais usado atualmente? Azul marinho ou um pouco mais claro? Com azulejos escuros a piscina não parece menor?

  20. jane
    24 de janeiro de 2013 às 11:30

    Ola!
    Adorei as piscinas , tenho um espaço de 6 m de largura por 12 de comprimento para fazer a piscina pois, alem desse espaço já esta construída a área de churrasco de 4 metros de largura e 12 de comprimento ,no entanto totalizando o meu terreno só para área de lazer 10 x 12.Qual o tamanho ideal para minha piscina?
    Desde já Agradeço
    Jane

  21. Valdenia
    12 de junho de 2013 às 13:44

    Vocês arrasaram mais uma vez…. Gostaria de uma sugestão: posso usar porcelanato na minha area de lazer, ao redor da piscina??? Aguardo resposta. BE. Valdenia.

  22. Valdenia
    13 de junho de 2013 às 18:24

    Cris e Mari, tudo bem queridas? Gostaria da opinião de vocês sobre o uso de porcelanato ao redor da piscina que estou instalando em minha casa, que e de fibra. Será que esquenta muito ou todo porcelanato e antitérmico? Aguardo resposta. Nao demorem, please. Bj. Valdenia Rodrigues.

  23. Daiane Biehl
    03 de julho de 2013 às 20:07

    Oi. Gostei muito do site me ajudou muito em vários detalhes. Mas tenho uma dúvida específica que preciso de ajuda. A prainha para colocar espreguiçadeira deve ter qual comprimento?

    Att,
    Daiane

  24. Minha varanda é estreita, a parte da churrasqueira está pronta. Preciso decorar o ambiente com cores e revestimentos que se harmonizem com de madeira. A mobília deve ser rústica podem me dar opções?incluindo mesa
    26 de setembro de 2013 às 00:36

    Preciso arrumar a area externa de minha casa onde tenho,piscina um deck de Madeira e. Pedra São Tomé. Quero muita vegatação na area próxima ao varandão , que se integra à churrasqueira já existente, e no parte oposta onde está o deck (de Madeira) . Não sei se coloco vasos grandes e brancos ,ou na cor cerâmica, ou mando fazer um jardineira em uma das patedes

  25. Marcelo Terra
    10 de outubro de 2013 às 15:57

    Onde posso comprar uma piscina com raia de fibra?
    Parbens pelo blog

  26. Nara Vieira
    11 de novembro de 2013 às 23:36

    Nossa!!!!!Finalmente encontrei um blog dinâmico e muito interessante como o de vocês!Estou procurando a algum tempo e estava quase desistindo,estou construindo edícula e piscina,preciso saber se tenho que centralizar a piscina na frente da edícula ou posso recuar ela mais próximo ao muro?Como ficaria a estética?

  27. Bruna
    23 de janeiro de 2014 às 21:26

    Olá meninas,

    Gostaria de saber quanto custa aproximadamente (em média) uma piscina de pastilhas, com praínha, deck e iluminação?

    Obrigada!

  28. elizania
    05 de julho de 2014 às 20:32

    Oi adorei as dicas do blog, mas continuo com uma grande duvida….
    tenho uma area de muito pequena de 2,70 x 4,5 e quero muito um spa, qero colocar um de 6 lugares 2 x 2 e ficarei com 70 cent para circulaçao

    a outra opçao e uma redonda de 1,80 que atende 4 pessoas
    ou uma de canto 1,65 para 3 pessoas
    E melhor priorizar a quantidade de pesssoas mesmo que deixe o local mais apertado
    ou prioizo a estetica com uma menor mesmo que atenda menos pessoas????

    Nao consigo decidir….

    • Cristina Campos
      15 de julho de 2014 às 19:46

      Oi Elizania,
      Depende muito do seu uso, não adianta colocar um muito pequeno se ele não vai atender a quantidade de pessoas que você quer receber. O ideal seria pelo menos 80cm de circulação, talvez o de 4 lugares já fique bom.
      Beijos,
      Cris

  29. Mariangela
    28 de julho de 2014 às 13:20

    Olá!
    Gostaria de ideias de piscina na parte da frente da casa.

    Obrigada,
    Mariana

  30. Moisés
    12 de setembro de 2014 às 00:11

    Olá boa noite
    Tenho um espaço de 6m x 20m gostaria de contribuir uma piscina de 5m × 12,5m com dois peguenos banheiros e possível?

    • Mariana Lombardi
      12 de setembro de 2014 às 13:58

      Oi Moisés,
      Sem saber exatamente como é o seu espaço e os acessos até ele, fica meio arriscado opinar… Mas acho que cabe, sim!
      bjo,
      Mari

  31. Isabel Leite
    31 de janeiro de 2015 às 23:39

    Boa noite Vou reformar a minha piscina e estou pensando em por mármore branca ou bege Bahia na borda. Elas são atérmicas? esquentam muito? O que você sugere que eu use no deck ? Estou pensando em cerâmica ou porcelanato antiderrapante.

    • Mariana Lombardi
      01 de fevereiro de 2015 às 18:17

      Oi Isabel,
      Colocaria o mármore bege bahia levigado nas bordas. E usaria cimentício tipo madeira no deck, esses que são atérmicos (não esquentam).
      Bjos,
      Mari

  32. Isabel Leite
    25 de fevereiro de 2015 às 09:04

    Bom dia! Minha piscina suja muito devido ser do mesmo nivel do piso ao redor que tem muitas plantas e jardins, como estou reformando gostaria de saber QUAL A ALTURA IDEAL DA BORDA PARA O PISO que posso fazer para que isso não aconteça mais.

    • Cristina Campos
      27 de fevereiro de 2015 às 15:21

      Oi Isabel,
      A piscina pode ficar uma pouco acima, mas não muito, para evitar degraus e evitar o contrário, que a água da piscina alague a área ao redor.
      Beijos,
      Cris

  33. Nasser
    04 de setembro de 2015 às 11:27

    Ola, adorei as dicas sobre modelos de piscinas, sempre bom saber novas tendencias neste seguimento. Se tiverem um tempinho, dê uma olhadinha no site cascatashop, lá tem muitas dicas e produtos para manutenção e decoração de piscinas. Abraços.

  34. 20 de setembro de 2015 às 12:38

    ola, vendemos todo tipo de coberturas de piscinas.

  35. Ranieri Pierotti
    29 de janeiro de 2016 às 16:48

    Muito bom esse site. Gostei das dicas.

  36. Salete Barros
    07 de fevereiro de 2016 às 18:48

    Projetos de um bom gosto incrível,amei
    dicas maravilhosas!

    • Mariana Lombardi
      09 de março de 2016 às 07:39

      Obrigada, Salete! 😉