Madeira ebanizada

por Mariana Lombardi - 05 de abril de 2010

Ébano é a designação dada às árvores que produzem uma madeira muito escura, nobre e rara. Por ser uma madeira resistente, duradoura e bonita é muito utilizada na fabricação de mobiliários, objetos decorativos e instrumentos musicais (violinos e teclas pretas do piano).

O termo madeira ebanizada é usado para descrever um tipo de acabamento dado à madeira que a deixa preta e com os veios naturais marcados, simplificando, “é uma madeira pintada de preto”. Consegue-se o efeito tingindo a madeira de preto (tauari,  sucupira, freijó,…), diferente de quando se usa a laca que cobre toda a superfície de uma forma unificada, deixando-a lisinha.

A madeira ebanizada confere nobreza e suntuosidade e é muito usada em pisos, painéis e móveis. A seguir, alguns exemplos da sua utilização:

Piso requintado em madeira tauari ebanizada. Projeto Roberto Migotto, foto do site do arquiteto. Esse é o apartamento da Adriane Galisteu em São Paulo!

Piso em madeira ebanizada. Projeto Roberto Migotto, foto do site do arquiteto.

A madeira ebanizada é um ótimo material para ser usada em painéis de home theater, pois como é escura e sem brilho quase não reflete o que está na sala e nem desvia a atenção na hora de assistir tv. Projeto Roberto Migotto, foto do site do arquiteto.

Painel em madeira ebanizada. Projeto Roberto Migotto, foto do site do arquiteto.

Mais uma vez a imbuia ebanizada foi escolhida para revestir o painel do home theater com iluminação cenográfica e nichos sob medida para tv, equipamentos e até lareira. Revista Dcasa nº18, projeto Vânia Gianfratti e Eduardo Barcelos.

Quarto de adolescente com projeto em linhas retas e acabamento em branco e madeira preta ebanizada. Revista Dcasa nº18, projeto Consuelo Jorge.

Essa moderna sala de jantar tem mesa com base ebanizada e tampo de 1,40 m de diâmetro de pau-ferro e cadeiras Louis Ghost. Essa é uma das fotos que mais dá para ver o efeito dos veios que ficam aparentes, marcados. Projeto de Ricardo Caminada, site casa.com.br.

Mesa de jantar com estrutura ebanizada e tampo em madeira wengé. Projeto de Alice Martins e Flavio Butti, site csa.com.br.

Já nesse home theater, o painel da tv está em madeira ripada e a madeira ebanizada está na mesa atrás do sofá que para garantir praticidade, um vidro preto foi colocado por cima. Revista Dcasa nº22, projeto Gláucia Britto.

Cama em madeira ebanizada, apartamento decorado, Alphaville.

Estante em losangos da Dominox cabe em qualquer canto por ser um modelo fininho. Projeto de Andrea Buratto, foto site casa.com.br.

Caixilhos das esquadrias em madeira ebanizada certificada. Loft do Velejador na Casa Cor São Paulo, projeto Débora Aguiar.

Comente Aqui (17)
Comente Aqui

  1. 27 de abril de 2010 às 09:47

    Sempre achei que gostava e ébano, mas com estes ambientes cheguei a conclusão que amoooooo!
    Bjs,

  2. Iris
    22 de junho de 2010 às 14:33

    Dá para ebanizar um piso de madeira ?
    Como fazê-lo?
    Grata
    Iris

    • 23 de junho de 2010 às 16:50

      Oi Iris,
      Sim, dá para fazer. Você deve contratar uma empresa especializada para fazer o procedimento.
      As etapas são as seguintes: tingimento da madeira existente; raspagem; procedimento químico e sinteco para proteger.
      Espero ter ajudado.
      Bjos

      • 18 de outubro de 2011 às 22:14

        O trado para a “ebanização”, escurecimento ou envelhecimento da madeira é simples porém há muitos macetes. Do início: 1 – devesse fazer a raspagem para retirada do verniz ou cera. 2 lixar com lixar 50 – 80 e 120 sucessivamente. Sempre seguindo o veio da madeira. Escolha se vai querer brilho, semi-brilho ou fosca. 3 -Se brilho misturar (anilina ou xadrez mais fácil de encontrar) em verniz incolor para madeira. Se semi-brilho utilizar cera após a aplicação do verniz . Importante sempre usar cera a base de carnaúba, fácil encontrar em supermercados.
        Se fosca, o mais utilizado no momento utilizar uma laca seladora ( vulgo selador) lembrando de diluir sempre com thinner. Lembrando sempre misturar a cor escolhida em porções iguais e medidas, para que posteriormente não errar na tonalidade.
        Dica mais importante, sempre tem que se dar mais de uma mão seja verniz ou selador. E entre uma mão e outra passar uma lixa velha após uns 30 min. Dependendo da região. Lembrando que falo de Recife, local quente porém, úmido por conta da proximidade do mar.
        Em hipótese alguma se podem fazer estes procedimentos a noite ou em dias chuvosos, pois corre o risco de ficar com manchas brancas.
        Espero ter ajudado.
        Adonis Regalatto
        http://WWW.artedemolicao.blogspot.com

        • Mariana Lombardi
          19 de outubro de 2011 às 16:58

          Oi Adonis,
          Muito obrigada pelas suas informações!!!
          Bjo,
          Mariana

  3. 01 de agosto de 2010 às 22:18

    Qual o tingidor adequado para fazer a ebanizacao, e chegar a cor ideal ?

  4. Ingrett
    26 de setembro de 2010 às 15:21

    Tenho vários móveis em carvalho ebanizado e um deles está com lascas que surgiram ao passar o pano para tirar pó. São novos e isso me deixou mto triste. Como devo fazer a manutenção deles? Há alguma proteção para que isso não aconteça?

  5. ETÉLIA MALTA
    28 de Maio de 2011 às 17:02

    OLA AMIGAS, OLHA ACHEI O BLOG DE VCS E ESTOU ADORANDO..SOU A ETÉLIA DO RIO…PARABÉNS POR TANTA BELEZA…OBRIGADA DA MINHA PARTE, POIS ESTOU PRECISANDO REFORMAR O QUARTO DO MEU FILHO MAIS VELHO E ELE QUER EM PRETO E BRANCO…AQUI VI MUITAS IDEIAS LEGAIS E MESMO QUE NAO CAIBAM NO MEU BOLSO, COM CRIATIVIDADE PODE-SE FAZER COISAS LINDAS COM POUCO DINHEIRO….ADOREI ESSA ESTANTE EM LOSANGOS POR EXEMPLO.COMO O QUARTO DELE É PEQUENO, ELA FICARÁ DIVINA…ESTOU PROCURANDO UMA PAREDE LISTRADA QUE UMA AMIGA POSTOU E DISSE QUE ERA DAQUI…É PRETA FOSCA E BRILHANTE…LINDAAAA…QUERO FAZER…VOU CONTINUAR PROCURANDO…UM GRANDE BEIJÃO…..

  6. Márcia Ferreira
    28 de dezembro de 2011 às 23:10

    Estou reformando minha casa e curtindo cada passo.
    Eu estava em dúvida sobre ebanização das portas – mas agora já decidi: é isso que eu quero. Beijos e obrigada pelas sugestões.

    • Cristina Campos
      30 de dezembro de 2011 às 17:16

      Oi Márcia,
      Que bom que ajudamos! Obrigada pela visita!
      Beijos,
      Cris

  7. Cristina Abade
    14 de junho de 2012 às 12:20

    Adoro o blog, ótimas dicas e fontes…

    • Mariana Lombardi
      14 de junho de 2012 às 14:21

      Obrigada, Cristina!

  8. Gustavo Freitas
    10 de julho de 2012 às 08:59

    Bom Dia

    Preciso de um bom lugar para comprar piso ebanizado, vcs tem alguem pra indicar.

    Grato

    Gustavo

  9. Leobaldo Branco
    25 de novembro de 2015 às 15:01

    Caras.

    Tenho uma mesa ebanizada ha muito tempo, e , gostaria de saber se existe algum tratamento para manter a beleza da superfície.

    • Mariana Lombardi
      25 de novembro de 2015 às 19:00

      Oi Leobaldo,
      Não sei te responder com certeza absoluta, mas acho que dá pra refazer o acabamento ebanizado da madeira no caso de móveis mais antigos – consulte algum marceneiro e pergunte sobre isso!
      bjos,
      Mari

  10. Marie
    06 de fevereiro de 2017 às 15:40

    Boa tarde!

    Tenho uma mesa de Carvalho Ebanizado de 8-10 lugares de uma loja de design dinamarquesa que gostaria de revender. Estou mudando e não terei mais o espaço para essa mesa. Pode me indicar lojas que revendem/restauram esse tipo de item? Um marceneiro propôs de cortar ela mas tenho medo que estrague algo tão bom… Obrigada!

  11. 11 de Maio de 2019 às 04:28

    Ebanização sempre uma grande opção para não trocar o piso
    Mas importante ser com transparencias, mostrando o veio da madeira