Mesas de centro
Mesas de centro (1)
Postado Por - 21 de novembro de 2011

As mesas de centro são muito úteis como apoio na hora de receber, mas são também elementos fundamentais que complementam a decoração e expõem adornos, flores, livros e outros objetos decorativos, conferindo estilo e personalidade. Aqui vão algumas dicas para orientar a escolha dessa peça!

{MEDIDAS}

O tamanho da mesa de centro deve ser proporcional ao espaço disponível. Em salas pequenas, elas são dispensáveis, sob pena de atrapalhar a circulação. Já nos ambientes maiores, elas são essenciais para preencher e apoiar.

O afastamento entre a mesa de centro e o sofá deve ser de 60 a 80cm. Assim, elas  ficam proporcionais, não atrapalham a passagem e facilitam o apoio a quem está sentado.

A altura da mesinha deve acompanhar a do assento do sofá.  Com sofás baixos, elas devem ter entre 25 a 30 cm de altura. Sofás convencionais pedem modelos entre 30 e 40 cm. Os modelos mais baixinhos são os mais atuais.

{MATERIAIS}

O material não precisa ser o mesmo que predomina na sala. Na verdade, é melhor  usar um material diferente, para tornar a decoração mais interessante. Cada um tem suas particularidades, e a escolha depende do efeito que se quer alcançar.

A madeira se destaca em bases mais claras, e tem a função de aquecer a decoração, deixando a sala mais aconchegante. Fica bem com qualquer tipo de adornos, desde os mais neutros ao mais coloridos.

O vidro é neutro e combina com qualquer estilo de decoração, dá leveza a decorações mais pesadas, e têm a vantagem de não esconder o tapete. As mesas de centro de vidro pedem objetos que se destaquem, com mais textura ou cor.

O acrílico tem as mesmas vantagens do vidro, e é uma escolha bem atual. É  um material moderno, mas cria um contraste  bem interessante em decorações mais clássicas, como nessa sala da Ana Maria Vieira Santos. É ainda uma opção segura para casas com crianças…

As mesas de espelho dão um toque bem contemporâneo a qualquer decoração, gosto demais dessa opção! Já mostramos outros móveis revestidos com espelho aqui! Nos adornos, o ideal é usar peças opacas, como livros, caixas de madeira…

A laca já virou um clássico para as mesas de centro. A branca é básica e combina com decorações naturais, fazendo contraste com a madeira. O extra brilho – efeito piano – é o acabamento mais atual. A laca chocolate e a preta combinam com decorações contemporâneas e as coloridas são ideias para decorações despojadas. Amo todas! 

Todos esses materiais são interessantes, o ideal é escolher a mesa de centro que mais combina com o estilo da sua casa, e arrumá-la com todo capricho…

{COMO ARRUMAR A MESA DE CENTRO?}

Essa é uma dúvida frequente, e não existe uma fórmula ideal, mas algumas dicas são preciosas…

– Em primeiro lugar, selecione peças bonitas e que mereçam ficar no ponto central da sua sala: vasos, bandejas, livros de capa bonita, caixinhas, objetos de coleção…Ah! E arranjos de flores, eles fazem toda a diferença!

– Dê preferência a peças baixas, que não atrapalhem a visão. Coloque apenas algumas de altura média, para criar uma volumetria.

– Distribua os objetos de forma organizada, simétrica e proporcional, e lembre-se que eles deve ser vistos de todos os ângulos.

– Observe com cuidado como as mesas das fotos foram arrumadas, e vai testando até chegar em um resultado que te agrade!

.

CONTINUA AQUI




gravatar
novembro 21st, 2011 às 22:17

1

Olá querida, sou super fã do seu blog!!! Desde que vi aquele apartamento da Dani nunca mais larguei seu blog! Sou apaixonada por decoração e gosto do que vc escreve pq tem a ver com pessoas normais e não milionárias!! Podem copiar várias ideias, como as mesas de centro acima!!
Tb lancei um blog: http://decorarcomoda.blogspot.com/
Se puder, dá uma passadinha lá! Muitos beijos e parabéns!!!

gravatar
Mariana Lombardi
novembro 22nd, 2011 às 9:27

2

Oi Bianca, obrigada!
O nosso objetivo é justamente esse, mostrar que ter casa bonita pode ser acessível a todos. É só adaptar algumas ideias!
Boa sorte com seu blog e volte sempre!
bjos
Mari

gravatar
Fabiana
novembro 24th, 2011 às 18:21

3

Adorei o blog. A materia sobre mesas de centro ficou otima. Achei a ideia das dicas na hora de arrumar excelente!!!! Parabens!

gravatar
Cristina Campos
novembro 24th, 2011 às 23:04

4

Oi Fabiana,
Muito obrigada! Estamos sempre em busca de dicas e informações importantes pra vocês…
Volte sempre!
Beijos, Cris

gravatar
setembro 5th, 2012 às 16:01

5

Olá,
Virei super fã do blog. Adoro as ideias e posso afirmar que o blog é uma ótima fonte de repertorio para os profissionais da área.
Adorei o credito da ultima foto (Armando Cerello)… rs… obrigada!

Um beijo,

Rossana

gravatar
Mariana Lombardi
setembro 5th, 2012 às 18:44

6

Oi Rossana,
Que bom que gostou!
Obrigada pelas palavras de carinho e incentivo. Volte sempre!
Bjos,
Mari

gravatar
Luanay
dezembro 3rd, 2014 às 9:42

7

Olá
Gostei muito do post sobre os materiais das mesas de centro, mas tenho uma duvida, que acredito ser de muitas pessoas, existem diferentes tipos de fibra natural, como vime, rattan e junco, como identificamos cada uma, qual é a diferença entre elas, seria muito bom um post com essas diferenças. Vocês estão de parabéns o blog é muito bom!

gravatar
Cristina Campos
dezembro 3rd, 2014 às 11:22

8

Oi Luanay,
Obrigada pela sugestão!
Beijos,
Cris

gravatar
Solange Marsolla
dezembro 21st, 2014 às 18:29

9

Estava procurando idéias sobre decoração, der repente parei ASSIM EU GOSTO é me surpreendi com tantas ideias. Vocês estão de parabéns. Um grande beijo.

gravatar
Cristina Campos
janeiro 13th, 2015 às 20:24

10

Oi Solange,
Que bom que você gostou! Volte sempre!
Beijos,
Cris

gravatar
Fabiana
janeiro 2nd, 2015 às 16:08

11

Olá! Parabéns pelo site. Acompanho sempre.
Estou montando meu novo apto e sem ajuda de arquiteta ou decoradora…
é mais complicado, mas não tive opção no momento.
Gostaria de uma, se for possível..
Minha sala tem uma cortina marrom quase dourada.
tenho um rack madeira carvalho escuro com preto, tapetes de pelo marfim e sofa tambem marfim um pouco mais claro que o tapete.. a mesa da sala de jantar tambem é carvalho escuro com cristal preto.. pensei em colocar mesa de centro espelhada, mas confesso que estou com muitas duvidas. Poderiam me dar uma luz? rs..

obrigada.

Eu adoro o trabalho de vocês!

beijos

Fabiana

gravatar
Mariana Lombardi
janeiro 28th, 2015 às 10:27

12

Oi Fabiana,
Acho que a mesa espelhada vai combinar com o que você já tem!
bjos,
Mari

gravatar
Arlete
janeiro 12th, 2015 às 14:24

13

Olá, eu sou fã desse blog e o visito com frequência. Parabéns! Po favor, vocês poderiam me dizer alguma coisa sobre o trabalho do design Fernando Mendes? Eu vi uma mesa de centro na Internet, que se chama Grampo e é dele. Vocês conhecem essa mesa? Agradeço se puderem dar a opinião de vocês. Abraços.

gravatar
Cristina Campos
janeiro 13th, 2015 às 20:13

14

Oi Arlete,
Fernando Mendes foi aprendiz do Sérgio Rodrigues e faz um design semelhante ao dele, bem brasileiro. A mesa grampo é original e despojada, gostei bastante. Se combinar com sua decoração, use sem medo!
Beijos,
Cris

gravatar
Vanessa
maio 1st, 2015 às 14:39

15

Olá, amei o blog de vcs =) gostei muito dessa matéria sobre as mesas de centro pois estava em duvida sobre qual material seria melhor, agora q vi estou apaixonada pela mesa espelhada, e gostaria q me dessem uma dica, tenho um espelho bronze na minha sala e agora queria compra uma mesinha de centro espelhada.

Mas qual seria a melhor?!! uma mesinha espelhada bronze ou espelhada prata?
bjos..

gravatar
Cristina Campos
maio 4th, 2015 às 15:43

16

Oi Vanessa,
Se você já tem um espelho bronze acho melhor seguir com a mesma cor na mesinha!
Beijos,
Cris

gravatar
Jacqueline
setembro 6th, 2015 às 13:41

17

Boa tarde
Tenho uma sala conjugada onde tenho um espelho prata para dar ideia de amplitude e a mesa de jantar e de vidro. Quero fazer uma mesa de apoio para colocar em baixo de um móvel. Marrom e branco. A decoração e toda preta, branca e vermelha
Posso fazer esta mesa de espelho bronze. Esta mesa será usada somente como mesa de apoio e não como mesa de centro.








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!