Projetos de área de Serviço
Área de serviço
Postado Por - 27 de fevereiro de 2012

Numa reforma grande as áreas de serviço ficam meio esquecidas e nunca são prioridade. Mas esses ambientes devem ser bem planejados, porque precisam ser extremamente funcionais, principalmente quando o espaço é pequeno… E não é por isso que eles precisam ser feios ou sem graça. Às vezes, pequenos detalhes fazem diferença e tornam esse espaço de trabalho bem mais agradáveis, quer ver?

É importante ter pelo menos uma bancada na área, pra servir de apoio na hora de dobrar e separar as roupas. Na primeira foto, o espaço é grande e a bancada é enorme. Ela recebeu tanques de inox embutidos. / Na segunda foto o espaço é reduzido, mas ela foi colocada sobre a máquina (que abre na frente) e o armário. O tanque de apoio da Deca é um charme!

A bancada central de madeira formou uma faixa que passa pelo teto e receb iluminação indireta. Além de decorar ela serve de apoio e pode até ser usada para refeições. Adorei o cantinho de costura!

Outra bancada central. Dessa vez, como é de granito, pode substituir a tábua de passar. O tanque também é embutido, mas dessa vez é de louça.

Bons armários também são essenciais para a funcionalidade. Eles deve planejados para guardar todos os itens, como produtos de limpeza, vassouras, panos… Também devem ser pensados para as roupas, e nesse caso é legal ter uma lugar para guardar as que ainda serão lavadas e as que aguardam para ser passadas. Também é muito bom ter um cabideiro pra pendurar as roupas à medida que são passadas. Na primeira foto, a opção foi organizar o espaço com uma estante aberta, que funciona quando bem organizada. / Na segunda foto, armários coloridos ainda ajudam a decorar.

Aqui as áreas foram divididas de acordo com a função. Ao fundo fica a lavanderia no primeiro plano fica a área de passar roupa. A bancada é fixa e sobre ela foi colocado o cabideiro para as roupas passadas, bem funcional e prático.

Essa área é o sonho de todo mundo: espaçosa, com uma boa bancada e muitos armários, com espaço pra tudo! O acabamento de madeira decora de forma aconchegante.

Pra quebrar a monotonia, diferenciar uma parede é uma boa idéia. Nessa foto, uma opção barata: azulejos coloridos formando listras que vão do piso ao teto. O restante é todo branco, mas os cestos coloridos organizam e colorem. Adorei!

Revestir a parede com pedra ou madeira dá um super efeito, mas só funciona em ambientes bem ventilados.

As pastilhas também funcionam bem pra valorizar as paredes, e cores fortes sempre caem bem. Tenho dúvidas quanto ao uso no piso, acho que guardam sujeira e soltam com facilidade. Alguém tem alguma experiência assim pra contar pra gente?

Bem charmosa essa área com as paredes do fundo revestidas com pastilha verde escuro.

Veja também: cozinhas




gravatar
Luana Lessa
fevereiro 27th, 2012 às 11:20

1

Adorei o post sobre áreas de serviço!
Gostaria de tirar uma dúvida. Percebo atualmente, o maior uso de tanques de embutir de inox. O que vocês preferem? Inox ou louça? Estou com essa dúvida…A única certeza que tenho é que meu tanque será de embutir. Obrigada!

gravatar
Mariana Lombardi
fevereiro 27th, 2012 às 11:28

2

Oi Luana,
Se for para embutir, o melhor é que seja de inox! No caso de tanques com espaço para armários embaixo (embutidos), as opcões de inox garantem melhores acabamentos. Já em áreas onde só cabe o tanque, os de louça ficam mais bonitos.
Que bom que gostou do post, volte sempre por aqui!
bjos,
Mari

gravatar
Viviane Farias
fevereiro 27th, 2012 às 11:40

3

Cris e Mari, amei o post, a área de serviço infelizmente sempre vira um cantinho bagunçadinho da casa, neh? Com esses modelos da para ver que o espaço pode se tornar bonito também…

Ps: Estava vendo um post de vocês sobre ambientes pequenos onde tem um projeto de apartamento duplex com sala e cozinha integrada. Projeto da Julia Fernandes e Bruno Capanema. Fiquei apaixonada pela escada caracol, vocês sabem me dizer se tem algum lugar onde eles fazem esse tipo de escada ou como conseguir uma igual?

Beijinhos. Adoro o blog.

gravatar
Mariana Lombardi
maio 17th, 2012 às 9:47

4

Oi Viviane, obrigada!
Não sei exatamente onde vende aquela escada, mas tente o contato com os arquitetos!
bjos
Mari

gravatar
Rosangela Reis
fevereiro 27th, 2012 às 12:40

5

Será que voces conseguem fotos de areas de serviço bem pequenas? A minha mede 1,55 cm x 1,40 e ainda tem a porta do banheiro de empregada. Estou pensando em separar a cozinha da area com uma porta de correr de vidro, o rapaz da vidraçaria me recomendou vidro serigrafado fosco, o que voces acham? A UBV VIdros tem um vidro com desenho (Astral, conhece?), mas não sei se é usado somente para boxes de banheiro. Outra coisa, eu queria uma abertura em cima, para entrar ventilação para a cozinha, mas ele disse que não ficaria bonito. Podem me ajudar????

Abraços, Rosangela.

gravatar
fevereiro 27th, 2012 às 21:07

6

Lindas essas áreas de serviço, mas totalmente fora da realidade da grande maioria das pessoas.

gravatar
Carla Reis
março 13th, 2012 às 10:43

7

Tenho um quarto reversivel quero fechá-lo com drywall( ele ficará aberto para o interior do ap.)posso pedir para fechar só pelo lado de dentro e por fora na área ficar o vão de 10 cm (onde ficava a porta) e colocar prateleiras para guardar produtos (sabao em po/alvejante)?
Fica feio não ter porta? A area é uma continuação da cozinha, mas quero fechá-la com blindex.
Obrigada,

gravatar
Cristina Campos
março 18th, 2012 às 23:58

8

Oi Carla,
Até pode, mas não sei de consegue fazer a parede fechando de um lado só. O gesso é fino, e pode ficar frágil…
Beijos,
Cris

gravatar
Rosangela Reis
junho 21st, 2012 às 15:03

9

Voces conseguem fotos de areas de serviço bem pequenas? A minha mede 1,55 cm x 1,40 e ainda tem a porta do banheiro de empregada. Estou pensando em separar a cozinha da area com uma porta de correr de vidro, o rapaz da vidraçaria me recomendou vidro serigrafado fosco, o que voces acham? Outra coisa, eu queria uma abertura em cima, para entrar ventilação para a cozinha, mas ele disse que não ficaria bonito. O que voces acham?

gravatar
Monica
agosto 7th, 2012 às 19:32

10

Olá meninas, super bom gosto de vcs hein?!
Quero mudar minha area de serviço que eh junto com a churrasqueira. Odeio a bagunça que fica e queria deixar como uma extensão da minha cozinha…..esconder varal, maquina e colocar um tanque de inox, pra poder usa-lo em dias de churras como pia. O que vcs acham que fica legal?!

Obrigada!

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 22nd, 2012 às 0:49

11

Sim!
bjos
*OBS: Estamos com muitos comentários pendentes e queremos colocar tudo em dia, portanto, nesta semana as repostas serão breves.

gravatar
outubro 29th, 2012 às 12:11

12

OLA ,parabéns, meninas,gostei de tudo parece um sonho. Mas, aqui em minas , no interior, é comum quintal. vocês não tem nada, assim “prá nóis” não????? Assim ,que dá para integrar com a área externa.obrigada.

gravatar
vera lucia de paula
outubro 31st, 2012 às 9:33

13

Pessoal, tenho uma experiência negativa com tanques de inox que são sobrepostos na bancada de granito. A água que respinga no granito não tem como voltar para dentro do tanque e começa a escorrer. Por isso, aconselho a vocês: tanque devem sempre ser embutidos na bancada de granito. Um abraço.

gravatar
Rosana Rocha
março 2nd, 2013 às 15:16

14

MENINAS!!!!! QUE DELÍCIA DE BLOG!!!
Adorei conhecer este trabalho de vocês!
Somos iniciante nas vendas de pedra natural para revestimento PASINATO no interior de MG e somos amantes do Design e Arquitetura.
Como estou para decorar um novo apartamento, resolvi pesquisar e ai…. grata supresa encontrar vocês!
Um Blog inteligente, prático, direto… TUDO DE BOM! Parabéns!
Em brve volterei com pedido de dicas, ok?!
Ah, claro, por favor, nos conheça pelo Face ROCHAS GERAIS ou pelo site http://www.pasinato.com.br
Grande abraço,
Rosana Rocha

gravatar
Tatiane Alves
junho 27th, 2013 às 17:56

15

Nossa encontrei vcs e nao vou deixar nunca mais adorei o blog de vcs assim que eu gosto kkkkkk estao de parabens.

gravatar
novembro 16th, 2013 às 19:46

16

olá. estou muito confusa, por favor me ajude. a escada de minha casa . tem inicio na area de serviço e agora nao sei como fazer nem como decorar. .
tenho q passar pele cozinha pra subir

gravatar
Nastassia
novembro 10th, 2014 às 21:01

17

Ola, gostaria de saber a opiniao de voces sobres esses tanques de inox…sao bons para esfregar roupas?

gravatar
Cristina Campos
novembro 10th, 2014 às 23:32

18

Oi Nastassia,
São bons sim e têm a vantagem de ficarem embutidos.
Beijos,
Cris

gravatar
Michele
fevereiro 20th, 2016 às 14:48

19

Olá meninas. Sempre dou uma olhadinha nas suas dicas. Me ajude por favor! Qual lado fica melhor a porta de entrada da lavanderia: do mesmo lado do tanque e lava-roupas ou o oposto?
Fico grata. Beijos.

gravatar
Cristina Campos
fevereiro 26th, 2016 às 11:14

20

Oi Michele,
Isso depende muito do local, não tem uma regra. Sem ver o projeto, não consigo te ajudar.
Bjs,
Cris

gravatar
Ana Gabriela
agosto 3rd, 2016 às 15:42

21

Olá, sempre vejo tanques embutidos com armários de mdf embaixo, esses armários não correm o risco de serem danificados rapidamente, por conta da água?

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 10th, 2016 às 9:30

22

Oi Ana Gabriela,
Essas bancadas têm acabamento com área molhada, que impede que a água escorra no armário. Além disso, esses armários ficam um pouco menores do que o tamanho do tampo de granito, formando uma espécie de pingadeira, que garante isolamento da água que pode escorrer.
bjos,
Mari








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!