O nome das cadeiras (4)

By |2011-12-12T17:18:32+00:00dezembro 12th, 2011|Design|5 Comments

——> Continuação de O nome das cadeiras 3

* Especial Sérgio Rodrigues *

Arquiteto por formação e designer por intuição, como ele mesmo diz, Sérgio Rodrigues é um dos precursores do design genuinamente brasileiro. Ele revolucionou o desenho de mobiliário no Brasil, buscando um espírito de brasilidade nas cores, formas e materiais de suas criações. Seu design é alheio a modismos e estilos, se mantendo atual até hoje. Eu adoro!

Sérgio Rodrigues criou inúmeras peças que ambientam até hoje o Palácio do Planalto e outros importantes edifícios públicos de Brasília, mas sua mais notória criação é a poltrona “Mole”, que em 1961 venceu o Concurso Internacional do Móvel em Cantù, na Itália. Esse prêmio trouxe projeção mundial para sua carreira e consolidou seu nome como um dos principais designers de móveis brasileiros. A Poltrona Mole hoje é item da coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York. Além de muito charmosa, é daquelas que você afunda e não quer levantar nunca mais…

Assisti uma palestra dele há um tempo atrás, e amei sua forma apaixonada de falar sobre o design e sobre a sua produção. Ele é extremamente simpático, bem humorado e eternamente criativo (dá pra ver pela foto, né?). Além disso, se mantem atualizado com as tendências do design atual. Um exemplo disso é que ele substituiu o jacarandá – madeira que tradicionalmente usava em suas peças, pelo liptus, uma espécie de eucalipto que tem sustentabilidade certificada.

* A poltrona Diz foi usada nesse apartamento aqui!

CONTINUA AQUI

About the Author:

5 Comments

  1. Carla Spegiorin Silveira 12 de dezembro de 2011 at 18:07 - Reply

    Sou fã. Tudo de maravilhoso!!! Valeu meninas. Adorei

    • Mariana Lombardi 12 de dezembro de 2011 at 19:21 - Reply

      Obrigada, Carla!!!!
      bjos,
      Mari

  2. mia 15 de dezembro de 2011 at 00:00 - Reply

    Oi, Mariana!
    Pra variar um post bem pensado, eh assim que eu gosto, hahaha! A homenagem ao dia do arquiteto estah rendendo, pois nada melhor que Sergio Rodrigues e as cadeiras criadas por ele. A gente nunca cansa de admirar. Tenho a Kilim e amo a Diz!
    Gosto muito dos projetos do Andre Piva. Explora como ninguem uma bela vista da cidade do Rio de Janeiro. O projeto no qual eh utilizada a cadeira Diz eu conhecia, amo, mas nao sabia que era dele. Sou louca pelo projeto da casa dele e do companheiro, Carlos Tufvesson, na Fonte da Saudade, eh simplesmente deslumbrante, vejo e revejo quantas vezes for.
    Bjk

    • Mariana Lombardi 15 de dezembro de 2011 at 17:28 - Reply

      Oi Mia!
      Obrigada pelo carinho, como sempre!
      Bjão,
      Mari

  3. Thiago Albergoni 30 de março de 2017 at 17:13 - Reply

    Muito legal, estão de parabéns!!

Leave A Comment