Casa de Praia em Trancoso

por Cris Campos - 01 de maio de 2010

Projetada pelos arquitetos Sidney Quintela e Guido Ramos, apesar do desenho contemporâneo, essa é uma típica casa de praia: estrutura e esquadrias em madeira, poucos fechamentos em alvenaria e bastante vidro. Localizada no condomínio Villa Vista Golf, um complexo com cerca de 80 lotes residenciais, muito comum nessa região do país, e que costuma atrair muitos estrangeiros.  Nesse contexto, um casal austríaco com dois filhos pequenos solicitou aos arquitetos esse refúgio.

A casa foi construída sobre um platô,  localizado em uma área mais elevada e fora do alcance das águas – na encosta do mar, a 30 m de altura. De estilo contemporâneo, marcado por linhas retas e formas geométricas, a casa tem arquitetura e volume simples, resultando em soluções práticas, como a ventilação cruzada interna. Gosto da cor das poucas paredes, que se integra bem com a cor das madeiras. A estrutura da casa é de madeira eucalipto, enquanto a cobertura é de pinus e,as esquadrias são de ipê, segundo os arquitetos, todas as madeiras são certificadas e de reflorestamento. A preocupação ambiental estendeu-se também para outros aspectos desse projeto: a água utilizada vem de um poço artesiano com estação de tratamento; possui um sistema de captação de águas pluviais para a limpeza da casa e manutenção do jardim; janelas e portas de correr de vidro permitem luminosidade e ventilação natural e que tiram partido do clima local.

Com 1 mil m2 de área construída num terreno de 3 mil m2, a casa foi idealizada em três módulos, de acordo com as necessidades da família. O módulo principal é composto por um piso térreo que comporta living, sala de jantar, home theater e cozinha gourmet, e por um mezanino que abriga a ala íntima – suíte master e uma suíte para cada um dos dois filhos. Outro módulo foi idealizado para receber amigos, com duas suítes para hóspedes, e o terceiro foi desenvolvido como um espaço gourmet, integrado à área de lazer. A piscina é um ponto marcante na casa, tanto pela estética quanto pelas dimensões, 120 m2 no total, com raia principal de 25 m de comprimento por 4 m de largura. Além disso, um deck molhado foi projetado com 20 cm sob a água. A profundidade da piscina varia de 90 cm à 1,50 m. O formato em L foi escolhido não só como alternativa para colocar a grande raia solicitada pelos donos, mas como uma opção para acompanhar as linhas retas e geométricas do restante da casa. O deck seco é de ipê.

O piso da casa é em cimento queimado, que também se estende para a varanda, reforçando a integração entre os dois ambientes. Destaque também para o forro do teto, todo em madeira pinus. Ao fundo, o módulo da casa dedicado à área gourmet social, com mesas e bancos de madeira de demolição. No primeiro plano, o ofurô de hidromassagem e um banco em madeira cheio de almofadas, ao invés de um sofá.

Essa foto mostra a integração do ofurô da varanda com a piscina. A água que transborda deste ofurô dá origem à piscina.  O paisagismo do projeto também ficou por conta dos arquitetos, que mantiveram a mata atlântica nativa, valorizando o visual natural da região.

 

Uma passarela de 30 m de comprimento e 3,5 m de largura, com piso de ipê e um pergolado de eucalipto, liga o módulo das suítes dos hóspedes com o restante da casa. Gosto muito da estrutura em eucalipto, já que os pilarem mantêm o formato natural do tronco. É mais rústico e combina muito com esse estilo de casa.

 

No módulo principal da casa, a sala tem pé-direito duplo de 6 m, facilitando iluminação e ventilação naturais e integrando os dois pavimentos.

A varanda no segundo pavimento é um prolongamento do quarto de casal e tem essa vista linda, tanto para a área de lazer quanto para o horizonte de mata atlântica preservada. O piso é em ipê, como um deck e o guarda-corpo ficou bem leve, estruturado em madeira com fechamento em tirantes de aço. No teto, um pergolado de madeira coberto com policarbonato incolor filtra a luz do sol.

Gosto muito dessa cozinha. Integrada à sala de jantar, é uma cozinha gourmet particular e reservada ao uso da família. Possui bancadas e eletrodomésticos em aço inox, o que garantiu a resistência e a praticidade para limpeza.

Fotos: site do arquiteto

Informações: Revista DCasa

Comente Aqui (4)
Comente Aqui

  1. Karla Kobayashi
    01 de maio de 2010 às 17:41

    Meninas,
    Como sempre muito bom gosto e excelentes ideias! Adorei a claridade e a integração dos ambientes.
    Parabéns!!!!
    Guarde bem para quando fizermos minha casa!!!
    Beijos e bom feriado!!

  2. mariana
    02 de maio de 2010 às 15:39

    Essa varanda é mesmo linda, e até seria uma solução pra mim, mas acho que não combina muito com a minha casa… beijos.

  3. Avani Pereira
    01 de janeiro de 2011 às 11:20

    Parabéns pela casa. Belo projeto. Essa é a casa do meu sonho. Para vender? Quanto? Aluguel anual ou temporada? Quanto? Feliz Ano Novo! No próximo, vou estar nela. Bjs. Ava

  4. 26 de agosto de 2011 às 10:19

    Casa espetacular, de disenho impressionante. Parabéns pelo blog.