Como escolher a CAMA

por Mariana Lombardi - 18 de junho de 2010

Para não errar na hora de comprar a cama e o enxoval do quarto, tenha um lay out em mãos. Nele você terá as informações dimensionadas para o tamanho da sua casa, de acordo com o seu gosto e para o seu uso no dia a dia. Mesmo que você não compre tudo nesse momento, já vai saber o tamanho que ficará bom e poderá começar a pesquisar e comprar peças adequadas.

Escolher a cama é um dos primeiros passos, pois ela é um dos primeiros móveis que você vai precisar comprar, e o tamanho deve ser bem escolhido, já que é um item grande (e caro!).  Algumas definições devem ser consideradas para não correr o risco de errar nas medidas e proporções:

Distâncias

De uma maneira mais simples, para saber em qual parede a cabeceira da cama ficará encostada, pegue a trena e meça o seu quarto. A parede da janela deve ser evitada, mas se essa for a única disposição possível, lembre-se que o acesso à janela ficará restrito. Tem post aqui com algumas soluções para cama na janela.

 

A distância lateral entre a cama e a parede deve ser de no mínimo 70cm. Se ela estiver ao lado de um guarda-roupa, verifique se há espaço suficiente para a abertura da porta. Se você tem muito problema de espaço, essa distância pode diminuir para 60cm, mas é o limite! Menor que isso já fica desconfortável para a circulação – considere que a roupa de cama também ocupa espaço.

Essas regras respeitam o tamanho médio do ser humano e servem para que o ambiente seja mais agradável. Uma dica para visualizar melhor é colar fita crepe no piso do tamanho da cama e no lugar que ela ficaria.

Cama Box ou com Cabeceira?

A cama Box tem sido a mais usada, por serem as mais confortáveis e com maior variedade disponível no mercado. Como ela é só o colchão, você vai precisar comprar ou mandar fazer uma cabeceira que seja fixada na parede, ou ter alguma outra idéia para fazer esse arremate entre o colchão e a parede. Aí surgem milhares de possibilidades… aqui tem várias ideias!

Comprar uma cama pronta também é uma boa opção. A cama com cabeceira é mais tradicional. Existem modelos lindos para vender, geralmente de madeira com acabamento natural – madeira clara ou escura – ou com pintura em laca. O estilo é bem pessoal e pode variar do mais clássico e todo trabalhado ao mais moderno de linhas retas.

Se você tem pouco espaço, cuidado com as camas com cabeceira, pois alguns modelos aumentam de 10 a 20cm no seu comprimento e/ou largura. Outra solução são as camas com gavetões embaixo, que podem ajudar muito na hora de guardar o enxoval.

Tamanho da cama

Para facilitar na hora de comprar jogos de cama (colchas e lençóis), o ideal é investir em camas de tamanhos que atendam aos padrões:

  • cama king 193 x 203cm – é a king americana, usar lençol king.
  • cama king nacional 186 x 198cm – não tem lençol desse tamanho, tem que comprar o king.
  • cama queen – 158 x 198cmo tamanhos mais usado para casal, tem de todas as marcas. Usar lençol queen.
  • cama casal padrão 138 x 188cm – usar lençol full.
  • cama solteirão 100 x 203cm – é o tamanho padrão americano, usar lençol twin
  • cama solteiro – 88 x 188cm – esse é o padrão atual, antes era de 78cm.

Dados: Ortobom e meucolchão.com

Existe ainda a cama viúva de 128 x 188cm, mas é pouco comercializada; e a king split de 200 x 203 cm, que é a maior cama “padrão” comercializada, composta por duas camas de solteirão. Vale lembrar que camas muito grandes ou de tamanhos especiais, além de mais caras, trazem mais dificuldade na hora de encontrar jogos de cama que encaixem perfeitamente no colchão.

Colchão

Escolher um bom colchão é fundamental, afinal passamos uma grande parte da nossa vida nele. Não existe regra se ele deve ser duro ou macio, mas deve ter o suporte correto às suas necessidades e costumes pessoais de conforto. No colchão adequado, a coluna permanece reta durante o sono, sem ceder ao peso do corpo ou forçar a musculatura e os ossos. A durabilidade depende do modelo, se for de espuma, normalmente irá durar de 2 a 3 anos, podendo chegar até a 5 anos nos modelos certificados pelo Inmetro. Se for de molas, normalmente irá durar de 5 anos a 10 anos (dependendo do modelo).

Enxoval

Depois de resolvida a cama, pode-se pensar no enxoval. Se você for viajar para comprar fora, atenção, pois o padrão americano é diferente do brasileiro. A cama queen tem o mesmo tamanho; já a super king daqui equivale à king de lá. Não tem nada pior do que comprar um monte de coisa e depois descobrir que o tamanho está errado!

Outro ponto importante é a quantidade. Veja se você vai ter espaço pra guardar tudo, caso contrário você nunca vai ter uma casa bem organizada. Para quem não tem espaço sobrando, vai essa sugestão:

  • 3 Jogos de lençóis
  • 1 Colcha de piquet ou crochê
  • 1 Edredon
  • 1 Cobertor
  • 1 Protetor de colchão
  • 2 Travesseiros
  • 2 Fronhas avulsas

A correria do dia-a-dia exige praticidade em todos os aspectos, assim, o enxoval além de bonito deve ser prático e funcional. A cor da colcha deve combinar com a decoração do quarto, tons neutros são sempre uma boa opção, como colchas brancas ou beges. Caso sua preferência seja por tons mais escuros ou cores mais vivas, procure harmonizar as estampas e as nuances de uma só cor, assim fica mais fácil manter a estética do cômodo sem grandes contrastes.

Como arrumar a cama

Separamos algumas fotos para te ajudar a aprender como deixar a sua cama bem bonita!

Tudo branco, bem romântico. Os rolinhos são um charme! Projeto Brunette Fracarolli.

cama bem arrumada decoracao

Tudo colarinho, com móveis da Madeira Bonita, lençóis da Trousseau, colcha da Donatelli, almofadas da Zara Home. Via revista Casa Cláudia.

enxoval bordado trousseau

Jogo de cama branco e bege, cheio de detalhes lindos, como as almofadas e porta-travesseiros. Via Trousseau.

lencois m martan

Lençol branco listrado de bege claro, com edredão e porta travesseiros bege floral. Tudo da MMartan. A almofada menor é da Altenburg. Via Casa Cláudia.

Colcha metalassada branca + almofadas em tons de verde. Projeto Cibele Petrangelo.

Ambiente todo branco com manta marrom e almofadas coordenadas no mesmo tom. Adorei a almofada de crochê! Projeto Débora Roig.

Cama com jogo de cama em branco e preto, sempre lindo e atemporal. A almofada marrom é o charme! Projeto Francisco Cálio. / Cama com enxoval em tons de bege, branco e almofada estampada preta. Projeto Débora Aguiar

+ ideias para quartos aqui

Comente Aqui (10)
Comente Aqui

  1. 29 de fevereiro de 2012 às 12:48

    Olá, tudo bem?!

    Gostei muito da dicas!
    Estou decorando o meu apê de 30 m2 e este blog tem me ajudado muito.
    Valeu! Sucesso para vocês!

    • Mariana Lombardi
      29 de fevereiro de 2012 às 13:49

      Oi Ricardo,
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      bjos
      MAri

  2. katia
    17 de julho de 2012 às 23:50

    só quero saber as medidas exatas de uma cama queen padrão.
    obgda!

    • Mariana Lombardi
      18 de julho de 2012 às 08:19

      Tá no post, Kátia!
      bjos

  3. sergio silva
    23 de setembro de 2012 às 10:31

    Gostaria de sugestoes de cabeceiras com criado e sem criado 193201 .

    obrigado

    sergio

  4. Emmanuelle Peixe
    30 de outubro de 2012 às 20:54

    Oi meninas, estou por aqui novamente. Aguardo resposta de vcs. Quero saber se vcs fazem projeto de ambiente. Preciso fazer projeto da minha sala de estar… Respondam por favor. Obrigada.

  5. josi cunha
    25 de janeiro de 2013 às 09:27

    gostei muito do site e das informações, o desenho mostrando as diferenças de tamanho do colchão foi fundamental para noção de espaço, sem contar ainda as dicas de decoração.Obrigada

  6. Isabel
    28 de fevereiro de 2013 às 14:49

    Olá Adorei o Blog ! Parabéns!
    Estou decorando meu apartamento de 45 m². Meu quarto tem a medida de
    2,40 x 3,55. Estou com dificuldade de escolher o tamanho da cama box, meu quarto não é mt grande e meu noivo tem 1,80 de altura. Gostaria da sugestão de vcs estava pensando no tamanho queen.

  7. Sinara
    03 de julho de 2013 às 18:08

    Olá…
    parabéns pelo blog…adoro entrar aqui qdo tenho duvidas…
    Tenho uma dúvida…que altura a colcha deve ficar?
    O correto é a colcha encostar no chão?ou aparecer um pedaço da saia?

    Obrigada…bjos

  8. Breno Felipe
    21 de fevereiro de 2014 às 10:28

    O meu quarto tem 4.00 por 2.50. Daria certo colocar uma cama Queen utilizando o comprimento de 2.50? Pois neste caso sobraria apenas .50 entre a cama e a TV (na parede).