Tudo sobre porcelanato

By |2014-12-02T19:42:37+00:00dezembro 2nd, 2014|Arquitetura|47 Comments

O porcelanato é o material mais usado atualmente para revestimentos internos e externos de pisos e paredes dos mais diversos ambientes. Isso porque a indústria desses material avançou muito desde o seu surgimento (em meados da década de 70, na Itália) e utiliza altas tecnologias para a fabricação de revestimentos cada vez mais bonitos e resistentes. Aqui vai um post completinho pra ninguém ter dúvidas na hora de escolher esse material.

o-que-e-porcelanato-2

O QUE É

Porcelanato é uma placa de revestimento cerâmico compacta que tem como principal característica a baixa absorção de água. A fabricação do porcelanato é resultado de uma tecnologia que avançou muito nos últimos anos. Eles são compostos, basicamente, por uma mistura de argilas, feldspatos, areias feldspáticas, entre outros, e submetidos a elevado grau de moagem, prensagem, secagem, alta compactação e tratamento térmico superior a 1200Cº.

Além da baixíssima porosidade, as placas de porcelanato possuem alta resistência à abrasão, massa homogênea, uniformidade de coloração, e variedade de acabamentos fazendo com que seja um dos principais materiais de revestimento utilizados para os mais diversos ambientes.

Para assentar o porcelanato se utilizam argamassas e rejuntes especiais e mão de obra experiente para garantir um acabamento uniforme.

TIPOS

Técnico: Também conhecido como “toda massa”, os porcelanatos técnicos não recebem esmalte na superfície e possuem alta resistência mecânica.

Técnico polido: Recebe o polimento mecânico de acordo com o efeito desejado.

Técnico natural: Não recebe polimento.

Esmaltado: Porcelanato que recebe esmalte com brilho e decoração por cima;

Esmaltado Acetinado: recebe um esmalte sem brilho com decoração por cima;

Digital Polido: Recebe o esmalte com decoração digital e depois passa pelo polimento que gera um brilho natural ao produto.

*Os mais usados atualmente são os esmaltados e o natural.

ACABAMENTOS

Retificado: o acabamento das bordas do porcelanato é totalmente reta com o objetivo de diminuir a aparência do rejunte entre as placas.(é possível utilizar uma junta de até 1mm)

Bold: o acabamento das bordas são levemente arredondadas, gerando um espaço maior entre as peças. Esse acabamento é cada vez menos utilizado, pois o rejunte largo acumula resíduos e manchas.

TEXTURAS

As texturas e cores dos porcelanatos são as mais diversas, dependendo do fabricante. É possível encontrar peças lisas e uniformes ou com superfícies que reproduzem diversos acabamentos de materiais como madeira, mármores, couro, tecidos, fibras, cimento queimado etc (atualmente, dependendo do fabricante, esses superfícies são lindas, nada parecidas com as cerâmicas que tentavam fazer isso antigamente).

porcelanato-que-imita-madeira

Os porcelanatos que reproduzem o aspectos das madeiras naturais são uma ótima opção para aliar a estética e o aconchego da madeira com a praticidade do porcelanato. Projeto Alessandra Guidoni com porcelanatos Ravenna Sabbia e Legno Maso, da Biancogres.

porcelanato-madeira-no-banheiro

Nesse banheiro foram usados vários materiais: mármore na bancada, cimentício na parede e porcelanato tipo madeira no piso. Projeto Ivan Hellmeister.

porcelanato-que-imita-marmore

Os porcelanatos com veios tipo mármore estão cada vez mais bonitos e mais parecidos com as pedras naturais. Esse da imagem é o porcelanato digital polido Marmo Calacata Bianco, da Biancogres

porcelanato-efeito-marmore

Esse piso não deixa nada a desejar para um mármore verdadeiro, e foi usado nessa sala com a mesma sofisticação. Projeto Thiago Colares.

porcelanato-polido-na-sala

O porcelanato branco com acabamento polido se destaca mesmo nessa sala monocromática. Projeto Max Mello com porcelanato Alabastro Bianco da Biancogres.

porcelanato-acetinado

Essa sala toda clarinha tem no piso um porcelanato branco acetinado, que também reveste as circulações demais cômodos do apartamento. Gosto mais desse efeito sem brilho do que do porcelanato polido.

TAMANHOS E FORMATOS

Dependendo do fabricante é possível encontrar peças de 45×45 até formatos enormes, que passam de 150cm. O ideal é planejar a paginação considerando a proporção do ambiente,  bem como as condições de transporte e assentamento (quanto maior o formato, mais experiente deve ser a mão de obra). Considero o tamanho 60x60cm um dos mínimos para hoje em dia.

Normalmente a espessura do porcelando é de aproximadamente  10mm, mas é possível encontrar no mercado peças finíssimas que podem ser assentadas sobre pisos existentes, diminuindo a sujeira e o tempo de obra. A tendência mundial das industrias é fabricar peças com as menores espessuras em grandes formatos, mais igualmente resistentes.

CLASSIFICAÇÃO PEI

classificacao-pei-porcelanatos

* Essa classificação é exclusiva dos porcelanatos esmaltados, já que trata da resistências dos esmaltes à abrasão.

COMO E ONDE USAR

porcelanato-no-banheiro-3

Os porcelanatos com acabamento acetinado são mais indicados para banheiros por conta de uma pequena porosidade que os torna menos ecorregadios do que os polidos, mas igualmente fáceis de limpar. Nesses ambientes, peças muito grandes podem dificultar o assentamento com caimento de água e exigir muitos recortes. Nem é preciso dizer que o acabamento retificado minimiza muito o problema do limo nos rejuntes das áreas molhadas, né? O material das paredes da imagem é o  Mosaic Bianco da Biancogres. Adorei o relevo!

porcelanato-na-cozinha

Os porcelanatos são ideais para pisos e paredes de cozinhas, principalmente porque quase não absorvem gordura e são fáceis de limpar. Pisos muito polidos e de cor uniforme destacam qualquer sujeirinha. O acabamento retificado aqui também é a melhor opção. Na parede foi utilizado o  porcelanato Fiori di Lotus e no piso,  Royal Marfil, ambos da Biancogres

porcelanato-na-parede

Existem no mercado porcelanatos com as mais variadas texturas e estampas para serem usados nas paredes. Eles não possuem resistência para serem usados no piso, mas o contrário, colocar uma peça para piso na parede, é possível. Esse da foto, atrás do paine de tv,  reproduz o efeito das pedras filetadas, com a vantagem de vir em placas bem mais fáceis de assentar. Projeto Rebecca AmazonasPorcelanato Filetti Bianco Biancogres

porcelanato-no-quarto

Qualquer acabamento pode ser usado em quartos, mas por se tratar de um material frio, pode necessitar do auxílio de tapetes para aquecer em regiões ou em dias mais frios. Porcelanato Cemento Avorio da Biancogres.

porcelanato-na-sala

Qualquer acabamento pode ser usado nesses ambientes, dependendo do estilo e do efeito desejados. Os grandes formatos são os preferidos pela estética mais uniforme. Retificados, sempre! O piso da imagem te um efeito gráfico lindo! É o Sea Voyage Vele da Biancogres

porcelanato-para-area-externa

Como já falamos nesse post aqui, não existe material perfeito para essas áreas, já que o acabamento anti-derrapante dificulta a limpeza. Mas os porcelanatos naturais são resistentes e apropriados para esse uso.  Cores mais escuras e menos uniformes disfarçam as manchas. O materia da foto foi inspirado pedra Miracema. Porcelanato Rock Silver Biancogres com acabamento natural.

VANTAGENS

– Diversidade de acabamentos, formatos, fabricantes e preços;

– São materiais versáteis, que podem ser usados em banheiros, cozinhas, salas, quartos etc;

– Apresenta absorção de água igual ou menor a 0.05%, alta resistente e durabilidade;

– É um material fácil de limpar, os retificados possuem áreas reduzidas de rejunte, facilitando ainda mais a limpeza e manutenção (falamos sobre isso aqui);

– Os porcelanatos têm  menor espessura e são mais leves e fáceis de trabalhar do que as pedras naturais (mármore e granito).

– São materiais uniformes, não têm as falhas naturais características das rochas;

– Possui melhores características técnicas e estéticas do que as cerâmicas;

– Dependendo do tipo de porcelanato escolhido, é resistente ao tempo e à umidade, podendo ser usados em áreas externas.

DESVANTAGENS

– Porcelanatos esmaltados podem lascar e rachar;

– Porcelanatos polidos são escorregadios e suscetíveis a riscos e manchas;

– Porcelanatos com acabamento natural são antiderrapantes, mas a limpeza é mais difícil;

– Se precisar repôr alguma peça, pode haver diferença na tonalidade de peças de lotes diferentes;

– Cores claras e uniformes necessitam de limpeza diária, pois qualquer sujeira aparece com facilidade;

– Porcelanatos instalados não podem receber polimento posterior (como mármores e granitos).

LIMPEZA E MANUTENÇÃO

– Os porcelanatos costumam vir com uma capa para proteger durante o transporte e o assentamento. Para remover essa proteção, deve-se usar um pano seco ou umedecido com álcool.

– A limpeza diária deve ser feita com 1 colher de sopa de são de côco líquido ou com detergente neutro diluídos em 5 litros de água. Para evitar os arranhões a dica é utilizar vassouras de pelo macio ou pano de chão. Para uma limpeza mais pesada, existem produtos específicos no mercado.

– Não se deve utilizar na limpeza escovas abrasivas, ceras e produtos que prometem realçar o brilho, ácido, produtos tira ferrugem, limpa pedras ou limpa alumínio.

– Uma dica para evitar que resíduos abrasivos sobre o porcelanato é ter sempre um capacho na entrada da casa.

.

+ materiais e revestimentos

About the Author:

47 Comments

  1. Adriana Morais 3 de dezembro de 2014 at 16:30 - Reply

    @assimeugosto

  2. Adriana Morais 3 de dezembro de 2014 at 16:31 - Reply

    Tudo muito lindo 🙂

    • Mariana Lombardi 4 de dezembro de 2014 at 13:16 - Reply

      Valeu, Dri!

  3. Magda 4 de dezembro de 2014 at 10:07 - Reply

    Acabo de adquirir o produto da Biancogres Cemento Grigio acetinado nas medidas 0,63 x 0,63. Instalei o mesmo na cozinha.
    Para minha surpresa o piso é péssimo em relação a manutenção diária. Se você molhar os pés no quintal e pisar no mesmo terá marcas de chinelo.
    Respingos de água da pia também ficam aparente, emfim…não recomendo!

    • Cristina Campos 4 de dezembro de 2014 at 11:09 - Reply

      Oi Magda,
      Isso é uma das desvantagens dos porcelanatos que ressaltamos no post, a sujeira fica mais aparente mesmo e exige limpeza diária.
      Bjs,
      Cris

  4. Sueli Stutz Pereira 9 de dezembro de 2014 at 22:17 - Reply

    Gostei muito de saber sobre o assunto! Excelente posts!Esclarecedor!

  5. Sueli Stutz Pereira 9 de dezembro de 2014 at 22:18 - Reply

    Gostei do posts! Esclarecedor e tirou as dúvidas!

  6. Maria da Gloria Viana Diarte 1 de fevereiro de 2015 at 11:14 - Reply

    Gostaria de saber qual o tipo de porcelanato para colocar na casa toda, especialmente na cozinha, pois tem por elanato que quando cai um pingo de agua, fica horrivel, todo manchado, dando impressao de sujo. Quero um facil de limpeza e que nao suje com facilidad

    • Cristina Campos 2 de fevereiro de 2015 at 13:35 - Reply

      Oi Maria,
      Os lisos mostram mais a sujeira, os com alguma textura são melhores nesse caso.
      Beijos,
      Cris

  7. Cris 23 de abril de 2015 at 12:58 - Reply

    Oi, meninas! Parabéns pelo blog. Maravilhoso!!! Se vocês puderem me ajudar, gostaria de saber um porcelanato acetinado em tom claro para sala de marca boa e nao muito caro que fique uma sala aconchegante e sofisticada ao mesmo tempo. Estou com tanta duvida???!!! Obrigada.

    • Mariana Lombardi 4 de maio de 2015 at 08:17 - Reply

      Oi Cris,
      Vou te dar uma referência que gosto muito e vc pode procurar por outras opções parecidas, tá?!
      Portobello acetinado Crema Marfil 100x100cm – é lindo!
      Bjos,
      Mari

  8. Camila 27 de abril de 2015 at 09:16 - Reply

    Olá Cristina e Mariana, adoro o blog e acompanho sempre o bom gosto e requinte no Instagram.
    Estou começando a reforma do meu apartamento e gostaria de saber se vocês teriam dicas de profissionais para colocação de porcelanato de grandes formatos, o meu é 90x90cm. Meu apartamento é em SP, Zona Oeste.
    Obrigada pelas dicas e informações.

    • Cristina Campos 27 de abril de 2015 at 11:04 - Reply

      Oi Camila,
      Infelizmente não conhecemos profissionais de obra em São Paulo…
      Beijos,
      Cris

  9. CRIS 28 de abril de 2015 at 11:03 - Reply

    OI MENINAS,
    PRECISO DE UM HELP! ESTOU EM DUVIDA ENTRE DOIS PORCELANATOS. UM É O LUPUS DA PORTO DESIGN 1,00X1,00 (POLIDO) E OUTRO É O DOWNTON WH 90X90 (FOSCO) DA PORTINARI. QUAL DESSES APARENTA MENOS A SUJEIRA?
    PARABÉNS PELO BLOG! SEMPRE ACOMPANHO. BJUSSSS E OBRIGADA

    • Cristina Campos 4 de maio de 2015 at 15:53 - Reply

      Oi Cris,
      Poxa, não me lembro de imediato desses dois. Mas lembre-se que o polido é mais fácil de limpar, porém está mais sujeito a riscos do que o fosco…
      Beijos,
      Cris

  10. Michelle 20 de maio de 2015 at 11:40 - Reply

    Oi Cris,

    coloquei o cimenticio da Rerthy chamado Modulo R em uma parece da minha sala de jantar. Você sabe me dizer se ele precisa rejuntar? E qual seria o tipo?
    Obrigada!

    • Cristina Campos 21 de maio de 2015 at 11:16 - Reply

      Oi Michelle,
      O Rerthy só precisa de rejunte quando usado em áreas externas.
      Beijos,
      Cris

  11. mirtes 14 de junho de 2015 at 14:16 - Reply

    gostaria de saber se fica bom o porcelanato com veio de mármore em outros cômodos da casa (quartos). O apartamento é pequeno (50m²) e nesse caso, o porcelanato seria para quartos e sala.

    • Mariana Lombardi 18 de junho de 2015 at 08:20 - Reply

      Oi Mirtes,
      No caso de apartamentos pequenos eu prefiro pisos lisos e sem desenhos.
      bjos,
      Mari

  12. Carol Pimenta 3 de setembro de 2015 at 21:48 - Reply

    Olá! Gosto muito do blog! Estou construindo a minha casa e a principal dúvida tem sido quanto ao piso da sala e o pisa da área externa. Tenho perdido o sono..rs. Por gentileza, poderiam dar uma sugestão de um piso acetinado ret para a área interna (90×90 ou 100×100 ou 60×120) que proporcione aconchego e sofisticação? E também algum piso para a área externa (varanda e área da piscina) que combine com o da área interna e que seja prático? Gosto muito do mármore travertino romano, mas, infelizmente, não tenho condições financeiras para colocá-lo. Desde já, agradeço a atenção.

  13. Renato Carvalho 19 de outubro de 2015 at 08:18 - Reply

    Bom dia,
    Primeiramente, parabéns pelo blog, encontrei o post através de pesquisa na internet e achei muito bom e vou aproveitar pra pedir uma dica. Estou construindo uma casa em uma região com clima de Serra, contudo, com muito minério, q tipo de acabamento me aconselhariam para sala? O porcelanato acetinado seria uma boa pedida ou algum outro? Muito problema é o pó de minério q pode arranhar e manchar o piso.
    Obrigado e novamente parabéns!

    • Cristina Campos 17 de novembro de 2015 at 11:28 - Reply

      Oi Renato,
      Nesse caso é melhor um piso mais rústico, como o mármore ou os porcelanatos rústicos, pois o acabamento acetinado ou polido risca mesmo. Também gosto dos pisos de madeira, são adequados para o clima da serra.
      Bjs,
      Cris

  14. Mirela 13 de dezembro de 2015 at 17:18 - Reply

    Olá gosto do porcelanato imitando madeira. ..meu guarda roupa é rústico …que tom seria mais apropriado?

    • Cristina Campos 16 de dezembro de 2015 at 11:18 - Reply

      Oi Mirela,
      Se o armário for escuro, o ideal é escolher um tom mais claro e mesos rústico, pra não ficar pesado e cansativo.
      Bjs,
      Cris

  15. Pan 19 de fevereiro de 2016 at 20:49 - Reply

    Olá!
    Estou em dúvida entre o porcelanato e o laminado para um apto pequeno de aprox. 70m². Pensei em porcelanato na sala e laminado nos quartos, será que ficaria bom?!
    E gostaria de saber qual dos dois pisos é mais fácil a limpeza e manutenção?!
    Obrigada!!

  16. Adriana 21 de fevereiro de 2016 at 07:01 - Reply

    Olá… Bom dia. Estou construindo uma casa e queria tirar duvida sobre o piso. Estamos pensando em colocar na casa toda o travertino romano
    Beige da biancogres. E nas áreas externas ( garagem e espaço gourmet) estamos pensando em um porcelanato q imita Madeira. Gosto do estilo mais rústico.

  17. JÚLIA LACERDA 25 de fevereiro de 2016 at 17:29 - Reply

    Boa tarde estou com uma dúvida. ..coloquei o porcelanato polido em tom marfim na cozinha e estou em dúvida quanto a sala e os quartos, se em apartamento pequeno como o meu e certo colocar o mesmo que botei na cozinha ou posso colocar outro tipo e tom?

    • Cristina Campos 26 de fevereiro de 2016 at 11:09 - Reply

      Oi Julia,
      Eu acho mais bonito usar tudo igual, ainda mais em apartamento pequeno. Pode colocar o mesmo, sem medo!
      Bjs,
      Cris

  18. JÚLIA LACERDA 25 de fevereiro de 2016 at 17:36 - Reply

    Boa tarde vi algumas pessoas falando aqui sobre rejunte para porcelanato, o que vocês tem a dizer sobre isso? Eu pensava que deveria se usar sempre, em qual caso não usa?

    • Cristina Campos 26 de fevereiro de 2016 at 11:08 - Reply

      Oi Julia,
      Tem que usar sempre sim, se não usar, pode causar infiltrações.
      Bjs,
      Cris

  19. Maria de Fatima Moreira 1 de março de 2016 at 22:07 - Reply

    Olá, estou conhecendo o blog e o site de vocês de adorei.
    Tenho uma área externa com churrasqueira e uma pequena piscina,gostaria que se possível pudessem me indicar um piso para essa área?
    Não tenho muitos recursos financeiros, mas se puderem me ajudar vou deixar a área externa de minha casa linda. Podem me ajudar na escolha do piso?
    Super, mega obrigada.

  20. Adailton Rodrigues 6 de março de 2016 at 18:22 - Reply

    Boa noite a vocês. Primeiramente Parabéns pelo blogue, e é maravilhoso. Minha dúvida é quanto ao porcelanato tipo mármore apresentado logo acima, do projeto de Thiago Colares. Qual sua especificação e marca? Quero colocar em minha sala de estar/jantar . Agora uma sugestão para o segundo andar da casa que estou construindo, tenho um corredor e 4 quartos, posso colocar o mesmo piso para todos, incluindo o corredor? Muito obrigado e sucesso!!

  21. Adilson Vianna 7 de março de 2016 at 20:25 - Reply

    Boa noite
    Colocarei no meu apto o porcelanato Calacata. Qual é a melhor cor do rejunte?
    Obrigado

    • Mariana Lombardi 9 de março de 2016 at 07:56 - Reply

      Oi Adilson,
      O ideal é que o rejunte seja da cor que predomina no porcelanato, por isso tem que ver exatamente o tom do que você escolheu. Eu acho que será o branco ou o cinza claro.
      Bjo,
      Mari

  22. Luciana 19 de março de 2016 at 09:26 - Reply

    Olá,

    O porcelanato do meu apto é o cristal polido 80×80 da Portinari, um bege bem clarinho. Que cor de rejunte vocês indicam?

    Eliane, Portokoll, Quartzolit, todas essas marcas são boas para epóxi? Gostei muito de uma corda Eliane, mas algumas pessoas dizem que é o pior para aplicar.

    Vocês recomendam epóxi mesmo? Já vi comentários muito bons, mas outros negativos de pessoas que acham o acrílico bem melhor. Estou muito em dúvida!

    Muito obrigada!

  23. MAARTA MARIA 12 de abril de 2016 at 18:26 - Reply

    meu piso é acetinado esmaltado e dá muito trabalho.já tive piso polido em outro ap e gostei mais, pessoa que presta serviços em pocelanatos disse-me que dando um polimento ele fica mais proximo do polido com mais brilho.Gostaria dej saber se isto é real e se não danifica o piso que 0 km. desde já grata

  24. karin 27 de abril de 2016 at 22:22 - Reply

    comprei o porcelanato avorio fika bonito.minha casa nao e grande quero coloca nancasa inteira..to com medo d nao fika bom…aguardo resposta bjs obrigada

  25. karin 27 de abril de 2016 at 22:24 - Reply

    minha casa nao e tao grande entao axo q o liso fika melhor..mas nao sei se acerter na cor….comprei pra casa toda mas ainda nao coloquei….a cor e avorio……oq vcs acham me ajuda…bjs

  26. Cristian 27 de julho de 2016 at 13:41 - Reply

    Boa tarde! Parabéns pelas dicas, vai ajudar e muito! Mesmo assim, gostaria de saber sobre a tecnologia HD , onde diz que o porcelanato é digitalizado, esmaltado e polido. É mais suscetíveis a riscos? Mais manchas de sujeiras? Durabilidade melhor que o polido? Qual a vantagem e desvantagem dele? Obrigado.

  27. Valéria 6 de setembro de 2016 at 21:17 - Reply

    Olá qual porcelanato seria melhor o esmaltado com brilho sem pra quartos e sala?

  28. renata 26 de setembro de 2016 at 17:29 - Reply

    Boa tarde, amei seus esclarecimentos
    Por favor, preciso de ajuda, eu vou colocar o alabastro bianco da biancogres no meu apartamento de 60m, qual rejunte me aconselha e cor. Acha que fica bom para revestir bancada americana mdf em laca, tenho essas duvidas

  29. Marina 4 de novembro de 2016 at 21:34 - Reply

    Lindas as imagens! Estou pesquisando porcelanato para minha casa e gostei muito de alguns da Biancogres, porém fiquei insegura por não conhecer a marca. Ele é equivalente à um Portinari ou Portobello? Obrigada

  30. Elizabeth peixoto 27 de abril de 2017 at 19:32 - Reply

    Estou em dúvida
    De qual porcelanato colocar,nos quartos
    1 e de criança e 1 e de casal
    Beige (biancorgres) ou avorio (Delta)

  31. katia 20 de maio de 2017 at 16:15 - Reply

    Ola, Parabéns pela suas dicas, vou colocar porcelanato na sala do meu apto, estou pesquisando bem mesmo porque não pode ser muito caro e tenho que acerta na compra, você sabe informar se o PORCELANATO DA DELTA SANTORINE BRILHANTE 70X70 é uma boa aquisição achei ele em um preço bom.

  32. Marcelo vmi Cortes especiais 30 de agosto de 2017 at 17:10 - Reply

    Boa tarde, trabalho com cortes especiais em porcelanato e tenho um cliente que precisa de ma peça de 3,00 x 1,50 ´branco pode me ajudar por favor sem souberem de onde compra e se tem no brasil? pois só achamos em uma loja aqui da minha cidade de São José do Rio Preto mas muito caro e não tem no brasil

  33. Marcia 5 de novembro de 2017 at 09:47 - Reply

    Bom dia! Estou construindo e como todos, estão me surgindo algumas dúvidas
    Gostaria de saber se porcelanato com medidas maiores aumentam o ambiente ou
    Isso não procede. Estou na dúvida das medidas 60×60 ou 80×80
    Obrigada!

  34. rogerio nicolai tornquist 24 de novembro de 2018 at 19:43 - Reply

    ola, a empregada manchou o porcelanto na entrada do predio com qboa,,,, existe algim produto especifico para tirar manchas de porcelanato????
    abracos

Leave A Comment