Pergolado | assim eu gosto
Pergolado
Postado Por - 20 de novembro de 2012

Os pergolados são estruturas formadas por vigas moduladas para cobrir ou apenas sombrear espaços abertos. Eles podem apenas quebrar um pouco o sol ou proteger da chuva, mas sem fechar totalmente, e funcionam muito bem para estender áreas cobertas, formando varandas ou passagens. Também podem cobrir ambientes abertos, deixando-os mais integrados com o exterior.

As fotos abaixo mostram pergolados com vários usos, em estruturas metálicas, de concreto ou de madeira, cobertos ou não com policarbonato ou vidro.

Com esse pergolado em estrutura metálica e madeira, a varanda se estendeu até a piscina, ampliando a área protegida da chuva, já que recebeu cobertura de vidro. Reparem que o piso em volta da piscina é de travertino romano, uma extensão do usado no interior da casa. Foto Estudio MCA.

Na primeira foto, pergolado de estrutura metálica toda branca, para dar leveza.  Via Pinterest. / Na segunda a estrutura recebeu pintura marrom e cobertura de vidro, combinando com os outros elementos da casa. Projeto Gisele Taranto via Open House.

A estrutura em concreto aparente usada na estrutura da casa também formou o pergolado, deixando a varanda semi-sombreada. Via Inside Outside.

Nessa casa o deck tranforma-se em varanda com o fechamento dos toldos retráteis instalados no pergolado de madeira. Opção excelente para flexibilizar o espaço permitindo diversos usos. Adorei! Projeto Arthur Casas.

Aqui o pergolado une a casa ao espaço gourmet, mas preserva a separação visual e torna a fachada mais interessante. Projeto Caio Faggin.

Lindas passagens cobertas com pergolado de madeira! A primeira é projeto de Ana Paula Barros. A segunda é de uma casa Bernardes e Jacobsen (veja outras aqui!), via Estudio MCA.

Essa varanda e churrasqueira foi coberta por um pergolado de madeira com forro ripadinho, uma ótima ideia para aumentar a sombra. Projeto Célia Mari Weiss.

Uma delícia ter um cantinho desses coberto no jardim, né? Esse tem toda a estrutura de madeira e a cobertura é de policarbonato. Via Casa Cláudia.

Parte do deck da piscina foi coberta com pergolado feito com ripas de madeira, bem rústico e charmoso para a casa de praia. Via Estudio MCA.

As duas fotos acima apresentam propostas iguais de pergolado: estrutura de madeira com troncos finos e irregulares como forro. O da primeira foto sombreia o deck, projeto de Lia Siqueira. / O da segunda foto cobre as varandas do segundo andar. Adorei o guarda-corpo largo de madeira, que pode servir de banco. Projeto Miguel Pinto Guimarães.

Amei o desenho bem limpo dessa cobertura. As vigas são metálicas e apoiam o vidro. Projeto Arthur Casas.

Linda área de lazer! Adorei o pé-direito alto e a parede de pedras ao fundo. Parece estrutura metálica marrom com forro de madeira. Os toldos laterais permitem fechamento em caso de chuva.

Esse é o restaurante da Mostra Black 2012, achei o projeto bem interessante e integrado com o jardim e o entorno. A estrutura é toda de madeira com cobertura de vidro. Projeto Renata Seriperi.

Nessa sala o pergolado metálico recebeu forro de tecido, que além de sombrear deixou a decoração mais aconchegante. Projeto Fred Benedetti e Fernanda Abs.

 

 




gravatar
Dayse Montenegro
novembro 20th, 2012 às 10:18

1

Meninas,
Esse blog de vcs é uma delícia!!!!
Parabéns!!! AMEI os pergolados!!!
bjks

[Responder]

gravatar
viviane ribeiro
novembro 20th, 2012 às 11:21

2

Muito bom! Lindos os pergolados!
Mas fiquei com uma dúvida, o vidro esquenta muito?
Abraços!
Viviane

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Viviane,
O vidro em si não esquenta, mas ele deixa passar o calor e se a estrutura for toda fechada, ele não sai de volta. O ideal é que a cobertura seja feita de forma que fiquem algumas aberturas no vidro, pra que o calor (que sobe) possa sair. As placas de vidro podem ser instaladas de forma transpassada, permitindo aberturas sem entrar a chuva.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
novembro 20th, 2012 às 20:16

3

Vale lembrar que precisa manter tudo sempre limpinho né! Afinal, basta olhar pra cima e enxergar as sujeirinhas, como poeira, galhinhos e até “cacas” de pássaros.

[Responder]

gravatar
novembro 20th, 2012 às 22:26

4

Amigas, agora pergunto para voces.. o quanto dá em questoes de trabalho para limpeza, pergolados com vidros em cima?

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Carol,
Dá trabalho pra limpar sim, é fato, porque a sujeira fica aparente por baixo. Mas tudo em uma casa exige manutenção mesmo, senão fica feio com o tempo. Vale avaliar o benefício de ter uma área coberta com uma estrutura leve que não veda totalmente a luz, ainda que exija cuidados mais frequentes…
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Sueli Mello
fevereiro 15th, 2013 às 12:07

5

Os pergolados mostrados nesta página são lindos. Eu gostaria de construir um ao lado da piscina na minha casa, que fica em Brasília. Podem me dar informação de empresas especializadas que trabalham aqui? Sueli

[Responder]

gravatar
Fernando Figueiredo
março 21st, 2013 às 13:03

6

Olá, Cristina
O que acontece é que eu estou trabalhando num projeto de pergolado onde o cliente solicita que as placas de vidros sejam transpassadas e a estrutura seja em aço. E pelo que vejo, é raro de se encontrar alguma foto ou projeto com os vidros em sobreposição.
Será que você poderia me ajudar me enviando alguma foto, croqui ou desenho de algum pergolado nessa arquitetura ?

Agradeço desde já !

[Responder]

gravatar
Danielle
abril 11th, 2013 às 19:49

7

Olá Cris, estou interessada em cobrir um espaço em minha casa com um pergolado de estrutura metálica, mas estou com dificuldades para encontrar empresas que façam isso?
Você poderia me indicar alguns profissionais/empresas que façam esse serviço?
Abraço,

[Responder]

gravatar
Elciana
abril 28th, 2013 às 22:12

8

Queria sua opinião. Vou colocar algumas pergolas de concreto pra tirar a visibilidade do jardim para a lavandeira, vou colocar 5 pergolas de 20cm cada por 2,20 cm assentadas no chão a 10 cm uma da outra, será que visualmente ficará feio???? Vou colocar um banco com um vaso de flores logo a frente deles. Não vai ficar uma “coisa” assim muiiiito comprida?? rsrsrrsrsrsrs aguardo resposta. Obrigada.

[Responder]

gravatar
Alzira
maio 5th, 2013 às 20:02

9

Gostaria de fazer um pergolado com cobertura de esteira e telha translúcida, o que você acha disto?

[Responder]

gravatar
luciana ambrozano
maio 7th, 2013 às 20:54

10

Ola, Cris …
Tenho uma varanda parcialmente coberta em minha casa. Pretendo cobri-la ate o inicio do jardim, mas a minha arquiteta sugeriu um pergolado de madeira com colunas, achei pesado, o espaco eh pequeno. Haveria uma forma de fixa-lo mas laterais sem colunas? Voce acha melhor de metal ou madeira? obrigada, lu

[Responder]

gravatar
Sandra Neuza Márires da Silva
maio 12th, 2013 às 10:56

11

Parabéns! Tenho uma área de 70 m2 para fazer a garagem gostaria de saber se ficaria legal fazer um pergolado com cobertura de vidro? Estou com muitas duvidas…

Att,
Sandra

[Responder]

gravatar
Carlos Alberto Preissler
maio 23rd, 2013 às 16:38

12

Oi! Gente pediria o especial obsequio que contatar-se com o e-mail acima ,pedindo as medidas da area que o Dr Carlos pretende instalar um pergolado e sugerir o modelo apropiado.

[Responder]

gravatar
Lorena
junho 6th, 2013 às 17:04

13

excelente seleção de projetos!

[Responder]

gravatar
Claire
novembro 4th, 2013 às 12:04

14

qual das estruturas (madeira e metal) tem custo beneficio melhor?
abraços
Claire

[Responder]

gravatar
Eliana
janeiro 27th, 2014 às 16:29

15

Preciso de uma garagem pra carro popular e gostaria de fazer com pergolado
Quanto custa em estrutura de madeira e telhas de policarbonato?

[Responder]

gravatar
jovania
julho 31st, 2014 às 18:59

16

Tenho uma area de 40m espaço de uma garagem você indicaria um pergolado nesse espaço

[Responder]








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!