Cozinhas de apartamentos | assim eu gosto
Cozinhas de apartamentos
Postado Por - 28 de novembro de 2011

Cozinhas de apartamentos, quase sempre, são cozinhas pequenas, o que exige boa distribuição de pia + geladeira + fogão + armários + mesa, para que tudo funcione bem no dia-a-dia.

Muitas vezes, estas cozinhas também são estreitas e compridas, o que restringe as opções de layout e forma um corredor, com bancada e/ou armário nos dois lados. Para colocar uma ilha, a circulação deve ser avaliada, para não ficar muito apertada.

Cozinha toda branca + parede em pastilha mesclada. Uma mesinha de vidro fica encostada na parede e serve de apoio para duas pessoas. Projeto Cibele Petrangelo, via Estadão.

Cozinha com bancada branca + armários de madeira + eletrodomésticos em inox. A bancadinha é de madeira e embutida no mesmo alinhamento dos armários. Projeto Gisele Busmayer, via Stammer.

Cozinha toda branca + eletrodomésticos em inox. Proxima à janela, a bancada não tem armário embaixo e serve de apoio para as refeições. Projeto e foto: Silvana Andrade.

Cozinha branca e preta + parede em pastilha mesclada. Apesar de comprida e estreita, tem uma mini-ilha onde fica o fogão e a uma bancada de vidro. Projeto e foto: Thatianna Nunes e Ricardo Roberto.

Ideia parecida com a anterior, com o fogão numa mini-ilha. Bancadas e armários brancos + eletrodomésticos de inox.

Cozinha integrada com a sala + lindos acabamentos em branco e azul. Projeto Jóia Bergamo para a Casa Cor.


Cozinha com armários bege + bancada branca que forma um “L” e isola a copa. Projeto Sharise Gulin Radtke, via Stammer.

Cozinha comprida em branco, preto e cinza + com ilha central onde fica o fogão (bancada h=90cm) e a mesa (h=75cm).

Cozinha em branco e preto + ilha central preta. Aqui a ilha toda tem altura de 90cm, por isso foram usadas banquetas, e não cadeiras. Projeto ALN arquitetura, via Uol Casa.

Cozinha com acabamentos brancos (bancada, paredes) + preto (armário superior, geladeira) + madeira clara (armários inferiores, pretaleiras). Projeto André Piva.

Cozinha comprida, com bancada que separa a copa. Os acabamentos são todos brancos e o charme fica por conta das coloridas cadeiras Mademoisele. Projeto Sueli Adorni, via Uol Casa.

+ cozinhas




gravatar
A. Laura
novembro 29th, 2011 às 3:51

1

Oi Mariana, post com fotos lindas como sempre. Queria perguntar sobre as cozinhas com parede sem azulejos como é comumente usada no Brasil. Lá fora a maioria é com massa mesmo né. Até já ví algumas coisas nesse estilo por aqui, mas não são muitas. Então queria saber se há uma tinta especial para pintar as paredes da cozinha para que não sujem ou engordurem tanto (ou para que sejam limpas mais facilmente)? Se possivel, poderia fazer um post com fotos de cozinha nesse estilo… Beijos!

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Ana Laura,
Anotamos a sua sugestao!
Sou suspeita… adoro cozinha apenas com pintura. Use tinta acrilica ou ate uma tinta lavavel, opcoes faceis de achar no mercado. Use um rodape mais alto, no minimo 15cm, e tambem coloque rodabancada na area da pia e tanque. Ao inves do rodabancada vc pode revestir apenas essa parede num material bem legal, pois ainda assim o custo fica menor.
Espero ter ajudado!
Bjao,
Mari

[Responder]

gravatar
novembro 29th, 2011 às 10:38

2

Nossa! se essas cozinhas são pequenas a minha é um “ovo”. hehe

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Leila,
Talvez não tenha me expressado bem, mas quiz dizer cozinhas pequenas, e não mínusculas!
Semana passada saiu um post sobre apartamentos pequenos, nele as cozinhas devem ser do tamanho da sua, bem pequenininha… olha aqui:
http://assimeugosto.com/2011/11/24/apartamentos-pequenos/
Bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
novembro 30th, 2011 às 22:10

3

[...] Cozinhas de apartamentos [...]

gravatar
maria
dezembro 14th, 2011 às 20:45

4

Oi Mariana,

Vou fazer obras numa casa e na cozinha que é espaçosa com cerca de 17.7 m2 estava pensando colocar madeira ( tacos de madeira antigos) como tem na restante casa para parecer mais uma sala e menos cozinha. Mas não gostaria muito de mosaico a imitar madeira mas sim madeira mesmo.O que você acha da ideia? Tem problema na limpeza? Se sim, aconselharia melhor?
E no banho social? Também pode ficar bem?
Obrigada e parabéns pelo site! Super bom!
Bjos,
maria

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Maria,
Pelo seu email vi que vc é de Portugal, e o que ia falar é justamente sobre as diferenças culturais. Aqui no Brasil não temos o hábito de colocar madeira em cozinhas e banheiros, e minha opinião é: se a sua cozinha tiver uso intenso, com preparo de comidas diariamente e com muitos moradores na casa, eu não colocaria. Realmente a manutenção é mais complicada e o desgaste é maior. Use um porcelanato bonito, de tamanho grande, é uma ótima opção. Se gostar mesmo da madeira, avalie sobre as cerâmicas que imitam, o mercado tem peças muito bonitas e de qualidade.
No banheiro eu só usaria madeira sem medo no lavabo. E a mesma regra da cozinha se aplica aos outros: depende do uso. Já falamos sobre Madeira em banheiros aqui no blog, procure na busca refinada sobre banheiros que lá tem o link.
Espero ter ajudado!
Bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
Lucia
dezembro 17th, 2011 às 0:37

5

Suas criações são lindas, bem acochegantes…. estou tentando projetar a cozinha de meu novo apto, contudo a cozinha é tipo corredor pequena… vc pode sugerir alguma criação sua… com fotos..

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Lucia,
As fotos deste post são as que temos sobre cozinhas estreitas. Se achar mais alguma, faço outro post, tá?!
Dá uma olhadinha no post de aptos pequenos também:
http://assimeugosto.com/2011/11/24/apartamentos-pequenos/

Bjoo,
Mari

[Responder]

gravatar
anik
janeiro 18th, 2012 às 4:23

6

Olá, gostaria de saber se é recomendado colocar espelho no backsplash da cozinha ou seria melhor na parede em frente a bancada de uma cozinha linear. Outra dúvida é sobre outros tipos de materias usados no backsplach da cozinha, pois tenho visto alguns que parecem madeira,mdf, mas observei no post acima que madeira não é recomendado para cozinhas. Adorei as fotos!!!!

[Responder]

gravatar
Melissa Sacic
janeiro 20th, 2012 às 13:58

7

Mariana,
estou pensando em fazer a bancada cinza de Silestone + piso+ paredes + armários brancos. Tem alguma foto com composição parecida? Teriamos também outra parede amadeirada ou grafite (ainda estamos decidindo) onde ficaria a mesa da copa.
bjs
Melissa

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Melissa,
À princípio não me lembro de ter… mas qq coisa publico por aqui!
bjos,
Mari

[Responder]

carla Respondeu:

minha cozinha e um ovo mas de codorna porque nao cabe nen aminha geladeira

[Responder]

gravatar
Vanessa Oliveira
janeiro 24th, 2012 às 14:51

8

Boa Tarde, Mariana!

Adorei a cozinha com bancada branca e armários de madeira! Estou projetando a cozinha do meu apartamento e queria aplicar a ideia, mas ela é pequena. Qual pedra poderia utilizar? Marmoglass ou Silestone? Esta cozinha combina com porcelanato bege ou marfim (piso) e pastilhas beges na parede?
Desde já, obrigada pela atenção.
Bjos,
Vanessa

[Responder]

gravatar
m.helena
janeiro 25th, 2012 às 1:46

9

Moro em um apto bem pequeno ,não sei como decorar a sala.Gostaria de saber quanto você cobra para decorar .É por m2? por projeto?
Gosto de moveis clássicos ,o minimo de enfeites,o piso e porcelanato.
Aguardo a sua resposta.
Atenciosamente
maria helena

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Maria Helena,
Para informações sobre os serviços oferecidos pelo escritório, entre em contato no (61) 3248-2549.
Att,
Mariana

[Responder]

gravatar
Rosangela Reis
fevereiro 13th, 2012 às 13:24

10

Não sou muito craque na cozinha, mas adoro cozinha grande, bem decorada, bonita, como essas das fotos. Não é o caso da minha, ela é pequena, mas pretendo deixá-la bem moderna. Tenho visto muitas bancadas em silestone/corian,você recomendaria uma bancada nesses materiais? A cozinha será usada pela minha empregada. O granito continua sendo mais resistente?

Abraços, Rosangela.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Rosangela,
O Silestone e o Corian são materiais excelentes. Em relação ao granito eles têm a vantagem de absorver menos umidade e gordura, sendo mais fáceis de limpar. Além disso, são mais bonitos… Porém, eles têm a desvantagem de não aguentarem o calor, ou seja, nada de panela quente! Por isso, tem que ter sempre um descansa-panela sobre a bancada e o cuidado frequente.
Beijos,
Cris

[Responder]

Rosangela Reis Respondeu:

Eu já temia isso! Terei que ficar com o granito mesmo, porque não dá para controlar o uso o tempo todo. Com relação ao granito acho muito bonito o Preto Sao Gabriel, tem algum claro que você recomende? O piso é bege clarinho, e na parede da bancada vou usar pastilhas inox. Quero que o granito vá da bancada até o piso.
bjs, Rosangela.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Rosangela,
Os granitos claros são mais manchados, mas gosto do Branco São Paulo. Sobre o São Gabriel, acho bonito, mas o Preto Absoluto é mais…
Beijos,
Cris

gravatar
katia
fevereiro 14th, 2012 às 21:49

11

Estou pensando em fazer meu armario da cozinha utilizando aquele material da eucafloor lacca AD ciliegio bianco, será que este material é bom?

Abraços
Katia

[Responder]

gravatar
katia
fevereiro 14th, 2012 às 21:55

12

Ah esqueci de comentar que minha bancada é de granito itaunas.
Abraço
Katia

[Responder]

gravatar
fevereiro 21st, 2012 às 14:56

13

olá´Mariana estou reformando minha cozinha e estou com dúvida em relação a bancada, os armarios são brancos, e o piso tambem e claro,gostaria de saber qual granito vc me recomendaria pois uso muito essa parte da casa.Bjs

[Responder]

gravatar
Cadidja Maia
março 4th, 2012 às 9:52

14

Olá,
Primeiro parabéns pelo blog é muito bem elaborado e o trabalho de vocês é inspirador…Adoro…
Agora estou fazendo a marcenaria do meu apartamento e estou cheia de duvidas a começar por a cozinha: A bancada da pia será de granito preto São Gabriel e estava pensando em subir a pedra até o inicio da coifa. Os moveis serão todos branco e um movel de vidro branco estou na duvida com relação ao revestimento se o branco melaminico(que segundo o marceneiro e mais resistente) ou o branco diamante liso? E estava pensando em fazer a bancada que e pequena na cor de madeira. O que acham?

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Cadidja,
Todas as suas escolhas são acertadas!
Use o branco melamínico sem o brilho.
Bjos
Mari

[Responder]

gravatar
Celi Guedes
abril 10th, 2012 às 1:50

15

Oi meninas superpoderosas, adoro tudo que vcs postam… vcs poderiam postar algo sobre coifas, cooktops e forno elétrios embutidos???

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Celi,
Anotamos a sua sugestão e vamos preparar um post sobre isso!
bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
Michelle Bicalho
abril 13th, 2012 às 15:42

16

Adorei as idéias!! É possível fazer uma bancada em vidro temperado jateado sobre os armários da cozinha (substituindo o granito?)? Qual seria a espessura mais indicada? Obrigada!

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Michelle,
É possível, mas não recomendo. Use o vidro apenas na bancadinha de apoio ou na mesa de refeições.
bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
Regina Celia Pereira de Lima
maio 16th, 2012 às 15:31

17

Boa Tarde!
Coloquei a estrutura para uma porta de embutir dentro do drywall para separar a cozinha da sala, estou em dúvida se coloco a porta de madeira ou de vidro,para não parecer com box estou pensando no vidro reflecta(aquele que parece espelhado)da cor bronze o que vc acha?
Bjoss
Regina

[Responder]

gravatar
Lorena do Carmo Souza
junho 12th, 2012 às 15:51

18

Olá meninas! estou ainda na fase de pesquisa sobre a reforma do meu novo apto e o site de vcs é PERFEITO! Amei…
A minha dúvida é: pretendo colocar granito no piso da cozinha (um claro de preferência), a bancada deve ser a mesma do piso? Exemplo, piso branco siena e bancada idem? ou eu coloco o piso em granito e a bancada em marmoglass (branco)? Ficaria muito sem graça? Queria algo que ficasse clássico mas com algum toque moderno…O que vcs acham?
Muito obrigada, Lorena

[Responder]

gravatar
SIÇA
agosto 26th, 2012 às 15:24

19

Mariana, estou indo pra um ap onde a cozinha tem 6m2e ainda e conj com uma área”serviço” onde tem um tanque q fica em baixo da unica janela se é q podemos chamar aquilo de janela, vc teria alguma opção, pq TODAS ESSAS COZINHAS SÃO LINDAS, mas não sei se aguentaria o trampo do dia dia, pois meus filhos almoçam e jantam todos os dias em casa.

[Responder]

gravatar
junia castro
agosto 27th, 2012 às 18:48

20

Oi, Meninas. Parabéns pelo blog. Além de inspirador é educativo. E através de suas aulas reformei a minha cozinha, porém, achei que ficou faltando o toque de aconchego. Pensei em 02 cadeiras de ratan e almofadas para acompanhar a mesinha de vidro. O que vocês acham? Um grande abraço! Júnia.

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Junia,
Gosto muito da ideia, adoro móveis de ratan!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
agosto 28th, 2012 às 22:01

21

Oi mariana!

Estou fazendo uma reforma na cozinha , e gostaria de sua opinião: posso colocar em cima da pia , pastilhas pretas e no outro lado na bancada de granito preto e vidro também pastiçlhas pretas? ou seja os dois lados ?

beijos e obrigada.

[Responder]

gravatar
Lucy
setembro 7th, 2012 às 11:40

22

Ola,

A minha cozinha e de azulejos branca com a parte em que quero colocar uma mesa para quatro pessoas com meia parede em azulejo branco e o restante em pintura acrilica cor melancia. O piso tambem e branco. A bancada e em marmore com cor entre vermelho e negro. Fiz o calculo para colocar uma mesa e tenho espaco para colocar uma mesa de 1,30m x 0,80m com quatro cadeiras , deixando espaco entre 0,70 e 0,80 para circulacao de pessoas. O armario da cozinha e em MDF branco e ocupa toda a parede oposta ao espaco que tenho para colocar a mesa e debaixo da bancada. Eu estava pensando em colocar uma mesa em madeira tipo Teka da Indonesia com um banco para duas pessoas encostado na parede e dois banquinhos em madeira tambem do outro lado. Sera que a madeira vai combinar com os armarios em MDF e o azulejo branco da cozinha? Alguma ideia? Obrigada, Lucy

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Lucy,
Combina sim! pode fazer sem medo!!!
bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
Gisele Novais Costa
outubro 3rd, 2012 às 19:00

23

Olá, meninas!

Gostaria da ajuda de vocês: os armários da minha cozinha serão no tom nogueira com algumas portas em vidro branco. Que cor de pastilha eu poderia usar na parede logo acima da pia? espelho nesse local seria uma opção?

Obrigada!

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Gisele,
Depende muito da cor da sua bancada, mas gosto da branca e da verde clarinha ( meio verde musgo)
Bjos
Mari

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Ah, espelho é uma Bia opção! Mas procure bons profissionais para executar e tenha cuidado com a limpeza!
Bjos

[Responder]

gravatar
Fatima
outubro 12th, 2012 às 15:17

24

Olá.minha cozinha é toda revestida de branco,alguma pastilha azul marinho,vou fazer a cozinha..estou cheia de duvida,eu adoro cozinha branca.com a pedra preta sao grabriel..e tenho louças linda azul marinho..mas pareçe que que agora a moda é cozinha de cores..me ajuda!!obrigado Fátima!

[Responder]

gravatar
Tatiana
novembro 23rd, 2012 às 11:22

25

As bancadas brancas sao feitas de qual material? Estou construindo e vou começar a fazer o projeto da cozinha..

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Tatiana,
Silestone (e similares) ou marmoglass para bancadas branquinhas…
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
Carol
dezembro 6th, 2012 às 9:18

26

Olá, estou reformando meu apto e gostaria de saber o que vcs acham de revestimento em toda a cozinha. Eh ultrapassado?
Minha cozinha será com a pia e a bancada em silestone negro stellar. Pretendia colocar azulejos brancos em horizontal em toda a cozinha. O que acham? Obrigada pela ajuda

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Carol,
Atualmente, não temos mais o hábito de revestir todas as paredes, até o custo diminui, mas se vc gosta e quer pode fazer q sua cozinha não vai ficar feia e nem ultrapassada.
Bjos,
Mari

[Responder]

gravatar
Elaine
dezembro 10th, 2012 às 10:10

27

Estou mobiliando o meu apto novo e gostaria de colocar silestone branco na bancada da cozinha, mas algumas pessoas me assustaram dizendo que terei problemas com manchas e que logo ficará com aspecto de sujo. Gostaria da sua opinião a respeito. Obrigada. Elaine

[Responder]

gravatar
Elisa
dezembro 18th, 2012 às 14:27

28

Lindas as cozinhas!

Queria saber qual é o nome deste granito branco e se existe mais de uma opção de brancos, de mais ou menos valor!

Obrigada

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Elisa,
Todos os granitos chamados “brancos” são pintados e puxam pro cinza. Esses materiais totalmente brancos são os sintéticos: marmoglass, stones em geral (existem várias marcas – silestone, caesar stone, marmo stone) ou o corian e o preço varia bastante entre eles, mas são todos mais caros que o granito.
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
chacha
janeiro 20th, 2013 às 14:45

29

Cris e Mari parabéns pelo trabalho… realmente estou tirando muitas duvidas com Vcs..obrigado, sucesso!

[Responder]

gravatar
Priscila Pereira Gualberto
fevereiro 9th, 2013 às 20:43

30

Olá, muito bacana o blog, muitas dicas, adorei! Gostaria de fazer no meu apto uma bancada com fogão em ilha, porém estou na duvida qnto ao exaustor, tem que funcionar mesmo, pq do contrario vai cheiro e fumaça por toda a casa… Alguma dica? Obrigada.

[Responder]

gravatar
Raquel Farias
março 4th, 2013 às 15:48

31

Tudo de muito bom gosto!
Estou adorando a página.

[Responder]

gravatar
Giselle Costa
abril 24th, 2013 às 14:16

32

Adorei o blog, as cozinhas estão lindas. Estou reformando minha cozinha e colocando um granito preto na bancada de 2,254×0,65 atualmente com 2 cubas.
Estava pensando numa cuba única de 0,56 , mas estou na dúvida , e estou sem saber se coloco tira americana em volta ou acabamento com saia e uma área molhada feita rebaixando a pedra, 0,05 ou 0,08.
E qual deve ser a medida da parte rebaixada da área molhada.
Tenho observada que nas bancadas de silestone e outros materiais mais modernos, não vejo área molhada, só o acabamento com saia. Observei nas fotos da Eurocuccina e na foto das cozinhas pretas, uma que o piso é de porcelanato cinza.
Estou na maior dúvida sobre esses detalhes , voces poderiam me dar um esclarecimento e sugestão de como fazer?
Desde já agradeço.

[Responder]

gravatar
Giselle
abril 24th, 2013 às 15:13

33

Sou Giselle, adorei o blog, as cozinhas estão lindas. Estou reformando minha cozinha e colocando um granito preto na bancada de 2,254×0,65 atualmente com 2 cubas.
Estava pensando numa cuba única de 0,56 , mas estou na dúvida , e estou sem saber se coloco tira americana em volta ou acabamento com saia e uma área molhada feita rebaixando a pedra, 0,05 ou 0,08.
E qual deve ser a medida da parte rebaixada da área molhada.
Tenho observada que nas bancadas de silestone e outros materiais mais modernos, não vejo área molhada, só o acabamento com saia.
Estou na maior dúvida sobre esses detalhes , voces poderiam me dar um esclarecimento e sugestão de como fazer?
Desde já agradeço.

[Responder]

gravatar
Roberto
maio 6th, 2013 às 16:47

34

Boa tarde, meninas. Tudo bem?!
Gostaria de pedir ajuda para encontrar o autor de um projeto.
Vi a imagem de uma cozinha estreita, mas bem grande. Não tenho certeza se foi no blog de vocês. A bancada era em Silestone em tom de bege, meio rosado, se não me engano. Queria lembrar o nome do escritório ou da(s) arquiteta(s) que projetou o ambiente. Não sei ao certo se era uma arquiteta ou duas.
Lembro de ter acessado a fanpage no Facebook, mas não lembro o nome da profissional.
Também tinham um projeto que na área gourmet uma árvore atravessava o telhado. Bem bacana, aliás. Ela(s) trabalha muito com pedra nos seus projetos. Estou procurando à semanas o nome da profissional. Poderiam me ajudar?!
Desde já, obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.
Roberto.

[Responder]

gravatar
Roberto
maio 6th, 2013 às 17:09

35

Meninas, acabei de achar o projeto e o nome das arquitetas. Na verdade, eram duas, mas agora é apenas uma. Trata-se do escritório Carolina Jardim Arquitetura. A cor da bancada na verdade era cinza e não bege/meio rosada como havia comentado.

De qualquer forma, obrigado!

Abs.

[Responder]

gravatar
DEBORAH
maio 21st, 2013 às 11:48

36

Olá! Visitei hj pela primeira vez o site e estou adorando!
Gostaria de uma sugestão, para pia de cozinha. No meu apto, a cozinha é linear, pequena e minha ideia é de fazer uma pia de 3,00 com área seca e molhada, para utilizar bem o espaço, usando granito São Gabriel.
É uma boa idéia? E a torneira, sai da parede ou da bancada da pia?
Obrigada! bjos

[Responder]

gravatar
Angela
junho 7th, 2013 às 9:12

37

OLá estou com dúvida sobre a minha cozinha. A mesma é pequena 2,45 x 3,90.
Vamos fazer em formato de ilha. Para os moveis utilizaremos carvalho da empresa Masisa, estamos na dúvida, em relação a cor da bancada. Ficará melhor, branca, verde ubatuba, ou preto?

Angela

[Responder]

gravatar
rosana de noronha
setembro 4th, 2013 às 0:39

38

gostaria de saber qual é a porta mais indicada para separar a cozinha da lavanderia, gostaria que fosse de vidro, para disfarçar que ali tem uma lavanderia.

[Responder]

rosana de noronha Respondeu:

ou melhor de espelho embutido.

[Responder]

Mariana Lombardi Respondeu:

Oi Rosana,
Acho q a porta de vidro temperado jateado resolve bem o seu problema!
Bjo
Mari

[Responder]

gravatar
Marco
janeiro 14th, 2014 às 15:06

39

Boa tarde Rosana.

Estou planejando a decoração do meu apartamento e tenho uma cozinha pequena, onde pretendo colocar uma pia branca e na parede sobre a pia pastilhas azuis, o que acha?

[Responder]








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!