Arrumando a árvore de Natal | assim eu gosto
Arrumando a árvore de Natal
Postado Por - 25 de novembro de 2010

Montar uma árvore de Natal é uma tradição que acompanha várias gerações em quase todos os países do mundo e sempre proporciona um clima especial nesse período. Ela pode ser tradicional ou original, dependendo da vontade e criatividade de cada um. Há quem contrate profissionais para essa tarefa, mas bom mesmo é a farra da família reunida para enfeitar a árvore todos os anos! E para ajudar nessa tarefa brincadeira, seguem algumas dicas.

Antes de montar a árvore, escolha o local onde ela ficará exposta. Cuide para que não bloqueie portas e janelas e nem comprometa a circulação das pessoas e, se necessário, remaneje alguns móveis. Pense também na proporção, salas espaçosas e pés-direitos altos comportam árvores enormes. Já os ambientes menores pedem um pinheiro de porte menor, que pode ficar sobre uma mesa ou banco. Os enfeites seguem a mesma regra: árvores grandes pedem enfeites grandes e vistosos. As menores precisam de peças pequenas e mais delicadas. A falta de proporção compromete qualquer decoração.

Uma dica pra renovar a decoração é trocar o lugar da árvore a cada ano. A simples mudança para um outro local já dá a sensação de renovação e na verdade, uma árvore de Natal bem decorada fica bem em qualquer lugar da casa. Use a criatividade!

Mais raros no Brasil, os pinheiros naturais devem ser plantados em vasos proporcionais ao tamanho do tronco. Os artificiais, por sua vez, normalmente ficam sobre pés, que podem ser cobertos com um tecido, musgo, pinhas, presentes ou até colocados dentro de um vaso.

Embora não seja obrigatório combinar o pinheiro com o restante da decoração da casa, é importante que haja alguma ligação. Se sua decoração é mais clássica, uma árvore tradicional, cheia de luzes e enfeites fica linda! Já em decorações mais modernas, a árvore pode ser mais ousada, com cores e até formatos diferentes. Poucas e grandes ornamentos podem dar um efeito mais atual e original.

Um árvore colorida e iluminada sempre deixa o ambiente alegre. Mas se você quer inovar, uma boa idéia é decorar a árvore com apenas uma cor e suas variações. O efeito é mais moderno e sofisticado. Outra opção é comprar um pinheiro branco. Eu não sou tão fã, mas ele deixa a decoração mais leve.

Uma forma bacana de personalizar sua árvore de Natal é escolher um tema e procurar enfeites com formas e cores relacionados. As ideias são muitas!

Para a distribuição dos enfeites, coloque primeiro a iluminação, depois os festões e fitas e no final os ornamentos, tentando manter o mesmo espaço entre cada enfeite, de forma a assegurar o equilíbrio. Uma estrela ou um anjo no topo sempre são o toque final.

  • A iluminação deve ser colocada a partir da base até o topo e de dentro pra fora, para obter uma luz uniforme tanto nos ramos internos como nos externos. Para um efeito deslumbrante cada 30 cm de árvore requer cerca de 50 a 100 lâmpadas miniaturas ao redor. Dependendo do estilo escolhido, as cores podem ser coloridas ou brancas, misturando ou não as duas.
  • Já os festões e fitas devem ser distribuídos de cima para baixo, aumentando a quantidade à medida que vai chegando à base. Os fustões ficam bem colocados em volta da árvore a as fitas podem ficar presas somente em cima, caindo sobre os ramos.
  • Em vez de colocar todos os enfeites que você tem, separe-os por cores, formato ou estilo e tente guardar alguns para o ano seguinte. Quem sabe você passe a vê-los com outros olhos? Assim você pode ter uma árvore nova a cada Natal sem gastar muito.
  • Pendure os enfeites desde o interior até as pontas dos ramos, preenchendo a árvore de forma a criar profundidade e vários pontos de interesse.
  • Distribua primeiro os ornamentos mais repetidos, deixando os especiais e em menor número para o final.

Fonte de pesquisa: Eu Decoro.

+ ideias para o Natal aqui




gravatar
Grazielle
novembro 25th, 2010 às 16:33

1

Olá meninas, sou arquiteta também e sempre dou uma olhadinha por aqui! Identifico-me com o estilo de vocês!
Mas o recadinho de hoje é para parabenizá-las por este post sobre árvores de Natal! NUNCA vi algo tão completo… Nem nas melhores revistas! Parabéns!
e continue assim, buscando lindas referencias para encher de novidade este blog! Bjs e sucesso, sempre!

[Responder]

gravatar
valéria
novembro 25th, 2010 às 18:05

2

OLá, estou boquiaberta com tanta informação de uma maneira suave e divertida. Parabéns.

[Responder]

gravatar
Mari
novembro 26th, 2010 às 14:20

3

Uma árvore mais linda que a outra. Cada ideia boa!!! Será que os meninos vão deixar eu arrumar assim? Eles querem pendurar TUDO na árvore!!! Vou ver se consigo esconder alguns enfeites para o ano que vem, como vocês sugeriram.
Tem duas coisas que eu gostei de fazer: a cada lugar que eu vou compro um enfeite de natal para recordar; e, no ano passado, coloquei fotos de pessoas que fazem parte da vida da nossa família.
Beijos e parabéns pelo post.
Mari

[Responder]

gravatar
mia
setembro 4th, 2011 às 1:01

4

Oi, meninas, com a descoberta recente do blog, a cada dia, vejo um tema, assim, estou atrasada nos comentarios. Dicas super uteis, tambem nunca tinha visto abordagem igual a de voces, tah aih o diferencial do blog. Sobre o tema arvore de natal, adorei a decoracao natalina feita na Place Vendome, em Paris, no ano passado. Achei barbaro. Infelizmente, nao vi in loco, mas pelo site Conexao Paris, que recomendo muito.No referido site, procurem por natal Place Vendome, depois me digam o que acharam, se eh que que jah nao viram!
Bjk
Mia

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Mia, obrigada pela dica. Não tinha visto e também achei espetacular. Beijos, Cristina

[Responder]

gravatar
andreia
outubro 3rd, 2011 às 10:58

5

perfeito!!amei a roxa, como quero inovar esse ano, estou muito tendenciosa a fazer nesta cor, mas queria ver se com prata tb ficaria bom,misturar as duas ou deixar apenas a roxa mesmo…. em fase de decisão…

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Prata com roxo é uma mistura bem bonita, mas só com roxo fica sofisticado…
Beijo

[Responder]

gravatar
LUANNNA
novembro 9th, 2011 às 12:01

6

ADOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

[Responder]

gravatar
LUANNNA
novembro 9th, 2011 às 12:06

7

EU GOSTEI DA IDEIA DE COLOCA NA COZINHA JA ESTOU INO COMPRA AS COISAS THAL BEM CRIATIVO ESSA IDEIA A IDABEM KE ME APRESENTARAM A IDEI

[Responder]

gravatar
Monica de S.Rozeno
novembro 13th, 2011 às 11:02

8

olá amigas!adorei as dicas!mas gostaria de tirar uma dúvida: é que eu tenho um pisca pisca no rosa e outro no lilás e gostaria de saber com quais cores de enfeites de natal eles combinariam ? parabéns pelo trabalho bjus!

[Responder]

Cristina Campos Respondeu:

Oi Mônica,
A árvore enfeitada nessas cores – rosa e roxo – fica linda! Os enfeites prata também podem ficar harmônicos.
Obrigada pela visita!
Beijos,
Cris

[Responder]

gravatar
novembro 14th, 2011 às 14:13

9

Adorei a arvore branca e rouxa são tão entereçantes e modernas.

[Responder]

gravatar
novembro 14th, 2011 às 14:16

10

roxa*

[Responder]

gravatar
Eduardo
novembro 22nd, 2011 às 12:39

11

bonito demais gostei muito!!!!!!!!!!

[Responder]

gravatar
ALAN
dezembro 12th, 2011 às 15:58

12

COMO EU FAÇO PARA ENFEITAR MINHA ARVORE DE NATAL

[Responder]

gravatar
Márcia Pereira
novembro 9th, 2012 às 6:51

13

Nossa que blog legal e de bom gosto!
Gostei de todas as decorações, e as dicas são muito úteis.
Parabénss!!!

[Responder]

gravatar
novembro 12th, 2012 às 16:12

14

eu gostei muito obrigada cris

[Responder]

gravatar
~Duuh Soousa
novembro 18th, 2012 às 20:43

15

Ameei as diicas !!

[Responder]

gravatar
Rosilene
novembro 20th, 2012 às 14:21

16

Adorei as dicas de como enfeitar as árvores de Natal e dos modelos também. Parabéns e um Feliz Natal.

[Responder]

Valeria Respondeu:

Eu desejo feliz natal para todos que postaram um comentario e todos que nao postaram o comentario tb. FELIZ NATAL :) beijos :*

[Responder]

gravatar
talita
dezembro 18th, 2012 às 17:24

17

nossa gostei das arvores, muito legal seu site

[Responder]

gravatar
talita
dezembro 18th, 2012 às 17:29

18

ai ia ate esquecendo feliz natal para voce, e pra todo mundo, e um ano novo tambem!!!!!

[Responder]








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!