Casa de praia em Paraty

por Cris Campos - 09 de março de 2011

A arquitetura marcante de  Bernardes + Jacobsen somada ao sofisticado projeto de interiores de Fernanda Marques resultaram nessa casa deslumbrante – por dentro e por fora – em Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

O pedido dos proprietários foi uma casa transparente e totalmente integrada com a paisagem, o que foi obtido a partir das enormes esquadrias de aço e vidro. São 950m² construídos em estrutura metálica que, no projeto de interiores foi revestida de madeira com o intuito de proteger o aço dos efeitos da maresia.

A fachada evidencia a estrutura metálica revestida em madeira, uma perfeita combinação com os grandes painéis de vidro. A piscina tem em sua volta um banco, uma ideia ótima para tomar sol e conversar dentro d’água.

As fachadas com maior insolação foram protegidas com painéis de madeira ripada, que deixam passar a ventilação e não vedam totalmente a vista.

O mármore travertino bruto, um material que eu adoro por ser sofisticado e rústico ao mesmo tempo, foi escolhido para o piso de toda a área social, além dos quartos e banheiros. A sala é maravilhosa! A decoração segue o mesmo princípio da arquitetura: móveis com desenho moderno se misturam a materiais e acabamentos rústicos.

Na sala é possível notar toda a integração obtida pelo projeto, tanto entre os ambiente como com a paisagem. São enormes esquadrias de vidro e pouquissímas divisões internas. Assim, a luminosidade natural invade os ambientes tornando-os ainda mais agradáveis.

O forro de madeira dá continuidade ao revestimento da estrutura. Os poucos móveis são predominantemente baixos para não atrapalhar a integração.

A decoração do home theater dá continuidade à do restante da casa, com painéis em madeira e móveis baixos em laca branca. Aqui, ao invés do tradicional sofá, duas chaises, com dimensões de cama, oferecem conforto e aconchego. As almofadas listradas da Missoni são lindas!

Os quartos possuem uma vista maravilhosa para o mar e são totalmente integráveis ao terraço do segundo pavimento atráves de portas de madeira tipo camarão.

O travertino do piso se repete nas paredes e bancadas dos banheiros, que também se abrem para a deliciosa vista do terraço.

O paisagismo reforça a integração da casa com a natureza. O mármore travertino bruto também reveste as calçadas de acesso à residência.

Que lugar lindo! Eu passaria uma tarde inteira nessa poltrona…

* Como vocês já devem ter percebido, somos super fãs do trabalho do escritório Bernardes e Jacobsen. Veja mais 2 projetos deles publicados aqui no blog: Casa no Saco do Mamanguá e Casa moderna em São Paulo.

Fotos: Demian Golovaty – Via Revista D`Casa.

+ projetos de casas / + fachadas

Comente Aqui (5)
Comente Aqui

  1. Mari
    10 de março de 2011 às 08:48

    Essa casa é perfeita. Queria passar férias num lugar assim…

  2. Daiane Leite de Moura
    26 de março de 2011 às 13:31

    meu sonho de consumo,linda de mais!

  3. Jaqueline
    24 de setembro de 2012 às 18:24

    Parabéns pelo bom gosto e pelo site!
    Estou viciada… entro aqui sempre p/ver as novidades!!

    Gostaria de saber qual espessura mínima de vidro vcs indicam p/uma casa com janelas e portas de correr grandes de vidro…
    Obrigada

    • Cristina Campos
      25 de setembro de 2012 às 10:53

      Oi Jaqueline,
      A espessura varia dependendo das medidas, mas não deve ser inferior a 10mm. Porém, o fabricante é o mais indicado para especificar o material necessário para cada caso.
      Beijos,
      Cris

  4. Sandra Zara
    30 de setembro de 2012 às 19:07

    Oi meninas!

    Essas casas com grandes “paredes” de vidro são absolutamente incríveis! Voces tem idéia de custos (pode ser um chute mesmo) de parede de vidro versus parede de alvenaria? Por exemplo, se uma parede de alvenaria custa x então uma parede de mesmas dimensões em vidro custaria aproximadamente…
    Obrigada (pela atenção e pela paciência com essas minhas perguntinhas infames rss). Bjão!!