Custos –> Casa com telhado ou Casa sem telhado

por Mariana Lombardi - 06 de fevereiro de 2012

Como arquitetas, realizamos os mais diversos tipos de projetos, mas não é nossa especialidade fiscalizar e acompanhar obras – o que pode ser feito por arquitetos, mas não é o nosso caso. Assim, temos uma noção dos custos dos materiais e da mão-de-obra, mas muitas vezes não conseguimos responder com precisão aos nossos leitores. Então decidimos convidar o engenheiro Almir filho para nos ajudar com esse post, já que ele executa muitas obras (principalmente casas) aqui em Brasília.

Casa com telhado ou casa sem telhado? Essa é a primeira dúvida de quem decide construir. É uma questão estética, mas que direciona todo o projeto da casa. Nos diversos posts sobre fachadas explicamos um pouco sobre cada estilo, leia com atenção e decida qual o seu preferido. Veja aqui várias ideias de fachada.

Qual o custo de cada tipo de telhado? É a segunda grande dúvida! Em resumo, a casa com telhado embutido sai mais barata do que a casa com telhado aparente.

A casa com telhado aparente tem o estilo mais conhecido e também o mais usado. O que interfere no custo, e o deixa mais elevado, é o tipo de telha (barro, cerâmica, concreto), o madeiramento (ipê, angelim) e a mão-de-obra. Hoje, é muito comum o uso de beiral (como na casa do foto acima) e ele pode ser de concreto ou madeira –  o que também aumenta o preço final.

Esses dois cortes esquemáticos servem para mostrar como funciona a estrutura de um telhado com telha cerâmica ou de barro. Na opção de telhado sem beiral, ainda assim pode ter uma calha.

A inclinação deve ser de no mínimo 28% para que o escoamento da água funcione sem problemas. Lembre-se: diferentes tipos de telhas têm diferentes inclinações, veja a especificação correta com o fabricante.

Atualmente, o tipo de telha mais usada para este tipo de telhado é a telha cerâmica, particularmente prefiro as de tons mais claros, como o cinza e o bege.

A casa sem telhado pode ser feita de duas maneiras: com telha embutida ou com placas de concreto pré-moldadas. Existem diferenças de preços entre os dois métodos, e o com telha de amianto embutida é a opção mais barata.

Antes de construir um telhado feito com telha ondulada de amianto (ou fibro-cimento), avalie alguns pontos negativos: as telhas são frágeis e quebram com facilidade; a tração térmica é grande e em cidades com grandes oscilações de temperatura as rachaduas são frequentes; a absorção de calor é pequena; e o fator ecológico: a extração do amianto pode provocar sérios danos aos pulmões é até câncer, por isso já foi proibido em vários países.

Um outro método, mais atual e muito usado pelos arquitetos, é o telhado embutido feito com placas pré-moldadas de concreto (veja o esqueminha acima), onde são feitos vários processos de impermeabilização até garantir o funcionamento perfeito desta estrutura.

Dentre as vantagens – fora tudo o que já falei sobre o outro médoto ali em cima – estão o custo menor que o da casa com telhado aparente e, comparado com o método da telha de amianto, a diminuição da altura da platibanda, o que dá mais liberdade para o desenho da fachada – e os arquitetos adoram! 😉

Gostaram? Deixem suas dúvidas nos comentários que aos poucos vamos preparar novos posts!

.

 + projetos de casas aqui

.

Comente Aqui (144)
Comente Aqui

  1. 06 de fevereiro de 2012 às 12:24

    Adorei o post – estou querendo fazer um escritorio para mim no fundo de casa e estava com essa duvida… mas acho que vou optar pelo telhado mesmo… moro em Araçatuba e aqui é muuuito quente!!!
    Abraço e contiunuem postando! Passo por aqui todos os dias!

  2. Vera Lucia
    06 de fevereiro de 2012 às 16:53

    Então, Almir… é essa dificil decisão que terei de fazer em breve ( começarei a construção em maio…..
    A alternativa de placas de concreto / manta asfaltica / isopor….. qual é a manutenção (quanto tempo dura essa cobertura?) , pode haver vazamentos ?
    aquele ralo , como seria a coleta da agua de chuva ???? > para aonde a agua fluiria? ( a manutenção com telha normal não seria mais facil que a de placas de concreto ?) abçs e obrigada pela materia !

    • Sivair
      24 de janeiro de 2013 às 15:08

      Ola a todos,
      Sou construtor em Uberlandia, vou construir minha propia casa, apartir deste ano, e realmente surge muitas incgnitas a respeito de fachadas, escolher uma fachada moderna e ótimo, pois os seus custos pode onerar, muito o orçamento principal, pois devemos partir do principio, de quanto tenho para construir, nestes casos os telhados embutidos sai muito mas em conta, e tambem, pode fazer os tetos em Draywll, oferecendo menos carga na fase inicial da Obra, quanto menos carga, menos barato fica a Obra, eu trabalhei na Europa por 7 anos, e la se utiliza em todo os telhado islamento termico, e aconselho que com as telhas de amianto tambem, se utiliza, isopor e manta,
      se puder, antes de tudo uma lamina de mds, depois isopor, depois manta, e por fim telha de amianto,

      SB Serviços e Manutenção 34 9989 5205

      • jean cleber
        28 de novembro de 2013 às 19:12

        ola, gostaria de colocar tijolos de vidro na lale,,,, seria possivel…????

    • wagner
      02 de fevereiro de 2013 às 20:01

      IDEAL E MANTA ASFALTICA TERMICA, PLACAS DE ISOPOR NA LAJE, COM ISTO A CASA VAI FICAR TERMICA, NA LAJE DEIXAR INCLINAÇÃO PARA SAIDA DA AGUA COM CANO DE 100MM IMBUTIDO, MANUTENÇÃO ZERO, SÓ QUE TEM ISOLAR OS CANOS E CAIXA DGUA COM MANTA TERMICA

  3. Henrique
    06 de fevereiro de 2012 às 19:09

    Parabéns pela matéria! O site tá a cada dia melhor! Vcs teriam idéia da proporção entre o preço de telhado aparente e platibanda para brasilia?

  4. Debora
    06 de fevereiro de 2012 às 20:09

    Achei interessante, mas fica a sugestão de falar também sobre telhados verdes, alternativa cada vez mais usada…

    • Mariana Lombardi
      06 de fevereiro de 2012 às 20:55

      Oi Débora,
      Adorei sua sugestão! Vamos pesquisar sobre o assunto…
      Bjos,
      Mari

  5. Gisele
    07 de fevereiro de 2012 às 09:20

    Adorei o post, amo o blog! Estamos pensando em construir e essa era uma das dúvidas. Além disso, nosso terreno tem 18m em declive, será q vcs poderiam dar umas dicas de plantas para aproveitar bem esse tipo de terreno? (Obs: os fundos tem vista para um lago!) Obrigada!

    • Mariana Lombardi
      07 de fevereiro de 2012 às 10:57

      Oi Gisele,
      Dê uma olhada nos diversos projetos de casas que temos publicados aqui no blog, acho que pode te ajudar a definir a sua casa!
      http://assimeugosto.com/2011/01/15/projetos-de-casas/
      Bjos,
      Mari

      • Edilene
        01 de setembro de 2012 às 09:36

        Olá adorei as informações, mas ainda tenho umas dúvidas. Há riscos de infiltrações no telhado não aparente?

        Obraços, obrigada

        • 26 de dezembro de 2012 às 09:33

          Telhado embutido você fala? Há poucos riscos que haver alguma infiltração, se houver sempre uma manuntenção, esses riscos diminuiem bastante. Já o de concreto, quando impermeabilizado corretamente, também há poucos riscos de infiltração. Assim como o telhado aparente também possui esses riscos quando alguma telha sai do lugar ou coisa parecida. ;D

      • 01 de novembro de 2012 às 22:20

        adorei esse assaite eu vou pesquisa mais

  6. Camila
    08 de fevereiro de 2012 às 09:32

    Oii meninas!!
    O blog de vocês é o máximo, sou estudante de arquitetura e simplesmente AMO projetos e principalmente a parte de interiores!
    Gostaria de trocar sugestões com vocês, meus pais fizeram uma reforma em casa e optamos pelo telhado platibanda, agora esta tudo pronto!
    No momento está faltando a pintura, andei pesquisando muito sobre cores e olhando vários catálogos, porém a dúvida sempre fica, queremos algo puxado para o bege claro!
    Gostaria da opinião de vocês!!

    • Cristina Campos
      09 de fevereiro de 2012 às 08:38

      Oi Camila,
      Essas casas modernas, na minha opinião, são mais bonitas com pintura clarinha ou branco, escolha um tom off-white!
      Beijos,
      Cris

  7. Luciana Pasini
    11 de fevereiro de 2012 às 08:10

    Como esses telhados ficam firmes com lage em balanço tão grande? É seguro? Algumas tem mais de 2 metros e nenhum apoio.

    • Cristina Campos
      11 de fevereiro de 2012 às 13:05

      Oi Luciana,
      Qualquer estrutura tem que ser calculada por um profissional habilitado: o engenheiro calculista. Com o projeto em mãos, ele vai definir como deve ser a estrutura para que se sustente. As lajes em balanço são totalmente viáveis, basta que se faça um cálculo adequado para isso. E ficam lindas, né?
      Obrigada pela visita!
      Beijos,
      Cris

      • Ana Maria
        12 de março de 2013 às 17:46

        Parbéns pelo blog, o máximo, entrei pela primeira vez, pois estava pesquisando fachadas, e caí no assimeugosto ( o nome é bárbaro). Só quero fazer uma correçãozinha numa resposta dada, não é só engenheiro que calcula estrutura, nós profissionais de arquitetura temos atribuição para tal, conheço vários que se dedicam a cálculo estrutural. Abraços e boa sorte.

        • Pollyanna
          29 de outubro de 2013 às 09:10

          Os arquitetos não tem habilitação no CREA/CAU para calcular estrutura.

  8. Maria Quintela
    14 de fevereiro de 2012 às 01:00

    Meninas Parabéns pelo site!!! Ja virou um vicio!!!
    Estou pensando em construir e tenho vontade em uma casa em forma de L com telhado aparente. Gostaria de sugestões de vcs!!!
    Grata

    • Mariana Lombardi
      14 de fevereiro de 2012 às 15:10

      Oi Maria,
      Aqui pelo blog temos vários projetos de casas publicados, dê uma olhadinha… Quem sabe algum te ajuda e serve de inspiração pra sua casa?!
      bjos
      Mari

  9. Keila Texeira
    24 de fevereiro de 2012 às 18:36

    Vou construir e optei em fazer a platibanda, onde o engenheiro me sugestionou o uso do telhado metálico termoacustico, gostaria da opinião de vcs. E também estou em dúvida se faço a laje ou somente o gesso como forro (minha região é mto quente), em relação custo benefício o que sairia ganhando.
    Desde já agradeço. Adorei o site.

  10. nanci neri
    04 de março de 2012 às 13:42

    Assim eu gosto… e impressionante , que por mais que eu procure assim eu sempre gosto… de voces…

  11. Maria Quintela
    08 de março de 2012 às 01:27

    Meninas, a telha cinza mencionada neste post nao e a de concreto? Qual a opinião de vcs em relação e esse tipo de telha? estou pensando em usa- lá pois percebi um bom acabamento no telhado.
    grata

    • Cristina Campos
      13 de março de 2012 às 19:47

      Oi Maria,
      É a telha de concreto sim, gosto muito do material (aspecto, durabilidade, acabamento).
      Beijos,
      Cris

  12. Eliana
    01 de abril de 2012 às 22:59

    Olá,
    Gostei muito do blog de vocês. Parabéns!
    Será quee vocês conseguem me ajudar?
    Vou construir uma casa térrea no meio de uma mata, estava querendo fazer a casa sem telhado. Qual a solução que eu teria para as folhas que caem das árvores para não entupir os ralos? Caso caia algum galho, será que a lage suporta?
    Obrigada

    • Cristina Campos
      14 de abril de 2012 às 16:55

      Oi Eliana,
      Se as árvores são muito próximas, galhos e folhas podem ser uma problema tanto para telhados embutidos quanto para os aparentes. A solução é limpar de tempos em tempos… Sobre a laje, ela deve ser calculada por um engenheiro para que faça essa previsão no cálculo estrutural.
      Beijos,
      Cris

  13. napoleao
    04 de abril de 2012 às 22:12

    ola cristina seu blog ta de mais lindas casa,gostaria que tirassem mim uma duvida vo construir uma casa sobrado nao sei se faço a piçina ao lado ou em frente,mim dar essa dica cristina, abraço

    • Cristina Campos
      06 de abril de 2012 às 11:11

      Oi Napoleão,
      Para construir você precisa do auxílio de um profissional, que com o terreno em mãos pode avaliar a orientação do sol, e assim determinar a melhor posição da casa e da piscina. A chance de errar fazendo isso sozinho é grande!
      Beijos,
      Cris

  14. Roque
    17 de abril de 2012 às 22:57

    Estou conhecendo o site agora, pois estou em projeto para a construção da minha casa. Tenho visto muita coisa boa. Parabéns!!!

    • Cristina Campos
      18 de abril de 2012 às 01:28

      Que bom que você gostou, Roque, volte sempre!
      beijos,
      Cris

  15. 24 de abril de 2012 às 22:11

    Meninas ótimo o post, super bem explicado e nos ajuda mto a visualizar as diferenças.
    Parabens! Bjs Dany http://www.danyelacorrea.com.br/blog

  16. Carla Rosane Santos Gonçalves
    25 de abril de 2012 às 22:02

    Gostei muito de conhecer o site ,estou com muitas duvidas sabre telhado em casas térrea com platibandas como fazer a fachada de uma forma que fique bonita ,construí uma casa com lage de isopor e usei free asfalto para impermeabilizar não resolveu está infiltrando muito quero fazer um telhado de forma econômica . minha casa tem 285m,Quanto gasto em media?
    Por favor me responda!

    Carla
    Brasilia

  17. Heber Costa
    30 de Maio de 2012 às 21:46

    Percebi que um dos problemas de usar platibanda, é a formação de limo que vai escorrendo pelas paredes com o passar do tempo, deixando a casa com aspecto inferior, principalmente em pinturas claras.
    Tem alguma solução para isso?

    • Cristina Campos
      31 de Maio de 2012 às 11:30

      Oi Heber,
      Tem sim, Tem que fazer um acabamento sobre a pladibanda deixando uma pingadeira, pra que a água não fique escorrendo diretamente na parede.
      Beijos,
      Cris

      • Julliana Marques
        19 de outubro de 2012 às 20:56

        Olá Cristina! Tenho esta mesma preocupação, pois quero minha casa com o telhado embutido com placas pré-moldadas. Além disso, gostaria de saber se esta opção não torna o ambiente interior com aquecimento muito elevado. Obrigada!

  18. Cleber Moura
    09 de junho de 2012 às 19:14

    Olá meninas. Parabéns pelo site, e obrigado… a muito tempo minha esposa e eu procurávamos por ideias para nosso projeto de casa sem telhado e no site de vocês encontramos as soluções. Gostaria de saber qual tipo de telha termoacustica poderíamos utilizar em nosso telhado ao invés das convencionais de barro (galvanizada tipo “sanduíche” talvez?). Grande abraço.

  19. luciene ibusuki
    22 de junho de 2012 às 18:45

    OLA!
    PARABENS PELO SITE,GOSTARIA DE UMA AJUDA.
    ESTOU PENSANDO EM FAZER UMA CASA MAIS CONTEMPORANEA COM PLATIBANDA, A ARQUITETA DISSE SER MELHOR TANTO NA MANUTENCAO QUANTO NOS CUSTOS….MAS MORO NUMA REGIAO DE MUITA CHUVA E VARIACOES CLIMATICAS TIPO 40 GRAUS NO VERAO E 5 NO INVERNO…GOSTARIA QUE ALGUEM ME AJUDASSE COM RELACAO A ISSO. SERA QUE CASA MODERNA TEM MUITO PROBLEMA DE INFILTRACAO, A MANUTENCAO MELHOR NA CASA TRADICIONAL OU CONTEMPORANEA E DAQUI UNS ANOS SERA QUE UMA CASA COM PLATIBANDA NAO FICA ULTRAPASSADA RAPIDO? ME AJUDEM POR FAVOR!

    • Cristina Campos
      25 de junho de 2012 às 10:47

      Oi Luciene,
      As casas contemporâneas são lindas e a maioria das pessoas têm optado por elas. Um bom projeto faz com que a arquitetura seja atemporal, quanto a isso, não é o telhado que vai fazer a diferença. Em relação ao funcionamento, já mostramos um sistema que usa isopor para fazer o isolamento térmico, o que ajuda e muito a durabilidade, está nesse post aqui: http://assimeugosto.com/2012/02/06/custos-casa-com-telhado-x-casa-sem-telhado/.
      Beijos,
      Cris

  20. Marli
    25 de junho de 2012 às 18:15

    Estou na dúvida quanto a escolha de uma planta e fachada para um sobrado que pretendo construir, acho lindos os de telhado embutido.
    Preciso de uma planta de mais ou menos 120m2 e com 4 suítes. Vc tem alguns modelos nessa metragem?

    • Liza
      06 de abril de 2013 às 14:39

      Contrate um arquiteto. Meu primo foi nessa de pegar uma planta linda maravilhosa de uma casa que ele tinha ido e se deu mal. A planta nao se adequava para aquele terreno por causa da posição do sol, etc. Se arrependeu! As pessoas acham que se gasta muito com o profissional, mas nao sabem que eles podem facilitar muito a sua vida em materia de gastos e qualidade.
      Abraços

  21. LEANDRO
    04 de julho de 2012 às 20:33

    ola, primeiramente parabéns pelo site! estou em processo de construção, porem com orçamento bem planejado, e pesquisando sobre acabamento, observei aqui que o telhado de platibanda, pode ficar mais barato, isso procede? qual seria o valor aproximado do telhado tanto esse como o aparente ( que usa madeiramento )? otimo site.

  22. 11 de julho de 2012 às 12:55

    Parabéns pela matéria Cris, e pela grande explicação do engenheiro Almir Filho, esse post ajuda muito aos proprietários investirem em um projeto contemporâneo, tenho sempre sugerido esse tipo de arquitetura aos meu clientes. Esse aqui é meu último projeto, já fase de legalização.

    http://www.gelkerribeiro.com.br/portfolio/residencial/paulolopes/index.html
    Abs,
    Gelker Ribeiro
    gelkerribeiro.com.br

  23. Márcio Venturi
    15 de julho de 2012 às 09:41

    Bom dia Cristina e Mariana. Parabéns pelo blog. Tudo aqui é muito lindo e dá para tirar muitas idéias. Gostei muito.

    Se puderem me ajudar ficarei muito feliz. Minha dúvida é a seguinte: Estou pretendendo construir e em relação ao meu gosto não tenho nenhuma dúvida de que quero uma casa de telhado aparente. A única coisa que poderia me fazer mudar de opinião seria o orçamento. Vocês teriam como me fazer o favor de dizer o quanto, em média, um telhado aparente encarece uma obra ? Quanto um telhado embutido ficaria mais barato em relação ao aparente, em média ?
    Grato pela atenção e desejo sucesso ao blog e ao trabalho de vocês.

  24. Sandra
    08 de agosto de 2012 às 12:41

    Que tipo de telha usar para telhados escondidos em termos de qualidade e fator térmico , pois moro numa cidade muito quente.

  25. Glauber Lopes
    13 de agosto de 2012 às 11:05

    Acredito que também seria um bom investimento ao invés do telhado embutido na “Casa sem telhado” utilizar placas fotovoltaicas para energia solar, dependendo do tamanho do telhado poderia fazer uma casa alto suficiente, com energia suficiente até mesmo para aquecimento de piscina etc.

  26. Edison
    20 de agosto de 2012 às 22:03

    A matéria é muito legal, mas faltou a diferença de preço entre as duas versões. Estou prestes a iniciar uma casa térrea de no máximo 120m2 em um condomíno em Araçoiaba da Serra – SP e fiquei apaixonado pela versão embutida do telhado, mas precisaria uma dica sobre qual versão mais barata.
    Grato pela resposta

  27. dayanne
    21 de agosto de 2012 às 21:48

    Ola meninas tudo bem?
    Estou construindo e vou colocar na entrada uma porta pivotante e estou com dúvida se colocou ou nao telhado? o que acham?
    beijoos

    • Mariana Lombardi
      21 de agosto de 2012 às 23:36

      Oi Dayanne,
      A casa sem telhado é mais atual!
      bjos
      Mari

  28. claudio
    27 de agosto de 2012 às 11:20

    Ola adorei as dicas, no caso do telhado embutido é necessario deixar beiral contra chuvas, e aparte eletrica tem que ser feita antes PT. saudações abrigado

  29. Edilene
    01 de setembro de 2012 às 09:49

    Olá adorei conhecê-las. Muito esclarecedor o blog, pis em fase inicial de uma construção.A minha arquiteta sugeri , porque eu gosto do estilo moderno e clean, um telhado embutido, no entanto tenho receio quento a infiltrações. O que posso fazer para evitá-las? além de um excelente trabalho com bicas, devo instalar tubos de PVC para escoamento da água? Deixar um beiral contra chuva também é importante?

    Obrigada, abraços
    Edilene

  30. Dri
    02 de setembro de 2012 às 21:26

    Em resumo a casa sem telhado tem um menor custo, calculando-se a laje que fará para ambos os casos. A opção da maioria por um telhado (imponente e bonito ou não) não é meramente pela estética mas sim pelo custeamento da laje, tendo em vista também de que em lugares muito quentes a opção pelas telhas de barro sem laje oferece um grande conforto térmico ao morador, além daquele gostoso barulhinho de chuva de verão. Eu gostei do post no geral mas sinceramente fiquei com muitas dúvidas e muito mais indecisa, acho mesmo que este não é um blog para esclarecimento do grande público e sim de um público mais restrito, cujo a prioridade não é de fato o custeamento.

  31. Darlete Barros
    21 de setembro de 2012 às 15:55

    Minha casa é de chapa (com platibanda)com cobertura de brasilite que não aparece.Gostaria de colocar um telhado mais alto, para que a casa mudasse o estilo, mas não sei se a mesma tem estrutura.Qual a sugestão?Adorei encontrar alguém que pode me ajudar.Existe um tipo de telha leve?

  32. 22 de setembro de 2012 às 22:47

    ADOREI AS CASAS SEM TELHADOS PODIA POSTAR CASAS TERREAS SEM TELHADOS PARABENS PELOS PROJETOS AGUARDOS MAIS FOTOS BJOS MENINAS DEISE GIMENES/

  33. Adilson da Silva Rodrigues
    27 de setembro de 2012 às 10:54

    No post fala da possibilidade de rachaduras no telhado embutido com telhas de amianto, gostaria de saber se eu usar uma manta térmica pode reduzir essa possibilidade e tambem com a manta térmica posso utilizar telha de zinco que é bem mais resistente. Estou para começar a construir e o telhado embutido além de ser mais bonito posso economizar uma boa grana no madeiramento.

  34. fabiano
    21 de outubro de 2012 às 15:05

    Ola , estoucontruindo aqui na cidade de londrina , sao 2 casas germinadas com telhado mais estou com muitas duvidas em relacao a telha e a madeira gostaria de saber se existe uma forma mais economica de se fazer este telhado e qual seria a melhor telha em relacao ao custo beneficio, ja ouvi falar que as telhas de concreto sao maiores e mais baratas mais tambem vi telhas americanas pela metado do preco e um pouco maior do que a metade das outras realmente preciso de ajuda, desde ja agradeco.

  35. 24 de outubro de 2012 às 21:56

    Gostaria de saber se vcs fazem projetos para outro estado?

  36. Luiz Borges
    08 de novembro de 2012 às 20:50

    Pretendo construir minha casa sem telhado, utilizando laje inclinada (2 ou 3%) e impermeabilizada com manta asfáltica aluminizada. Eu teria platibanda em 3 dos lados ficando o último com um pequeno beiral para a queda d’água. Pretendo ter uma cobertura funcional e de manutenção simples.
    A casa é um sobrado e a laje de cobertura terá 9,5 x 13,5 metros.

    • Luiz Borges
      08 de novembro de 2012 às 20:51

      Esta ideia possui algum tipo de problema? Que erros devo evitar?

  37. Gabriela
    11 de dezembro de 2012 às 20:18

    Oi Cristina e Mariana. Estou pesquisando sobre telhados e encontrei o post de vocês, muito interessante! Vou reformar a casa dos meus pais, no Lago Norte, em Brasília. Ela foi construída com telhado e calha. Ela já tem uma laje sólida e bem construída (segundo meu pai, dá pra levantar um prédio sobre a casa). O fato é que gosto de casas no estilo modernista, sem telhado. É possível retirar o telhado já existente (muitas águas) para ter uma casa sem telhado? E todas as ripas e madeiramento (madeira também de excelente qualidade) pode ser usada para outro fim, como o deck da piscina, por exemplo? Muito obrigada pela atenção.

  38. Paula Impellizieri
    26 de dezembro de 2012 às 09:33

    Meninas, estou planejando minha casa nova e estava justamente precisando de argumentos para convencer meu marido a optar pela casa sem telhado, acho mais contemporâneo e este post facilitou demais. Obrigada.

    Dá pra fazer um post sobre casas com fachada contemporânea com 12 m de frente?
    Bjos. e Parabéns pelo site.

    • Cristina Campos
      26 de dezembro de 2012 às 20:17

      Oi Paula,
      Vamos pesquisar sim!
      Beijos,
      Cris

  39. Henrique
    05 de janeiro de 2013 às 00:19

    Sou aluno de Engenharia Civil e gostei bastante do blog, parabéns pelo trabalho. Abraço!

  40. Paula
    14 de janeiro de 2013 às 13:39

    Boa tarde, gostaria de parabenizá-las pelo site. A minha pergunta é sobre a casa sem telhado. Achei interessante o baixo custo desse telhado, mas será que ele não está mais vulnerável a infiltrações? E mais, embora ele seja mais barato do que o com telha, o fato de ter que se fazer manutenções não daria no mesmo? Grata.

  41. Fernando
    27 de janeiro de 2013 às 12:14

    Oi Cristina e Mariana, deixo aqui registrado o exelente trabalho q vcs estão fazendo! Uma dúvida com relação ao assunto: vou construir uma casa cujo projeto é com telhado ñ aparente, creio que já descartamos a solução com telhas de fibrocimento, mas não conseguimos decidir entre usar telhas metálicas termoacústicas ou a solução apresentada com concreto pré moldado. Vcs saberiam me informar a diferença em relação a preço e durabilidade?

  42. Carla
    03 de fevereiro de 2013 às 17:20

    Estou quse chegando na fase de telhado da minha construção, mas agora surgiram dúvidas… Estava programado usar as chamadas telhas sanduiche, mas agora me falaram que a telha de fibro-cimento é melhor e mais barata, confere? Essa telha é a mesma da de conreto?agora já nem sei…e comrelação ao madeiramento? Qual usa menos madeira?

  43. Willian
    09 de fevereiro de 2013 às 02:34

    Qual o valor total da casa pronta? só para ter uma ideia.

  44. angela marah
    27 de fevereiro de 2013 às 19:54

    Estou pensando em construit tbém. Quero uma fachada bonita, tipo essas casas minimalisticas sem telhado. Quero explocar mais a área aberta. casa /varanda anexado piscina. Mas tem que ter 2 moradias. Voce teria alguma para eu ver? Se tiver algo interessante, pode me mandar?
    aguardo.
    obs: gostaria de fazer uma coisa bonita , mas barata.
    se vc puder mandar algo pelo e-mail, vou ficar agradecida.

  45. elcio
    07 de março de 2013 às 19:58

    Numa casa moderna sem telhado como fica a caixa de agua?

  46. Giovanni Teixeira
    26 de março de 2013 às 14:05

    Olá Arquitetas quero começar por agradecer pelo vosso e nosso blog, ele este repleto de pormenores importantíssimos para a conceção de casas aqui mencionadas, Contudo tenho uma questão que gostaria que respondessem: Quais são os materiais que vocês utilizam com maior frequência como revestimento de faixadas e platibandas de maneira que dê um aspeto um pouco diferente pelo observador. beijo

  47. claudia luca
    06 de abril de 2013 às 22:17

    Meninas, voces são ótimas!!! Estou enroladíssima com essa coisa de construção. Quero construir uma pequena sala home office do lado de fora da minha casa! O pedreiro já me passou o valor dele porém agora preciso saber o preço do material de construção. Me dêem dicas do que usar que não encareça o projeto pois pelo que entendi ficará quase 2x o valor do pedreiro. HELP ME.

  48. Romano
    07 de abril de 2013 às 21:17

    Olá… Vou construir e desde há muito tempo já decidi por este tipo de arquitetura, sem telhado. No entanto, não estou encontrando fotos e projetos de casas até 70 metros quadrados com essa frente.
    Att

  49. Eva
    09 de abril de 2013 às 09:28

    Bom dia!
    Uma dúvida: telhado feito de telhas de zinco tipo sanduíche tem conforto térmico?
    Obrigada.

    – o site é lindo!

  50. 14 de abril de 2013 às 11:01

    Bom dia,

    Procuro inspiração para construção de minha casa, esta opção da casa branca, aqui desta pagina. teria como conseguir a planta dos ambientes?

    • Cristina Campos
      14 de abril de 2013 às 19:13

      Oi Thompson,
      Aqui compilamos as ideias que achamos mais bonitas, mas nem sempre temos acesso ao projeto completo. Na verdade esse é exatamente o trabalho do arquiteto, buscar a melhor solução pra cada cliente. Já pensou em procurar um?
      Beijos,
      Cris

  51. mario gomes
    29 de Maio de 2013 às 23:00

    Boa noite Eng° Almir por favor quer uma sugestão sua breve vou construir uma casa de aproximadamente 80 metros m2 eu faço com telhado avista ou com telhado embutido e qual o custo entre os dois? .obrigado

  52. 31 de Maio de 2013 às 23:15

    Parabéns! Ótimo site. Muito bom para ter uma base na hora de escolher como fazer.Gostei muito dessa matéria.

  53. Adriana Campanelli
    06 de junho de 2013 às 15:16

    Olá meninas, também sou arquiteta, mas ao contrário de vcs não trabalho com arquitetura residencial. E talvez seja por isso que o telhado de minha casa está deixando a desejar. Nós optamos por uma casa contemporânea com telhado embutido, mas o pedreiro, calheiro e afins não souberam executá-lo e daí vieram as infiltrações. Descobrimos que algumas telhas de fibrocimento trincaram e a calha está rasa. Agora temos que refazer tudo. Vcs tem alguma sugestão ou desenho esquemático de como deve ser a inclinação do telhado e a profundidade ideal da calha? Existe outro tipo de telha que requer uma inclinação próxima da telha de amianto.Abçs.

  54. Ana Paula Oliveira
    21 de junho de 2013 às 14:22

    Olá! Adorei o post, muito bom. Estou com um projeto para construir um prédio com quarto apartamentos, estilo chalés, para alugar (sendo 02 no térreo e 2 no 1º piso). A minha arquiteta sugeriu que a construção fosse estilo platibanda, gostei e por isso estou pesquisando na internet para conhecer melhor a proposta.
    Gostaria de saber quanto a temperatura e a ventilação neste estilo de construção, pois pelas fotos que vi achei as casas muito quadradas e apenas com as janelas e portas como entradas de ar (ventilação). Como moro no nordeste brasileiro, no interior do RN, e a temperatura aqui, na maior parte do ano é muito alta, gostaria de saber se o estilo platibanda é adequado para minha região ou se é melhor eu utilizar o método tradicional de construção. Obrigada pelo apoio!

  55. helena maria gorgulho santos
    03 de julho de 2013 às 15:06

    estou rindo até do meu saltbanc , quero dizer platibanda . preciso as medidas de largura e altura deste beiral. agradecida. helena maria

  56. igor
    27 de julho de 2013 às 22:51

    adorei a dica de fazer o telhado embutido mas como fazer quando não posso ter uma laje. Gostaria de embutir o telhado e forra-lo com gesso para parecer laje.

  57. Ronaldo
    29 de julho de 2013 às 23:21

    Gosto muito do site. Vocês estão de parabéns e contribuíram para eu construir um sobrado no estilo telhado embutido. Está chegando a hora de por o telhado e estou pensando em fazer com telhas metálicas comuns, pois a termo acústica é muito cara. Vocês têm experiência quanto ao barulho? A casa tem laje e terá forro de gesso.

  58. Camila
    15 de agosto de 2013 às 14:02

    Gostaria de saber se em uma reforma numa casa com lage e telha de eternite eu consigo mudar para telha de amianto embutida? Ou qual a melhor opção?

    • Cristina Campos
      18 de agosto de 2013 às 22:13

      Oi Camila,
      As de amianto estão em desuso porque são tóxicas, o ideal são as de fibrocimento.
      Beijos,
      Cris

  59. Fabio
    26 de outubro de 2013 às 11:39

    Cristina e Mariana, parabens pelo site. Tenho uma duvida: as telhas onduladas ecologicas sao uma boa opcao para telhados platibanda?

  60. jean cleber
    28 de novembro de 2013 às 19:16

    ola, quero fazer minha casa com laje, e gostaria de saber se tem como fazer a ipermeabilização utilizando na laje alguns tijolos de vidro, para dar mais claridade na casa,,,???

  61. Márcia N. Nepomuceno Horta
    02 de dezembro de 2013 às 19:32

    Oi Almir, gostaria de saber se tem como projetar aquecimento solar para telhado embutido de fibrocimento..

  62. Kah Carreira
    30 de dezembro de 2013 às 21:47

    Ola meninas, parabens pelo trabalho!
    Ainda tenho a duvida se posso fazer o telhado somente da minha area(fachada) sem ter lage por baixo, soh com forro ou gesso.
    Gostaria que me ajudassem, obrigada.

  63. 11 de janeiro de 2014 às 16:36

    Estou construindo um sobrado e já estou na parte do telhado, minha arquiteta fez com telhado embutido, mas estou em duvida se coloco telhado aparente ou embutido, queria saber se pra fazer embutido é obrigada ter laje? e se poderei usar telhar eternite? obg.

  64. Juliane
    24 de fevereiro de 2014 às 20:51

    Olá, adorei o site só agora consegui ter realmente ideia de como um telhado fica escondido. Parabéns!!!
    Mas tenho uma duvida?
    Comprei uma casa velha estou fazendo algumas reformas, vou começar pela fachada pois a mesma é muito feia, o telhado é de telha cerâmica, a duvida é? Você me aconselha fazer beiral de concreto melhor dizendo platibanda? O Custo é alto? Como devo fazer?
    Aguardo seu contato Muito obrigada
    Fique com Deus.

  65. ludmila
    25 de fevereiro de 2014 às 16:40

    Vou construir em breve, e não tenho condições de colocar laje, pretendo colocar forro de gesso. Gostaria de saber qual o tipo de telhado e telha mais seguro para cobrir essa casa. Já sei sobre os riscos com vazamentos. Por isso qual o telhado mais indicado. Embutido ou aparente e qual telha. Obrigada. Ludmila.

  66. Telhas100
    02 de junho de 2014 às 10:20

    Olá Arquitetas.
    Vi as inumeras sugestões de telhas, e quero levar a seu conhecimento as telhas ecologicas de fibra vegetal-Telhas100- são baratas, leves, resistentes a impactos, impermeável, com baixa transmissão térmica-acústica, duravel . Aceita qualquer tipo de design. Pode ser usada para qualquer tipo de telhado. Pesquise a respeito. É mais uma opção a oferecer aos seus leitores.
    Abraços,
    Waldete

  67. Edson
    20 de julho de 2014 às 15:15

    Minha filha quer construir uma casa com telhado embutido mas, como é possível fazer o manutenção e a própria instalação elétrica e hidráulica com este telhado?

  68. Iyone
    06 de agosto de 2014 às 00:37

    Olá! São ótimas as informações., Tenho a intenção de comprar uma casa que não possui laje. Qual seria a forma mais economica para a substituição do forro? e quanto a instalação hidráulica, tem que ser trocada?

    • Mariana Lombardi
      06 de agosto de 2014 às 21:34

      Oi Iyone,
      São sei se entendi muito bem… Mas uma boa opção para forro é o gesso. O lambei de madeira também funciona bem. A hidráulica não depende da laje, portanto não sei se é adequado trocar ou não.
      bjos
      Mari

  69. Leandro
    23 de outubro de 2014 às 22:03

    Olá, existe a possibilidade de se fazer a laje impermeabilizada sem telhas, utilizando apenas um impermeabilizante (que não seja manta asfáltica, $$) e argila expandida apenas? Estes sistemas ficam mais econômicos do que telhados embutidos de fibrocimento?
    Obrigado!

  70. Elizabete
    28 de outubro de 2014 às 14:57

    Achei de muita utilidade todas as explicações. Se possível, gostaria de saber quanto deixo de beiral de laje para telhado embutido em uma casa de apenas um pavimento, de forma a proteger janelas, portas e paredes? Muito obrigada!

    • Cristina Campos
      28 de outubro de 2014 às 20:19

      Oi Elizabete,
      Depende do angulo do sol e também de legislação para o terreno, mas em geral tentamos fazer o beiral entre 80 e 100cm.
      Bjs,
      Cris

  71. ANDRÉ SALDANHA
    19 de novembro de 2014 às 11:16

    Cristina & Mariana,

    Sou do RJ e estou construindo minha primeira casa. Trata-se de uma obra grande de bom nível de acabamento. No desenvolvimento do projeto desenhamos uma casa com telhado colonial.

    Nas fundações escolhi o sistema de BATE ESTACAS. Fiquei surpreso com o sistema, pois na alvenaria convencional recebi orçamentos de MÃO-DE-OBRA de R$20 à R$30 mil para executar o serviço, fora o material que não cheguei a cotar. No final, todas as fundações da casa com bate estacas e blocos de coroamento, para receber a estrutura metálica, saíram por R$29 mil (MO+MAT). E o prazo de execução total foi de 25 dias.

    Devido ao aquecimento imobiliário do RJ, a mão-de-obra ficou escassa e muito cara. Diante disto, optei pela Estrutura Metálica para erguer a casa. Não tive economia, mas pelos meus cálculos toda a estrutura pronta (esqueleto da casa) saiu o mesmo valor da alvenaria (R$120 mil = MO+MAT). Ganhei no prazo de execução que foi mais rápido (60 dias) que o convencional.

    O problema agora foi o TELHADO. Ao orçar o telhado colonial que sempre sonhei (aprox. 350 m2) levei um susto! Os orçamentos foram inviáveis pois o meu telhado acabado teria o custo final entre R$100 mil e R$145 mil (MO+MAT). Para não correr o risco de ficar com a obra parada decidi mudar tudo! Transformei o projeto em uma CASA MODERNA. As vigas metálicas, que antes seriam escondidas, agora ficarão a mostra. O orçamento do telhado em metal com telhas de aço galvanizado cheguei ao preço de R$26 mil (MO+MAT). Vou dar apenas um UPGrade no telhado pois optei por telhas sanduíche (Alumínio+Poliuretano+Alumínio), pois são térmicas e no RJ sempre chegamos aos 40º no verão.

    Ao ler a matéria realmente achei importante este esclarecimento sobre custos de telhados para as pessoas que estão se aventurando na construção civil.

    Fica aqui a minha experiência que condiz com a matéria do Blog.

    Um abraço

    André Saldanha

    • Cristina Campos
      21 de novembro de 2014 às 11:05

      Oi André,
      Você fez uma excelente escolha optando pela estrutura metálica, que além de agilizar, faz uma obra mais limpa. Também acho que você não vai se arrepender do telhado metálico, a manutenção dele é bem menos frequente do que a de telhas coloniais, que podem quebrar ou sair do lugar provocando infiltrações. Considere colocar um forro com proteção acústica por causa do barulho causado pela chuva batendo na telha (além da telha sanduíche).
      Muito obrigada por dividir sua experiência com a gente!
      Bjs,
      Cris

  72. 28 de novembro de 2014 às 09:36

    bom dia gostei das informações, mais gostaria de saber o custo que fica para construir uma casa platibanda de três quarto sala grande e cozinha grande um quarto com suite área na frente e fundo total de obra construída 120 metros
    obrigado.

    • Cristina Campos
      02 de dezembro de 2014 às 22:41

      Oi Dorico,
      Não fazemos orçamentos de construção.
      Bjs,
      Cris

  73. Thiago Rasmussen
    09 de fevereiro de 2015 às 09:11

    Bom dia.

    Mesmo uma casa com laje de isopor, um telhado com telha de amianto pode aquecer bem mais que as demais opções de telhado?

    Se fosse definirmos em percentual, qual seria o percentual de calor para cada modelo de telha abaixo, somente uma base?
    – Telha de amianto
    – Telha de cerâmica
    – Telha de metal (Telha sanduíche)

  74. eunice
    04 de março de 2015 às 18:36

    oi meninas, gosto do site, estou construindo casa de 100 m2 8×12 vou usar platibanda qual telha uso, fibrocimento ou placas pre moldados. obrigado,eunice

    • Cristina Campos
      14 de abril de 2015 às 15:23

      Oi Eunice,
      A telha de fibrocimento tem melhor custo benefício, mas converse com o engenheiro da obra pra saber qual é a melhor opção no seu caso.
      Beijos,
      Cris

  75. eunice
    04 de março de 2015 às 18:37

    oi

  76. Viviane
    12 de março de 2015 às 18:05

    Olá, parabéns pelo trabalho de voces, minha duvida é sobre o telhado mais adequado para um sobrado, cuja estrutura não foi bem elaborada, necessita de pouco peso, alguma sugestão?

    Valeu, bjos.

    • Cristina Campos
      14 de abril de 2015 às 15:25

      Oi Viviane,
      A estrutura metálica é mais leve, converse com o calculista sobre essa possibilidade.
      Beijos,
      Cris

  77. André
    26 de abril de 2015 às 13:05

    Oi Cris, pretendo construir uma edícula , só que eu gostaria de fazer uma sala privada no fundo para meditação com jardim , então ela iria estar afastada 5 metros do fundo para isso. Tendo esse afastamento é considerado como edícula ou já seria casa e no caso teria que abrir um corredor lateral?

    • Cristina Campos
      27 de abril de 2015 às 11:16

      Oi André,
      Depende das normas do local onde será construída. Aqui em Brasília tem que se informar na Administração Regional e nas outras cidades, nas Prefeituras.
      Bjs,
      Cris

  78. 30 de abril de 2015 às 20:51

    Olá, achei seu blog muito bom, o material me foi de grande utilidade. Vou deixar o link que pode

    ser útil a você e o pessoal que visita seu Blog, espero que seja de grande valia.

  79. Layanne Barbosa
    28 de Maio de 2015 às 15:40

    olá, nao consegui visualizar as imagens de casa sem telhado.
    gostaria mto de vê-las,
    poderia me encaminhar no em-mail?

    • Mariana Lombardi
      28 de Maio de 2015 às 17:15

      Oi Layanne,
      Estamos resolvendo esse problema e em breve as fotos estarão de volta no post!
      bjos
      Mari

  80. Natália Beatriz
    21 de junho de 2015 às 20:11

    olá!
    adorei as dicas! tenho uma dúvida: pode-se instalar uma cobertura verde, como grama, acima do telhado embutido feito com placas pré-moldadas de concreto?
    grata!

    • Mariana Lombardi
      24 de junho de 2015 às 18:49

      Oi Natália,
      Acredito que o seu telhado não suporta o peso dessa cobertura. Mas o ideal é pedir um laudo para um engenheiro, geralmente eles cobram uma taxa de visita bem acessível para dar essa primeira opinião no local.
      Bjos,
      Mari

  81. MAX LEANDRO
    29 de julho de 2015 às 14:34

    Boa tarde, uma dúvida, qual modelo é mais econômico: Platibanda com telha de fibrocimento ou placas de concreto? Obrigado pela atenção e aguardo um retorno.

  82. DANIEL RODRIGUES
    12 de agosto de 2015 às 22:46

    Obrigado pelas dicas, estou planejando meu telhado e tinha muitas dúvidas, optei pelo casa sem telhado, mas para solucionar o problema da temperatura e manter uma platibanda menor encontrei uma opção de telha que se mostrou muito interessante. Ela se chama Termoroof da empresa Danica. basicamente é uma telha de aço muito fina pintada externamente com uma camada de poliuretano por baixo. Vocês já tiveram alguma experiência com ela? recomendam seu uso? A temperatura radiada da laje é um ponto de muita preocupação no momento.
    muito obrigado

    • Cristina Campos
      14 de agosto de 2015 às 11:39

      Oi Daniel,
      Não usei ainda, mas sei que é um produto bem recomendado. Um forro de gesso ou madeira embaixo da laje ajuda muito também, eles formam um colchão de ar e têm baixa condutividade de calor.
      Bjs,
      Cris

  83. napoleao
    23 de agosto de 2015 às 14:54

    oi cristina oi mariana passo aqui todos os dia e muito bonito o trabalho de vcs,mas agora quero agradeçer a voces pela dica que voces mim deram ficou muito acochegante minha casa,abraços bonitas

    • Cristina Campos
      31 de agosto de 2015 às 10:32

      Oi Napoleão,
      Ficamos muito felizes com esse retorno!
      Bjs,
      Cris

  84. Jéssica
    25 de agosto de 2015 às 09:13

    Bom dia.
    Estou construindo e optei pela telha embutida. Estão me indicando a a telha sanduíche e que não precisaria bater laje, apenas colocar gesso embaixo da telha. Você sabe me falar se convém fazer isso?
    Obrigada.

    • Mariana Lombardi
      17 de novembro de 2015 às 17:22

      Oi Jéssica,
      Pode ser feito desse jeito sim, sem a laje.
      bjos,
      Mari

  85. Cleiton
    24 de setembro de 2015 às 11:49

    Olá primeiramente queria dar os parabéns. Estou começando a construir e ainda por incrível que pareça não decidi ainda sobre o telhado. O arquiteto fez o telhado com platibanda e pretende usar a telha fibrocimento 10%, sinceramente estou em duvida sobre qual telha usar, voçes poderiam por gentileza de ajudar….desde já agradeço….

  86. 18 de novembro de 2015 às 13:23

    Oi Cris,

    Tenho uma casa com dois pisos ou seja dois apartamentos, a parte superior e coberto com telhado aparente de telha de concreto e forrado com gesso, porém não gosto de não ter laje . Estou querendo fazer uma reforma e gostaria de colocar laje e telhado embutido , gostaria de saber se a estrutura já existente com o peso das telhas de concreto ficará o mesmo usando a laje o telhado embutido.

    Grata

    Luce

    • Cristina Campos
      20 de novembro de 2015 às 16:34

      Oi Luce,
      Pra isso você precisa chamar um engenheiro pra ir até o local e avaliar também os projetos da estrutura existente. Ele vai calcular se a reforma é possível e se é necessário fazer algum reforço.
      Bjs,
      Cris

  87. Susana Ferreira
    11 de Maio de 2016 às 08:02

    Olá a minha casa é sem telhado mas já tem 20 anos este inverno tive infiltrações. Qual a forma mais económica de arranjar o telhado de forma a fazer com que retenha mais o calor e que tipo de telha será melhor? Grata

  88. apiano morais
    30 de julho de 2016 às 21:20

    Muito interessante e esclarecedor o post. Estou planejando construir minha casa com telhado verde e facilitou bastante saber que as placas pre-moldadas sao de menor custo.

    • Mariana Lombardi
      10 de agosto de 2016 às 09:31

      Que bom, Apiano!
      😉

  89. Alexandre
    23 de dezembro de 2016 às 20:23

    Ola, sobre telhado em Platimbando, gostaria de saber se não seria mais barato, em vez de telhas, o uso de um piso bem colocado.

  90. Rita de Fatima da Fonseca Oliveira
    30 de janeiro de 2017 às 23:46

    PROCURO TELHADO RETO SEM ONDULAÇÕES NA PARTE DE BAIXO VC. JA PENSARAM NO ASSUNTO.
    COMO SE FOSSE LAJE .

  91. Rita de Fatima da Fonseca Oliveira
    21 de fevereiro de 2017 às 20:08

    sempre mostram os telhados por cima nunca por dentro da casa . como fica o acabamento

  92. Rita de Fatima da Fonseca Oliveira
    21 de fevereiro de 2017 às 20:11

    deveria existir telhado reto por baixo nas ondulações ferragens que possa ser aclopado nas paredes

  93. Carlos
    27 de fevereiro de 2017 às 13:26

    Olá, parabéns pelo site, e tenho uma dúvida. Irei construir minha segunda casa. Na primeira fiz telhado aparente, pois queria poder andar no forro qdo fosse necessário mexer com elétrica e hidráulica.
    Na segunda casa, por causa de custo, estou querendo telhado escondido, mas queria deixar a platinbanda bem alta de forma que o telhado escondido ficasse a 1,5m do forro pelo mesmo motivo, isso é possível?
    Ou se fizer da forma como estão falando sem telhas e deixando um piso direto na lage no lugar da telha, e planejar direitinho os conduítes (antena, telefone, elétrica) e canos para passar tudo que for necessário, e qto a questão de calor neste tipo sem telha como fica?

  94. Luzirene cavalcante
    01 de abril de 2017 às 04:11

    Oi Mariana e Cristina, bem interessante todos esclarecimentos, mais gostaria que me respondessem se eu for trocar o telhado comum por estes de fibrocimento a platibandas, terei que arrancar todo forro de gesso

  95. Luzirene cavalcante
    01 de abril de 2017 às 04:14

    Oi Mariana e Cristina, bem interessante todos esclarecimentos, mais gostaria que me respondessem se eu for trocar o telhado comum por estes de fibrocimento a platibandas, terei que arrancar todo forro de gesso já existe? Bjos por me respondam essa dúvida preciso muito realizar as despesas nessa reforma da minha casa.!!!!!

  96. Thales
    08 de abril de 2017 às 21:45

    Onde encontro no mercado essas placas de concreto pré-moldadas? Não encontro em nenhum lugar! Preciso mandar fazer?

  97. Bruno
    12 de abril de 2017 às 19:10

    Olá, tem como mudar uma casa com telhado embutido para um com telhado colonial ??

  98. Clodoaldo
    19 de Maio de 2017 às 18:30

    Bom,sou construtor,vou construir minha casa e não vou usar laje, pretendo fazer a casa de estrutura metálica, assim não uso concreto para nada a não ser o piso,vou fazer telhado embutido, com telhas sanduíches​,para isolamento acústico e térmico, rebaixar com dry wall,,o que me dizem?

  99. Msriste
    10 de agosto de 2017 às 23:42

    Oi tenho uma casa no litoral com telhado de telhas tenho muito medo de vento seria mais seguro esconder o telhado

  100. MAURICIO MEDINA JOURDAN
    01 de outubro de 2017 às 18:08

    Boa noite.
    Pretendo fazer uma casa com telhado verde sobre a laje. Como essa solução encaixaria com essas outras opções?
    Parabéns pelo blog.
    Att
    Maurício

  101. Jessica
    01 de novembro de 2017 às 13:33

    Oi! Tudo bem? Gostaria de uma diva… eu construi a parte devaixo da
    Minha casa, quero fazer 2 pisos… ou melhor, sao 3 kitnets abaixo e quero fazer a parte de cima. Mas irah demorar um pouco… a parte de cima esta sem telhdo. E acontece q esta umedecendo as kitnets abaixo. Oq poderia colocar barato e a seja a prova dagua… ? Q dure por um ano… obrigada

  102. Marco Leão
    09 de novembro de 2017 às 23:29

    Então … tenho uma casa com telhado a mostra .. telhas de cimento .. vou fazer uma área externa de 5,7×4 m… será com churrasqueira e gostaria de fazer sem telhado … tipo caixote … esta área vai partir da casa … minha pergunta é pela questão estética se tem problema a casa ser de telhado a mostra e a área de telhado a mostra .. ??!

  103. 08 de março de 2019 às 15:03

    Gostei muito! A minha dúvida é se pode usar, em lugar de placa de concreto pré-moldado, laje de isopor e aplicar normalmente telhado embutido de amianto?
    Já ouvi falar que lajes de isopor são resistentes e com bom isolamento térmico, pode usar?
    Pode usar outras alternativas de lajes mais baratas que não seja placa de cimento pré-moldado?
    E outra, pensei, que pra aplicar o impermeabilizante poderia usar borracha líquida, ou manta líquida, ou manta asfáltica em cima da laje…
    Aqui a laje de isopor é mais barato do que placas de concreto….