Como escolher o colchão

por assimeugosto - 19 de março de 2015

Como escolher o colchão é difícil! Estou passando por esse dilema e confesso estar perdida diante de tantas opções que já pesquisei. Quando decido por alguma marca ou modelo, jogo no Google e o Reclame Aqui me deixa perdida novamente – cheguei à conclusão que não existe um modelo perfeito/ideal, pois todos têm alguma reclamação… Até nos grupos do whatsapp eu tentei uma pesquisa, mas também não consegui concluir nada!

como escolher o colchao

A verdade é que o colchão é uma escolha pessoal, cada um tem o seu gosto (mola/espuma, duro/mole, box/cama, king/queen/casal… ) e suas prioridades (marca, preço, garantia…). Além disso, um bom colchão é um investimento que custa caro e, por ser de uso diário, uma má escolha pode interferir na qualidade do sono e prejudicar a saúde. Sem falar que o casal ainda tem que conseguir chegar num consenso! Quem disse que era fácil?! haha Para facilitar a escolha de quem está passando pela mesma situação que eu, vou falar um pouco da minha pesquisa:

Tamanho

Aqui tem um post onde falamos sobre os tamanhos de cama e como dimensioná-los dentro do quarto para ficar proporcional. O tamanho mais usado e fácil de encontrar é o Queen (158x198cm).

Tipo de conforto

colchao molas ensacadas e espuma

O colchão é composto de molas e espumas e é importante que tanto uma quanto a outra sejam de qualidade. melhor opção são as molas ensacadas, pois são costuradas individualmente e a adaptação ao formato do corpo é ainda melhor, pois cada mola responde individualmente à parte do corpo em contato. Outro grande benefício para os casais é que os movimentos de um não influenciam no sono do parceiro.

Quanto maior a qualidade da espuma, melhor. Elas formam uma camada sobre as molas e têm a função de deixar o colchão mais macio, sem que as molas sejam sentidas ao se deitar sobre elas. As espumas especiais configuram colchões mais nobres, como: látex, visco elástico, hr e soft.

 colchao casal queen

Além do colchão e o acabamento de espuma que fica sobre ele, existe uma camada extra de espuma chamada “pillow top”, que ajuda a definir o nível de conforto final – quanto maior o pillow top, mais macio o colchão será. Geralmente essa camada é de espuma viscoelástica, mas pode ter vários outros componentes diferenciados para garantir maior conforto. Pessoas acima do peso devem considerar colchões mais resistentes, evitando que fiquem deformados em pouco tempo. O tecido que reveste o colchão também deve ser considerado, o mercado tem uma variedade enorme de opões e o mais interessante é que ele seja antimicrobiano.

Base da cama box

  cama box com bau

Como quero aproveitar melhor o espaço, decidi por uma cama box com baú. Descobri que a base pode fazer diferença se não tiver boa qualidade, pois vi alguns modelos de cama box com pés quebrando facilmente e reclamações de que a garantia não estava cobrindo. Custa o dobro do preço em relação a base normal. Para quem também tem interesse em aproveitar melhor o espaço, aqui nesse link tem vários tipos de base. Camas acima de 140cm de largura vêm com a base separada no meio, para passar mais fácil pelas portas. Os modelos conjugados – com base e colchão grudados – são mais baratos, mas não permitem a ventilação do colchão (o ideal é que sejam virados de vez em quando), são difíceis de transportar e não tem como usar lençol de elástico.

Tratamentos

O mercado oferece vários tratamentos para garantir longevidade e conforto aos colchões, principalmente contra ácaros e fungos. O colchão das nossas camas podem acumular muitos fragmentos de escamação da pele e por isso é grande a quantidade de ácaros que vivem nas camadas profundas dos tecidos.

Garantias

Procurar saber sobre a garantia do colchão é a melhor forma de ter certeza da matéria-prima usada. Quanto maior a garantia, mais certeza o fabricante tem da qualidade do produto. As melhores marcas têm garantias maiores, mas cuidado com colchões de marcas importadas, pois além de serem os mais caros, vi muito problema com a assistência técnica no caso de algum defeito.

Marcas

euro colchoes

Para esse post tivemos o apoio da Euro Colchões, uma empresa líder no segmento, que completa 10 anos esse mês, oferecendo os melhores colchões (de fabricação própria ou representante), com matéria prima de qualidade e excelentes espumas, garantia estendida e a proteção ActiPro, o melhor neutralizador de ácaros do mundo.

Para comemorar o aniversário, todos os seus colchões estão com 30% de desconto. E os clientes que comprarem um conjunto (box+colchão) ganharão uma máscara de dormir. São colchões aprovados pelo mais rigoroso teste de qualidade: O dia seguinte! 😉

Como não tem loja da Euro aqui em Brasília, não conheço pessoalmente os colchões da marca, mas num passeio pelo site vi que eles representam uma das marcas que estou de olho: a Serta – que tem alguns colchões usados por hotéis, daqueles que a gente sonha em ter em casa, sabe?! Acho que para comprar um colchão é fundamental testar e aprovar, então se alguém estiver na procura, pode passar em alguma loja Euro (aqui tem uma lista de endereços).

Pesquisa

Vamos trocar indicações? Qual colchão você usa e indica? Aceito sugestões!!!!

Comente Aqui (8)
Comente Aqui

  1. Gicele
    20 de março de 2015 às 09:32

    Bom dia. Estou no mesmo dilema que você, a compra de colchão. Já tem dois meses que estou pesquisando e ainda não consegui me definir, pois acho que tenho que fazer uma escolha responsável. Afinal , serão muitos anos de uso. Pesquisando os representantes da marca Serta, descobri que em Goiânia, na Colchões e Cia tem a marca. Irei até a loja em Goiânia na semana que vem, depois posto os comentários.

  2. Vivian
    08 de abril de 2015 às 19:00

    Crisssss também to nessa função!Serta vende na prima linea!bjsssss

    • Cristina Campos
      10 de abril de 2015 às 15:48

      Obrigada, Vivi!
      Conseguiu escolher o seu?!
      Beijos,
      Cris

  3. Kelem
    23 de abril de 2015 às 22:55

    O meu é da Cia do Sono. Tenho há 3 anos e amo!

  4. rebeca
    01 de maio de 2015 às 08:11

    toda vez que ia a um hotel e gostava do colchao eu fazia questao de olhar a marca. nessa brincadeira, percebi que era sempre da Serta. quando tive que comprar o colchao, nao pensei duas vezes. apesar do preço acho que valeu muito a pena. infelizmente naquela epoca comprei o modelo casal padrao por falta de espaco no ap que eu alugava. mudei de ap e hoje quero comprar um maior. agora nao sei o que fazer com meu colchao antigo, pois ele foi caro e esta novinho (Apenas um ano de uso).

    • Mariana Lombardi
      04 de maio de 2015 às 08:09

      Oi Rebeca,
      Eu vi que nesses sites de venda (tipo OLX) tem muito colchão usado, tenta anunciar o seu por lá!
      bjos,
      Mari

  5. 02 de maio de 2015 às 11:10

    Parabenizo pelo Post tão útil!…..Informações assim são bem vindas e necessárias!….Desejo Sucesso e que continuem postado matérias desse nível.

    • Mariana Lombardi
      04 de maio de 2015 às 08:06

      ahhhh 🙂
      obrigada!