Estamos ajudando um jovem casal a decorar seu primeiro apartamento e separamos aqui algumas fotos de salas com diferentes estilos de decoração para auxiliá-los a definir com o que eles mais se identificam, o que combina melhor com sua personalidade e seu estilo de vida.
Caracterizamos aqui alguns estilos, mas sem definições amarradas, pois a decoração, na nossa opinião, deve ser flexível e buscar, principalmente, a identificação com seus habitantes. Aqui no escritório nós temos nossas preferências, mas sempre partimos do princípio de que quem vai morar lá é o cliente, não a gente! Por esse motivo, procuramos conhecer bem os gostos pessoais de cada um, como a família vive e como se relaciona com sua casa. Assim, podemos traduzir seu estilo para o projeto e orientar suas escolhas para compor o ambiente, sempre incentivando-os a dar seu toque pessoal!
O estilo contemporâneo tem como princípio ambientes acolhedores e atemporais, mas sem excessos. Aqui, linhas retas e modernas convivem com curvas e elementos fluidos. A base da decoração é feita em cores neutras, como off-white, beges, cinzas e preto, mas as cores são bem-vindas em acessórios, quadros, adornos e até em móveis menores, como cadeiras e poltronas. Texturas diferentes e tecidos aconchegantes, com toque natural, como algodão, couro, sedas, são convidativos, assim como os papéis de parede. Outra característica marcante é a mistura de elementos modernos com antiguidades. Móveis e objetos com história, design assinado e estampas da moda convivem no mesmo espaço em harmonia. Recordações de viagem, fotos da família, peças com história e obras de arte têm espaço especial na decoração, mas sem exagero, pois elas devem se destacar.
O estilo contemporâneo natural têm princípios semelhantes ao contemporâneo, com ambientes acolhedores e o uso de texturas variadas e mistura de estilos. Aqui, porém, os ambientes convidam ao relaxamento, buscando equilíbrio visual e espiritual através do contato com elementos naturais e da harmonia de cores e formas, e tem sido muito usado ultimamente, como uma forma de tornar a casa um refúgio da correria do dia-a-dia. Muitas vezes o equilíbrio é atingido pela simetria na disposição de móveis e outros elementos, o que, como já mostramos aqui no blog, dá uma sensação visual agradável. Móveis simples e aconchegantes, pedras, fibras, madeiras e tecidos naturais e ecologicamente corretos, cores neutras e pouca variação de tons caracterizam esses ambientes. Os adornos são equilibrados e muitas vezes dão um toque étnico e zen à decoração, que também é enriquecida por plantas e flores, trazendo a natureza para dentro de casa. Não deve ser confundido com o rústico, que é mais pesado e rebuscado.
O estilo moderno é o famoso ambiente “clean”. Prática e minimalista, a decoração é formada por com poucas e boas peças, de preferência com design assinado, que se destaquem pela qualidade do desenho e dos materiais. Assim, predominam as linhas retas e formas geométricas, os materiais tecnologicamente avançados (aço, acrílico, plástico, fibra de vidro, etc), espaços vazios e amplos, além de pouca diversidade nos acabamentos e texturas. As cores são básicas e sem muitas variações: branco, preto, cinza, pontuados por apenas alguns elementos em cores fortes. Os adornos são muito poucos, ficam expostas apenas obras de arte e peças com design assinado, posicionados de forma criteriosa em locais próprios. O resto deve ser escondido em armários fechados ou nem existir!
O estilo clássico valoriza o requinte, o luxo e os detalhes com o predomínio de formas rebuscadas. Móveis entalhados, como em estilo Luís XV ou outras antiguidades, madeiras nobres e raras, mármores, cristais, tecidos encorpados caracterizam os ambientes clássicos. As paredes são trabalhadas com detalhes em gesso e muitos quadros, e fazem composê com os estofados, onde texturas, estampas e brilho são muito bem-vindos, além de cores pastéis contrastando com o dourado de molduras e outros detalhes. As cortinas, volumosas e em tecidos nobres também chamam a atenção. Muitos e muitos adornos decoram os ricos móveis, como taças e vasos de cristal, castiçais, telas, muitos espelhos e muitas flores.
Depois de ver as fotos, nossos clientes se identificaram muito com o estilo contemporâneo. E você?
Eu gosto mais do contemporâneo natural, mas tenho um cantinho retrô bem divertido!!! Só que ainda falta bastante para eu conseguir a decoração sofisticada que vi nessas fotos hehehe
Beijos, meninas, e como sempre estão de parabéns pelo blog!
Eu sou contemporÂnea, com contemporânea natural. Amo quase tudo….e como arquiteta acho o blog de vocês muito bom! parabéns! sempre dou uma olhada para ver as novidades e estar de olho no que rola fora do meu estado. bjs
Nada como uma simples explicação para nos abrir os olhos, rsss…
Adoro a mistura do clássico com o moderno, mas um ambiente rústico também me agrada muito. Se a casa for grande, pode usar mais de um, já que serão vários ambientes, não?
Cheguei a conclusão que gosto de todos os estilos,as cores do oriental me encantam,mas não gosto muito dos móveis.O romântico é leve e delicado,adorei!Bjs
O estilo clássico remete a um aconchego e elegância indescritível.
Gostaria de saber onde posso encontrar um centro de messa parecido ao a da última foto do clássico com tampo de vidro e base de metal??
O site como umt odo está de parabéns!
Oi Raquel,
So de olhar a foto eu nao consigo saber de onde e esse centro de mesa…
Mas como sei que essa foto e de uma Revista Casa Vogue, se encontrar alguma informacao te mando por email, ok?!
Bjos,
Mariana
Olá meninas. Conheci o site há pouco e adorei! Tenho visto muitos blogs e sites sobre o assunto, mas o de vocês é realmente especial, pois tem belas imagens aliadas a ótimas dicas. Parabéns!!
Ah, quanto ao estilo: moderno natural com um pouco de romântico.
Mari
Curitiba/PR
Adorei seu flog,aqui voce coloca muita imformação,e isso é bom!
Adorei a matéria. Adorei o site!!!! Mas cuidado que tem gente copiando voces sem dá os devidos créditos. Encontrei por acaso um post no facebook, e quando vi era exatamente a matéria de vocês no site alheio. Enfim…. segue o link. http://www.baladain.com.br/blogshare/4708/decidiu-reformar-e-nApoundo-sabe-que-estilo-escolher-descubra.html
Fica os parabéns!
Oi Cris,
Muito obrigada pelo elogio e pela dica! Infelizmente isso acontece demais na internet e ainda não sabemos muito bem como agir, afinal tudo o que colocamos aqui é muito pesquisado em vários lugares e nossos textos, muitas vezes, são baseados em nossas experiências pessoais e profissionais. Aí sempre vem um(a) espertinho(a) e cola tudo como se fosse ideia dele… Mas ainda bem que contamos com a ajuda de leitores atentos como você pra fiscalizar! Hehehe…. Obrigada! Beijos, Cris
Oi, meninas , a referencia do blog foi fornecida pela colega de voces, Carol, na postagem de hoje, no blog ” Com Drama”. Vim conferir, e aprovei, hahaha!
Meu estilo na decoracao eh aquele bem elaborado, feito com capricho e elegancia.Gosto muito de um clean, pois adoro design arrojado, amo cadeiras, do mobiliario sao pecas que mais aprecio, entao jah dah pra perceber que sou chegada num Sergio Rodrigues, Carlos Motta, Joaquim Tenreiro, Reno Bonzon, e varios, varios. Charles e Ray Eames, adooooooro!
Mas queria um gentileza de voces.Na mostra do contemporaneo natural, identifiquei a sala do apartamento do David Bastos, arquiteto que amo, essa sala, especialmente, eh um dos meus ambientes favoritos. Me digam uma coisa, que piso eh esse? Limestone? Voces recomendam? Em Brasilia, acho onde?
Desde jah, agradeco, virei conferir as novidades do blog, com frequencia.
Bjk
Olá,
Tive referência do blog de vocês, lendo uma postagem feita pela Carol Nathair no blog Com Drama, que leio e comento, com frequência. Simplesmente adorei o blog de vocês, fiz um comentário extenso, exatamente nessa postagem, Estilo de Decoração, pedindo ao final, informações sobre o piso da sala do apto do David Bastos, que foi apresentado no estilo Contempoirâneo Natural. Estava ansiosa pela resposta, chequei várias vezes, estava aguardando moderação, e hoje, me surpreendi, pois o mesmo foi retirado. Não consegui entender a razão. Por mais que tente encontrar um motivo, não consegui identificar. É uma pena, pois tenho muito interesse pela área, leio bastante sobre o assunto, sobre os profissionais, os designers, tenho meus preferidos, e achei que aqui, seria uma canal para me informar mais, pois o blog de você está muito bem elaborado. Só tenho a lamentar
Mia
Oi Mia, também não sei o que aconteceu, mas como estamos modificando o layout do blog, pode ter havido algum problema… Mesmo assim, desculpas! Comentário aqui são sempre bem vindos, ainda mais de pessoas interessadas como você! Pesquisei sobre o piso do apartamento do David Bastos, e descobri que é um limestone. É lindo, né? Segue o link do fornecedor http://www.imarf.com.br/v1/pt/home.php?pagina=categoria&idcategoria=10. Acho que o dele é o montcharmot…
Desculpe mais uma vez pelo problema com seu comentário e continue nos visitando, comentando e tirando dúvidas. Nós adoramos e procuramos responder sempre que possível!
Beijos,
Cristina
Oi, Cristina, fiquei super preocupada em ter feito alguma ofensa a voces, ainda bem que nao foi nada disso!
Agradeco muitisimo a gentileza da resposta, depois que descobri o blog, leio todos os dias.Vejo que as pessoas comentam sobre a qualidade do trabalho de voces, mas acho mais que isso, eh uma atividade de pesquisa impecavel, na qual utilizam olhar muitissimo perspicaz, achei diferenciado.A proposito, sei que sao por demais antenadas, mas gostaria de registrar uma descoberta , que nao eh tao recente, mas foi um achado, assim como o blog de voces, trata-se da revista ” wish casa”,que tal?
Vou atras do limestone, adoro, acho que eh o mesmo revestimento usado no Hotel Emiliano, em Sao Paulo, projeto do Arthur de Matos Casas,muito fera a figura!
Mais uma vez muito obrigada pela atencao, um grande abraco.
Mia
Oi Mia,
Então está tudo resolvido! Muito obrigada pelos elogios, ficamos muito felizes que nosso trabalho tenha esse resultado.
A revista wish é mesmo muito bacan, gosto muito das referências de design…
Beijos,
Cristina
Great post. Thanks a lot.
Oi, adoro as matérias de vocês, deixei uma dúvida na parte de espelhos. Queria muito uma ajuda para optar pelo espelho que quero colocar atrás da mesa de jantar. Minha parede tem 3,11 de largura por 2,64 de altura.
Pensei em colocar um espelho na altura da parede toda, 2,64 mas com largura da mesa: 1,40. O que acham?
A outra opção era fazer dois retangulos de 0,50 cm e dar espaço de 0,5 cm entre eles e aí usar a largura da parede toda, foi o que o vidraceiro sugeriu. Pode me ajudar, please, estou perdida.
Oi Luciana, prefiro a primeira opção, na largura da mesa com a altura da paredde toda. Mas faria ele um pouquinho maior do que a mesa, com 1,60m, pra sobrar 10cm de cada lado. Beijos, Cristina
Estilo Minimalista, sem dúvida! É o futuro.
OLá primeiramente estou amando o blog de vcs….. olha eu faço mesmo o estilo clássico amoooooo mas como fica muuuuuito chic., fico no contemporaneo formal….. mas nada luxuoso/palaciano sabe.
Super bjo…..
Não sou muito de elogios, mas tiro o chapéu para vocês duas. Em virtude de também ser artista plástica, desenvolvo alguns trabalhos – esporadicamente – como designer de interiores. Daí, quando uso o trabalho de outrem, indico aos clientes a fonte. Algum problema em utilizar suas idéias e mesclá-las às minhas? At. Lena
Oi Lena,
Aqui no blog nem todas as ideias são nossas, buscamos referências e outros profissonais e sempre que possível citamos a fonte. Fazendo o mesmo com a gente, não vejo problema nenhum…
Beijos,
Cris
Boa noite meninas!! estou visitando o blog de voces a horas , não consigo sair de tão bom rsrsrs…e devo lhes dizer : Amei de paixão!! Estou começando a construção de minha casa e me deram ótimas idéias , parabéns pela dedicação e talento!!
Abraços,
Maria
Oi Maria,
Seja bem vinda!
Muito obrigada pelo carinho e volte sempre por aqui!
Bjos,
Mari
Olá!
Primeiramente parabéns pelo site. Como eu, tenho certeza que inspira e ajuda muito outras pessoas também.
Em uma casa minimalista, eu sei que a decoração é do gosto. Mas qual a decoração realmente indicada?
E o formato do piso, queria muito 0,90 x 0,90, porém a cor que eu procurava só encontrava no formato retangular 0,45 x 0,90 slim. Estou em dúvida, mas gostei muito da cor.
Agradeço antecipadamente, e gostaria muito se puderem dar uma dica nessas questões. Abraços carinhosos.
Oi Reneide,
Casas assim pedem pouca decoração, mas uma boa base de revestimentos bonitos e de qualidade, pois vão ficar em evidência. Hoje em dia os tamanhos maiores são mais usados, e dão a sensação de amplitude. Ainda prefiro o 90×90, mas se não tiver jeito… Sobre a decoração, ela não precisa de excessos, mas de boas peças, que façam efeito!
Obrigada pela visita!
Beijos,
Cris
Eu sempre tive muitas dúvidas sobre os estilos de decoração.Confundia
principalmente o rústico e o contemporâneo.O clássico, o moderno e os outros, são mais fáceis de identificar.Mas o estilo mais bonito pra mim é o contemporâneo, que mescla outros estilos,portanto sendo o mais versátil.A decoração fica mais livre e visualmente menos entediante.
Adorei o site!Recomendo para quem é leigo e assim como eu tem muita vontade de acertar quanto a decoração do seu cantinho.
Oi Danielli,
Que bom que você gostou! Ficamos felizes em ter esclarecido suas dúvidas!
Muito obrigada pela visita e por nos recomendar!!!
Beijos,
Cris
Oi meninas, bom dia!
Sempre olho o blog de vocês e adoro! As matérias são super bem escritas, fotos e ambientes ótimos e temas muito atuais!
Tenho uma dúvida sobre a minha sala, vejam se vocês podem me ajudar.
Nosso apartamento é pequeno, cerca de 60m2, com sala e cozinha integradas. Nos identificamos com o estilo contemporâneo, nossas paredes são cinza claro, portas brancas e um sofá beringela. Na área de jantar teremos uma mesa de vidro encostada na parede (revestida de espelho) apoiada sobre um móvel tipo buffet, mas não sabemos que cores devemos usar para esse buffet, nem para o móvel da área do home theater que fica logo ao lado. O sofá beringela limita muito a combinação de cores?
Muito obrigada pela atenção e por todas as dicas que vocês postam por aqui!
Oi Juliana,
Você pode usar laca branca ou preta, pra manter um estilo bem moderno, ou usar madeira em tom médio, que trará um pouco de aconchego. Depende do efeito que você quer obter.
Gosto do sofá beringela, combina com várias cores, não mexeria nele!
Beijos,
Cris
Oi Meninas!! Vocês são ótimas!!!
Minha casa é no estilo romântico (identifiquei o estilo aqui no blog) e eu gostaria de fazer sob medida um rack para home theater de preferência branco e com uns 2,50 m de comprimento, mas estou em dúvida quanto à um modelo que possa combinar com este estilo.
Obrigada!!
Olá, gostaria que vocês tirassem uma dúvida minha. Qual a altura ideal de um abajur para mesa lateral. Minha sala é pequena, a mesinha tem 45X45 e 50 cm de altura e fica uns cinco centímetros a baixo do sofá. Conto com a ajuda de vocês.
O BLOG está simplesmente de parabéns, muito inovador e bem prático.
Adorei a reportagem sobre os estilos, porque especifica de maneira suscinta e objetiva cada estilo de decoração.
Ótima publicação! Linguagem simples, direta e eficaz!
Parabéns!!
Olá gostaria de tirar uma dúvida: em um mesmo apartamento posso fazer estilo clássico na sala de tv e de jantar e contemporâneo no quarto?
Ou seja, estilos diferentes nos cômodos do apto.
Att.,
Edvania
Cristina e Mariana, minha casa tem aproximadamente 9 anos que a construímos.
Agora já é tempo de enovar, com uma decoração bem ao estilo do seu perfil profissional, voces teriam algum interesse em dar as ideias de decoração gratuitamente e posteriormente utilizar esse trabalho como uma divulgação no seu hall de experiencia profissionais? Fico no aguardo de seu retorno. Att, Marta
Oi Marta,
Não trabalhamos desta forma. Caso queria um orçamento de projeto ou consultoria, entre em contato pelo email: duettoarquitetura@hotmail.com
Bjs,
Cris
O blog de vcs é ótimo! Mas tenho observado que algumas páginas as fotos não estão carregando, essa por exemplo é uma delas.. Adorei o que está escrito mas não pude ver as fotos.. Uma pena!
Oi Mirella,
Estamos resolvendo esse problema!
Beijos,
Cris