O tijolinho é um revestimento atemporal, bonito e versátil, que pode ser utilizado em todos os ambientes da casa (internos e externos). Por isso, com frequência publicamos projetos com alguma parede de tijolinho como destaque, é só dar uma olhadinha aqui!
Hoje, vamos falar dos tijolinhos aparentes brancos, um acabamento que agrada tanta gente e tem tanta procura, que o mercado oferece várias opções/marcas com um aspecto semelhante ao tijolinho original, mas com mão de obra muuuuuito mais fácil.
Então se você gosta de tijolinho branco e que ter na sua casa, veja algumas opções:
* Tijolo aparente original + pintura branca – vai depender da estrutura da sua casa e de como as paredes foram construídas. Se você tiver essa sorte e os tijolos existentes estiverem bem conservados, tem que lixar e remover o pó + aplicar um fundo impermeabilizante + pintar com tinta látex acrílica branca ou cal.
* Tijolo artesanal (ou lajotas) + pintura branca – tem que comprar o tijolo ou lajotas de cerâmica (na cor marrom/bege mesmo) + aplicar na parede (você pode decidir como quer a junta: seca, frisada… – veja aqui as opções) + depois pintar de branco (tinta látex acrílica branca ou cal).
As duas opções acima são as mais tradicionais e também mais trabalhosas. As dicas abaixo são de marcas atuais que estão com produtos lindíssimos e muito parecidos com o tijolinho branco:
* Ecobrick, da Santa Luzia – é feito de poliuretano (tipo isopor) e tem o aspecto bem parecido com o tijolo original. É vendido por unidade, já vem na cor branca (mas pode ser pintado também), é fácil de aplicar e tem o preço bom. Aqui no site da marca tem mais informações.
* Aspen, da Brick Studio – feito de cerâmica, é igual ao tijolinho de barro com pintura branca. Tem aspecto rústico e fica bonito quando aplicado sem rejunte. Aqui no site da marca tem mais informações.
* Tijolo Anatólia, da Palimanan – não chega a ser branco, é um pouco mais bege. Feito de pedra, a textura é linda e super chique! É vendido por unidade e tem diversos tons (sendo o Anticato Noce o mais clarinho). Aqui no site da marca tem mais informações. Para quem ama tijolinho, a Palimanan tem diversos tipos e cores.
* Vulcano Brick, da Pasinato – é um tijolinho bem clarinho, feito de cerâmica natural, que vem com as cores mescladas. É vendido por unidade e tem diversos tons (sendo o Ischia o mais clarinho). Aqui no site da marca tem mais informações.
* Liverpool, da Portobello – é uma cerâmica inspirada nos revestimentos retangulares das estações de metrô de Londres. Tem de diversas cores, inclusive o branco, todas com brilho. O interessante é que esse revestimento pode ser usado na área molhada de cozinhas e banheiros, diferente das outras opções apresentadas. Aqui no site da marca tem mais informações.
* Papel de parede tipo tijolinho – papel de parede é sempre a opção mais fácil, sem dúvida! Mas a grande dificuldade é conseguir um papel perfeito, que fique realmente fiel ao desenho do tijolo aparente e “não muito fake”. Adiei a publicação deste post porque queria ter mais um nome de álbum para indicar, mas não consegui ~ainda~ e vou sugerir o que eu já conheço: Modern Rustic – o desenho do tijolo é meio grande e o tom é mais bege do que branco. A foto da cabeceira do quarto aqui em cima é um papel de parede bem bonito, assim que confirmar o nome do álbum eu atualizo aqui. (Ambiente da Mostra Líder Interiores em Brasília / Projeto Desirée Nassaralla).
Alguém já conhece algum papel de parede tipo tijolinho bem bonito e pode nos falar o nome do álbum? Nas minhas pesquisas encontrei alguns sites: 1 2 3 – mas não testei nenhum.
ATUALIZANDO – Descobri dois outros álbuns de papel de parede com boas opções: Stone Gallery e Stone Touch.
Agora que já vimos algumas opções, selecionamos belos projetos com o tijolinho branco como destaque:
Sala com pé direito alto e parede revestida de tijolinho branco {Ecobrick branco, da Santa Luzia}. A estante solta da parede chama a atenção e valoriza ainda mais o material. Projeto Renata Basques. Tem outra foto desse ambiente aqui.
Sala moderna com parede de tijolo branco + piso de madeira escura + móveis escuros. Projeto Curly Studio.
Loft moderno com parede da tv revestida de tijolo aparente branco + móvel cinza. Gosto do mix: madeira + concreto aparente + pontos de cor. O piso é o Concretissyma, da Portobello. Projeto Hiperstudio.
Sala íntima super aconchegante, com parede de tijolo aparente branco + rasgo no gesso com iluminação embutida. Projeto Leila Fernandes e Ana Maria Côrte.
Estante de tv com parede de tijolinho branco + prateleiras de madeira freijó com iluminação embutida. Projeto Paola Ribeiro.
Sala com estante de tv com fundo de tijolinho aparente {bege claro} + rasgo no gesso com iluminação embutida + piso de madeira + decoração em cores claras. Projeto Rodrigo Maia.
Cozinha da casa de praia (ambiente que tem tudo a ver com o tijolo aparente!) que tem parede de tijolinho branco {tijolo cerâmico com junta frisada e pintura branca} + decoração rústica + vista de babar! Projeto Mauro Cid.
Quarto com parede da cabeceira toda de tijolinho branco + cama tipo box de tecido + lâmpadas pendentes. Foto Nika Vorotyntseva.
Quarto com parede de tijolinho branco + cabeceira de tecido com iluminação embutida (fita de led) + estante e criados de madeira. Projeto Débora Dalanezi e Marcello Sesso.
Quarto com cabeceira horizontal em madeira escura + parede de tijolo branco {aparente original da casa, que foi descascado e pintado com pátina suave na proporção 1 parte de tinta látex fosca e 5 de água}. Projeto Maicon Antoniolli, via Casa Cláudia.
Quarto de bebê com parede de tijolinho branco {ecobrick branco envelhecido} + berço e persiana de madeira + móveis e enxoval colorido. Projeto Renata Ferrão e Raquel Gaiolla.
Cozinha com parede brancas de tipo tijolo aparente + bancadas de silestone cinza + detalhes de madeira. Via Casa e Jardim.
Estante com fundo solto e parede revestida de tijolo aparente branco + iluminação indireta no teto e marcada no piso, destacando o relevo do material.
Meia parede de tijolo aparente branco + pintura amarela + banco de madeira Muxarabi, do designer Paulo Alves.
.
Vocês conhecem algum outro revestimento “tipo tijolinho” que não citei aqui? Deixem suas sugestões nos comentários que atualizo o post com essas dicas!
.
Oi, estou sempre por aqui. Adoro suas dicas e bom gosto. Eu coloquei um papel de parede de tijolinho na minha sala. Gostei do resultado, se quiser mando foto pra vc ver. Beijo, Aline.
Oi Aline,
Manda, por favor! blogassimeugosto@gmail.com
Obrigada!
bjos
Mari
Olá meninas! Minha casa possui o tijolinho branco na sala de jantar, porém com o tempo ele acumula muita poeira, já que ele é original e fica sobressalente da parede. Haveria outra opção de cor que deixasse meus tijolinhos modernos mas sem tanto trabalho para limpa-los? um beijo e Obrigada !
Adoro tijolinhos aparentes! Eu já havia visitado o blog antes para me inspirar e agora volto para dizer que o resultado na minha sala ficou lindo. Optei por colocar umas placas de poliuretano da Bene Placas, que imitam o tijolinho com perfeição. A instalação foi rápida e simples, sem cheiro, cimento etc. Uma maravilha.
Obrigada pelas dicas meninas! Naveguei por vários sites de decoração que falam sobre o produto, porém, não dão as dicas de onde encontrar. O serviço prestado por vocês com este post foi excelente e me ajudou muito!
Que bom, Walquíria!
Obrigada!
bjos,
Mari
Olá meninas,
Ótimo post ! Só passando pra ajudar que o site do Ecobrick da santa luzia esta fora do ar. O site continua o mesmo, mas quando a gente clica no link, não é possível chegar direto na página.
Obrigada, Victória!
Acabei de atualizar o link.
bjos,
Mari
Existe técnica com stencil e massa corrida que tbem é legal! Estou pesquisando a melhor opção para fazer a minha na sala!
Boa noite. Vocês poderiam me informar se no mercado encontro um produto que tire resina e Veniz de cerâmica que imita tijolinho? Tenho uma área de churrasqueira que os mesmos estão muito feios e gostaria de pintar de branco.obrigada
[…] Beliche de madeira clara que forma uma estante na lateral e um nicho no fundo. As paredes têm tijolinho branco + papel de parede geométrico. Adorei os adornos coloridos e moderninhos! Projeto Bianca da […]
Sempre gostei muito da ideia do tijolo aparente, mas, como prefiro uma decoração mais monocromática e minimalista, a coloração avermelhada às vezes me incomodava um pouco. Porém, desde que comecei a ver este acabamento em tijolinhos brancos, fiquei simplesmente apaixonada e determinada a aplicar esta ideia aqui em casa (assim que eu tiver o meu cantinho, claro haha).
Aliás, amei as fotos de inspiração, Mariana! E já gostaria de aproveitar o espaço para parabenizar você, Mariana Lombardi, e a Cristina Campos por apresentar conteúdos tão atuais e tão bem redigidos e, principalmente, projetos inovadores e inspirados!
Sou assessora de imprensa de alguns blogs de de conteúdo do segmento de Design, Construção e Arquitetura, e posso dizer que suas postagens têm sido uma fonte valiosa de conhecimento e inspiração para estes canais.
Parabéns novamente pelo blog e pelos projetos e, se tiverem interesse em alguma parceria, estou deixando meu e-mail de contato e o link de um dos blog dos quais sou assessora.
Beijos!