Loft sustentável | Assim eu gosto
Loft sustentável
Postado Por - 03 de dezembro de 2010

O Loft Sustentável foi projetado pela arquiteta Beta Pollis para a Casa Cor Brasília 2010.

A idéia era mostrar ao público que ambientes sustentáveis podem ser elegantes e luxuosos, fazendo com que as pessoas incorporem a sustentabilidade como um estilo de vida, se importando cada vez mais com o futuro do planeta e das novas gerações e procurando o uso consciente dos recursos e materiais disponíveis.

Dessa forma, o loft foi pensado para um casal sofisticado, que não abre mão de conforto e escolheu um modo de vida sustentável, cultivando verduras e legumes em sua própria horta, usando a bicicleta como meio de transporte e buscando toda a tecnologia disponível para uma construção que cause menos impacto ao meio ambiente.

A fachada tem desenho moderno, com platibandas escondendo o telhado e uma linda combinação de pedra, vidro e madeira. A porta de entrada é linda, ocupa quase todo o pé-direito duplo e é feita com madeira de reflorestamento.

A implantação da construção no terreno foi pensada para que a insolação fosse adequada. Assim, a fachada que recebe o sol da manhã é envidraçada e ali se localiza a horta. A fachada que recebe o sol da tarde é mais fechada e recebeu um telhado verde que ameniza a temperatura do interior em até 10%.

A estrutura da edificação é metálica, com alguns elementos de madeira e fechamentos em vidro ou alvenaria. Os enormes panos de vidro receberam uma película com 70% de proteção contra os raios ultravioleta. Quando acabar o evento, esses vidros serão reciclados. As pedras que revestem partes das fachadas são, na verdade, tiras reaproveitadas dos cortes de placas de granito para um efeito chamado spaccato.

No interior, uma palmeira que já existia no terreno ocupa todo o pé direito duplo e recebe irrigação proveniente dos drenos do ar condicionado. A sala recebeu uma decoração sofisticada, com tecidos naturais, como seda e linho, e muitos móveis atemporais com design assinado. Foram usados também alguns móveis antigos, feitos com madeiras que nem existem mais. A combinação de tons neutros e terrosos, associada à iluminação indireta, cria uma atmosfera aconchegante.

Uma das idéias mais legais desse projeto é a horta, que foi colocada numa caixa de aço corten formando uma jardineira que invade a cozinha gourmet, lá no fundo da foto. A horta apresenta uma tecnologia de cultivo japonesa, onde se cultivam hortaliças e alguns legumes com um substrato de apenas 10cm. Essa mesma tecnologia foi utilizada para o cultivo da grama que cobre o telhado verde. A cozinha gourmet, que recebe o sol da manhã, é coberta por uma enorme clarabóia, que permite a entrada de bastante luz natural.

Vários recursos de automação foram utilizados, não só para controlar a iluminação, através de sensores de insolação, mas também a irrigação da horta e do telhado verde. Outros conceitos essenciais para construções sustentáveis também foram abrangidos, como a captação e reuso de águas pluviais e do chuveiro, lavatórios e lavandeira para a limpeza e irrigação.

O piso da sala é em mármore, mas nesse caso ele foi utilizado numa versão super fina, de 5 mm.  No hall da escada, onde ficam as bicicletas, o piso é um cimentício. No fundo da escada foi utilizado o cimentício Rerthy, que foi fabricado conforme o desenho da própria arquiteta. A escada é bem leve, executada com estrutura metálica, degraus de madeira soltos e guarda-corpo em vidro temperado.

O projeto também priorizou a ventilação cruzada e os aparelhos de ar-condicionado escolhidos possuem  características que minimizam seu impacto no meio ambiente, como baixo consumo de energia, filtros que previnem bactérias e o gás que não agride a camada de ozônio. No piso do quarto, madeira de demolição.

Além de apresentar soluções viáveis e sustentáveis em um loft muito bem dividido e elegantemente decorado, é importante destacar toda a preocupação com a sustentabilidade da obra, executada para um evento com duração de apenas 40 dias, onde normalmente o que se vê é um desperdício enorme. Nesse caso, alguns materiais utilizados vieram de demolições de outras obras e, após a desmontagem, muitos elementos serão reaproveitados em outras construções, como toda a estrutura metálica. Telhas, fiação e tubulações serão doados e os vidros e entulhos serão reciclados.

.

+ projetos de loft aqui




gravatar
Mari
dezembro 3rd, 2010 às 7:56

1

Eu adorei esse espaço. De muito bom gosto e agradável, aconchegante. Parabéns para a arquiteta.

gravatar
kcia
dezembro 3rd, 2010 às 15:17

2

Nossa, não tenho nem palavras.. é simplesmente lindo !
Bem que eu queria aplicar esses conceitos sustentáveis na minha casa, mas e o custo? … alguma coisa ou outra ainda é bem viável, mas um projeto assim, por enquanto, é só pra quem REALMENTE pode! $$

gravatar
Cris Campos
dezembro 3rd, 2010 às 23:45

3

Pois é, como a maioria das tecnologias novas, o custo de algumas coisas ainda é alto, pelo próprio processo de produção. Mas as indústrias brasileiras estão se voltando fortemente para a busca da sustentabilidade em todas as etapas da construção, é uma exigência crescente do mercado, e creio que em breve teremos produtos bem mais acessíveis para que todo mundo possa fazer sua parte, em sua casa, nessa missão que é de todos nós.
Beijos,
Cristina

gravatar
janeiro 29th, 2013 às 0:06

4

Olá, tudo bem?!?!
Parabéns muito legal, trabalho com construções metálicas, adoraria executar este projeto no meu sitio, qual seria o custo deste projeto completo para 100m2 ?

Att;
Nelson A. Machado
Artsul Construções Metálicas
41 8428 7580

gravatar
Cristina Campos
janeiro 29th, 2013 às 14:47

5

Oi Nelson,
A arquiteta responsável por esse projeto é a Beta Pollis – http://www.betapollis.com.br/
Você precisa entrar em contato com ela!
Beijos,
Cristina

gravatar
dezembro 4th, 2010 às 6:57

6

Mari e Cris,
Que site bacana!!!! Nossa, tem dicas maravilhosas, é super bem diagramado, bom de ler!!!
Parabéns meninas!
Um super beijo
Ana Paula

gravatar
agosto 15th, 2011 às 13:15

7

Meninas,

Vocês estão arrasando com o blog…venho acompanhando e realmente ta muito bacana. Adoro!!! sucesso.
beijo grande,

Thatianna Nunes

gravatar
dezembro 4th, 2010 às 20:38

8

Cris e Mari,
Primeiramente parabéns pelo site. De muito bom gosto, criatividade e competência.
Agradecemos a divulgação de nosso trabalho. Gostaríamos de enfatizar nossa satisfação com a reação das pessoas que nos visitaram durante o evento. Realmente o conceito da sustentabilidade está começando a germinar na vida das pessoas, e ficamos felizes em poder participar desse processo.
Beijos para vocês.
Beta Pollis

gravatar
Andreia Nardes Dutra
abril 25th, 2011 às 16:18

9

Adorei a faxada da casa e gostaria de saber qual seria o custo para fazer uma casa parecida como esta de 80m2. Atenciosamente.

gravatar
Mariana Lombardi
maio 6th, 2011 às 9:15

10

Oi Andreia,
E dificil passar o custo da fachada, existem muitos fatores a serem considerados: a regiao onde vc mora, os tipos de materiais escolhidos, o tamanho, o valor do trabalho do arquiteto e da mao de obra,… Sem falar que neste caso o projeto é sustentavel, o que (ainda) encarece ainda mais!
Bjos,
Mari

gravatar
Ednar Catunda bittencourt
agosto 30th, 2011 às 23:01

11

Não sou arquiteta mas estou tentando captar idéias para construir a minha casa. Adorei esse projeto ,tanto de fachada como do interior. O pé direito alto dá uma certa imponência à casa. Adorei a idéia da cozinha gourmet, linda , prática e aconchegante. Parabéns pelo lindo trabalho!

gravatar
Ednar Catunda bittencourt
agosto 31st, 2011 às 19:53

12

Adorei o projeto de vcs, parabéns! Gostaria de saber quantos metros quadrados tem esse projeto. Obrigada , um grande abraço!

gravatar
Mariana Lombardi
setembro 1st, 2011 às 7:38

13

Este projeto é da arquiteta Beta Pollis.
Não sei qtos metros tem….
Buo
Mariana

gravatar
Aristeu
outubro 22nd, 2011 às 21:02

14

contagiante … quero trocar de casa já, a minha está “insustentável”, em verdade quero dizer que esses projetos nos impulsiona nos faz querer muito mais. Parabéns por toda excelência de seus trabalhos. Obrigado .

gravatar
bianca
março 12th, 2012 às 20:13

15

oi cris, parabens esse projeto esta muito bom, eu sou academica de arquitetura do 6 periodo, e gostei muito desse projeto, e queria pegar ele como estudo de caso para um trabalho de conforto ambiental, so que para eu poder pegar ele precisava saber mais ou menios quanto foi gasto, nao precisa ser exato, se puder agradeco
;**

gravatar
Cristina Campos
março 13th, 2012 às 19:17

16

Oi Bianca,
Esse loft foi projetado pela arquiteta Beta Pollis. Com ceretza ela poderá te dar maiores detalhes… Boa sorte!
Beijos,
Cris

gravatar
irineu de assis figueiredo
julho 17th, 2012 às 9:38

17

as fachadas sao maravilhosas. ambientes internos de muito luxo.
sao projetos para pessoas especiais. entretanto, eu, myself, gostaria de ver a planta baixa do projeto para ver quais as soluçoes propostas.

gravatar
TALITA AQUINO
agosto 3rd, 2012 às 12:07

18

Amei todos os posts! Parabens! Vocês são antenadas, modernas, requintadas e muito organizadas com a diagramação!

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 8th, 2012 às 9:03

19

Oi Talita,
Que delícia ler seu comentário! Muito obrigada pelo carinho e volte sempre por aqui!
bjão
Mari

gravatar
setembro 13th, 2012 às 8:11

20

copiei a ksa tamanho menor e interior modificado mais simples mas fachada ja ta no projeto hehehe

gravatar
Elisangela Neves
março 13th, 2013 às 11:22

21

Ola….bom dia e parabens pelo lindo ….e muito útil blog….
Bem …eu adorei o revestimento de granito com efeito spaccato desse loft….é tudo que eu procurava para minha casa….será que é dificil executar?.?
Vcs poderiam me informar qual é o granito ….e que tipo de empresa eu procuro para executar esse serviço.
Desde já, agradeço a atençao.
Obrigada.

gravatar
Paulo jr
agosto 19th, 2013 às 1:22

22

puxa vida que coisa mais bela,essa beta é uma arretada mesmo viu!olha só, eu tenho um terreno que mede 18m de frente por 55m de fundo aqui em recife-Pe região de aldeia, o mesmo é inclinado em relação a pista possuindo um aclive de 30% e possui uma bela vista cheio de mata ao redor,só que não sei nem por onde começar,sou louco por permacultura e sustentabilidade,tenho interesse em construir minha casa pequena,funcional e aconchegante.gostaria da ajuda de vocês, sei lá de algum contato aqui da região ou vocês me passando mais fotos,porque passo noites e mais noites acordado e não sei o que fazer de tanta angustia.beta acredito que você vá ler essa mensagem e se você expressa seus sentimentos em seus projetos,saiba que são os mais belos que já vi.um grande bjo e isso é com todo respeito é claro. 🙂

gravatar
sandra deberti
fevereiro 22nd, 2015 às 19:33

23

Oi, boa noite!!! lindo o trabalho de vcs,mas não consegui ver estas fotos e tb as de casas sem telhado. Como faço para ver?

gravatar
Mariana Lombardi
fevereiro 23rd, 2015 às 13:29

24

Oi Sandra,
Vimos o problema e estamos tentando resolver. Assim que possível tudo estará normalizado.
Bjos,
Mari








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!