Fachadas com madeira
Fachadas com madeira
Postado Por - 26 de junho de 2013

Uma forte tendência na arquitetura das casas contemporâneas é revestir fachadas, ou partes delas, com painéis de madeira. Além de aquecer o desenho reto e modernos dessas casas, a madeira colabora para o isolamento térmico e acústico.

aeg-fachadas_madeira_1

N° 1 – Casa com fachadas totalmente revestidas com tábuas de madeira. O telhado e as esquadrias escuras ficam neutras.

N° 2 – Nessa fachada a madeira foi usada em tábuas desencontradas que marcam os níveis mais altos. Já o térreo foi todo revestido de pedra, uma mistura bem interessante. A madeira também aparece no beiral aparente.

aeg-fachadas_madeira_2

N° 3 – Nessa casa a madeira foi utilizada pra marcar um volume no 2° andar. Gosto dessa combinação com tons de cinza, fugindo do lugar comum.

N° 4 – Outra casa com pintura cinza, uma tendência também. A madeira em tábuas reveste a parede entre as esquadrias.

aeg-fachadas_madeira_3

N° 5 – Essa casa é bem alta e a verticalidade foi marcada pelo painel de madeira. As esquadrias são brancas e o resultado também é legal, não tem regra.

N° 6 – Nessa outra casa, igualmente alta, a verticalidade foi atenuada pelos painéis que revestem apenas o pavimento do meio. A madeira aqui aparece em tábuas mais finas. Gosto muito!

aeg-fachadas_madeira_4

N° 7 – Nessa casa a madeira foi usada como forro no beiral, marcando um volume da janela e no piso da varanda. Essa cor caramelo deu vida à cor chumbo das paredes.

N° 8 – A volumentria dessa fachada é marcada pelos beirais forrados com madeira, que aparece também em esquadrias e revestimentos.

aeg-fachadas_madeira_5N° 9 – Nessa casa a madeira foi usada em placas quadradas e retangulares que revestem um paredão.

N° 10 – Essa fachada se destaca pelo jogo de volumes diferenciados pela forma dos painéis – um formado por tábuas e outro por ripas da mesma madeira. Adorei! 

aeg-fachadas_madeira_6N° 11 – Fachada branca com esquadrias pretas e madeira usada de duas formas – em tábuas e em ripas. Gostei do detalhe no muro da frente, marcando o número da casa.

N° 12 – Casa com volumetria marcada pelo beiral de madeira em balanço. a fachada é formada por grandes aberturas e o volume fechado foi revestido por painés de madeira.aeg-fachadas_madeira_8

N° 13 – Mais uma fachada que mistura madeira e pedra, cada uma marcando uma volumetria.

N° 14 – Nessa fachada, além da madeira foi usado aço cortein e pedra ardósia marcando cada volume.

aeg-fachadas_madeira_7N° 15 – Bem interessante essa casa sobre pilotis. As paredes externas sobressaem formando um pórtico e o interior foi revestido com madeira ripada.

N° 16 – Casa toda branca com esquadrias de madeira. Tábuas de madeira revestem a parede do térreo.

houzz_fachada_madeira_7

N° 17 – Essa casa térrea é cheia de volumes e mistura madeira, pedra, estrutura metálica e esquadrias pretas.

houzz_fachada_madeira_6

N° 18 – Nessa cada de concreto aparente a madeira foi o material utilizado nas esquadrias e portões. Achei linda e diferente!

Vale lembrar que a madeira é um material delicado, que exige manutenção frequente para manter seu aspecto e para resistir ao tempo – não é qualquer madeira que pode ser usada para revestir. Além disso a instalação exige mão de obra especializada. Pesquisando para esse post encontrei várias sugestões de painéis específicos para esse fim no site Archiproducts.com.

Imgens via Houzz / Contemporist.

 




gravatar
Flavia Brito
junho 26th, 2013 às 13:43

1

Gostei bastante deste post!!! Estou construindo uma casa e gostaria muito de por um detalhe de madeira na fachada. Entrei no site indicado para informações sobre os painéis de madeira, mas, fiquei com dúvida com relação a orçamentos..vcs tem algum contato para me passar?
Obrigada e parabéns pelo blog!! É maravilhoso!!

gravatar
Daniel
junho 27th, 2013 às 0:11

2

Que bom que vocês voltaram. Adoro seus posts.
Ansioso pelo post sobre pisos vinílicos.

Abraços.

gravatar
Ana
junho 27th, 2013 às 0:18

3

Olá! Gostei muito das soluções de fachada em madeira!!! Vocês saberiam me informar uma empresa brasileira que trabalhe com gradis de madeira? Agradeço!!! Parabéns pelo site..

gravatar
Giovana
junho 27th, 2013 às 11:27

4

Vamos iniciar as obras da nossa casa este ano e ainda não tinha escolhido um revestimento para parte da fachada da casa. Este post acabou de tirar minhas dúvidas. Vou de madeira!!!!Muito obrigada!!Beijos

gravatar
Douglas
julho 4th, 2013 às 14:43

5

Olá! Faz um tempo que acompanho o blog de vocês! acho muito legal e informativo!

essas fachadas de madeira são lindas! pretendo usar na minha obra da minha residencia em breve!

e tenho uma duvida!

Hoje, não existem materiais que podem substituir a madeira, mantendo o visual delas?

digo isso porque já vi fachadas inteiras de lojas parecendo madeiras, mas são placas de alumínio com desenho e cor de madeira! ai não teria o trabalho que a madeira necessita pra ficar sempre bonita!

vocês podiam falar um pouco disso também!

Um abraço e parabéns pelo blog!

gravatar
Nayara
julho 5th, 2013 às 15:14

6

Boa Tarde, estou fazendo uma reforma na minha casa, queria uma dica de cor de tinta.
A casa é de 2 andares com telha colonial antiga, vou colocar vidro na frente, portão de alumínio branco com madeira em volta.

Abraços ;*








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!