Espaço Zen | Assim eu gosto: blog de decoração e arquitetura
Espaço Zen
Postado Por - 16 de abril de 2010

Projeto Duetto Arquitetura e Interiores para a Casa Cor Brasília 2007.

O “Espaço Zen” foi um projeto nosso que fez muito sucesso na Casa Cor Brasília 2007, que aconteceu no prédio do Touring. Era uma varanda de quase 100 m² com uma vista linda para a Esplanada dos Ministérios. Nossa proposta foi criar um espaço para receber e relaxar dividido em 2 ambientes integrados e simétricos.

Optamos por cores claras, com predomínio do branco+bege e da fibra natural com toques de dourado, lilás, azul,verde e laranja.

O clima de Brasília, principalmente na época da seca, se caracteriza por dias quentes e noites frias, pensando nisso criamos um ambiente para ser usado em dias frios, composto por 4 sofás tipo chaise em linho rústico bege (Spazio Interni) com uma lareira a gás (Construflama) na mesa de centro feita em mármore branco (Claramar). O banco em madeira Qualea (Coima) ia de um lado ao outro do ambiente. Além disso usamos muitas velas que foram colocadas em laternas de vidro coloridas (Quadra Interior e Canto Verde).

Já do outro lado da varanda, criamos um ambiente para os dias quentes com um enorme futton cheio de almofadas colocado no chão sobre um tapete de fibra natural (Avanti). Ventiladores de palha foram instalados no teto para garantir maior conforto. Os dois ambientes eram unidos pelo piso em Castelatto (Piso Parede) marcado com uma faixa de seixos brancos iluminada com xenon (Light Design). Vaso em argila com bambu mussô (Replant).

Uma deliciosa rede de fibra com almofadas completava o ambiente. Parede revestida em Solarium Murale (Vallori) e espelho bronze (Vidralle). Jardim da Replant, luminárias da Tok Stok e mesa da Quadra Interior.

A noite a varanda ficava ainda mais gostosa por conta da iluminação bem cênica, com uso de filtros na cor âmbar. O ambiente ficava dourado… uma delícia!

Optamos por usar lâmpadas dimerizadas (nas quais se consegue controlar a quantidade de luz) para garantir maior conforto. Destaque para o pilar com desenho em fibra ótica (Light Design).

Detalhes: Lanternas de vidro coloridas com velas / Lanternas em tecido dimerizadas / A vista para a Esplanada dos Ministérios e o tecido em algodão colocado no teto (Vinicius Persianas).

Fotos: Neide Pereira.

+ varandas




gravatar
Mariana
abril 17th, 2010 às 18:33

1

Lindo, lindo, lindo.
Sem dúvida o ambiente mais bonito daquela e de todas as outras Casa Cor Brasília que eu já fui (muitas). Não me canso de olhar e de querer um espaço igual aqui na minha casa. Eu chego lá!
Parabéns mais uma vez pelo trabalho. Espero vê-las na Casa Cor Brasília 2010!
Beijos

gravatar
abril 23rd, 2010 às 17:20

2

Obrigadaaa!!! Casa Cor esse ano?! Hummm…

gravatar
Manu
abril 19th, 2010 às 20:42

3

Eu acho que faltou uma menção ao meu desemprenho espetacular como hostess do ambiente…

gravatar
Quel
maio 26th, 2010 às 22:15

4

Eu AMO esse ambiente!!! Simplesmente lindo!!
Se Deus quiser, um dia vocês vão fazer um igualzinho na minha casa!!! Um dia, que sabe…
Sem dúvida, um dos ambientes mais lindos que já foram expostos na Casa Cor!
Beijos

gravatar
Paty
maio 28th, 2010 às 19:05

5

Meninas, espero que vcs compareçam à casa cor de novo! Esta última ficou realmente linda! Obs: Não estou escrevendo porque quero participar da festinha não!!! Estou mostrando o blog para um amigo meu que está em obra tb!

gravatar
VANIA BOM JARDIM
agosto 31st, 2010 às 15:01

6

amei esses ambientes, meus favoritos ta de parabéns, além diso tem minha cor favorita q é o marrom

gravatar
Josiane
outubro 22nd, 2010 às 19:27

7

Encontrei esse site por acaso e amei tudo, principalmente este ambiente! Gostaria de saber onde encontrar uma rede de fibra como a deste ambiente em SP, saberiam informar? Grata!

gravatar
outubro 25th, 2010 às 13:33

8

Oi Josiane,
Obrigada!!!
A rede em fibra usada no Espaço Zen é da loja IIBA, de Londrina – PR. O tel é: (43)3028-5999, falamos com a Daniela.
Ela me enviou a rede pelo correio, vc pode ligar lá e ver certinho como pode ser feito.
Att.
Mariana

gravatar
janeiro 19th, 2011 às 11:36

9

Nem vou comentar. Não precisa. ah vou….simplesmente fantástico. Tonalidades de cores em harmonia com o ambiente, leveza e estilo. Bom jogo com luzes e bem equilibrado. Tamanho das peças (móveis) respeitando o acesso e corredores. Quem dera eu poder contratar uma equipe assim. Mas só que na minha casa será um pouco diferente. No meio dela, ou seja, no centro, uma grande pedra (mar..rio?) de quase dois metros (Não pode passar disso) e ao seu redor uma pequena lagoa com peixes (Em volta da pedra, literalmente). E, para completar um pequena imitação de cachoeira com daqueles modelos onde a água desce por vidros colocados na vertical. Agora chega, né. Forte abraço.

gravatar
Albeliggia Barroso Vicentine
janeiro 31st, 2011 às 15:40

10

Ache este ambiente maravilhoso. Gostaria de saber onde encontrar esta rede de fibra que aparece na decoração. Obrigada.

gravatar
Mariana Lombardi
janeiro 31st, 2011 às 17:46

11

As informações sobre a rede estão em algum dos comentários anteriores.
Dá uma olhadinha!
bjoo

gravatar
Mary Cardoso Assis
fevereiro 3rd, 2011 às 14:50

12

Boa Tarde,
Moro em Minas e por acaso vi o blog de vcs e adorei.
O espaço zen ficou maravilhoso e meu irmão que tem um sitio quer por que quer essa rede de fibra idêndica. Gostaria de saber se os detalhes em corda veio com ela ou se vcs manadaram confeccionar. Poderiam me orientar? Como posso conseguir uma, vi o telefone de Londrina, embora eles nao atendam. Também liguei no escritório de vocês e nao atende.Poderiam me orientar?
Desejo sucesso, paz e muita prosperidade.
Parabéns pelo bom gosto!
Mary Cardoso

gravatar
REGINA
fevereiro 28th, 2011 às 11:00

13

Gostaria de saber onde encontrar luminárias e lanternas usadas no ambiente zen.

gravatar
Mariana Lombardi
março 1st, 2011 às 8:23

14

Oi Regina,
As peças que usamos foram garimpadas em várias lojas aqui de Brasília, mas a sugestão que dou é tentar na Katmandu de São Paulo. É onde tem mais diversidade (uma mais linda que a outra!) e o site entrega pra todo Brasil: http://www.katmandu.com.br
Bjos,
Mari

gravatar
Cristina
maio 1st, 2011 às 23:18

15

Olá,

super legal a decoração zen. Estou interessada no ventilador de teto de palha… qual info sobre ele? Silencioso? onde encontrá-lo?

obrigada

cristina

gravatar
Mariana Lombardi
maio 6th, 2011 às 9:44

16

Oi Cristina,
O contato da empresa que vende os ventiladores ja foi passado em algum comentario anterior aqui de cima!
O barulho e mesmo de um outro ventilador qualquer, nao vi diferenca…
Bjos,
Mari

gravatar
ETÉLIA MALTA
maio 31st, 2011 às 19:04

17

olha amigas, SINCERAMENTE, ACHEI MARAVILHOOOOSSSOOOO!!!!!!!!!!!!!VCS SÃO DEMAIS…PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO ….ADOREI TUUUDDOOO….BJS….BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!

gravatar
Raquel
junho 16th, 2011 às 19:17

18

Olá, gostaria de saber de onde são as espreguicadeiras desse ambiente???? Além de parabenizar pelo blog, de muito bom gosto!!!!!!

gravatar
Cris Campos
junho 16th, 2011 às 20:21

19

Oi Raquel,
As chaises são da Spazio Interni e a espreguiçadeira de fibra é da Quadra Interior.
Obrigada!
Beijos, Cris

gravatar
Rô Mendes
julho 17th, 2011 às 19:01

20

Lindo e harmonioso um espaço zen.

gravatar
outubro 15th, 2011 às 20:49

21

Selecionadas duas areas nesta postagem sao, inquestionavelmente, o mais eficiente que eu ja tive.








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!