Saiba como fazer o seu apartamento parecer maior
Apartamento de 45m²
Postado Por - 31 de julho de 2012

O projeto de Mauricio Karam para esse apartamento em São Paulo resultou em espaços bem aproveitados e muito estilosos. Para ampliar o espaço algumas paredes foram eliminadas, integrando cozinha, sala e quarto. Apenas o banheiro e a lavanderia ficaram reservados.

A parede da tv foi revestida com madeira, criando um efeito intimista e aconchegante. Adorei a combinação de madeira + móvel branco + cortina azul marinho.

Os ambientes são delimitados pelo painel de gesso iluminado na parede e no teto da sala de jantar, que recebeu um pintura cinza combinando com os armários da cozinha. O espaço da circulação foi aproveitado com uma bancadinha de computador e armários para livros.

O piso flutuante de madeira reveste todos os cômodos, favorecendo a integração e a praticidade.

Gostei da decoração com cores e objetos despojados. Normalmente prefiro cortinas em cores neutras, mas essa ficou linda, né?

A outra parede da sala de jantar foi toda revestida com espelhos, ampliando o espaço. A mesa de vidro incolor recebeu cadeiras de acrílico transparente. A intenção é mesmo essa, “sumir” com a mesa para a decoração ficar mais leve.

A cozinha é linda, bem neutra com armários em laca cinza combinando com a bancada de silestone da mesma cor. As portas de vidro translúcido disfarçam uma pequena lavanderia.

O quarto é integrado com a sala, mas pode ser fechado com uma porta de correr. Além do armário grande com portas de correr foi criado um estreito sobre a cama. Tudo sem puxador para dar um efeito de painel. Assim, o ambiente fica mais limpo e moderno.

Projeto: Maurício Karam.

 + projetos de apartamentos




gravatar
julho 31st, 2012 às 19:45

1

Queridas, adoro o blog de vcs! Principalmente quando vcs postam ideias para apartamentos pequenos, que é a realidade da maioria dos jovens que estão comprando apartamentos hj! Gostaria de aproveitar e pedir uma dica. Sou recém casada e mandei fazer um bufê 2,5 branco, de linhas retas pra minha sala. Só que, depois do casamento, vi que não é suficiente para guardar todas as taças e copos que ganhei (para todos os tipos de bebida). Como não tenho mais espaço para colocar uma cristaleira na sala, pensei em fazer um guarda-loucas suspenso, acime do bufê. Acontece que já procurei em TUDO na internet e não encontro ideias. Queria mandar fazer um modelo moderno de mdf onde ficassem aparente as taças e copos (que são lindos), mas só encontro modelos antigos. Será que vcs poderiam me ajudar com alguma ideia? Please.. e fica a dica para uma matéria, porque não tem nada sobre isso na internet. Obrigada! Bjss

gravatar
Mariana Lombardi
julho 31st, 2012 às 22:11

2

Oi Bianca,
Obrigada pelo carinho! Sempre pesquisamos sobre apartamentos pequenos, tentamos selecionar as melhores ideias e já temos alguns post sendo preparados, logo logo publicamos.
O que vc quer é possível sim, mas geralmente mandamos um marceneiro executar, é um móvel fechado embaixo até 75cm, com um vão livre até 150cm, e mais uma parte fechada na parte de cima. Difícil de explicar… mas prometo procurar uma foto e publico pra exemplificar o que estou falando, ok?!
Aí vc avalia se dá pra aproveitar com o bufê que vc já tem!
bjos
Mari

gravatar
agosto 1st, 2012 às 21:31

3

Mari, fiquei super feliz em ver sua resposta! Adorei!
De fato, eu vou mandar um marceneiro fazer (tudo aqui em casa foi feito por marceneiro). O bufê eu já tenho (é em mdf, linhas retas e tem 2,5 de comprimento), eu quero uma ideia exatamente para a parte de cima! Pretendo deixar um vão entre o bufê e a parte de cima. Ocorre que essa parte de cima (não sei se tem um nome específico, louceiro talvez) eu queria diferente, moderna, mas que deixasse as taças expostas.
Querida, vou esperar ansiosa pela foto! Muiiiito obrigada!!! Bjsss

gravatar
Sandra Regina
agosto 1st, 2012 às 21:51

4

Oi meninas,
Antes de tudo, obrigada por idealizarem e manterem esse espaço de muito bom gosto de arquitetura e decoração… A.M.O!!
Fugindo um pouco do assunto do post, eu quero mto fazer um rodapé invertido, aquele que parece um friso de mais ou menos uns 3 cm de profundidade, usando um perfil de alumínio, só na sala e home. Vcs por acaso sabem como se faz, ou quem faz? Meu pedreiro não sabe e eu não sei explicar… Ele disse que é impossível por causa dos pilares que não podem ser cavados. Entendi nada!

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 3rd, 2012 às 9:29

5

Oi Sandra,
O seu pedreiro está correto! Este tipo de rodapé precisa ser cavado na parede e geralmente o reboco tem uns 1,5cm, ou seja, se tiver um pilar no meio do caminho não dá pra embutir um perfil de 3cm, pois teríamos que desgastar o pilar e isso não é correto. Verifique se realmente tem pilar onde vc quer usar esta opção de rodapé e qual a espessura do reboco ali, aí vc vai saber a profundidade máxima para embutir um rodapé.
Volte sempre por aqui!!!
Bjos,
Mari

gravatar
Sandra Regina
agosto 3rd, 2012 às 21:00

6

Oi Mari,
Obrigada pela atenção. Acho que vou ter que desistir mesmo dessa opção de rodapé… Estou por aqui todos os dias, vendo e revendo os posts! Bjos

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 8th, 2012 às 8:50

7

Eu que agradeço a visita, Sandra!
Bjão

gravatar
daniela gimenes
agosto 2nd, 2012 às 6:25

8

maravilhosoo!!!!!

gravatar
Juliana
agosto 10th, 2012 às 11:49

9

Mariana/ Cris Bom dia!
Que delícia de site, muito bom gosto, viu? não poderiam estar em outro ramo. Entro só para ficar namorando as fotos lindas…
Não quero abusar, mas vou pedir uma ajudinha: Vou me mudar para um apartamento de 63 mts, com a sala de jantar e estar integradas e com pouco espaço, já abri a cozinha para melhorar um pouco, e comprei uma mesa vermelhona de madeira retangular com 1,20 e umas bertoias com assento branco (4) fiz molduras de gesso de 12cm, e comprei piso laminado claro, puxado pro cinza (peroba gris durafloor) será que se pintar as paredes com a cor papel picado (Suvinil B148 ou a F100) fica muito escuro?? queria uma cor que destacasse o gesso e o rodapé, mas que não fosse muito escura e “ornasse” com as outras cores. Ah outro detalhe a marcenaria é branca com alguns detalhes em carvalho europeu.
Sou veterinária e amo decoração, mas não sei se tenho um gosto muito apurado rs
Se puderem me ajudar vou ficar super feliz 🙂
Obrigada meninas

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 22nd, 2012 às 0:39

10

O F100 é bem clarinho e vai dar o contraste que vc quer!
Obrigada pela visita!
bjo
*OBS: Estamos com muitos comentários pendentes e queremos colocar tudo em dia, portanto, nesta semana as repostas serão breves.

gravatar
Priscila
agosto 13th, 2012 às 14:00

11

Olá,
Eu gostaria de sugerir um post sobre a possibilidade de se colocar uma mesa jantar redonda em apartamentos pequenos como esse.
Acabei de casar e estou tendo problema com o espaço da minha sala, pois o apartamento é pequeno. Todos sugerem uma pequena mesa retangular, mas adoraria uma mesa redonda.
Obrigada!

gravatar
Mariana Lombardi
agosto 22nd, 2012 às 0:57

12

REalmente, a mesa redonda ocupa muito espaço de circulação. Pesquise no nosso post sobre apartamentos pequenos e veja se alguma ideia te ajuda!
http://assimeugosto.com/busca-refinada/
*OBS: Estamos com muitos comentários pendentes e queremos colocar tudo em dia, portanto, nesta semana as repostas serão breves.

gravatar
Márcia
agosto 27th, 2012 às 19:00

13

Boa noite meninas,
Primeiramente quero parabenizá-las pelo site.
Sou recém-casada e estou montando minha casa.Comprei a mesa de jantar e o sofá, q irão integrar o mesmo ambiente.Ambos em cores claras(sofá cinza bem claro e cadeiras da mesa bege).As cadeiras da mesa tem os pés em aço inox,e os pés do sofá podem ser em aço ou em madeira.O q vc indicam?E com relação ao home theater, q cor sugerem?As cortinas poderiam ser q cores, para ficar bem clean e moderno?Obrigada desde já pela atenção.

gravatar
Cristina Campos
agosto 27th, 2012 às 22:21

14

OI Márcia,
Se o ambiente for pequeno, coloque os pés dos sofás em aço também. O móvel do home pode ser de madeira em tom médio, pra ficar mais aconchegante. Sobre as cortinas, faria em tecido leve, branco, com chales em um tecido diferente – em tons de bronze ou prata, pra ficar mais sofisticado.
Beijão,
Cris

gravatar
Rosana Calixto
julho 27th, 2013 às 22:11

15

Ola
Mariana e Cristina
Acompanho vocês algum tempo e vejo o requinte das imagens e em suas colocações.
Compramos apartamento na planta e eliminamos a área de circulação dos quartos,estou com 03 portas voltada para sala.Como faco para disfarça-las e com menor custo
Parabéns e obrigada pela atenção.

gravatar
FERNANDA
agosto 22nd, 2013 às 10:39

16

Ola Meninas,
Adoro o blog de vcs!
Eu estou fazendo uma reforma, e queria fazer rodape invertido em um pilar para dar um acabamento mais chique… 🙂
Nao acho que o perfil de aluminio va conseguir fazer a curva.
Vcs acham que um perfil em pvc consegue fazer as vezes do de aluminio?
Bjo e obrigada,
Fernanda.

gravatar
Michelle
setembro 8th, 2013 às 18:57

17

Olá!! Adorei a cor da cozinha, vc tem idéia de qual é exatamente essa cor? Se tiver a referência me mande por favor!!! Obrigada!! O blog é lindo e com ótimas dicas, estou adorando!

gravatar
Michelle
outubro 17th, 2013 às 11:52

18

Olá meninas o site de vcs é lindo!! Há tempos estou procurando exemplos de cozinha cinza e encontrei essa daqui e simplesmente apaixonei!!! Vcs por acaso tem idéia de qual foi a cor utilizada??? Obrigada!!! Beijos

gravatar
Beatriz
janeiro 19th, 2014 às 12:02

19

Adorei as decorações estou comprando um apt pequeno e já tenho uma noção para decora lo .

gravatar
Eliandro
julho 27th, 2014 às 15:05

20

Tenho um Apto pequeno e adorei essa messa de vidro. Gostaria de saber qual a espessura do vidro que foi feito a mesa… Qual tamanho (Comprimento x Largura x Altura) e qual a marca das banquetas. Obrigado!!

gravatar
julio Martins
dezembro 2nd, 2014 às 20:22

21

ola gostaria de saber se é possivel ver por completo a planta desse ap de 45m² e se é possivel comprar o projeto?

gravatar
Cristina Campos
dezembro 2nd, 2014 às 22:27

22

Oi Julio,
O arquiteto responsável é o Maurico Karam, entre em contato com ele! Mas te adianto que o trabalho do arquiteto pressupõe exclusividade para cada cliente, já que os projetos são executados com base em necessidades pessoais.
Bjs,
Cris








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!