Rio de Janeiro dicas de turismo no Leblon e Ipanema.
Rio de Janeiro {dicas}
Postado Por - 20 de setembro de 2011

A carioquíssima Thereza, do Fashionismo, fez um post muito bacana mostrando o Rio de Janeiro na visão dela, com ótimas dicas pra quem vai curtir o Rock`n Rio.

Inspirada na ideia, e já que estou sempre por lá, resolvi mostrar pra vocês o meu Rio, numa visão de quem não mora, mas frequenta a cidade desde pequena, e adora aproveitar cada segundo da cidade maravilhosa.

Considerando que moro em Brasília, vir pra um bairro onde se pode fazer tudo a pé é um privilégio. No Leblon, emendando com Ipanema, o melhor programa é caminhar descobrindo cada cantinho. Ao longo da Ataulfo de Paiva e da Visconde de Pirajá (e adjacências) se encontram a maioria das lojas – tanto as mais conhecidas como aquelas charmosérrimas que só tem no Rio. No caminho vale uma pausa para um suco de frutas feito na hora – adoro os do Bibi e os do Polis – ou um sorvetinho na Itália – o de torta alemã com doce de leite é uma perdição. Na Dias Ferreira, ainda no Leblon, restaurantes badalados dividem espaço com lojas descoladas e ateliês de artistas e estilistas.

 

O Rio de Janeiro concentra, sem dúvida, as mais lindas praias urbanas do mundo. A paisagem de Copacabana é deslumbrante,  mas o ambiente é mais turistão… Adoro a praia da Barra, mas como venho pra cá pra andar a pé, prefiro me dividir entre Ipanema e Leblon. Ali cada público tem seu espaço definido e a referência é a rua em frente ou o número do posto.  Não deixe de tomar o mate + limão do galão, é a bebida mais gelada da praia! A mistura é feita no copo, peça pra colocar um pouco mais de mate do que de limão.

A primeira coisa que eu faz quando piso no Rio é dar uma corrida na Lagoa. A volta completa é de 7,5km de um cenário maravilhoso, cuja vista que vai se transformando à medida que se avança. Dá pra avistar o Cristo Redentor, e pouco depois estar pertinho dele… Se você não corre, vale dar uma caminhada, alugar um bike, passear de pedalinho ou mesmo sentar em um dos quiosques em volta, o cenário vale a pena. Outro lugar pra passear ao ar livre off-praia é o Jardim Botânico. Lindo!

Como não gosto de boate, prefiro aproveitar a noite em algum dos milhares de botecos espalhados pela cidade. Dos meus preferidos, destaco o Informal, que tem ótimos petiscos. Mas se a ideia é um programa mais agitado,  não dá pra passar pelo Rio e não curtir a Lapa e lá, o Rio Scenarium é um lugar imperdível! De dia funciona um antiquário imenso e as peças à venda compõe a decoração dos três pavimentos. À noite ele se divide em ambientes: bar, boate, e um espaço pra show, onde sempre rola um samba de qualidade. Indico muito!

Adoro tomar um café da manhã caprichado antes da praia no Talho Capixaba. Para o almoço, indico o Gula Gula, que funciona num antigo casarão em Ipanema, ou dois self-service de altíssimo nível: o Da Silva, também em Ipanema, e o Fellini, no Leblon. Dessa vez conheci também o CT Boucherie, do Claude Troigros – você escolhe uma carne e os acompanhamentos vêm no rodízio. Ma-ra-vi-lho-so! Para um lanche rápido, o Bibi Sucos serve o melhor sanduíche de filé com queijo coalho da cidade.

O Rio é cheio de lojinhas charmosas espalhadas pela cidade. Mas ultimamente conheci a Poeira, uma loja de design selecionado na Dias Ferreira, e o Depósito Santa Fé,  em São Conrado, onde se encontram móveis de madeira de demolição e muita coisa linda com preços legais. Também gosto muito da Velha Bahia, no Shopping da Gávea, e de garimpar antiguidades na feira da praça Santos Dumont e na Rua do Lavradio, no centro (onde fica o Rio Scenarium).

* As fotos da Lagoa e do Rio Scenarium foram buscadas no Google Images. As demais foram tiradas por mim.

 Gostaram das dicas? Sugestões são bem-vindas nos comentários!

Veja também: Rio na decoração




gravatar
setembro 21st, 2011 às 9:45

1

Ahh, o Rio!
Adoro Ipanema… A praia, a feirinha de domingo na General Osório (já comprei duas bolsas lindas e muito boas por lá! haha)…
Se pudesse, eu passava pelo menos um fim-de-semana por mês lá…
Adorei o post!

gravatar
Pedro Lombardi
setembro 21st, 2011 às 11:54

2

humm…
logo vi que esse post era da Cris
“A primeira coisa que eu faz quando piso no Rio é dar uma corrida na Lagoa.”
hahahahaha

gravatar
Mariana Lombardi
setembro 21st, 2011 às 12:07

3

Ô Pedro! Tá me tirando é?! É que prefiro correr no calçadão…. kkkkk

gravatar
setembro 25th, 2011 às 12:09

4

Eu amei esse post,meu pai é carioca da gema e moramos aqui no Nordeste,e da uma saudadeeeee!!!!!!!1
P.S.:Se for possivel me passa o link desses brushes lindos,incríveis eu amei já procurei na net mais ñ encontrei…Oh dó!! ;/

gravatar
Mariana Rodrigues Campos Altoé
setembro 27th, 2011 às 9:11

5

O Rio é tudo de bom mesmo! Até os meninos já adoram e sempre me pedem pra ir lá. E o mais legal do Rio é que sempre, sempre, tem alguma coisa nova, diferente, pra fazer, ver, comprar…
Amo! E não deixo ninguém falar mal de lá kkkk.

gravatar
Ana Laura
dezembro 9th, 2011 às 3:14

6

Como carioca vou dar meu palpite sobre a parte de decoração rs Não sou da área e por isso quando quero dar uma conferida nas tendências vou direto no “Casa Shopping” que fica na barra da tijuca, é um shopping bem grande que reune váaarias lojas de todas as áreas de decoração. Eu passo o dia fácil rodando as lojas ahahahaha Ainda tem restaurantes bacaninhas também. Lá tem uma loja grandinha da Velha Bahia, aliás existe uma ponta de estoque dessa loja que fica na Tijuca (é outro bairro apesar da semelhança do nome), na rua Conde de Bonfim, só não sei exatamente o numero, mas é próximo do Tijuca tennis Clube (só perguntar lá que todo mundo conhece rsrs). Beijos!

gravatar
Cristina Campos
dezembro 9th, 2011 às 20:03

7

Oi Ana Laura,
Adorei as dicas, muito obrigada!
Beijos,
Cris

gravatar
Alfredo Pinto
janeiro 11th, 2012 às 13:52

8

Olá meninas,

Quando vieram ao Rio de Janeiro, não deixem de passar na Chácara Tropical, fina na Barra da Tijuca, mas especificamente em frente ao Itanhangá golf club. O lugar vende cada coisa fantástica e decoração, móveis e plantas.

Beijos e mais uma vez parabéns pelo site

gravatar
Cristina Campos
janeiro 18th, 2012 às 20:16

9

Oi Alfredo,
Obrigada pela dica, vou lá com certeza!
Beijos,
Cristina








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!