10 dicas para deixar a casa mais prática
10 dicas para deixar a casa mais prática
Postado Por - 21 de novembro de 2014

Além de bonita e acolhedora, as casas atuais precisam que ser fáceis de manter, de limpar e de organizar. Ninguém tem mais muito tempo pra essas funções e depender de funcionários nem sempre é viável… Por isso preparamos algumas dicas preciosas para tornar seu imóvel mais prático ainda na fase de planejamento.

1) Revestimentos de piso: materiais sintéticos, como os porcelanatos, são os mais fáceis de manter do que as pedras, que absorvem sujeira e gordura. No caso da madeira, os laminados não exigem cuidados específicos como sintecar, e podem ser limpos apenas com um pano úmido.

piso-de-porcelanato

piso-carpete-de-madeira

2) Revestimentos de parede: hoje em dia as tintas acrílicas têm ótima durabilidade e facilitam a remoção de manchas. Papel de parede também pode ser uma boa opção – desde que seja fácil de limpar – porque a substituição é mais simples do que uma pintura. Para áreas molhadas o ideal é revestir a parede com peças de grandes formatos, que podem ser de porcelanato, cerâmica, fórmica, vidro… Quanto mais liso e com menos área de rejunte melhor. Painéis de pedra, mdf e outras texturas são opções bonitas e duráveis.

revestimentos-cimentícios

papeis-de-parede

3) Móveis: peças muito pesadas são difíceis de arrastar para limpar o chão. Por isso, o ideal são peças modulares e móveis com rodinhas. Móveis de laca são delicados e podem estragar com facilidade e os de madeira maciça podem exigir manutenção. Por isso o material mais usado atualmente é o mdf, disponível no mercado com várias opções de acabamento que imitam o aspecto das madeiras ou da laca e são bem fáceis de limpar.

criado-mudo-com-rodinhas

moveis-soltos-do-chao

armarios-de-cozinha

4) Estofados: sofás e cadeiras devem receber tecidos mais escuros ou estampados e o ideal é que eles sejam impermeabilizados. Ambientes muito usados, principalmente por crianças, podem receber couro ou tecidos náuticos, que são próprios para áreas externas e já vêm impermeabilizados. (veja posts sobre sofás aqui)

estofados-escuros

5) Bancadas: os matérias sintéticos, como corian e silestone, absorvem menos gordura e líquidos e por isso são mais duráveis. Uma opção mais em conta é o granito escuro, que absorve menos a gordura do que os granitos claros e ainda esconde as manchas.

bancada-da-cozinha

6) Cortinas e persianas: a persiana de telinha é a opção mais fácil de limpar. Para as cortinas, existem tecidos que podem ser lavados na máquina de casa.

persianas-de-tela

7) Tapetes: opte por tons mais escuros ou estampados – que disfarcem as manchinhas do dia-a-dia – e de pelo curto, que acumulam menos poeira. (Veja mais dicas sobre persianas aqui).

tapete-pratico-de-manter

8) Espaço: para não criar uma aspecto “entulhado”, quanto menos móveis melhor. O ideal são peças maiores e multifuncionais, como bancadas de estudo que apoiam a tv, estantes com espaços abertos e fechados e uma sofá maior ao invés de dois pequenos. (Veja mais dicas sobre tapetes aqui).

bancada-e-movel-de-tv

estante-abertos-e-fechados

9) Enfeites: Evite encher a casa de objetos, eles juntam poeira e só dificultam a arrumação. Tenha poucas e boas peças, que não precisem de muitos complementos para deixar a decoração bonita. Prefira fotos penduradas na parede a porta-retratos, um vaso grande a vários pequenos. Para facilitar a limpeza, reúna objetos menores em bandejas.

adornos

10) Organização: em todos os post que fazemos sobre organização, batemos na mesma tecla – evitar o acúmulo de coisas desnecessárias. Quanto mais coisas pra guardar, mais móveis são necessários, e o espaço só diminui. Menos acúmulo = mais tempo livre! Tenha um lugar para guardar cada coisa e mantenha essa organização no dia-a-dia. Armários fechados protegem os objetos da poeira diária e deixam a casa com um aspecto mais arrumado.

lugar-para-bicicletas-em-casa

Observação: Adoro pisos de mármore, amo uma cortina e acho os móveis de madeira maciça perfeitos! A ideia aqui não é dizer o que é melhor, nem mais bonito, nem mais barato, apenas o que é mais fácil de manter e de limpar.

Imagens: Jader de Sender; Adriana Valle e Patricia Carvalho; Andrea Magalhães; Bianca da Hora; Gisele Taranto; Maurício Arruda; Patrícia Fiúza; São Romão; Sadala Gomide; In House; Bruno Gap; David Guerra;  Decoratrix.

+ posts sobre organização AQUI.




gravatar
Gislane
novembro 23rd, 2014 às 17:19

1

Meninas,

Estas dicas são valiosíssimas, estou definindo minha sala de jantar e vi uma mesa de laca branca, maravilhosa, porem estava temerosa quanto à durabilidade, manutenção e limpeza, mas não estou mais em dúvida, acabei de decidir, vou procurar outra opção porque o que eu preciso é exatamente de uma mesa bonita mas de manutenção fácil e prática.

Obrigada!!!

Gislane

gravatar
Cristina Campos
novembro 24th, 2014 às 21:16

2

Oi Gislane,
Que bom que você gostou das dicas! Eu adoro laca, mas elas tem essa desvantagem, ainda mais se for uma mesa de uso diários… nada mais chato do que ficar neurotica tentando proteger a mesa, né?
Bjs,
Cris

gravatar
Diana
novembro 24th, 2014 às 8:36

3

Oi meninas, adoro o blog de vocês. Sempre venho aqui pegar aquela super dica para a minha casa. Quando vejo posts que tem fotos de cozinhas como a que esta na sétima figura deste post eu me pergunto. No Brasil onde a gente consegue encontrar eletrodomésticos modernosos e resistentes como esse fogão da figura? Vejo sempre em cozinhas do exterior mas não acho no Brasil.

gravatar
Mariana Lombardi
novembro 25th, 2014 às 19:28

4

Oi Diana,
Temos ótimas opções por aqui sim! Procure lojas que vendem Eletromec e Lofra. São duas opções que têm peças parecidas com a que vc quer.
Se descobrir alguma outra marca na sua pesquisa, me atualiza por aqui!
bjos,
Mari








Diariamente, recebemos vários comentários e emails pedindo dicas ou soluções para algum detalhe específico. Tentamos responder à maioria, mas é impossível atender a todos imediatamente. Então, se você deixou algum recadinho por aqui, ele será respondido ou um post será feito pra deixar tudo bem explicado!